TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30106 Mensagem por P44 » Seg Jan 11, 2010 10:29 am

New Version of Air Force Report Pleases [President]

(Source: O Estado de Sao Paulo; published Jan. 8, 2010)

(Published in Portuguese; unofficial translation by defense-aerospacce.com)

The final report of the [Brazilian] Air Force Command on the FX-2 program, which involves the purchase of 36 fighters in a deal estimated to be worth over 10 billion Brazilian reals, has satisfied the Presidential Palace. The document indicates that the Rafale aircraft made by the French company Dassault, and the F-18 Super Hornet made by Boeing, have technical and military capabilities that rank them above the Swedish Saab Gripen NG.

The Ministry of Defense confirmed the delivery of the final evaluation report, which comprises 390 pages. A close aide to President Luiz Inácio Lula da Silva has also had access to the document.

The contents of the new report - modified under government pressure, and which now states the French Rafale as the best competitor - contrast with the previous version, in which the Air Force ranked the Gripen NG on top of the list.

Rafale, which is the favorite of Lula and Minister of Defense Nelson Jobim, was ranked in third place by the Air Force, due to its higher costs. The publication of the conclusions by the Folha de Sao Paulo earlier [last] week angered the Presidency, which considered it as an attempt by the Air Force to force through its own choice in the final round, and which was described by government officials harmful to "national security".

"I do not think it’s good to leak to the public a report from Defense. It affects national security. It may not cause problems today, but they may become more visible in the future," said the Lula aide, who had access to the report’s final version.

The new document does not rank the three finalists, as did the previous one. But it details the advantages of the Rafale and F-18 Super Hornet fighters as facts, since these aircraft are in production, tested and have two engines. The Gripen NG must be developed and is single-engined.

Parliamentarians that are following the competition to renew the Air Force’s fleet of combat aircraft consider that the new report unveils hidden in-fighting between the Air Force and the Presidency.

Even if the final report were to point the Rafale as the perfect choice, successive attempts by the Air Force to force the government to back down from its pro-Rafale position were noted by the Presidential Palace, and should result in reprisals.

In October, the Air Force’s top command briefed members of Parliament’s Committee on Foreign Relations and National Defense on the reasons why it considered the Gripen NG more appropriate. The Air Force commander, Brigadier Junit Saito, claimed to a lawmaker that the fact that the Swedish aircraft is still under development would increase the chance of absorption of technology by Embraer. In addition, Saito stressed the advantages of the Gripen NG over its competitors in terms of cost and maintenance.

The final straw, however, was the leak of the initial, pro-Gripen draft of the report, just as the new version was about to be completed.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... eport.html

Triste sina ter nascido português 👎
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#30107 Mensagem por angelogalvao » Seg Jan 11, 2010 10:41 am

soultrain escreveu:
Italo Lobo escreveu:As Forças Armadas são uma instiruição de Estado e não de Governo. O Presidente da República é o comandante das mesmas(mesmo que esteja embriagado), e isso as FAs sabem e respeitam.
A escolha final dos caças é do Presidente também(mesmo que esteja de ressaca). Porém, a Aeronáutica tem que apresentar seu relatório com isenção e sem interferência, inclusive do Presidente ou do Min. Defesa. A parte que lhe pertence, como ÓRGÃO DE ESTADO E NÃO DE GOVERNO é esta ,responde por isso,já que os governos são transitórios e o Estado permanece.Os caças terão vida útil de 30 anos, até lá o Lula já morreu de cirrose hepática e a Aeronáutica terá que operá-los, a opção tendo sido certa ou errada. Ao passo que, se o Presidente (durante uma cachaça e outra) resolve comprar politicamente($$$$$) determinado caça, ele também responde por isso. Mas sem dúvida alguma, a palavra final é do Presidente da República. Ler o Relatório da FAB ele não vai mesmo,só é ver o último decreto que assinou(sem ler) .
Acho piada, ao modo como tratam o vosso presidente, com essas insinuações ridículas. O melhor que tiveram e que vai deixar saudade.

Quanto à sua ideia, os Brigadeiros que supostamente fariam a escolha, são eternos? O melhor é mesmo fazer um referendo nacional...

[[]]'s

Essas criticas são da maioria burguesa do Brasil. Nao aceitam um presidente do PT e cujo o foco de seu governo são os mais pobres e necessitados, ou seja, grande maioria do Brasil. Presidente para esse tipo de gente é aquele que sustenta os privilegios de sua classe e que o mesmo esconda a pobreza dos seus olhos... Xingam o mesmo de bebado, pois nao tem o que falar.. Eu mesmo, vivo enchendo a cara e continuo muito bom no que faço, isso é das muitas falacias da 'oposição' do governo!!!

Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#30108 Mensagem por Cunha » Seg Jan 11, 2010 10:42 am

Em vermelho, ok?
P44 escreveu:
soultrain escreveu:É meus caros, eu não sei se para todos vós isto é ridículo, mas para mim é ridículo pensar que algum militar peite o Presidente da Republica em publico ou reservadamente, seja por que assunto for, com razão ou sem razão. Se isso for aceite a democracia fica fragilizada.

Se isso acontecesse só ao de leve em todos, repito todos os países democráticos, que conheço, a acção contra esse militares iria ser muito forte e exemplar.

Quem defende isso, ou não é militar, ou é um militar que devia ser expurgado, pois disciplina e linha de comando são os pilares fundamentais castrenses. Quem é ou já foi militar, já acatou muitas ordens sem concordar, sabe perfeitamente que nunca afrontará o seu superior.

Eu acredito na competência dos militares da FAB e das duas uma: Ou é tudo safadeza de civis ou há ovelhas negras.
Concordo contigo e acho que a 1ª opção é a correta. Sabe como é, né? Tem uma eleição à caminho...
[[]]'s

assino por baixo!

Parece-me que o Brasil ainda tem de andar muito em matéria de Democracia- ou melhor, se calhar ALGUMAS chefias militares precisam ser lembradas que a DITADURA MILITAR já acabou...

Quanto aos que falam tão mal do Lula, coitados, falam de boca cheia...
Quanto ao Lula, 80% dos brasileiros concordam com você.

Abraços!

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#30109 Mensagem por P44 » Seg Jan 11, 2010 10:55 am

Política

Caças. Na volta ao trabalho, Lula discutirá compra com ministros, mas deve preferir deixar a polêmica esfriar
Outra semana com rota incerta
Jobim prepara parecer, e colega alerta: não é como comprar automóvel
Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta hoje ao trabalho após duas semanas de férias. Ele e a família deixaram Guarujá, no litoral paulista, ontem à tarde. No primeiro dia em Brasília, está prevista reunião com a cúpula ministerial. Entre os temas do encontro, certamente estará a aquisição dos 36 caças para o projeto FX-2, que trata do reaparelhamento das Forças Aéreas Brasileiras (FAB): uma transação estimada em R$ 10 bilhões.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu no fim da semana passada o relatório da Aeronáutica sobre o projeto. A partir do material, o ministro oferecerá um parecer ao presidente, o que pode acontecer já nesta semana.

Porém, diante da polêmica em torno do assunto, o presidente pode preferir adiar sua decisão, como informaram parlamentares mais próximos. Existe a chance até de deixar a definição para seu sucessor. :roll: :roll:

Ao contrário do que estaria na primeira versão do documento - vazada na imprensa - de que o caça Gripen NG, da sueca Saab, seria a opção mais vantajosa ao país devido ao seu menor custo, o relatório recebido por Jobim ressalta a superioridade do Rafale F3, da francesa Dassault. A suposta alteração no conteúdo teria vindo da insatisfação do Planalto, que, por meio do próprio Lula e de ministros, já reiterou a preferência pelo francês.

Pressionada, a Dassault reconheceu, em reportagem da "Folha de S.Paulo", o alto custo de sua aeronave na disputa, justificando que o dado é um sinal de que ela é a opção de menor risco para o Brasil.

"É preciso ver que, no longo prazo, esse investimento trará menos riscos e, provavelmente, menos custos à FAB", disse o diretor da francesa no Brasil, Jean-Marc Merialdo.

Compondo o coro do governo, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, deu um recado no sábado aos oficiais da FAB insatisfeitos com a preferência pelo Rafale. "Isso não é como comprar automóvel", declarou. Conhecido por suas ideias nacionalistas, o ministro entende que o Brasil precisa ampliar seu espaço entre as grandes potências.

Publicado em: 11/01/2010

Imagem

http://www.otempo.com.br/otempo/noticia ... cia=131104

Triste sina ter nascido português 👎
soultrain
Sênior
Sênior

#30110 Mensagem por soultrain » Seg Jan 11, 2010 10:57 am

É Cunha, é a vida...

Se eu fosse presidente e metade do que se diz fosse verdade (eu tenho muitas duvidas e continuo a acreditar no profissionalismo da FAB), colocava sobre a mesa a dissolução da FAB, dividia entre a MB e o EB, como há alguns países a fazer.

Acabavam-se os problemas todos.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#30111 Mensagem por Wardog » Seg Jan 11, 2010 10:58 am

Se deixar pro sucessor nós vamos de 36 SH de prateleira e ainda vai sair gritando que abaixou o preço.

Wardog
Sênior
Sênior

#30112 Mensagem por Wardog » Seg Jan 11, 2010 10:58 am

soultrain escreveu:É Cunha, é a vida...

Se eu fosse presidente e metade do que se diz fosse verdade (eu tenho muitas duvidas e continuo a acreditar no profissionalismo da FAB), colocava sobre a mesa a dissolução da FAB, dividia entre a MB e o EB, como há alguns países a fazer.

[[]]'s
Ainda bem que você não é.

soultrain
Sênior
Sênior

#30113 Mensagem por soultrain » Seg Jan 11, 2010 10:59 am

Rafale F3 Russo? É um Rafakoi?

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
luisdmrx
Sênior
Sênior

#30114 Mensagem por luisdmrx » Seg Jan 11, 2010 10:59 am

Nossa esse Rafale F3 da foto parece tanto com um MIG-29 :D :D :D :D

Um grande abraço a todos os amigos!!!
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#30115 Mensagem por angelogalvao » Seg Jan 11, 2010 11:00 am

Se o Lula nao escolher o caça, eu nao vou achar ruim... Otima retaliação para a FAB e que chega um Serra da vida e fala que vai vender nossa defesa aos EUA's e que venda seus aviões para construir hospitais!!!

Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Demartino
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

#30116 Mensagem por Demartino » Seg Jan 11, 2010 11:01 am

Soltrain,

Esse tipo de crítica é típica da oposição raivosa que hoje existe no brasil, na ausência de discurso apelam para o pré conceito!

Independente das pessoas concordarem com o governo atual, deveríamos ter só um pouquinho mais de respeito ao falar do presidente da república, mas nós brasileiros ainda estamos engatinhando na democracia para sabermos respeitar um governo eleito democraticamente!!!

Insinuar que o presidente é bêbado e toma as decisões dessa forma é ser no mínimo ignorante!!!

soultrain
Sênior
Sênior

#30117 Mensagem por soultrain » Seg Jan 11, 2010 11:03 am

gomugomu escreveu:
soultrain escreveu:É Cunha, é a vida...

[[]]'s
Ainda bem que você não é.
É mesmo, eu não teria a paciência de santo do Lula e botava para quebrar mesmo.

Queixam-se porque não têm, viveram momentos de miséria pura, vem um presidente que quer dar e ainda põem o nome dele em jogo?

[[]]'s

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#30118 Mensagem por soultrain » Seg Jan 11, 2010 11:06 am

Demartino escreveu:Soltrain,

Esse tipo de crítica é típica da oposição raivosa que hoje existe no brasil, na ausência de discurso apelam para o pré conceito!

Independente das pessoas concordarem com o governo atual, deveríamos ter só um pouquinho mais de respeito ao falar do presidente da república, mas nós brasileiros ainda estamos engatinhando na democracia para sabermos respeitar um governo eleito democraticamente!!!

Insinuar que o presidente é bêbado e toma as decisões dessa forma é ser no mínimo ignorante!!!
não sei se para vocês é normal, mas sempre tive dificuldade em perceber isso. Maior dificuldade tenho em compreender, quando as mesmas pessoas clamavam "o sana" para o George W. Bush, o mais ignorante presidente que há memória, nunca houve sequer nada parecido no Brasil. Ou louvam o FHC.

[[]]'s

NJ
Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#30119 Mensagem por Cunha » Seg Jan 11, 2010 11:07 am

Acho que todos este lero-lero na mídia não passa de uma tentativa de desarticular o atual governo visando as eleições, mas há quem diga que outros interesses (de ordem maior) estão por trás com dedos sujos de katchup e homens em postes de Brasília.

Wardog
Sênior
Sênior

#30120 Mensagem por Wardog » Seg Jan 11, 2010 11:08 am

soultrain escreveu:
gomugomu escreveu: Ainda bem que você não é.
É mesmo, eu não teria a paciência de santo do Lula e botava para quebrar mesmo.

Queixam-se porque não têm, viveram momentos de miséria pura, vem um presidente que quer dar e ainda põem o nome dele em jogo?

[[]]'s
:lol: :lol: :lol:

Não é essa a questão, a FAB tem que brigar pelo melhor projeto que julga dentro dos seus critérios.
Se ela está brigando por preço ou TOT, pode ter certeza que ela ja sofre muito por causa disso.
A Força é experiente, sabe das artimanhas e da possível visão de futuro.

Agora esse papo que é irresponsabilidade, que tem que aceitar de bom grado.....

1- Não é presente.
2- Cabe ao GF a mesma consciência que o país precisa guarnecer sua defesa aérea.

É muito fácil vir aqui e falar que a FAB é ir responsável, difícil é estar la e ter 50% de disponibilidade com F-5.

Responder