Spetznaz escreveu:Sofistas?
mais detalhes sobre o termo http://www.filosofiavirtual.pro.br/socrates.htm
Moderador: Conselho de Moderação
Spetznaz escreveu:Sofistas?
Spetznaz escreveu:Nossa, os ladrões eram : "professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Levando em consideração os interesses dos alunos, davam aulas de eloqüência e sagacidade mental. Ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados."
Pq eles foram roubar? Puxa vida......
Outra interpretação que se pode dar ao "sofista" é aquele que opera através de sofismas, que são idéias falsas, na tentativa de encobrir algo, etc...
Talvez no dialogo, os ladrões empregaram algum sofisma né....
E a turma do "não", que insiste tanto em seu "direito inalienável de autodefesa", pode respirar sossegada. Mesmo com uma eventual vitória do "sim", os mais insistentes terão meios de armar-se dentro da lei. Basta que se associem a um clube de tiro, hipótese em que o Estatuto os autoriza a requerer o tão almejado porte, o qual lhes dará a licença para fartar-se de balas e revólveres.
Já a principal tese do campo do "não", a de que as restrições ao comércio violariam o direito à autodefesa, não poderia ser mais falsa. Em primeiro lugar, como já mostrei, quem realmente insistir em possuir um revólver e estiver disposto a cumprir as exigências, poderá fazê-lo dentro da lei. Não se trata, portanto, de uma proibição absoluta, medida que também a mim me repugnaria. (A esse respeito, devo admitir que, por não ter lido com atenção as leis em questão, também escrevi algumas bobagens em minha coluna anterior sobre o tema, mas nada que comprometa as teses centrais do texto).
Além disso, nenhum direito se coloca de forma absoluta. A autodefesa, até mais do que um direito, é também um instinto, um dado da biologia. Mas, se queremos viver em sociedade, ela precisa ser regulada por leis. Um exemplo exagerado, mas eloqüente: eu num acesso de paranóia poderia legitimamente considerar que o governo do Paquistão me persegue. Trata-se, afinal, de uma ditadura com traços islamizantes e teocráticos. Já eu sou democrata, judeu e ateu. Como o Paquistão é possuidor de armas nucleares, eu poderia considerar que a única forma de proteger-me eficazmente contra ameaça crível seria adquirir um míssil atômico intercontinental. A idéia de que qualquer um possa ter o "direito" de pôr as mãos em artefatos nucleares é tão absurda que deixa insofismavelmente claro que a lei pode e deve limitar por quais meios o direito de autodefesa pode ser exercido. Estabelecer as condições em que as pessoas podem ter acesso a armas de fogo e o tipo artefato não é muito diferente de exigir brevê de quem queira pilotar um avião ou carteira de habilitação de condutores de veículos. É uma das funções básicas do Estado.
O NÃO passou o SIM na intenção de voto dos brasileiros para o referendo sobre a venda de armas. Foi o que constatou pesquisa do Ibope que será divulgada logo mais pelo Jornal Nacional.
A revista IstoÉ teve acesso aos resultados de outra pesquisa nacional - essa aplicada pelo instituto Data-Brain. Deu 48% a 46% a favor do NÃO.
Como a pesquisa não foi registrada na Justiça Eleitoral, permanecerá inédita.
Ibope: 49% para o NÃO; 45% para o SIM.
Basicamente, em armas de fogo: Taurus e Imbel. Munição: CBC. Existem pequenos fabricantes de armas, mas são ignoráveis em um contexto nacional.vocês sabem quais são os principais fabricantes de armas de fogo no Brasil
IPI de 42%(é só o que tenho certeza. Argentina e Uruguai estão oferecendo vantangens absurdas, em matéria de isenção de impostos, doação de terreno e mão de obra qualificada para que as indústrias de armas e munições brasileiras se mudem para lá).quanto eles pagam de impostos
Empregos diretos por volta de 6.000, indiretos por volta de 200.000 (logística, embalagens, transporte, comercialização, manutenção).quantas pessoas empregam
É por isso que está perdendo e vai ser humilhada, porque se baseia em uma campanha mentirosa e baseada em fator emocional. Vamos aos fatos: foram vendidas ao cidadão comum, em 2004, aprox. 1.200 armas. Em termos de munição só sei em valores, que chegam por volta de R$ 2 milhões. O que dá lucro às empresas: exportação-75% (EUA, Europa, África, Oriente Médio), mercado policial e militar brasileiro-20%. Dentro desse lucro citado, as empresas ganham também com a diversificação da fabricação dos produtos, como qualquer um pode ver http://www.taurus.com.br a TAURUS fabrica dezenas de outros produtos nem mesmo relacionado com armas de fogo. A Imbel também tem uma linha de prudutos que não tem nada a ver com armas, mas entram na propaganda do SIM, http://www.imbel.gov.br . Eu até perdôo a ignorância de quem não sabe, mas a manipulação desses dados pela campanha do SIM está muito absurda e da Justiça Eleitoral está de olho e vetando um monte de coisa na campanha mentirosa.Eu estou perguntando isso, pois a piadística campanha do SIM afirma que a indústria de armas "ganha milhões"
Arma de origem legal pode ter sido roubada da polícia, Forças Armadas, empresas de segurança, das classes que tem porte permitido e do cidadão comum. Dessas anteriores, o cidadão comum é o menos roubado, mas isso a estaística não fala, só fala em arma de origem legal. O Brasil, no início do governo FHC, proibiu a exportação para o Paraguai, e as armas brasileiras contrabandeadas são estoques antigos, e compras vindas dos EUA. O mercado interncional está babando na torcida da proibição prevista no referendo, e investindo pesado para que se crie uma legislação fechando as fábricas de armas brasileiras.Por fim, gostaria de algum dado concreto de qual é a proveniência das armas dos bandidos. São ilegais, legais?