Página 21 de 357

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Out 25, 2008 2:07 pm
por deschamps
o pantera sempre sai bonito na foto.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Out 26, 2008 7:25 pm
por Piffer
henriquejr escreveu:
Piffer escreveu:Só como detalhe, aquele não é um HB350L1; é um AS550A3. :wink:
Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
Faço essa pergunta porque quando vejo um heli do tipo pra mim é tudo Esquilo!
Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.

O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.

Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).

O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.

Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.

A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.

Mas apenas os do EB voam com OVN. 8-]

Abraços,

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Out 26, 2008 7:55 pm
por henriquejr
Piffer escreveu:
henriquejr escreveu: Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
Faço essa pergunta porque quando vejo um heli do tipo pra mim é tudo Esquilo!
Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.

O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.

Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).

O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.

Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.

A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.

Mas apenas os do EB voam com OVN. 8-]

Abraços,
Muito obrigado pela explicação comandante!
Só mais uma dúvida, a versão mais potente dos Esquilos/Fennec não é a versão B3??? O EB já opera essa versão?

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Out 26, 2008 9:02 pm
por Piffer
A do EB é a mais potente entre as FA. Mas não deixa de ser um modelo de 20 anos atrás. O B3 é mais moderno.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Out 27, 2008 1:03 am
por henriquejr
Piffer escreveu:A do EB é a mais potente entre as FA. Mas não deixa de ser um modelo de 20 anos atrás. O B3 é mais moderno.
Mais uma vez agradeço pelas informações.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Out 27, 2008 1:14 am
por knigh7
Piffer escreveu:
henriquejr escreveu: Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
Faço essa pergunta porque quando vejo um heli do tipo pra mim é tudo Esquilo!
Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.

O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.

Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).

O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.

Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.

A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.

Mas apenas os do EB voam com OVN. 8-]

Abraços,
Piffer,

Os Fennecs não tem vidros blindados, né?
Eles são helis para apoio e atque, não? E aí? Antes da ação, tem que combinar com o inimigo para ele não atirar?

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Out 27, 2008 9:42 am
por Piffer
Assim é a vida.

Mas os helicópteros pequenos sempre foram pro combate assim. O OH-58D voa mais qe o dobro de horas que os Apaches no Iraque (e muito mais perto do inimigo) e não tem blindagem nenhuma. O ARH-70 também não terá.

Os M/AH-6 do 160º SOAR também não tem. Os Fennecs, Gazelles e BO-105 que foram usados na Europa por décadas nunca tiveram vidros blindados.

A sobrevivência do helicóptero se deve muito mais à técnica de emprego do que a resistência a impactos.

Abraços,

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sáb Nov 01, 2008 10:57 pm
por knigh7
Piffer escreveu:Assim é a vida.

Mas os helicópteros pequenos sempre foram pro combate assim. O OH-58D voa mais qe o dobro de horas que os Apaches no Iraque (e muito mais perto do inimigo) e não tem blindagem nenhuma. O ARH-70 também não terá.

Os M/AH-6 do 160º SOAR também não tem. Os Fennecs, Gazelles e BO-105 que foram usados na Europa por décadas nunca tiveram vidros blindados.

A sobrevivência do helicóptero se deve muito mais à técnica de emprego do que a resistência a impactos.

Abraços,
Piffer,

Você tocou num assunto interessantíssimo:
Você poderia dar exemplo sobre as técnicas de emprego para a sobrevivência dos helicópteros (como por exemplo dos Fennecs)?

Abraços

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Nov 04, 2008 2:03 pm
por MarceloSP
Prezados,

Minha “estreia” neste forum...

Acabo de ler na Revista ASAS n.º 45 que a FAB até o fim do ano anuncia a aquisição do Mil Mi-35M como vetor da AVEx...

Isso é real? Pensei que era contra a doutrina da AVex possuir este tipo de vetor...

Abs,

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Nov 04, 2008 2:07 pm
por brisa
Bem vindo MarceloSP.....acho que a maioria dos colegas aqui do DB sao contra o emprego deste vetor na FAB e a favor de seu emprego na AvEx.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Nov 04, 2008 5:03 pm
por MarceloSP
Correção: A matéria diz que é a FAB quem está adquirindo...

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Nov 05, 2008 9:24 am
por MARCOS RIBEIRO
O Z-9 Chinês é a versão de ataque dos nossos pantera......existe a possibilidade de a AVEX fazer algo semelhante???

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Nov 05, 2008 9:35 am
por Pablo Maica
Creio que não... e nem ha por que, se alguma aéronave da Avex for modificada ou otimizada para ataque, eu acho que a opção mais viavel serão os Fennecs.


Um abraço e t+ :D

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Nov 05, 2008 2:15 pm
por alex
Na ASAS aparece que estão testando um lançador de foguetes no Pantera.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Dom Nov 23, 2008 5:26 pm
por binfa
credito: Guilherme Wiltgen
HM-2 (Black Hawk)
Imagem

Imagem

Imagem

obs. impressionante a limpeza!

att
binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!