Aviação do Exército
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Re: Aviação do Exército
Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.henriquejr escreveu:Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?Piffer escreveu:Só como detalhe, aquele não é um HB350L1; é um AS550A3.
Faço essa pergunta porque quando vejo um heli do tipo pra mim é tudo Esquilo!
O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.
Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).
O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.
Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.
A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.
Mas apenas os do EB voam com OVN.
Abraços,
Carpe noctem!
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Muito obrigado pela explicação comandante!Piffer escreveu:Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.henriquejr escreveu: Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.
Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).
O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.
Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.
A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.
Abraços,
Só mais uma dúvida, a versão mais potente dos Esquilos/Fennec não é a versão B3??? O EB já opera essa versão?
.
A do EB é a mais potente entre as FA. Mas não deixa de ser um modelo de 20 anos atrás. O B3 é mais moderno.
Carpe noctem!
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Mais uma vez agradeço pelas informações.Piffer escreveu:A do EB é a mais potente entre as FA. Mas não deixa de ser um modelo de 20 anos atrás. O B3 é mais moderno.
.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
Piffer,Piffer escreveu:Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.henriquejr escreveu: Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
Abraços,
Os Fennecs não tem vidros blindados, né?
Eles são helis para apoio e atque, não? E aí? Antes da ação, tem que combinar com o inimigo para ele não atirar?
Assim é a vida.
Mas os helicópteros pequenos sempre foram pro combate assim. O OH-58D voa mais qe o dobro de horas que os Apaches no Iraque (e muito mais perto do inimigo) e não tem blindagem nenhuma. O ARH-70 também não terá.
Os M/AH-6 do 160º SOAR também não tem. Os Fennecs, Gazelles e BO-105 que foram usados na Europa por décadas nunca tiveram vidros blindados.
A sobrevivência do helicóptero se deve muito mais à técnica de emprego do que a resistência a impactos.
Abraços,
Mas os helicópteros pequenos sempre foram pro combate assim. O OH-58D voa mais qe o dobro de horas que os Apaches no Iraque (e muito mais perto do inimigo) e não tem blindagem nenhuma. O ARH-70 também não terá.
Os M/AH-6 do 160º SOAR também não tem. Os Fennecs, Gazelles e BO-105 que foram usados na Europa por décadas nunca tiveram vidros blindados.
A sobrevivência do helicóptero se deve muito mais à técnica de emprego do que a resistência a impactos.
Abraços,
Carpe noctem!
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
Piffer,Piffer escreveu:Assim é a vida.
Abraços,
Você tocou num assunto interessantíssimo:
Você poderia dar exemplo sobre as técnicas de emprego para a sobrevivência dos helicópteros (como por exemplo dos Fennecs)?
Abraços
Prezados,
Minha “estreia” neste forum...
Acabo de ler na Revista ASAS n.º 45 que a FAB até o fim do ano anuncia a aquisição do Mil Mi-35M como vetor da AVEx...
Isso é real? Pensei que era contra a doutrina da AVex possuir este tipo de vetor...
Abs,
Minha “estreia” neste forum...
Acabo de ler na Revista ASAS n.º 45 que a FAB até o fim do ano anuncia a aquisição do Mil Mi-35M como vetor da AVEx...
Isso é real? Pensei que era contra a doutrina da AVex possuir este tipo de vetor...
Abs,
Bem vindo MarceloSP.....acho que a maioria dos colegas aqui do DB sao contra o emprego deste vetor na FAB e a favor de seu emprego na AvEx.
- MARCOS RIBEIRO
- Avançado
- Contato:
O Z-9 Chinês é a versão de ataque dos nossos pantera......existe a possibilidade de a AVEX fazer algo semelhante???
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 308 vezes
- Agradeceram: 551 vezes
Creio que não... e nem ha por que, se alguma aéronave da Avex for modificada ou otimizada para ataque, eu acho que a opção mais viavel serão os Fennecs.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
credito: Guilherme Wiltgen
HM-2 (Black Hawk)
obs. impressionante a limpeza!
att
binfa