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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 8:12 pm
por Helton2042
Tomara que não Bolovo!! Eu particularmente torço por um padrão cinza, achei até agora que fica bem melhor do que o cinza/verde. (das montagens) Na verdade tem que ser visto a efetividade do padrão, a FAB vai saber escolher...
Deve existir muitos estudos acerca desse assunto, o padrão cinza é utilizado por muitas aeronaves multifunção.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 8:28 pm
por NovaTO
O ideal seria um padrão de Superioridade Aérea mesmo, um cinza claro que deve dificultar a visualização do caça. :?

[]'s

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 8:36 pm
por gabriel219
Padrões de camuflagem serve para distinguir aeronaves e não camuflar. Pintura não irá camuflar aeronaves de radares ou IRST, a não ser pintura RAM.

Prefiro a camuflagem atual, para padronizar a camuflagem das aeronaves e não um verdadeiro carnaval.

As montagens não serão as pinturas em definitivo, deverá mudar o esquema, mas não as cores.

Voyo na padronização de pinturas.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 8:46 pm
por FIGHTERCOM
Bolovo escreveu:
lordlex escreveu:qual seria o possivel padrao da pintura do gripen brasileiro? a versao camuflado esverdeada como dos F5 ou a azulada como nos mirage?
Uma dessas duas.

http://www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/12/1522096_792663340747324_211479312_n.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2012/07/Maquete-do-Gripen-E-com-as-cores-da-FAB-foto-Guilherme-Poggio-Poder-A%C3%A9reo.jpg
Vi este em outro fórum

Imagem
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... start=1845


Abraços,

Wesley

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 8:51 pm
por Helton2042
Acredito que todas as montagens no verde/cinza vistas pela internet até agora não foram criadas pela Saab, não há nada de oficial nelas, o padrão final será escolhido pela FAB. Acima de qualquer padronização das cores tem que ser visto a efetividade, talvez um padrão em cinza ou cinza/verde seja melhor para o destino final de determinada aeronave.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 9:13 pm
por Bolovo
A unica oficial é a da maquete.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 10:08 pm
por NovaTO
gabriel219 escreveu:Padrões de camuflagem serve para distinguir aeronaves e não camuflar. Pintura não irá camuflar aeronaves de radares ou IRST, a não ser pintura RAM.

Prefiro a camuflagem atual, para padronizar a camuflagem das aeronaves e não um verdadeiro carnaval.

As montagens não serão as pinturas em definitivo, deverá mudar o esquema, mas não as cores.

Voyo na padronização de pinturas.
Caro Gabriel,

Apesar que hoje em dia os combates estarem cada vez mais distantes, dificultar a capacidade do inimigo de identificação no campo visual conta ainda. Um exemplo são os próprios F-5 tidos como adversários difíceis no combate aproximado, pela sua agilidade e também pela baixa assinatura visual.

[]'s

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qua Dez 25, 2013 10:53 pm
por Penguin
Swedish Government Looks to Add Value to Gripen-E Sale Talks
Dec. 24, 2013 - 11:09AM | By GERARD O’DWYER
http://www.defensenews.com/article/2013 ... Sale-Talks

The Swedish government is working on a joint strategy with Saab to extend the Gripen-E combat fighter offer to Brazil to include a radically up-scaled industrial dimension that would see Brazil become the primary production base for future Gripen-E sales to South America and Africa through a joint venture development and profit sharing partnership with Embraer.

Sweden’s Prime Minister Fredrik Reinfeldt plans to convene an inter-departmental meeting between ministers pivotal to the Gripen-E sale to Brazil in January. The Ministry of Trade (MoT) is already working on a proposal that would link large-sized industrial investments by some of Sweden’s biggest technology systems manufacturing companies to the sale contract. The proposal is expected to include non-defense sector companies.

"The industrial segment of the Gripen Offer to Brazil can be strengthened — and we will look at all ways to do this," said trade minister Ewa Björling. The MoT is working on the proposal in collaboration with Saab and a special advisory team appointed by defense minister Karin Enström.

The level of political enthusiasm on Sweden’s part has been ignited by inter-government talks between Swedish and Brazilian trade departments following the Dec. 19 announcement of the Gripen-E’s selection. In these discussions, Brazil has signaled that it would be open to considering the purchase of an additional 100 Gripen-Es if the $4.5 billion contract stays on delivery schedule and within Brazil’s defined budget.

The Swedish government has already confirmed that part of the 36 Gripen-E combat aircraft earmarked in Saab’s preliminary sale contract will be manufactured at a new plant in Sao Bernardo, an industrial city located close to Sao Paulo. This facility would produce the Gripen-E or two seat Gripen-F aircraft in support of any future sales to other South American and African countries.

"Brazil has excellent relations with its neighbors in South America and with other developing countries. This is something we want to exploit. We see this as just the beginning of what promises to be a very fruitful industrial cooperation between Sweden and Brazil," said Lennart Sindahl, president of Saab Aeronautics.

The two governments are also discussing an interim solution, ahead of the delivery of the first Gripen-Es in 2018, under which Brazil could lease Gripen C/D one or two seat combat aircraft from the Swedish Air Force’s existing or surplus fleet and stock.

"There is an interest for such an interim solution by Brazil, and we will put together a lease proposal to meet this need after we examine the range of feasibility issues," said Sofia Karlberg, a spokesperson for Sweden’s National Defense and Security Export Agency.

The Swedish Air Force’s current stock of older version Gripens includes around 87 Gripen-C aircraft and 50 Gripen-A fighters dating to the mid-1990s. The lease proposal is likely to include a possible conversion of Gripen-As to Gripen-C type status which would be funded by the Swedish state.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qui Dez 26, 2013 1:54 am
por gabriel219
Amigo Novato, as chances de combate WVR para nós é pequena.

Além disso, padrão de camuflagem cinza não é efetivo na camuflagem. A prova disso foi em combates aéreos no Iraque.

Nosso Gripen é agil demais em média e baixa altitude. Se explorarmos o melhor da aeronave, combates WVR possam ser em tais altitudes.

Caso sim, o padrão atual seria mais recomendável. Aeronaves só podem se camuflar em dkstâncias maiores que 15 km, com um padrão que permita que nossa visão a distância (monocromática). Todo cinza não resolve.

Se exportarmos o Gripen NG para a AL, precisamos de uma pintura para identificarmos nossas aeronaves e não um padrão que já tenham.

Se a FAB pintou os F-5M desta pintura, deverão fazer o mesmo nos Gripens NG.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qui Dez 26, 2013 2:29 am
por Dieneces
Não sei se já tocaram nesse assunto desde a escolha do Gripen no FX-2 , mas acredito que já temos um favorito para o novo treinador avançado da FAB . Como é sabido , Saab e Boeing (ela mesma) desenvolvem um novo treinador de alta performance totalmente novo para o programa T-X dos EUA que visa substituir o T-38 Talon e tem como concorrentes o coreano T-50 ( KAI-Lockheed) , um improved Hawk (Bae-Northrop) e o M-346 (Alenia-General Dynamics). Em poucas semanas devemos ter o desenho inicial dele , que promete .

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qui Dez 26, 2013 7:56 am
por NovaTO
gabriel219 escreveu:Amigo Novato, as chances de combate WVR para nós é pequena.

Além disso, padrão de camuflagem cinza não é efetivo na camuflagem. A prova disso foi em combates aéreos no Iraque.

Nosso Gripen é agil demais em média e baixa altitude. Se explorarmos o melhor da aeronave, combates WVR possam ser em tais altitudes.

Caso sim, o padrão atual seria mais recomendável. Aeronaves só podem se camuflar em dkstâncias maiores que 15 km, com um padrão que permita que nossa visão a distância (monocromática). Todo cinza não resolve.

Se exportarmos o Gripen NG para a AL, precisamos de uma pintura para identificarmos nossas aeronaves e não um padrão que já tenham.

Se a FAB pintou os F-5M desta pintura, deverão fazer o mesmo nos Gripens NG.
Caro Gabriel,

As chances de um combate no visual podem ser pequenas, mas... vai que..... :)

Sobre o futuro camo dos Gripen, acredito que os do GDA serão diferenciados, muito provavelmente o padrão que está na maquete deverá ser o adotado. 8-]

[]'s

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qui Dez 26, 2013 10:27 am
por wagnerm25
Nunca entendi camuflagem em tons de verde em aeronaves.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qui Dez 26, 2013 10:37 am
por cabeça de martelo
Estou duas semanas de férias e práticamente não acedi à net. Quando regresso o que vejo? O Governo Brasileiro FINALMENTE decidiu-se! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Parabéns Brasil, FAB e DB! :D

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qui Dez 26, 2013 11:08 am
por Petry
Acho que vai ser um padrão assim:

Imagem
Neste caso, prefiro um contraste maior.

Mas eu gostei do padrão utilizado nos desenhos do Sea Gripen
Imagem

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Qui Dez 26, 2013 11:22 am
por Thor
wagnerm25 escreveu:Nunca entendi camuflagem em tons de verde em aeronaves.
Quando voando sobre regiões de floresta ou mata verde, é a que melhor camufla a aeronave. E o Brasil tem muito verde...