Mundo Árabe em Ebulição
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
terra.com.br
Apesar do apelo, manifestantes não comparecem a protesto na Síria
04 de fevereiro de 2011
A chuva, e não manifestantes, encheram as ruas de Damasco nesta sexta-feira depois das orações muçulmanas, no "dia de ira" que tinha sido convocado por ativistas online para fazer eco aos protestos no Egito.
Por uma semana, os ativistas apontaram esta sexta-feira como o dia da pacífica "revolução síria 2011" para colocar fim à "corrupção e à tirania".
A página do grupo no Facebook recebeu mais de 12 mil 'curtiu' no início desta sexta-feira. Mas enquanto os manifestantes no Egito estavam ocupando as ruas de suas cidades para o 11º dia de protesto pela saída do presidente Hosni Mubarak, seu ímpeto revolucionário não reverberava de forma semelhante em Damasco.
As ruas de Damasco estavam calmas nesta sexta-feira, sem sinal de manifestantes. Apenas agentes de segurança apareceram em número maior que o habitual para monitorar as principais avenidas da capital, verificou um repórter da AFP.
"Os dissidentes sírios, incluindo curdos, não responderam a esse chamado porque acreditaram que protestos seriam ineficientes tendo em vista as condições atuais", disse Abdel Karim Rihawi, presidente da Liga Síria para a Defesa dos Direitos Humanos.
Apesar do apelo, manifestantes não comparecem a protesto na Síria
04 de fevereiro de 2011
A chuva, e não manifestantes, encheram as ruas de Damasco nesta sexta-feira depois das orações muçulmanas, no "dia de ira" que tinha sido convocado por ativistas online para fazer eco aos protestos no Egito.
Por uma semana, os ativistas apontaram esta sexta-feira como o dia da pacífica "revolução síria 2011" para colocar fim à "corrupção e à tirania".
A página do grupo no Facebook recebeu mais de 12 mil 'curtiu' no início desta sexta-feira. Mas enquanto os manifestantes no Egito estavam ocupando as ruas de suas cidades para o 11º dia de protesto pela saída do presidente Hosni Mubarak, seu ímpeto revolucionário não reverberava de forma semelhante em Damasco.
As ruas de Damasco estavam calmas nesta sexta-feira, sem sinal de manifestantes. Apenas agentes de segurança apareceram em número maior que o habitual para monitorar as principais avenidas da capital, verificou um repórter da AFP.
"Os dissidentes sírios, incluindo curdos, não responderam a esse chamado porque acreditaram que protestos seriam ineficientes tendo em vista as condições atuais", disse Abdel Karim Rihawi, presidente da Liga Síria para a Defesa dos Direitos Humanos.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
Talvez o esperado Grande Estrondo não passe de um xabú, afinal...
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
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Intenso tiroteio espalha pânico em praça de protestos no Cairo
04 de fevereiro de 2011 • 22h16 • atualizado às 22h53 Comentários
NotíciaFotosInfográfico
Manifestantes se reúnem pela décima primeira noite consecutiva na praça Tahrir para exigir a saíde de Mubarak
Um intenso tiroteio foi ouvido na noite desta sexta-feira na Praça Tahrir, no centro do Cairo, espalhando por alguns minutos o pânico na multidão de manifestantes antigovernamentais que se encontram reunidos no local, informou um correspondente da AFP.
Intenso tiroteio espalha pânico em praça de protestos no Cairo
04 de fevereiro de 2011 • 22h16 • atualizado às 22h53 Comentários
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Manifestantes se reúnem pela décima primeira noite consecutiva na praça Tahrir para exigir a saíde de Mubarak
Um intenso tiroteio foi ouvido na noite desta sexta-feira na Praça Tahrir, no centro do Cairo, espalhando por alguns minutos o pânico na multidão de manifestantes antigovernamentais que se encontram reunidos no local, informou um correspondente da AFP.
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
Ola de cambio en el mundo árabe - La diplomacia
La OTAN alerta a Europa de los efectos de la revuelta y pide más inversión en Defensa
ANDREA RIZZI (ENVIADO ESPECIAL) - Múnich - 05/02/2011`
La orilla sur del Mediterráneo hierve por el anhelo de libertad de sus pueblos y la valentía de las revueltas huele a página inolvidable de historia. Pero sus consecuencias son inciertas. Esa incertidumbre ilustra cómo estos no son tiempos para que Europa siga bajando la guardia en defensa como viene haciendo desde hace años.
La orilla sur del Mediterráneo hierve por el anhelo de libertad de sus pueblos y la valentía de las revueltas huele a página inolvidable de historia. Pero sus consecuencias son inciertas. Esa incertidumbre ilustra cómo estos no son tiempos para que Europa siga bajando la guardia en defensa como viene haciendo desde hace años. Así, sin rodeos, el secretario general de la OTAN, Anders Fogh Rasmussen, lanzó ayer su alerta en la 47ª Conferencia de Seguridad de Múnich, un foro que anualmente reúne en la ciudad bávara a decenas de líderes mundiales del sector diplomático y militar.
"Acontecimientos vertiginosos se están produciendo en Egipto, Túnez y otros países de Oriente Próximo y del norte de África. El resultado de estas revueltas es incierto. Sus consecuencias a largo plazo, impredecibles. Pero una cosa queda clara: las placas tectónicas se están moviendo", advirtió Rasmussen ante una platea que, a lo largo del fin de semana, acogerá a medio centenar de ministros y jefes de Gobierno de docenas de países. "En juego, en este tiempo, no está solo la economía mundial: también el orden mundial. ¿Por qué entonces debería concluir ahora Europa que ya no necesita invertir en defensa? Europa debe estar lista para defenderse ante nuevas amenazas. Europa no puede permitirse descuidar la defensa", prosiguió.
El secretario general eludió mencionar explícitamente el fantasma que agita las pesadillas de muchas cancillerías: la posibilidad del ascenso al poder del islamismo en el arco del sur del Mediterráneo. Pero Rasmussen utilizó a fondo su alerta implícita para denunciar los riesgos inherentes al duro recorte aplicado a los presupuestos militares en los países europeos.
"En los últimos dos años, el gasto militar en Europa se ha reducido en unos 45.000 millones de dólares, una cifra equivalente al presupuesto anual alemán", detalló. "Hace 10 años, Estados Unidos representaba menos del 50% del gasto de la OTAN; ahora, casi el 75%. China ha triplicado su gasto en ese periodo. India lo ha incrementado en un 60%. Si esta dinámica sigue así, nos arriesgamos a una Europa débil y dividida entre unos pocos países con capacidad de defensa real, y el resto. En este escenario es plausible pensar que Estados Unidos mire hacia otros lares en búsqueda de creíbles socios militares", concluyó el político danés.
Antes, el ministro de Defensa alemán, Karl-Theodor zu Guttenberg, había pedido a Europa abandonar ciertas ambiguas dialécticas del pasado para "evitar la menor sospecha de que apoyamos a dictadores". "Europa tiene influencia [en el sur del Mediterráneo]. Deberíamos utilizarla", exhortó. "Comprendemos las preocupaciones de Israel, pero hemos de tener confianza. La mayoría de los ciudadanos en las sociedades que se están rebelando quieren libertad y no son extremistas", añadió. William Hague, ministro de Exteriores británico, aprovechó su intervención para reclamar mayores esfuerzos en la ciberdefensa. Él también mencionó la protesta egipcia -las movilizaciones online, la censura de la Red ejercida por el Gobierno- para reivindicar la centralidad estratégica de ese desafío.
© EDICIONES EL PAÍS S.L. - Miguel Yuste 40 - 28037 Madrid [España] - Tel. 91 337 8200
La OTAN alerta a Europa de los efectos de la revuelta y pide más inversión en Defensa
ANDREA RIZZI (ENVIADO ESPECIAL) - Múnich - 05/02/2011`
La orilla sur del Mediterráneo hierve por el anhelo de libertad de sus pueblos y la valentía de las revueltas huele a página inolvidable de historia. Pero sus consecuencias son inciertas. Esa incertidumbre ilustra cómo estos no son tiempos para que Europa siga bajando la guardia en defensa como viene haciendo desde hace años.
La orilla sur del Mediterráneo hierve por el anhelo de libertad de sus pueblos y la valentía de las revueltas huele a página inolvidable de historia. Pero sus consecuencias son inciertas. Esa incertidumbre ilustra cómo estos no son tiempos para que Europa siga bajando la guardia en defensa como viene haciendo desde hace años. Así, sin rodeos, el secretario general de la OTAN, Anders Fogh Rasmussen, lanzó ayer su alerta en la 47ª Conferencia de Seguridad de Múnich, un foro que anualmente reúne en la ciudad bávara a decenas de líderes mundiales del sector diplomático y militar.
"Acontecimientos vertiginosos se están produciendo en Egipto, Túnez y otros países de Oriente Próximo y del norte de África. El resultado de estas revueltas es incierto. Sus consecuencias a largo plazo, impredecibles. Pero una cosa queda clara: las placas tectónicas se están moviendo", advirtió Rasmussen ante una platea que, a lo largo del fin de semana, acogerá a medio centenar de ministros y jefes de Gobierno de docenas de países. "En juego, en este tiempo, no está solo la economía mundial: también el orden mundial. ¿Por qué entonces debería concluir ahora Europa que ya no necesita invertir en defensa? Europa debe estar lista para defenderse ante nuevas amenazas. Europa no puede permitirse descuidar la defensa", prosiguió.
El secretario general eludió mencionar explícitamente el fantasma que agita las pesadillas de muchas cancillerías: la posibilidad del ascenso al poder del islamismo en el arco del sur del Mediterráneo. Pero Rasmussen utilizó a fondo su alerta implícita para denunciar los riesgos inherentes al duro recorte aplicado a los presupuestos militares en los países europeos.
"En los últimos dos años, el gasto militar en Europa se ha reducido en unos 45.000 millones de dólares, una cifra equivalente al presupuesto anual alemán", detalló. "Hace 10 años, Estados Unidos representaba menos del 50% del gasto de la OTAN; ahora, casi el 75%. China ha triplicado su gasto en ese periodo. India lo ha incrementado en un 60%. Si esta dinámica sigue así, nos arriesgamos a una Europa débil y dividida entre unos pocos países con capacidad de defensa real, y el resto. En este escenario es plausible pensar que Estados Unidos mire hacia otros lares en búsqueda de creíbles socios militares", concluyó el político danés.
Antes, el ministro de Defensa alemán, Karl-Theodor zu Guttenberg, había pedido a Europa abandonar ciertas ambiguas dialécticas del pasado para "evitar la menor sospecha de que apoyamos a dictadores". "Europa tiene influencia [en el sur del Mediterráneo]. Deberíamos utilizarla", exhortó. "Comprendemos las preocupaciones de Israel, pero hemos de tener confianza. La mayoría de los ciudadanos en las sociedades que se están rebelando quieren libertad y no son extremistas", añadió. William Hague, ministro de Exteriores británico, aprovechó su intervención para reclamar mayores esfuerzos en la ciberdefensa. Él también mencionó la protesta egipcia -las movilizaciones online, la censura de la Red ejercida por el Gobierno- para reivindicar la centralidad estratégica de ese desafío.
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
Pánico estratégico
FRANCISCO G. BASTERRA 05/02/2011
Todavía no sabemos si la temida policía secreta Mujarabat está quemando los ficheros de la tortura y la represión, institucionalizadas en el Egipto de Mubarak, como hizo la PIDE portuguesa en la Revolución de los Claveles en las últimas horas. La destrucción de las huellas del crimen junto con el avión presidencial listo en la pista para despegar son las señales definitivas de la caída de una dictadura. Más la decisión de la Casa Blanca. Obama ya ha transmitido al palacio de Heliópolis la urgencia de la salida del poder del último faraón, ya casi momia. El aliado estratégico, que ha protegido los intereses de EE UU durante 30 años, cuidando a Israel y bloqueando al islamismo. Ha cumplido con creces. Pero ahora, para seguir manteniendo, de otra forma, el orden norteamericano en Oriente Próximo, preservar las fuentes de petróleo en Arabia Saudí, y poder enfrentar el ascenso regional de Irán, el rais debe saltar. "Quizás sea un hijo de puta, pero es nuestro hijo de puta". Esta frase atribuida al presidente demócrata Franklin D. Roosevelt y referida al dictador Somoza, padre, en Nicaragua, explica los últimos recelos de Washington para sacar el tapón y dar paso a una nueva época en Oriente Próximo. La estabilidad a cualquier precio, incluida la democracia, sea para contener el comunismo o el islamismo, conduce a la misma inestabilidad que se pretende evitar. Mubarak ha dejado de ser el son of a bitch de Washington. Ya no es "nuestro". La hoja de ruta de la "transición ordenada" estaba en los cables de Wikileaks. Ya preveían que Omar Suleimán, "por ser militar, estaba en cualquier escenario de la sucesión de Mubarak como figura de transición", y consideraban "improbable la toma del poder por los Hermanos Musulmanes en el periodo inmediatamente posterior al rais".
Asistimos a la revolución en directo gracias a la televisión, Al Yazira sobre todo, que la está mostrando al mundo árabe, como lo hizo en su día la radio La voz de los árabes, de Nasser, a los SMS y a las redes sociales, que ya han dejado de ser únicamente juguetes del mundo rico. Una rebelión, más social y económica que política. El tsunami, nacido de la pobreza, el paro, del ansia de dignidad, la necesidad de respeto exigida por los jóvenes árabes y las clases medias y profesionales, de la falta de alternativas vitales. La imperiosa necesidad de sacudirse el sentimiento de estancamiento, fracaso y frustración que ha aplastado durante decenios a las sociedades árabes. Como ha escrito Anthony Sadid en The New York Times, "por primera vez en una generación, no es la religión, ni la aventura de un líder único, ni las guerras contra Israel, lo que ha puesto las pilas a una región, sino el deseo visceral de una vida decente". Obama ha sentido pánico estratégico ante un posible desmoronamiento del orden norteamericano en el arco de crisis del gran Oriente Próximo. ¿Imaginan lo que supondría el cierre del canal de Suez para Europa? España recibe entre el 10% y el 15% del gas que importa a través de barcos que cruzan el canal. Obama piensa en Israel cercado; en Irán, la caída del sah y su sustitución por una dictadura islámica que impuso, con mucha sangre, una teocracia fundamentalista que pretende exportar su revolución. Vé a Hezbolá en Líbano y a Hamás en Gaza. No quiere ser otro Carter, que "perdió" Irán dejando caer a Reza Pahlevi, y a la Nicaragua de Somoza. Pero está haciendo en Egipto lo mismo que hizo en Teherán en 1979 su antecesor. El embajador norteamericano, Sullivan, acude a palacio el 6 de enero para comunicar al sah la exigencia de una retirada inmediata.
-Sí, pero dónde voy a ir -responde sumiso el rey de reyes.
-¿Qué le parece su mansión de Suiza?
-¡No! La seguridad no es satisfactoria. Bueno también tenemos una casa en Inglaterra, pero el tiempo es tan malo...
-¿Querría usted que me encargara de obtener una invitación para ir a EE UU?
El sah se echa hacia adelante y dice: ¿Ustedes lo quieren?
(Mission to Iran, W. H. Sullivan)
El 16 de enero, Reza Pahlevi abandonaba Irán, temporalmente por motivos de salud, tenía cáncer al igual que Mubarak, y era recibido en Egipto por Sadat.
La hoja de ruta que pretende seguir EE UU en El Cairo: provocar el cambio desde la actual Constitución, algo así como lo que se hizo en la transición española después de Franco, "desde la ley a la ley", es compleja y arriesgada. El futuro no está escrito. Si Occidente quiere que haya democracia en Egipto debe aceptar a los islamistas como parte de la democracia. Como escribe el analista Shibley Telhami: "EE UU puede obligar a barajar cartas, pero no puede decidir dónde caen las bazas".
fgbasterra@gmail.com
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FRANCISCO G. BASTERRA 05/02/2011
Todavía no sabemos si la temida policía secreta Mujarabat está quemando los ficheros de la tortura y la represión, institucionalizadas en el Egipto de Mubarak, como hizo la PIDE portuguesa en la Revolución de los Claveles en las últimas horas. La destrucción de las huellas del crimen junto con el avión presidencial listo en la pista para despegar son las señales definitivas de la caída de una dictadura. Más la decisión de la Casa Blanca. Obama ya ha transmitido al palacio de Heliópolis la urgencia de la salida del poder del último faraón, ya casi momia. El aliado estratégico, que ha protegido los intereses de EE UU durante 30 años, cuidando a Israel y bloqueando al islamismo. Ha cumplido con creces. Pero ahora, para seguir manteniendo, de otra forma, el orden norteamericano en Oriente Próximo, preservar las fuentes de petróleo en Arabia Saudí, y poder enfrentar el ascenso regional de Irán, el rais debe saltar. "Quizás sea un hijo de puta, pero es nuestro hijo de puta". Esta frase atribuida al presidente demócrata Franklin D. Roosevelt y referida al dictador Somoza, padre, en Nicaragua, explica los últimos recelos de Washington para sacar el tapón y dar paso a una nueva época en Oriente Próximo. La estabilidad a cualquier precio, incluida la democracia, sea para contener el comunismo o el islamismo, conduce a la misma inestabilidad que se pretende evitar. Mubarak ha dejado de ser el son of a bitch de Washington. Ya no es "nuestro". La hoja de ruta de la "transición ordenada" estaba en los cables de Wikileaks. Ya preveían que Omar Suleimán, "por ser militar, estaba en cualquier escenario de la sucesión de Mubarak como figura de transición", y consideraban "improbable la toma del poder por los Hermanos Musulmanes en el periodo inmediatamente posterior al rais".
Asistimos a la revolución en directo gracias a la televisión, Al Yazira sobre todo, que la está mostrando al mundo árabe, como lo hizo en su día la radio La voz de los árabes, de Nasser, a los SMS y a las redes sociales, que ya han dejado de ser únicamente juguetes del mundo rico. Una rebelión, más social y económica que política. El tsunami, nacido de la pobreza, el paro, del ansia de dignidad, la necesidad de respeto exigida por los jóvenes árabes y las clases medias y profesionales, de la falta de alternativas vitales. La imperiosa necesidad de sacudirse el sentimiento de estancamiento, fracaso y frustración que ha aplastado durante decenios a las sociedades árabes. Como ha escrito Anthony Sadid en The New York Times, "por primera vez en una generación, no es la religión, ni la aventura de un líder único, ni las guerras contra Israel, lo que ha puesto las pilas a una región, sino el deseo visceral de una vida decente". Obama ha sentido pánico estratégico ante un posible desmoronamiento del orden norteamericano en el arco de crisis del gran Oriente Próximo. ¿Imaginan lo que supondría el cierre del canal de Suez para Europa? España recibe entre el 10% y el 15% del gas que importa a través de barcos que cruzan el canal. Obama piensa en Israel cercado; en Irán, la caída del sah y su sustitución por una dictadura islámica que impuso, con mucha sangre, una teocracia fundamentalista que pretende exportar su revolución. Vé a Hezbolá en Líbano y a Hamás en Gaza. No quiere ser otro Carter, que "perdió" Irán dejando caer a Reza Pahlevi, y a la Nicaragua de Somoza. Pero está haciendo en Egipto lo mismo que hizo en Teherán en 1979 su antecesor. El embajador norteamericano, Sullivan, acude a palacio el 6 de enero para comunicar al sah la exigencia de una retirada inmediata.
-Sí, pero dónde voy a ir -responde sumiso el rey de reyes.
-¿Qué le parece su mansión de Suiza?
-¡No! La seguridad no es satisfactoria. Bueno también tenemos una casa en Inglaterra, pero el tiempo es tan malo...
-¿Querría usted que me encargara de obtener una invitación para ir a EE UU?
El sah se echa hacia adelante y dice: ¿Ustedes lo quieren?
(Mission to Iran, W. H. Sullivan)
El 16 de enero, Reza Pahlevi abandonaba Irán, temporalmente por motivos de salud, tenía cáncer al igual que Mubarak, y era recibido en Egipto por Sadat.
La hoja de ruta que pretende seguir EE UU en El Cairo: provocar el cambio desde la actual Constitución, algo así como lo que se hizo en la transición española después de Franco, "desde la ley a la ley", es compleja y arriesgada. El futuro no está escrito. Si Occidente quiere que haya democracia en Egipto debe aceptar a los islamistas como parte de la democracia. Como escribe el analista Shibley Telhami: "EE UU puede obligar a barajar cartas, pero no puede decidir dónde caen las bazas".
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
TRIBUNA: Ola de cambio en el mundo árabe - La posición europea OLIVIER ROY
¿Dónde han ido a parar los islamistas?
OLIVIER ROY 05/02/2011
La novedosa peculiaridad de la primera revolución popular pacífica capaz de derrocar una dictadura en el mundo árabe ha consistido en que no ha tenido nada que ver con el islamismo.
El joven vendedor ambulante tunecino que desencadenó la revuelta al quemarse en público nos recuerda a los monjes budistas vietnamitas en 1963 o a Jan Palach en Checoslovaquia en 1969, unos actos de naturaleza precisamente opuesta a la de las bombas suicidas que son la marca registrada del actual terrorismo islámico.
Incluso en este acto sacrificial no ha habido nada de religioso: ningún turbante verde o negro, ninguna túnica blanca, nada de ¡Alá Akbar!, nada de llamamientos a la yihad. Se ha tratado, por el contrario, de una protesta individual, desesperada y absoluta, sin una palabra sobre el paraíso o la salvación. En este caso el suicidio era el último acto de libertad dirigido a avergonzar al dictador y a instar a la gente a reaccionar. Era un llamamiento a la vida, no a la muerte.
En las sucesivas manifestaciones en las calles, no se invocó un Estado islamista, ni los manifestantes se pusieron sudarios blancos frente a las bayonetas, como en Teherán en 1978. Ninguna referencia a la sharía ni a la ley islámica. Y, lo más sorprendente, ningún "¡abajo el imperialismo de Estados Unidos!". El odiado régimen era percibido como indígena, como el resultado del miedo y de la pasividad, y no como la marioneta del neocolonialismo francés o norteamericano, a pesar del refrendo que había obtenido por parte de la élite política francesa.
En vez de ello, los manifestantes pedían libertad, democracia y elecciones con pluralidad de partidos. Dicho sencillamente, querían verse libres de la cleptocrática familia gobernante ("¡dégage!", o sea "¡despeja!", ha sido la popular expresión francesa utilizada como consigna).
En esta sociedad musulmana nada se ha puesto de manifiesto acerca de "un excepcionalismo islámico". Y, al final, cuando los líderes islamistas reales han vuelto de su exilio en Occidente (sí, estaban en Occidente, no en Afganistán ni en Arabia Saudí) estos, como Rachid Ghanuchi, han hablado de elecciones, Gobierno de coalición y de estabilidad, al tiempo que mantenían un bajo perfil.
¿Han desaparecido los islamistas?
No. Pero, al menos en África del Norte, muchos de ellos se han convertido en demócratas. Es verdad que grupos marginales han seguido la senda de una yihad global y nómada, y que vagabundean por el Sahel en busca de rehenes, pero no cuentan con el apoyo real de la población. Esa es la razón por la que se han ido al desierto.
Sin embargo, esos salteadores de caminos siguen estando considerados por los Gobiernos occidentales como una amenaza estratégica que dificulta el diseño de una política a largo plazo. Otros islamistas sencillamente han dejado la política y se han encerrado en casa para seguir un piadoso y conservador, aunque apolítico, estilo de vida. Al igual que a sus mujeres, le han puesto un burka a sus vidas.
Pero el grueso de los antiguos islamistas ha llegado a la misma conclusión que la generación que fundó el Partido de la Justicia y el Desarrollo (AKP) en Turquía: no hay tercera vía entre democracia y dictadura. Solamente hay dictadura y democracia.
Este reconocimiento del fracaso del islam político ha coincidido con el talante de esa nueva generación de manifestantes en Túnez. La nueva generación árabe no está motivada por la religión o la ideología, sino por la aspiración a una transición pacífica hacia un Gobierno decente, democrático y "normal". Tan solo quieren ser como los demás.
La revuelta tunecina ayuda a aclarar una realidad respecto del mundo árabe: el terrorismo que hemos contemplado estos últimos años, que es un milenarismo utópico, no proviene de las sociedades reales de Oriente Próximo. Es mucho más fácil encontrar radicales islámicos en Occidente que en estos países.
Naturalmente, el cuadro difiere entre un país y otro. La generación posislamista es más visible en el norte de África que en Egipto o Yemen, por no hablar de Pakistán, que es un país que se derrumba. Pero en todo el Oriente Próximo árabe, la generación que está liderando la protesta contra la dictadura no tiene un carácter islámico.
Eso no quiere decir que no queden grandes desafíos a los que enfrentarse. De hecho, son muchos: cómo encontrar líderes políticos que puedan estar a la altura de las expectativas populares; cómo evitar los escollos de la anarquía; cómo reconstruir los vínculos políticos y sociales que han sido deliberadamente destruidos por los regímenes dictatoriales y reconstruir una sociedad civil.
Pero hay al menos una cuestión inmediatamente suscitada por la revolución tunecina.
¿Por qué sigue apoyando Occidente a la mayoría de las dictaduras de Oriente Próximo incluso cuando esta oleada democrática agita la región? En el pasado, por supuesto, la respuesta ha sido que Occidente ha visto en los regímenes autoritarios el mejor baluarte contra el islamismo.
Esa fue la razón oculta de su apoyo a la cancelación de las elecciones de Argelia en 1990, de que se hiciera la vista gorda con el tinglado de las elecciones egipcias y de que se ignorara lo que los palestinos eligieron en Gaza.
A la luz de la experiencia tunecina ese planteamiento tiene que volver a ser evaluado. En primer lugar, porque esos regímenes ya no constituyen un baluarte fiable. Podrían simplemente desmoronarse en cualquier momento. En segundo lugar, ¿contra qué son un baluarte si la nueva generación es posislamista y prodemocrática?
Del mismo modo que Túnez ha supuesto un momento decisivo para el mundo árabe tiene también que suponer un momento decisivo en la política occidental respecto a la región. La realpolitik de hoy significa apoyar la democratización de Oriente Próximo.
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¿Dónde han ido a parar los islamistas?
OLIVIER ROY 05/02/2011
La novedosa peculiaridad de la primera revolución popular pacífica capaz de derrocar una dictadura en el mundo árabe ha consistido en que no ha tenido nada que ver con el islamismo.
El joven vendedor ambulante tunecino que desencadenó la revuelta al quemarse en público nos recuerda a los monjes budistas vietnamitas en 1963 o a Jan Palach en Checoslovaquia en 1969, unos actos de naturaleza precisamente opuesta a la de las bombas suicidas que son la marca registrada del actual terrorismo islámico.
Incluso en este acto sacrificial no ha habido nada de religioso: ningún turbante verde o negro, ninguna túnica blanca, nada de ¡Alá Akbar!, nada de llamamientos a la yihad. Se ha tratado, por el contrario, de una protesta individual, desesperada y absoluta, sin una palabra sobre el paraíso o la salvación. En este caso el suicidio era el último acto de libertad dirigido a avergonzar al dictador y a instar a la gente a reaccionar. Era un llamamiento a la vida, no a la muerte.
En las sucesivas manifestaciones en las calles, no se invocó un Estado islamista, ni los manifestantes se pusieron sudarios blancos frente a las bayonetas, como en Teherán en 1978. Ninguna referencia a la sharía ni a la ley islámica. Y, lo más sorprendente, ningún "¡abajo el imperialismo de Estados Unidos!". El odiado régimen era percibido como indígena, como el resultado del miedo y de la pasividad, y no como la marioneta del neocolonialismo francés o norteamericano, a pesar del refrendo que había obtenido por parte de la élite política francesa.
En vez de ello, los manifestantes pedían libertad, democracia y elecciones con pluralidad de partidos. Dicho sencillamente, querían verse libres de la cleptocrática familia gobernante ("¡dégage!", o sea "¡despeja!", ha sido la popular expresión francesa utilizada como consigna).
En esta sociedad musulmana nada se ha puesto de manifiesto acerca de "un excepcionalismo islámico". Y, al final, cuando los líderes islamistas reales han vuelto de su exilio en Occidente (sí, estaban en Occidente, no en Afganistán ni en Arabia Saudí) estos, como Rachid Ghanuchi, han hablado de elecciones, Gobierno de coalición y de estabilidad, al tiempo que mantenían un bajo perfil.
¿Han desaparecido los islamistas?
No. Pero, al menos en África del Norte, muchos de ellos se han convertido en demócratas. Es verdad que grupos marginales han seguido la senda de una yihad global y nómada, y que vagabundean por el Sahel en busca de rehenes, pero no cuentan con el apoyo real de la población. Esa es la razón por la que se han ido al desierto.
Sin embargo, esos salteadores de caminos siguen estando considerados por los Gobiernos occidentales como una amenaza estratégica que dificulta el diseño de una política a largo plazo. Otros islamistas sencillamente han dejado la política y se han encerrado en casa para seguir un piadoso y conservador, aunque apolítico, estilo de vida. Al igual que a sus mujeres, le han puesto un burka a sus vidas.
Pero el grueso de los antiguos islamistas ha llegado a la misma conclusión que la generación que fundó el Partido de la Justicia y el Desarrollo (AKP) en Turquía: no hay tercera vía entre democracia y dictadura. Solamente hay dictadura y democracia.
Este reconocimiento del fracaso del islam político ha coincidido con el talante de esa nueva generación de manifestantes en Túnez. La nueva generación árabe no está motivada por la religión o la ideología, sino por la aspiración a una transición pacífica hacia un Gobierno decente, democrático y "normal". Tan solo quieren ser como los demás.
La revuelta tunecina ayuda a aclarar una realidad respecto del mundo árabe: el terrorismo que hemos contemplado estos últimos años, que es un milenarismo utópico, no proviene de las sociedades reales de Oriente Próximo. Es mucho más fácil encontrar radicales islámicos en Occidente que en estos países.
Naturalmente, el cuadro difiere entre un país y otro. La generación posislamista es más visible en el norte de África que en Egipto o Yemen, por no hablar de Pakistán, que es un país que se derrumba. Pero en todo el Oriente Próximo árabe, la generación que está liderando la protesta contra la dictadura no tiene un carácter islámico.
Eso no quiere decir que no queden grandes desafíos a los que enfrentarse. De hecho, son muchos: cómo encontrar líderes políticos que puedan estar a la altura de las expectativas populares; cómo evitar los escollos de la anarquía; cómo reconstruir los vínculos políticos y sociales que han sido deliberadamente destruidos por los regímenes dictatoriales y reconstruir una sociedad civil.
Pero hay al menos una cuestión inmediatamente suscitada por la revolución tunecina.
¿Por qué sigue apoyando Occidente a la mayoría de las dictaduras de Oriente Próximo incluso cuando esta oleada democrática agita la región? En el pasado, por supuesto, la respuesta ha sido que Occidente ha visto en los regímenes autoritarios el mejor baluarte contra el islamismo.
Esa fue la razón oculta de su apoyo a la cancelación de las elecciones de Argelia en 1990, de que se hiciera la vista gorda con el tinglado de las elecciones egipcias y de que se ignorara lo que los palestinos eligieron en Gaza.
A la luz de la experiencia tunecina ese planteamiento tiene que volver a ser evaluado. En primer lugar, porque esos regímenes ya no constituyen un baluarte fiable. Podrían simplemente desmoronarse en cualquier momento. En segundo lugar, ¿contra qué son un baluarte si la nueva generación es posislamista y prodemocrática?
Del mismo modo que Túnez ha supuesto un momento decisivo para el mundo árabe tiene también que suponer un momento decisivo en la política occidental respecto a la región. La realpolitik de hoy significa apoyar la democratización de Oriente Próximo.
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
Ola de cambio en el mundo árabe - La visión desde Teherán y Ankara
Dos de cada tres árabes envidian el modelo democrático de Turquía
J. C. SANZ - Madrid - 05/02/2011
Las telenovelas y las series de televisión turcas encandilan a los árabes, que sueñan con la cosmopolita Estambul como destino favorito para un viaje de bodas. Pero el mundo árabe también envidia el progreso económico y las libertades de los turcos.
Las telenovelas y las series de televisión turcas encandilan a los árabes, que sueñan con la cosmopolita Estambul como destino favorito para un viaje de bodas. Pero el mundo árabe también envidia el progreso económico y las libertades de los turcos. Dos de cada tres ciudadanos de ocho países de Oriente Próximo consideran que Turquía es el modelo político para la región y el que mejor compatibiliza el islam con la democracia.
Una encuesta que acaba de ser presentada en Ankara por la Fundación Turca de Estudios Económicos y Sociales (http://www.tesev.org.tr) muestra que el 66% de los habitantes de Egipto, Jordania, Líbano, Siria, Irán, Irak y los territorios palestinos ve favorablemente a Turquía como sistema político de referencia para la región, y una proporción similar la considera "la mejor síntesis de democracia y religión musulmana".
Entre las 2.267 personas consultadas en la encuesta, elaborada entre agosto y septiembre de 2010, la tradición islámica de Turquía es el factor más destacado en un 15% de los casos, seguido por la pujanza económica (12%), su sistema democrático (11%) y su actitud en el conflicto palestino-israelí (10%), por citar las cuatro respuestas con mayor porcentaje.
Para el 12% de los encuestados que rechazan el modelo turco en la región, las principales razones son su Constitución laica (12% de este grupo), su escasa identidad islámica (11%), sus estrechas relaciones con Occidente (10%) o, simplemente, porque Oriente Próximo no precisa de modelo alguno (8%).
En realidad, Turquía es la única democracia efectiva en la región y un solitario modelo de referencia. La formidable alternancia que supuso en 2002 la llegada al poder del Partido de la Justicia y el Desarrollo (islamista moderado) marca el ascenso del prestigio turco en el mundo árabe, donde un 78% de sus ciudadanos cree que Ankara debe incrementar su influencia política y económica.
La desafiante actitud del primer ministro Recep Tayyip Erdogan ante Israel, en el Foro de Davos en 2009 y tras el asalto a la flotilla de Gaza en 2010, ha convertido además al gobernante turco en un campeón de la calle árabe, que ahora bulle en una ola de cambio tras la revolución popular de Túnez.
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Dos de cada tres árabes envidian el modelo democrático de Turquía
J. C. SANZ - Madrid - 05/02/2011
Las telenovelas y las series de televisión turcas encandilan a los árabes, que sueñan con la cosmopolita Estambul como destino favorito para un viaje de bodas. Pero el mundo árabe también envidia el progreso económico y las libertades de los turcos.
Las telenovelas y las series de televisión turcas encandilan a los árabes, que sueñan con la cosmopolita Estambul como destino favorito para un viaje de bodas. Pero el mundo árabe también envidia el progreso económico y las libertades de los turcos. Dos de cada tres ciudadanos de ocho países de Oriente Próximo consideran que Turquía es el modelo político para la región y el que mejor compatibiliza el islam con la democracia.
Una encuesta que acaba de ser presentada en Ankara por la Fundación Turca de Estudios Económicos y Sociales (http://www.tesev.org.tr) muestra que el 66% de los habitantes de Egipto, Jordania, Líbano, Siria, Irán, Irak y los territorios palestinos ve favorablemente a Turquía como sistema político de referencia para la región, y una proporción similar la considera "la mejor síntesis de democracia y religión musulmana".
Entre las 2.267 personas consultadas en la encuesta, elaborada entre agosto y septiembre de 2010, la tradición islámica de Turquía es el factor más destacado en un 15% de los casos, seguido por la pujanza económica (12%), su sistema democrático (11%) y su actitud en el conflicto palestino-israelí (10%), por citar las cuatro respuestas con mayor porcentaje.
Para el 12% de los encuestados que rechazan el modelo turco en la región, las principales razones son su Constitución laica (12% de este grupo), su escasa identidad islámica (11%), sus estrechas relaciones con Occidente (10%) o, simplemente, porque Oriente Próximo no precisa de modelo alguno (8%).
En realidad, Turquía es la única democracia efectiva en la región y un solitario modelo de referencia. La formidable alternancia que supuso en 2002 la llegada al poder del Partido de la Justicia y el Desarrollo (islamista moderado) marca el ascenso del prestigio turco en el mundo árabe, donde un 78% de sus ciudadanos cree que Ankara debe incrementar su influencia política y económica.
La desafiante actitud del primer ministro Recep Tayyip Erdogan ante Israel, en el Foro de Davos en 2009 y tras el asalto a la flotilla de Gaza en 2010, ha convertido además al gobernante turco en un campeón de la calle árabe, que ahora bulle en una ola de cambio tras la revolución popular de Túnez.
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
terra.com.br
Gasoduto explode na península egípcia do Sinai
05 de fevereiro de 2011
Um dos principais gasodutos da cidade de Arish, no norte da península egípcia do Sinai, explodiou neste sábado sem deixar vítimas, informaram fontes oficiais à Agência Efe. As fontes não confirmaram uma informação da emissora de TV pública egípcia, que assinalou a possibilidade de o caso se tratar de uma sabotagem.
Segundo a emissora egípcia, alguns "sabotadores" explodiram o principal gasoduto que liga Arish à Jordânia, mas o país de destino do gás é fonte de confusão, já que as cadeias de TV Al Arabiya e Al Jazeera citam Israel como destino.
De acordo com a emissora pública egípcia, o incêndio ocorrido no gasoduto causou explosões no conduto de gás na zona do Sheikh Zauid, este sim fazendo a ligação com Israel através do Mar Mediterrâneo. Bombeiros foram destacados à zona para tentar apagar as chamas, e o gasoduto foi fechado para impedir o fluxo de gás. A coluna de fumaça produzida pelas explosões pode ser vista desde a Faixa de Gaza, a 70 km do local do acidente.
Desde que tiveram início os protestos políticos contra o regime de Hosni Mubarak, a Península do Sinai foi um dos pontos de instabilidade, com duros enfrentamentos entre os beduínos e a polícia. Na sexta-feira, um grupo de beduínos lançou granadas contra um quartel da segurança do Estado na cidade de Arish, enquanto em 29 de janeiro 12 pessoas morreram em um tiroteio com as forças de segurança.
Gasoduto explode na península egípcia do Sinai
05 de fevereiro de 2011
Um dos principais gasodutos da cidade de Arish, no norte da península egípcia do Sinai, explodiou neste sábado sem deixar vítimas, informaram fontes oficiais à Agência Efe. As fontes não confirmaram uma informação da emissora de TV pública egípcia, que assinalou a possibilidade de o caso se tratar de uma sabotagem.
Segundo a emissora egípcia, alguns "sabotadores" explodiram o principal gasoduto que liga Arish à Jordânia, mas o país de destino do gás é fonte de confusão, já que as cadeias de TV Al Arabiya e Al Jazeera citam Israel como destino.
De acordo com a emissora pública egípcia, o incêndio ocorrido no gasoduto causou explosões no conduto de gás na zona do Sheikh Zauid, este sim fazendo a ligação com Israel através do Mar Mediterrâneo. Bombeiros foram destacados à zona para tentar apagar as chamas, e o gasoduto foi fechado para impedir o fluxo de gás. A coluna de fumaça produzida pelas explosões pode ser vista desde a Faixa de Gaza, a 70 km do local do acidente.
Desde que tiveram início os protestos políticos contra o regime de Hosni Mubarak, a Península do Sinai foi um dos pontos de instabilidade, com duros enfrentamentos entre os beduínos e a polícia. Na sexta-feira, um grupo de beduínos lançou granadas contra um quartel da segurança do Estado na cidade de Arish, enquanto em 29 de janeiro 12 pessoas morreram em um tiroteio com as forças de segurança.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
http://www.estadao.com.br/noticias/supl ... 5662,0.htm
O mundo árabe ferve por democracia. A Tunísia foi a primeira faísca. Logo em seguida, armou-se a fogueira no Egito. É sob essa ótica incendiária que o cientista político Tarek Masoud, da Kennedy School of Government, da Universidade Harvard, analisa a recente onda de protestos que tomou e faz trepidar a Praça Tahrir, no Cairo. Há um desejo por democracia varrendo o mundo árabe, acredita ele, e "o Egito há tempos acumula combustível anti-Mubarak." Masoud admite que o futuro do país ainda é nebuloso, mas arrisca a dizer que uma transição pacífica teria mais chance de nascer se ao presidente Hosni Mubarak fosse concedida uma última fagulha de poder. Acredita que Mubarak deveria ter uma sobrevida no cargo de algumas semanas para poder convocar eleições. E a prioridade agora, assegura, mais que evitar que fundamentalistas islâmicos componham o próximo governo, seria garantir que os militares não abortem o ensejo democrático do povo.
Ben Curtis/AP
Voluntários fazem cordão para evitar a entrada de armas na praça Tahrir
Levantes populares pró-democracia na Tunísia, Egito e Iêmen: testemunhamos o despertar de um novo mundo árabe?
Essa região é uma enorme pilha de madeira seca altamente inflamável. A deposição do ditador Zine el Abidine Ben Ali da Tunísia foi o fósforo que acendeu a fogueira. Mas o Egito, há tempos, acumula combustível anti-Mubarak. Na esfera econômica, o governo é tido como incompetente para lidar com as altas taxas de desemprego e a distribuição de renda. No campo político, sufoca qualquer ânsia popular por participação. O importante é que seus leitores saibam que as ruas do Egito não foram tomadas por pessoas famintas e descalças, pedindo pão e emprego. São pessoas que lutam para ver seus direitos políticos restaurados. Elas estão dizendo: "Todas as vias do poder levam ao presidente". São argumentos políticos gritados a todo pulmão por pessoas simples do povo. Apesar de terem nascido sob o regime de Mubarak, os jovens egípcios sabem o que é democracia. Com a internet, os livros, as TVs estrangeiras, eles têm uma janela para o mundo. Inspiram-se nos protestos dos venezuelanos contra Hugo Chávez ou na estratégia usada pelos sérvios para depor Slobodan Milosevic. Existe um intercâmbio de ideias entre ativistas do mundo todo para descobrir maneiras eficazes de desafiar regimes autoritários.
Essa onda democrática vai ecoar na região e atingir teocracias como o Irã?
Há um desejo por democracia varrendo o mundo árabe. Se isso vai crescer e se transformar verdadeiramente em uma onda democrática, dependerá de como os regimes e a comunidade internacional vão responder ao desejo do povo oprimido. Agora, os iranianos não precisam se inspirar nos egípcios. O Irã, no verão de 2009, já teve uma experiência parecida. O problema é que a sociedade iraniana é profundamente dividida e as forças democráticas encontram uma oposição à altura nos defensores do regime de Ahmadinejad. No Egito, esse não é o caso. Existe uma mágoa acumulada que está finalmente transbordando.
Que alternativa a oposição egípcia oferece?
Não está claro até o momento. O futuro do país ainda é nebuloso e está sendo decidido. Não se sabe que oposição é essa. Mohamed ElBaradei emergiu como um líder potencial, mas sua popularidade entre o povo é fraca. Ele pode ter sido mais útil como símbolo da oposição que como um líder de fato. Existem outros nomes muito respeitados. O ex-ministro de Relações Exteriores do Egito e secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mohammed Moussa, é alguém que a oposição respeita e poderia aceitar como porta-voz. O maior desafio da oposição agora é traduzir os vibrantes protestos de rua numa organização que possa negociar com o governo.
Haverá um despertar do poder islâmico no Egito?
A Irmandade Muçulmana é o grupo político mais ativo e energético do país e está envolvida nos protestos de forma significativa. Mas ela não inspirou as manifestações, não está na liderança e não tem feito uso de seus slogans e símbolos religiosos. Esses protestos não são sobre o Islã, mas sobre democracia, liberdade e o fim do exercício arbitrário do poder. O interessante é que as pessoas que querem a implantação de uma lei islâmica no país estão aliando-se com outras que querem um governo secular. Na quinta-feira, a Irmandade não quis dialogar com o governo. Ela sabe que se sentar para conversar com Mubarak perderá credibilidade nas ruas. E sabe também que o aumento de sua influência poderá ser usada pelos militares como justificativa para abortar o nascimento de um Egito democrático. A prioridade agora é garantir que não só Mubarak, mas também as Forças Armadas, se retirem da vida política. Isso é mais importante que assegurar que os islâmicos participem do próximo governo.
De início pacíficos, os protestos da Praça Tahrir explodiram em violência. Existe ainda chance de uma transição pacífica?
A única chance de uma transição ordenada e segura se daria pelas vias constitucionais. Para iniciar esse processo, faria sentido que Mubarak continuasse no poder por mais algumas semanas, mas não até o final de seu mandato. O Parlamento precisa ser dissolvido e novas eleições convocadas. E não só isso. Fundamentalmente, o que o Egito precisa é de uma nova Constituição. Primeiro porque hoje não há meios legais para que políticos independentes como ElBaradei registrem suas candidaturas. Segundo porque é preciso limitar o alcance do presidente, seja ele quem for, para que o próximo líder não tenha os mesmos poderes imperiais de Mubarak. Se o ditador embarcar no próximo avião para a Arábia Saudita as manifestações poderão aos poucos se dissipar, deixando por conta de ElBaradei e dos seus negociar com os militares, sem o apoio das massas para respaldar a negociação. Uma saída constitucional vai impedir que os militares liderem a transição e se consolidem no poder. Mas Mubarak errou em todos os momentos possíveis. Ele não respondeu às preocupações de seu povo no primeiro dia de protestos. Calou a internet. Revelou para todo o mundo que sua preocupação principal era manter sua posição e não a estabilidade do país e a segurança dos cidadãos. Isso criou uma barreira intransponível para que as pessoas pudessem vir algum dia a aceitar sua liderança de novo. Foi Mubarak, e sua incompetência em gerenciar essas manifestações, que o excluíram do futuro político do Egito.
De que forma a possível queda de Mubarak pode afetar a política externa americana na região?
Vimos florescer nessa semana o que eu creio ser o maior desafio para a política externa dos Estados Unidos sob a administração de Obama. Como se dará o diálogo com os ditadores do mundo árabe agora? Recentemente, o atual primeiro-ministro, Ahmed Shafiq, grande amigo de Mubarak, apareceu na TV e, numa entrevista, peitou diretamente os americanos, dizendo "escuta aqui, um país com 200 anos de existência não tem cacife para nos dizer o que devemos fazer". Nessa semana, Obama sinalizou para os líderes do Oriente Médio que as alianças podem ser desatadas perante o clamor do povo nas ruas. Mas mesmo assim, nas ruas de Cairo as críticas aos Estados Unidos subiram de tom porque Obama não apoiou de imediato as aspirações legítimas do povo. Na tentativa de se fazer de esperto e enganar o diabo, o presidente americano conseguiu ser criticado tanto pelo povo quanto pelo ditador. Mubarak chegou a dizer que Obama não entende nada da cultura egípcia e não tem ideia do que poderá ser do país caso ele seja deposto. Chegou a hora de Obama ser assertivo, deixar claro o que espera de Mubarak e avisar o Exército que o financiamento americano só vai continuar se os militares se comportarem nessa transição. Acho que Obama não conquistou nada nesse episódio e só reforçou a imagem de que os americanos são titubeantes e incapazes de saber com certeza de que lado da luta estão.
O mundo árabe ferve por democracia. A Tunísia foi a primeira faísca. Logo em seguida, armou-se a fogueira no Egito. É sob essa ótica incendiária que o cientista político Tarek Masoud, da Kennedy School of Government, da Universidade Harvard, analisa a recente onda de protestos que tomou e faz trepidar a Praça Tahrir, no Cairo. Há um desejo por democracia varrendo o mundo árabe, acredita ele, e "o Egito há tempos acumula combustível anti-Mubarak." Masoud admite que o futuro do país ainda é nebuloso, mas arrisca a dizer que uma transição pacífica teria mais chance de nascer se ao presidente Hosni Mubarak fosse concedida uma última fagulha de poder. Acredita que Mubarak deveria ter uma sobrevida no cargo de algumas semanas para poder convocar eleições. E a prioridade agora, assegura, mais que evitar que fundamentalistas islâmicos componham o próximo governo, seria garantir que os militares não abortem o ensejo democrático do povo.
Ben Curtis/AP
Voluntários fazem cordão para evitar a entrada de armas na praça Tahrir
Levantes populares pró-democracia na Tunísia, Egito e Iêmen: testemunhamos o despertar de um novo mundo árabe?
Essa região é uma enorme pilha de madeira seca altamente inflamável. A deposição do ditador Zine el Abidine Ben Ali da Tunísia foi o fósforo que acendeu a fogueira. Mas o Egito, há tempos, acumula combustível anti-Mubarak. Na esfera econômica, o governo é tido como incompetente para lidar com as altas taxas de desemprego e a distribuição de renda. No campo político, sufoca qualquer ânsia popular por participação. O importante é que seus leitores saibam que as ruas do Egito não foram tomadas por pessoas famintas e descalças, pedindo pão e emprego. São pessoas que lutam para ver seus direitos políticos restaurados. Elas estão dizendo: "Todas as vias do poder levam ao presidente". São argumentos políticos gritados a todo pulmão por pessoas simples do povo. Apesar de terem nascido sob o regime de Mubarak, os jovens egípcios sabem o que é democracia. Com a internet, os livros, as TVs estrangeiras, eles têm uma janela para o mundo. Inspiram-se nos protestos dos venezuelanos contra Hugo Chávez ou na estratégia usada pelos sérvios para depor Slobodan Milosevic. Existe um intercâmbio de ideias entre ativistas do mundo todo para descobrir maneiras eficazes de desafiar regimes autoritários.
Essa onda democrática vai ecoar na região e atingir teocracias como o Irã?
Há um desejo por democracia varrendo o mundo árabe. Se isso vai crescer e se transformar verdadeiramente em uma onda democrática, dependerá de como os regimes e a comunidade internacional vão responder ao desejo do povo oprimido. Agora, os iranianos não precisam se inspirar nos egípcios. O Irã, no verão de 2009, já teve uma experiência parecida. O problema é que a sociedade iraniana é profundamente dividida e as forças democráticas encontram uma oposição à altura nos defensores do regime de Ahmadinejad. No Egito, esse não é o caso. Existe uma mágoa acumulada que está finalmente transbordando.
Que alternativa a oposição egípcia oferece?
Não está claro até o momento. O futuro do país ainda é nebuloso e está sendo decidido. Não se sabe que oposição é essa. Mohamed ElBaradei emergiu como um líder potencial, mas sua popularidade entre o povo é fraca. Ele pode ter sido mais útil como símbolo da oposição que como um líder de fato. Existem outros nomes muito respeitados. O ex-ministro de Relações Exteriores do Egito e secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mohammed Moussa, é alguém que a oposição respeita e poderia aceitar como porta-voz. O maior desafio da oposição agora é traduzir os vibrantes protestos de rua numa organização que possa negociar com o governo.
Haverá um despertar do poder islâmico no Egito?
A Irmandade Muçulmana é o grupo político mais ativo e energético do país e está envolvida nos protestos de forma significativa. Mas ela não inspirou as manifestações, não está na liderança e não tem feito uso de seus slogans e símbolos religiosos. Esses protestos não são sobre o Islã, mas sobre democracia, liberdade e o fim do exercício arbitrário do poder. O interessante é que as pessoas que querem a implantação de uma lei islâmica no país estão aliando-se com outras que querem um governo secular. Na quinta-feira, a Irmandade não quis dialogar com o governo. Ela sabe que se sentar para conversar com Mubarak perderá credibilidade nas ruas. E sabe também que o aumento de sua influência poderá ser usada pelos militares como justificativa para abortar o nascimento de um Egito democrático. A prioridade agora é garantir que não só Mubarak, mas também as Forças Armadas, se retirem da vida política. Isso é mais importante que assegurar que os islâmicos participem do próximo governo.
De início pacíficos, os protestos da Praça Tahrir explodiram em violência. Existe ainda chance de uma transição pacífica?
A única chance de uma transição ordenada e segura se daria pelas vias constitucionais. Para iniciar esse processo, faria sentido que Mubarak continuasse no poder por mais algumas semanas, mas não até o final de seu mandato. O Parlamento precisa ser dissolvido e novas eleições convocadas. E não só isso. Fundamentalmente, o que o Egito precisa é de uma nova Constituição. Primeiro porque hoje não há meios legais para que políticos independentes como ElBaradei registrem suas candidaturas. Segundo porque é preciso limitar o alcance do presidente, seja ele quem for, para que o próximo líder não tenha os mesmos poderes imperiais de Mubarak. Se o ditador embarcar no próximo avião para a Arábia Saudita as manifestações poderão aos poucos se dissipar, deixando por conta de ElBaradei e dos seus negociar com os militares, sem o apoio das massas para respaldar a negociação. Uma saída constitucional vai impedir que os militares liderem a transição e se consolidem no poder. Mas Mubarak errou em todos os momentos possíveis. Ele não respondeu às preocupações de seu povo no primeiro dia de protestos. Calou a internet. Revelou para todo o mundo que sua preocupação principal era manter sua posição e não a estabilidade do país e a segurança dos cidadãos. Isso criou uma barreira intransponível para que as pessoas pudessem vir algum dia a aceitar sua liderança de novo. Foi Mubarak, e sua incompetência em gerenciar essas manifestações, que o excluíram do futuro político do Egito.
De que forma a possível queda de Mubarak pode afetar a política externa americana na região?
Vimos florescer nessa semana o que eu creio ser o maior desafio para a política externa dos Estados Unidos sob a administração de Obama. Como se dará o diálogo com os ditadores do mundo árabe agora? Recentemente, o atual primeiro-ministro, Ahmed Shafiq, grande amigo de Mubarak, apareceu na TV e, numa entrevista, peitou diretamente os americanos, dizendo "escuta aqui, um país com 200 anos de existência não tem cacife para nos dizer o que devemos fazer". Nessa semana, Obama sinalizou para os líderes do Oriente Médio que as alianças podem ser desatadas perante o clamor do povo nas ruas. Mas mesmo assim, nas ruas de Cairo as críticas aos Estados Unidos subiram de tom porque Obama não apoiou de imediato as aspirações legítimas do povo. Na tentativa de se fazer de esperto e enganar o diabo, o presidente americano conseguiu ser criticado tanto pelo povo quanto pelo ditador. Mubarak chegou a dizer que Obama não entende nada da cultura egípcia e não tem ideia do que poderá ser do país caso ele seja deposto. Chegou a hora de Obama ser assertivo, deixar claro o que espera de Mubarak e avisar o Exército que o financiamento americano só vai continuar se os militares se comportarem nessa transição. Acho que Obama não conquistou nada nesse episódio e só reforçou a imagem de que os americanos são titubeantes e incapazes de saber com certeza de que lado da luta estão.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
Eu acho quwe a coisa no Egito está perto do ponto sem controle.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
Aos EUA, atual vice-presidente do Egito demonizou Irmandade Muçulmana
Publicada em 06/02/2011 às 14h21m
Reuters
LONDRES - O atual vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, buscou minar a reputação da opositora Irmandade Muçulmana em seus contatos com funcionários do governo americano, indica a correspondência diplomática vazada pelo WikiLeaks.
A revelação vem justamente no momento em que Suleiman promove encontros com grupos de oposição, incluindo o grupo oficialmente banido Irmandade Muçulmana, para explorar formas de acabar com a pior crise política no Egito em décadas.
As mensagens de embaixadas dos Estados Unidos divulgadas pelo WikiLeaks, com 250 mil documentos do Departamento de Estado americano, também mostram que o ex-chefe de inteligência acusou a Irmandade Muçulmana de incentivar extremistas armados e avisou, em 2008, que se em algum momento o Irã apoiasse o grupo islâmico, Teerã se transformaria em "inimigo".
Washington tem atuado para acelerar a renúncia do presidente Hosni Mubarak, incluindo um cenário que prevê a passagem de poder para um governo de transição liderado por Suleiman e apoiado por miltares.
Mubarack, que governou sem um vice-presidente por 30 anos, rapidamente nomeou Suleiman, de 74 anos, como seu vice em 29 de janeiro à medida em que os manifestantes pediam a renúncia do líder autocrático.
O desdém privado de Suleiman pela Irmandade não surpreenderá os egípcios, acostumados com o discurso anti-islâmico do governo de Mubarak. Os comentários podem levantar suspeitas, entretanto, já que ele busca trazer o grupo, banido há muito tempo, para um amplo diálogo de reformas em resposta aos protestos em massa.
O governo de Mubarak vinha citando há muito tempo a ameaça islâmica para justificar seu governo autoritário. Uma preocupação mais forte para Washington e seu aliado, Israel, entretanto, é o que acontecerá ao tratado de paz de 1979 entre o Egito e o estado judaico se a Irmandade ganhar espaço na era pós-Mubarak.
Em alguns dos documentos Suleiman aparece adotando uma linha dura sobre Teerã e referindo-se aos iranianos como demônios.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/ ... 743226.asp
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palpita-me que ainda iremos chorar muito pelo Mubarak
Publicada em 06/02/2011 às 14h21m
Reuters
LONDRES - O atual vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, buscou minar a reputação da opositora Irmandade Muçulmana em seus contatos com funcionários do governo americano, indica a correspondência diplomática vazada pelo WikiLeaks.
A revelação vem justamente no momento em que Suleiman promove encontros com grupos de oposição, incluindo o grupo oficialmente banido Irmandade Muçulmana, para explorar formas de acabar com a pior crise política no Egito em décadas.
As mensagens de embaixadas dos Estados Unidos divulgadas pelo WikiLeaks, com 250 mil documentos do Departamento de Estado americano, também mostram que o ex-chefe de inteligência acusou a Irmandade Muçulmana de incentivar extremistas armados e avisou, em 2008, que se em algum momento o Irã apoiasse o grupo islâmico, Teerã se transformaria em "inimigo".
Washington tem atuado para acelerar a renúncia do presidente Hosni Mubarak, incluindo um cenário que prevê a passagem de poder para um governo de transição liderado por Suleiman e apoiado por miltares.
Mubarack, que governou sem um vice-presidente por 30 anos, rapidamente nomeou Suleiman, de 74 anos, como seu vice em 29 de janeiro à medida em que os manifestantes pediam a renúncia do líder autocrático.
O desdém privado de Suleiman pela Irmandade não surpreenderá os egípcios, acostumados com o discurso anti-islâmico do governo de Mubarak. Os comentários podem levantar suspeitas, entretanto, já que ele busca trazer o grupo, banido há muito tempo, para um amplo diálogo de reformas em resposta aos protestos em massa.
O governo de Mubarak vinha citando há muito tempo a ameaça islâmica para justificar seu governo autoritário. Uma preocupação mais forte para Washington e seu aliado, Israel, entretanto, é o que acontecerá ao tratado de paz de 1979 entre o Egito e o estado judaico se a Irmandade ganhar espaço na era pós-Mubarak.
Em alguns dos documentos Suleiman aparece adotando uma linha dura sobre Teerã e referindo-se aos iranianos como demônios.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/ ... 743226.asp
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palpita-me que ainda iremos chorar muito pelo Mubarak
Triste sina ter nascido português
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
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Netanyahu: "é possível que Egito siga exemplo do Irã"
07 de fevereiro de 2011
A revolta que atinge o Egito desde 25 de janeiro corre o risco de levar o país a tomar a via seguida pelo Irã, advertiu nesta segunda-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
"Pode ser que haja reformas liberais e democráticas no Egito. A segunda possibilidade é que os islamitas aproveitem os transtornos para tomar o controle do país, e em terceiro lugar é possível que o Egito siga o exemplo do Irã", disse Netanyahu diante do Knesset (Parlamento).
O primeiro-ministro fez tais declarações, publicadas pelos veículos da imprensa israelense, diante de mais de 400 parlamentares europeus de cerca de 30 países em uma visita organizada pelo grupo Amigos Europeus de Israel (AEI).
Netanyahu lembrou que há um ano e meio a oposição iraniana tinha saído às ruas para se manifestar e que as autoridades reprimiram esses protestos.
"Não houve diálogo. Simplesmente as pessoas foram mortas nas ruas", disse.
"Ignoro o que vai ocorrer no Egito, mas nosso interesse é claro: deve-se preservar a paz que existe há três décadas e aportou a calma no sul (de Israel) e a estabilidade na região", completou.
Netanyahu: "é possível que Egito siga exemplo do Irã"
07 de fevereiro de 2011
A revolta que atinge o Egito desde 25 de janeiro corre o risco de levar o país a tomar a via seguida pelo Irã, advertiu nesta segunda-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
"Pode ser que haja reformas liberais e democráticas no Egito. A segunda possibilidade é que os islamitas aproveitem os transtornos para tomar o controle do país, e em terceiro lugar é possível que o Egito siga o exemplo do Irã", disse Netanyahu diante do Knesset (Parlamento).
O primeiro-ministro fez tais declarações, publicadas pelos veículos da imprensa israelense, diante de mais de 400 parlamentares europeus de cerca de 30 países em uma visita organizada pelo grupo Amigos Europeus de Israel (AEI).
Netanyahu lembrou que há um ano e meio a oposição iraniana tinha saído às ruas para se manifestar e que as autoridades reprimiram esses protestos.
"Não houve diálogo. Simplesmente as pessoas foram mortas nas ruas", disse.
"Ignoro o que vai ocorrer no Egito, mas nosso interesse é claro: deve-se preservar a paz que existe há três décadas e aportou a calma no sul (de Israel) e a estabilidade na região", completou.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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Re: Mundo Árabe em Ebulição
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Movimento islâmico pede "mudança urgente" no Marrocos
07 de fevereiro de 2011
O movimento islâmico Al Adl Wa Al Ihssane ("Justiça e Caridade"), considerado um dos mais importantes do Marrocos, pediu nesta segunda-feira uma "mudança democrática urgente" e o "estabelecimento de mecanismos que coloquem fim à autocracia".
Em texto publicado em sua página na internet, o movimento islâmico proibido, mas tolerado pelas autoridades marroquinas, "cumprimenta as manifestações em Túnis e no Egito" e pede "uma mudança fundamental, democrática e urgente (...) para instaurar uma verdadeira separação de poderes".
Segundo vários observadores, o Al Adl Wa Al Ihssane, que pede a anulação da atual Constituição, é um dos movimentos islâmicos mais importantes do Marrocos.
"Para as autoridades (marroquinas), os membros do grupo oscilam entre 30 mil e 40 mil. Mas os responsáveis pelo movimento islâmico estima que conta com quase 200 mil afiliados", disse à AFP o cientista político Mohamed Darif, especialista no islamismo marroquino.
"Mas a principal força do grupo é sua organização e sua capacidade de mobilizar", afirmou Darif.
Movimento islâmico pede "mudança urgente" no Marrocos
07 de fevereiro de 2011
O movimento islâmico Al Adl Wa Al Ihssane ("Justiça e Caridade"), considerado um dos mais importantes do Marrocos, pediu nesta segunda-feira uma "mudança democrática urgente" e o "estabelecimento de mecanismos que coloquem fim à autocracia".
Em texto publicado em sua página na internet, o movimento islâmico proibido, mas tolerado pelas autoridades marroquinas, "cumprimenta as manifestações em Túnis e no Egito" e pede "uma mudança fundamental, democrática e urgente (...) para instaurar uma verdadeira separação de poderes".
Segundo vários observadores, o Al Adl Wa Al Ihssane, que pede a anulação da atual Constituição, é um dos movimentos islâmicos mais importantes do Marrocos.
"Para as autoridades (marroquinas), os membros do grupo oscilam entre 30 mil e 40 mil. Mas os responsáveis pelo movimento islâmico estima que conta com quase 200 mil afiliados", disse à AFP o cientista político Mohamed Darif, especialista no islamismo marroquino.
"Mas a principal força do grupo é sua organização e sua capacidade de mobilizar", afirmou Darif.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.