FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#301 Mensagem por prp » Sáb Out 26, 2024 6:56 pm

A FAB está é precisando comprar avião de verdade.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#302 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 26, 2024 8:15 pm

Dependendo da configuração, um M-346 não sai por menos de 25 milhões de dólares a unidade.

Isto posto, o que justifica a pressa da FAB em substituir os AMX quando ainda existem F-5 operando no Pampa até 2029, pelo menos? 🤨

Segundo, se a informação proceder, só mostra mais uma vez a completa inépcia e inutilidade do MD enquanto órgão gestor da Defesa. Todo mundo parece tomar e assumir decisões no lugar do MD, e que simplesmente ele não toma e/ou assume. E já que não consegue ou pode por ordem na própria casa, nada justifica sua existência.

Terceiro, como defender uma solução "quebra galho" como essa, pois é isso que ela é, diante das reclamações de sempre da fazenda nacional de falta de recursos para os projetos da defesa, leia-se Gripen E/F? Como explicar um gasto de mais de meio bilhão de dólares em jatos de treinamento - que não são caças, e nunca serão, por mais que o marketing diga o contrário - ao mesmo tempo que se nega o aditivo para a compra de mais Gripen E/F em valores aproximados em troca de KC -390 para os suecos? O que é mais benéfico ao país?

Por fim, é inequívoco que os suecos disponham de Gripen C/D em disponibilidade para ceder à FAB, e até para o VF-1 se for o caso, seja via leasing ou venda, a custos muito menores do que essa excrescência de LIFT como caça.

Ao que parece, quando mais precisamos olhar para frente, tem gente insistindo em permanecer no passado.

É como um avestruz que se sentindo ameaçado enfia a cabeça no primeiro buraco que vê e "se esconde". 🙄




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Out 26, 2024 11:36 pm, em um total de 1 vez.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#303 Mensagem por prp » Sáb Out 26, 2024 8:20 pm

E ainda querendo entubar a MB com isso...




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#304 Mensagem por Super Flanker » Dom Out 27, 2024 9:29 am

Achei essa notícia péssima por conta do vetor e de tudo o que foi programado e pensado com o Gripen. Mas me deu um pouco de conforto saber que não esqueceram da MB já que os A-4M não irão longe.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#305 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 27, 2024 10:44 am

É ou será um negócio do tipo "cala boca" para a FAB.
O PR quer avião novo só pra ele. E pra isso não tem pena do nosso bolso.

Arrumar uns trocados as mais e fazer isso aí é apenas cortina de fumaça para poder encher o GTE de aviões para apaniguados, puxa sacos e todo tipo de claque político-ideológica de segundo e terceiro escalão.

É sempre a mesma coisa. Políticos só investem nas ffaa's quando tem algo a ganhar ($$$) concretamente com isso.

Melhor seria se a FAB investisse esse dinheiro na adaptação dos KC-30 para a versão MRTT e comprar mais aviões. Do jeito que esses A330-200 estão sendo usados feito lotação urbana, duvido que 3 ou 4 seja suficiente para atender a sanha da burocracia estatal lulo-petista, dentro e fora do governo.

E sim, um gasto de quase 1 bilhão de dólares em LIFT no lugar de caças de verdade é injustificável. Mais ainda com os poucos que a FAB tem caindo por aí e soltando peças.

Se queriam uma CPI do Gripen E, bom agora tem uma excelente oportunidade de justificar a mesma. Afinal, já se vão 10 anos de contrato e menos de 1/3 dos caças foram entregues. Alguém tem que perguntar o porquê?

Será que há quem queira responder?




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#306 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 27, 2024 2:08 pm

Só de ver as configurações do M346 dá nojo, um A-29 faz exatamente o mesmo a um custo muito inferior. Se não tem pra onde gastar, pega a grana e paga uns 12 Gripens e compra o resto de A-29 + modernização dos atuais.

A FAB com um puta trunfo na mão, mas como o Alto-Comando das FFAA são formados por covardes e conformados, vão aceitar esse negócio da China. Esqueçam KC-390, eles estão praticamente fechando mais Hércules a um bom tempo.

Só faria sentido negociar com a Itália em troca de KC-390 pelo AW-249 e pelo AW-149, sonho antigo do EB pro SISFRON.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#307 Mensagem por knigh7 » Dom Out 27, 2024 2:16 pm

Nos últimos contratos de aquisição do M-346, dividindo pelo valor unitário, fica em 50€ milhões por unidade. Um contrato de 30 Master ficaria em cerca de EUR 1,5 bilhões. Vejo que alguns comemoram por aí um eventual contrato. Mal sabem que o adquirindo vai matar a possibilidade de aquisição mais caças de alta performance. Vamos ficar só nos 36 Gripens e o LIFT.

Detalhe: a FAB tem 72 Super Tucanos em carga + 17 em estoque.

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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#308 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 27, 2024 2:58 pm

knigh7 escreveu: Dom Out 27, 2024 2:16 pm Nos últimos contratos de aquisição do M-346, dividindo pelo valor unitário, fica em 50€ milhões por unidade. Um contrato de 30 Master ficaria em cerca de EUR 1,5 bilhões. Vejo que alguns comemoram por aí um eventual contrato. Mal sabem que o adquirindo vai matar a possibilidade de aquisição mais caças de alta performance. Vamos ficar só nos 36 Gripens e o LIFT.

Detalhe: a FAB tem 72 Super Tucanos em carga + 17 em estoque.

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Ler que o M346 custa 25 milhões é um absurdo, se informam pelo Wikipédia, ainda bem que trouxe o valor dos últimos contratos. 50 milhões de euros nesse LIFT é uma absurdo gigantesco, melhor pegar F-18 em algum estoque por ai que vai custar mais barato.

Não há nada que esse faça que o A-29 já não faça e custando muito menos. É só forçar a suécia num acordo de mais 24 Gripens e KC-390 pra eles, sucesso, o resto paga em A-29 e vê a modernização.

A FAB aceitar isso pra ceder em aumentar o tamanho do GTE em 10x vai ser a declaração de que nossas FFAA não servem pra porra nenhuma.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#309 Mensagem por pewdiepie » Dom Out 27, 2024 4:57 pm

É um gasto sem noção mesmo. Não faz sentido. A questão é que, para o Brasil, a melhor solução seria a dos 24 Gripens C/D. Se for para abrir uma nova linha logística com F-16, FA-50 e M-346, prefiro os gripadinhos mesmo. Ainda mais se forem no padrão MS20.

E outra, sobre trocar o KC-390 pelo AW249, também descarto essa opção. Não adianta comprar 12 helicópteros de ataque e achar que vai estar arrasando. Com o preço que iremos pagar nisso, poderíamos comprar uns 24 Black Hawk e transformá-los na versão Harpia. Armados e em maior quantidade, podendo levar carga útil e pessoas.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#310 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 27, 2024 5:56 pm

Bom, quanto a valores, cada contrato é um história única e diferente. Sob qualquer perspectiva essa suposta compra sairá cara demais e não agrega absolutamente nada.

Óbvio que os brigadeiros parecem insistir em teimar projetar o futuro da FAB com os dois olhos voltados para trás. Algum tipo de saudosismo demente e refratário à realidade. Simplesmente ninguém aprendeu nada nos últimos 20 anos de FX e FX-2, ou simplesmente mudam de ideia tão fácil quanto conveniente a si.

Pelo texto da matéria, supostamente a aviônica a ser usada nestes jatos seria similar a do Gripen E ou à que está sendo proposta pela AEL/Embraer para a modernização dos A-29, o que poderia, em tese, ajudar a diminuir custos no caso de um negócio casado com estas empresas, Leonardo e FAB.

Bom, fato é que o Cmdo da FAB é tão submisso quanto subserviente ao status quo atual do poder político em Brasília. MD pior ainda. E isso não seria demérito se houvesse um mínimo de respeito e hombridade em relação à manutenção dos projetos estratégicos dá força aérea, o que obviamente não é e nunca foi o caso.

Novamente. Vem em muito boa hora a discussão sob uma CPI para o Gripen E na FAB. Afinal, se tem recursos para VVIP, jatos executivos e LIFT, por que não para o programa do Gripen E/F?




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#311 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Out 27, 2024 8:41 pm

knigh7 escreveu: Dom Out 27, 2024 2:16 pm Nos últimos contratos de aquisição do M-346, dividindo pelo valor unitário, fica em 50€ milhões por unidade. Um contrato de 30 Master ficaria em cerca de EUR 1,5 bilhões. Vejo que alguns comemoram por aí um eventual contrato. Mal sabem que o adquirindo vai matar a possibilidade de aquisição mais caças de alta performance. Vamos ficar só nos 36 Gripens e o LIFT.

Detalhe: a FAB tem 72 Super Tucanos em carga + 17 em estoque.

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No final, nada é tão ruim (66 Gripens) que não possa piorar (36 Gripens + 24 M-346).

Abraços,

Wesley




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#312 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 27, 2024 10:35 pm

pewdiepie escreveu: Dom Out 27, 2024 4:57 pm É um gasto sem noção mesmo. Não faz sentido. A questão é que, para o Brasil, a melhor solução seria a dos 24 Gripens C/D. Se for para abrir uma nova linha logística com F-16, FA-50 e M-346, prefiro os gripadinhos mesmo. Ainda mais se forem no padrão MS20.

E outra, sobre trocar o KC-390 pelo AW249, também descarto essa opção. Não adianta comprar 12 helicópteros de ataque e achar que vai estar arrasando. Com o preço que iremos pagar nisso, poderíamos comprar uns 24 Black Hawk e transformá-los na versão Harpia. Armados e em maior quantidade, podendo levar carga útil e pessoas.
A Ucrânia já deve ter sido o suficiente para eliminar gambiarras como qualquer coisa a ser usada. Helis de ataque já sofrem, imaginem adaptações como o Harpia.

Se é pra operar Harpía, drones fazem o trabalho muito melhor e por um custo menor. Precisamos de um ataque puro sangue, manobrável.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#313 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 27, 2024 10:44 pm

Só pra lembrar. A Itália e a AMI até o presente momento não tem qualquer plano de aquisição de novos aviões no lugar dos -J que ainda operam por lá.
Portanto, querer empurrar KC -390 para eles neste momento é pura perda de tempo.




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#314 Mensagem por knigh7 » Dom Out 27, 2024 11:32 pm

Se nós estamos com dificuldade financeira para reequipamento é melhor continua assim. Já está na PLOA o orçamento para o início da modernização dos A-29. E podemos tirar da reserva 17, passando a ter 89 na ativa.
Tanto a RFA quando a T&D que fizeram matérias sobre os sensores que estão sendo analisados na modernização: laser colocado no "queixo" da aeronave para aumentar a precisão além dos PODs ELBIT Xpectre, 2 PODs mais modernos da Flir System ou utilizar o POD Litening da Rafael. E ainda por cima ele terá o data-link BR-2.

Pra que comprar M-346 cujo contrato vai passar fácil de 1€ bilhão? :?




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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????

#315 Mensagem por knigh7 » Seg Out 28, 2024 12:51 am

gabriel219 escreveu: Dom Out 27, 2024 10:35 pm
A Ucrânia já deve ter sido o suficiente para eliminar gambiarras como qualquer coisa a ser usada. Helis de ataque já sofrem, imaginem adaptações como o Harpia.

Se é pra operar Harpía, drones fazem o trabalho muito melhor e por um custo menor. Precisamos de um ataque puro sangue, manobrável.
É uma das lições que eu tenho tirado da Guerra na Ucrânia. O Heli pecisa ser de ataque dedicado, pois eles tm uma maior proteção e não há espaço de sobra. E também ágil e manobrável. Quanto menor for o helicóptero, melhor (mas não dispensando a blindagem).




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