Re: Caça de 5a geração chinês
Enviado: Seg Jan 10, 2011 3:30 pm
Não sei Pepê, com a velocidade que as coisas andam por lá, não me espantaria em nada se este J-20 estiver voando em questão de poucos anos... Mas enfim, que a China seja feliz. Vou me preocupar com o Brasil.Pepê Rezende escreveu:Tenho uma vantagem, conheço a China. Estive duas vezes lá e uma em Taiwan. A China investe pesadamente em tecnologia. No momento, constrói 20 centros industriais-tecnológicos nos moldes do que existe en Hshinchu (http://www.sipa.gov.tw/english/index.jsp). Um deles abrigará 600 mil pesquisadores, técnicos e alunos (o taiwanês oferece 200 mil vagas). Quanto à cópia do Su-27, teve apoio da Irkut, o que causou sérios problemas entre a fábrica e a Sukhoi. A unidade oficial do birô hoje é a Knaapo, bem mais dócil. É bom ressaltar que o J-11B e o J-10B têm um motor desenvolvido pela China a partir do núcleo do CFM56, produzido no país por subcontrato norte-americano.pt escreveu:Em principio não vai haver video de descolagem.
Não confundam estas imagens com a «apresentação» de um avião, feita muitas vezes com o objectivo de conseguir encomendas.
Quem conhecer a China (de verdade) sabe perfeitamente que a última coisa que os chineses fariam seria «escaracéu» com a divulgação destas imagens.
Os chineses não costumam fazer grande escaracéu com grande coisa, pois podiam correr o risco de perder a cara se alguma coisa falhar. Isso até se aplica mais à opinião pública interna que externa.
A China lançou um homem para o espaço «SEM FAZER ESCARACÉU» e só divulgou a notícia quando o astronauta voltou à terra.
É assim que a China funciona.
E assim desde os tempos do Império Qin, pelo menos, e é assim ainda hoje. As fotografias são apenas uma mensagem.
Para um país que já colocou homens no espaço, não deve ser assim tão dificil desenhar uma aeronave. Os cépticos fazem-me lembrar a minha bisavó, que morreu achando que o homem nunca tinha ido à lua e que era tudo coisa de cinema.
Se calhar os chineses também não mandaram homens para o espaço...
Mas todas as afirmações e notícias relativamente a mísseis, sistemas de armas ou as esotéricas afirmações daquele australiano maluco (Carlo Kop, se não me engano) sobre a capacidade do J-20 combater com um F-35 são ABSOLUTA ESPECULAÇÃO MIRABOLANTE, vinda da cabeça dos entusiastas da aviação.
Mas independentemente disto, chega a ser constrangedor ver as dúvidas de alguns, quando há quase um ano se falava que o novo caça chinês seria mostrado até ao final de 2010. Em Agosto essa possibilidade era dada como muito provável (se é que há alguma coisa provável vinda dos militares chineses).
Em termos internacionais, esperava-se para o final do ano de 2010, tanto as primeiras imagens do novo caça chinês como as do voo do segundo protótipo do caça Sukhoi T-50.
A China não fala nada, nem vai dizer nada porque este caça é apenas um estudo e tanto poderá passar à fase de conclusão de protótipo e depois à fase de pré-produção como não. As mesmas fontes que previam a possibilidade de o novo caça chinês voar até ao final de 2010 são as mesmas que afirmam que existe um segundo protótipo de uma aeronave Stealth com uma configuração distinta desta.
Não podemos esquecer também, que desenhar uma aeronave «Stealth» é aparentemente mais simples que desenvolver sistemas de armas e electrónica de navegação e controlo de superfícies móveis eficientes.
A China já se lançou no desenvolvimento de aeronaves de transporte civil e dentro de cinco anos, a COMAC estará a concorrer com a Boeing e a Airbus na concepção de aeronaves comerciais de médio curso.
Esse é realmente o passaporte de uma industria aeronáutica, porque implica o reconhecimento de uma coisa que tem fugido à imagem internacional da China: A qualidade.
As imagens são reais. Os chineses estudam desde os anos 90 um caça Stealth. Os chineses contactaram muitos engenheiros russos ligados a projectos de desenvolvimento de aeronaves, após o colapso e falência de quase toda a industria aeronáutica da Rússia comunista.
E acima de tudo, este protótipo explica porque os chineses, quando contactados informalmente pelos russos não quiseram participar do projecto T-50.
Os russos não acreditavam na capacidade chinesa para produzir o avião, como não acreditavam na capacidade chinesa para copiar o caça Su-27
Este modelo de caça é por isso, e para já, uma mensagem:
A China está a andar muito mais depressa que o resto do mundo.
Continua atrasada, claro, mas é uma questão de tempo, embora aqui se possa aplicar o paradoxo de Zenão:
A China vai aproximar-se cada vez mais dos Estados Unidos, mas nunca os vai ultrapassar em termos tecnológicos. Mas como tem quatro vezes mais população, chega a um ponto que nem precisa.
Apesar disso tudo, ainda não estou convencido. O governo da RPC não deixaria de explorar esse feito tecnológico. Como vc citou, é assim desde o Império Qin. É uma boa maneira de mandar um recado a quem vê o país como inimigo. Pelo contrário, tentaram minimizá-lo. Claro, posso, e espero, estar errado.
Pepê
PS: A camarada Rousseva convidou-lhe para tomar chá no Palácio do PLanalto para mostrar como os comunistas brasileiros pretendem ocupar o Estoril para entregá-lo ao MST...