A 4ª Frota e o Brasil
Moderador: Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Re: A 4ª Frota e o Brasil
Senhores, não me pareceria impossível montar uma defesa à altura da 4.a frota se houvesse a tale de 'vontade política' para tale: afinal, os ianques têm interesses cobertos pela USN pelo mundo todo, não iriam desguarnecer a Ásia ou o OM, sem contar suas próprias costas apenas para ficar nos rondando e ameaçando. Assim, um plano sério de construção de escoltas e uns NAes e SNAs poderiam, sim, dar um efetivo poder de deterrência. O problema é que apenas uma esquadra não garante nada, precisaríamos de uma FAB poderosa, idem o EB, para o caso de algo dar errado e a tigrada desembarcar.
De qualquer modo, e atendo-me ao tema, creio que uma esquadra com poderio similar ao da RN, incluindo SNAs e excluindo SSBNs - e isso está longe de ser inalcançável - daria para o gasto.
De qualquer modo, e atendo-me ao tema, creio que uma esquadra com poderio similar ao da RN, incluindo SNAs e excluindo SSBNs - e isso está longe de ser inalcançável - daria para o gasto.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Su 34 ...
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
100% de acordo.Túlio escreveu:Senhores, não me pareceria impossível montar uma defesa à altura da 4.a frota se houvesse a tale de 'vontade política' para tale: afinal, os ianques têm interesses cobertos pela USN pelo mundo todo, não iriam desguarnecer a Ásia ou o OM, sem contar suas próprias costas apenas para ficar nos rondando e ameaçando. Assim, um plano sério de construção de escoltas e uns NAes e SNAs poderiam, sim, dar um efetivo poder de deterrência. O problema é que apenas uma esquadra não garante nada, precisaríamos de uma FAB poderosa, idem o EB, para o caso de algo dar errado e a tigrada desembarcar.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
E há mais: o contínuo crescimento do poderio naval Chinês cedo ou tarde fará os ianques terem de construir e guarnecer mais unidades navais para a região, agora some-se a isso uma RN nascendo na AS, o quê aconteceria ao orçamento de Defesa ianque? O fato é que eles se estenderam demais pelo mundo, suas linhas logísticas estão esticadíssimas, precisam de mais e mais bases de apoio num mundo cada vez menos propenso a fornecê-las, como poderão se manter invencíveis em todos os TOs?
Ainda por cima com uma economia em queda acentuada...
Ainda por cima com uma economia em queda acentuada...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- soultrain
- Sênior
Talvez por isso tudo a MB sempre apostou nos sub's convencionais, são sem duvida o meio com mais capacidade de dissuasão.
Por isso discordo, Alex, embora seja fã do 34, mais vale um unico sub de excelência (esqueçam o nuclear) que um esquadrão de SU's.
[[]]'s
Por isso discordo, Alex, embora seja fã do 34, mais vale um unico sub de excelência (esqueçam o nuclear) que um esquadrão de SU's.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
SSBN pode ser que não, mas uns SSN armados com mísseis de cruzeiro e torpedos com ogivas nucleares eu acho que cabe sim. Se é prá mostrar porrete, que se mostre um grande e pesado, que derruba com uma porrada só. Mostrar varinha não intimida ninguém, podem perguntar aos americanos.
- Immortal Horgh
- Sênior
Paisano escreveu:Como o governo vai justificar junto ao TCU (e, por consequencia, ao MPF) a não entrega a MB dos royalties pré-2007, uma vez que se trata de verba vinculada?
Em suma: Podem até entregar de forma parcelada, mas terão que entregar.
Será que seria possível pagar com precatórios? Afinal isso é o comum em causas judiciais de grande monta contra o governo.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Immortal Horgh
- Sênior
Isso vai contra o princípio do NJ: afinal de contas ele não disse que o FX precisa ser um caça que não incomode os vizinhos? Sei lá, por mais que continuemos a debater este tipo de coisa, me parece que sempre será uma discussão vazia, porque solução (=vontade política???) nunca haverá.Carlos Mathias escreveu:SSBN pode ser que não, mas uns SSN armados com mísseis de cruzeiro e torpedos com ogivas nucleares eu acho que cabe sim. Se é prá mostrar porrete, que se mostre um grande e pesado, que derruba com uma porrada só. Mostrar varinha não intimida ninguém, podem perguntar aos americanos.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
soultrain escreveu: mais vale um unico sub de excelência (esqueçam o nuclear) que um esquadrão de SU's.
[[]]'s
Sinto discordar da parte em destaque, amigo Soultrain, mas creio que um certo Monsieur Sarkozy me dá razão para isso (leias a última página do tópico do sub nuclear Brasileiro...)
- soultrain
- Sênior
Eu compreendo e aceito o vosso entusiasmo, mas a minha opinião é divergente.
Ou o Brasil compra um projecto chave na mão, ou vou manter essa opinião.
Começar um empreitada de desenvolvimento desse tipo hoje é irreal, ou se injecta uma barbaridade de dinheiro ou vai ser um elefante branco gigante, que arrastará toda a frota.
[[]]'s
Começar um empreitada de desenvolvimento desse tipo hoje é irreal, ou se injecta uma barbaridade de dinheiro ou vai ser um elefante branco gigante, que arrastará toda a frota.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Pelo que andam falando, vai ser injetada.se injecta uma barbaridade de dinheiro
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Olá Soultrain,soultrain escreveu:Eu compreendo e aceito o vosso entusiasmo, mas a minha opinião é divergente.
[[]]'s
o sub nuclear é real, um caminho sem volta. Quando se fala em domínio tecnológico e defesa, não faz sentido em falar sobre dinheiro, basta ver o que os americanos gastaram na 2ª WW para ter a "bomba". Claro, o Brasil não é os EUA, mas penso assim, para ser grande, tem que pensar grande, tem que agir com um, mas sem dar passos maior do que as pernas. No caso dos sub nuclear brasileiro, não se trata de dar passos maior do que as pernas, o projeto é antigo e continua caminhando, agora falta pouco, por isso não vejo problema algum em se investir mais um pouco, pelo contrário. Além do mais, não existe maior capacidade de dissuassão, entre os submarinos, do que um nuclear. Este é o ponto!
Outro ponto, um sub depois de pronto não tem como ser chamado de elefante branco, não mesmo. Isto pode ser usado pejorativamente para um NAe sem aviões, mas para o sub nuclear, não vejo como. Você pensa nos custos de manutenção, mas mesmo assim não vejo sentido no que falou, apesar de respeitar sua opinião, talvez consiga me esclarecer e fazer mudar de idéia.
A questão dos subs dissuadirem não se aplica, subs são para negação do uso do mar. No nosso caso, temos 5 apenas, isto preocupa um inimigo, mas não intimida de forma alguma. Por quê? Porque o litoral brasileiro é imenso, sempre haverá "buracos". Claro que o benefício da dúvida, promovida por um sub (convencional ou não), incomoda, mas para quem tem gordura pra queimar...
Grande abraço,
Orestes
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Só agora compreendi porque o Marino me pediu para "visitar" as Navais...
Mano velho, é que o meu rápido afastamento me fez esquecer que poderia acessar outras Áreas e tópicos do DB.
Forte abraço, guerreiro do Mar.
Orestes
Mano velho, é que o meu rápido afastamento me fez esquecer que poderia acessar outras Áreas e tópicos do DB.
Forte abraço, guerreiro do Mar.
Orestes
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Aqui também há muito a discutir mano velho.
O pessoal precisa compreender algumas coisas, que venho tentando mostrar (não diretamente):
- os EUA não precisariam recriar a 4ª Frota para utilizar seus meios e varrer qualquer oposição no AS;
- podem dar o nome, ou nº, que quiserem, a capacidade militar é inquestionável;
- vale lembrar que a mesma esteve desativada na guerra fria e na crise dos mísseis de Cuba;
- o que ocorre é uma clara utilização de sua marinha como apoio à política de Estado, algo que nossos itamaratecas de calcinhas cor de rosa não admitem; e
- também, caso a "visualização" por nossa parte não for clara, a criação de um Estado-Maior dedicado a pensar AS full time, fazer planos e diretivas, pensar a guerra, para quando for necessário receberem meios operativos (igual ao funcionamento de nossas Divisões da Esquadra).
A geopolítica do petróleo influiu decisivamente, a meu ver, na recriação da frota. Os 2 lados do Atlântico estão se tornando o novo "Golfo Pérsico": o pré-sal brasileiro, petróleo nas Malvinas, no mar em Cuba, no Golfo do México, na Nigéria, em Angola, no Golfo da Guiné (onde em breve devem aparecer outros pré-sal), etc. Se o tempo esquentar mesmo no Golfo, a fonte alternativa está pronta para ser usada, e danem-se os países lindeiros.
Como disse nosso amigo Tuga, com que corja temos que nos preocupar.
Enquanto isso, leio Almirantes da reserva escrevendo que está tudo bem..., que a medida é administrativa, tá tudo rosinha...
Por isso estão na reserva. E por isso eu não vou durar muito tempo mais não, não sei fechar a boca...
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Quem perde é a MB, Marino. Se um cara com seu conhecimento não merece ser promovido a Almirante das duas uma: ou a MB só tem peixada e não leva nada a sério, ou a MB está MUUITO bem servida com seu material humano para promover alguém melhor que você.Marino escreveu:Por isso estão na reserva. E por isso eu não vou durar muito tempo mais não, não sei fechar a boca...
Não é puxação de saco, não ganharia nada com isso. Mas é o que eu penso.
[<o>]