BOLÃO DO DB - O que vai vir?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
piratadabaixada
Sênior
Sênior

Re: BOLÃO DO DB - O que vai vir?

#301 Mensagem por piratadabaixada » Dom Mar 09, 2008 11:54 pm

Immortal Horgh escreveu:
E qual jornalista fornece fontes? Ao menos sei que ele as tem, quanto à você me desculpe, se apóia em um livro que qualquer um pode comprar nas livrarias.

[ ]s
Errado de novo. Minhas fontes: o site da Thales e um artigo de um site confiável. Quanto aos dados do Pepê, todos que ele postou estavam errados. Em momento algum usei os dados do livro, que aliás são confiáveis, pois o autor esteve na Dassault, existem inclusive diversas fotos exclusivas. Mas você prefere crer em informações erradas, é um direito seu.

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#302 Mensagem por piratadabaixada » Dom Mar 09, 2008 11:55 pm

Immortal Horgh escreveu:
O mesmo que o RBE2 à 150 km, ou poderias provar que ele realmente rastreia 40?

[ ]s
Eu não preciso provar nada, basta entrar no site da Thales e ler... A pergunta continua, quantos alvos o Irbis rastreia a 400 km ?

Abraços,

Heronim

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#303 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 09, 2008 11:56 pm

piratadabaixada escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

0,1 à 0,15 se os dados fossem corretos, coisa que não sabemos, além do quê, carregando armamento esse número subiria exponencialmente, só não crê nisso quem não quer.

[ ]s
1m2 = 0.1 a 1.05
2m2 = 0.2 a 0.1
3m2 = 0.3 a 0.15

Ora, se o RCS divulgado varia de 1/10 a 1/20 é fácil entender que varia de acordo com a carga externa. E se a carga aumenta RCS, aumenta para Flanker, Rafale, Gripen...

Abraços,

Heronim

Mas de forma alguma questionei ou citei que o RCS com armamento aumentaria só para o Rafale, seria absurdo e incoerente de minha parte, claro que isso vale para todos.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Carlos Mathias

#304 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 10, 2008 12:00 am

"Eu não preciso provar nada, basta entrar no site da Thales e ler... A pergunta continua, quantos alvos o Irbis rastreia a 400 km ?"

Entrei no site da KNAAPO e descobri que são 30 alvos à 350/400Km.

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Seg Mar 10, 2008 12:03 am, em um total de 1 vez.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#305 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:01 am

Immortal Horgh escreveu:
E qual jornalista fornece fontes? Ao menos sei que ele as tem, quanto à você me desculpe, se apóia em um livro que qualquer um pode comprar nas livrarias.

[ ]s
Errado de novo. Minhas fontes: o site da Thales e um artigo de um site confiável. Quanto aos dados do Pepê, todos que ele postou estavam errados. Em momento algum usei os dados do livro, que aliás são confiáveis, pois o autor esteve na Dassault, existem inclusive diversas fotos exclusivas. Mas você prefere crer em informações erradas, é um direito seu.

Abraços,

Heronim

Se você está dando credibilidade para um site e para um livro, que aliás nunca divulgariam os dados reais, pois afinal não os sabem, por que afirmar que ambos estão corretos e um jornalista especializado esteja de todo errado? Claro, como bem dissestes, é de seu pleno e completo direito.

[ ]s

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#306 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:04 am

Carlos Mathias escreveu:"Eu não preciso provar nada, basta entrar no site da Thales e ler... A pergunta continua, quantos alvos o Irbis rastreia a 400 km ?"

Entrei no site da KNAAPO e descobri que são 30 alvos à 350/400Km.
Então sua afirmação anterior sobre o RBE2 caiu por terra. Ou será que isto só vale para o Irbis...

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#307 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:06 am

Immortal Horgh escreveu:
Se você está dando credibilidade para um site e para um livro, que aliás nunca divulgariam os dados reais, pois afinal não os sabem, por que afirmar que ambos estão corretos e um jornalista especializado esteja de todo errado? Claro, como bem dissestes, é de seu pleno e completo direito.

[ ]s
Pelo simples fato de que os outros dados fornecidos pelo mesmo jornalista estão errados... de acordo com site do fabricante !

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#308 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 10, 2008 12:07 am

Qual afirmação? Minha? Essa:
Sem contar o alcance de 83 km que ele tirou sabe-se lá de onde, quando na verdade são 100 km contra um RCS não especificado.

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#309 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:08 am

Immortal Horgh escreveu:

[ ]s
Pelo simples fato de que os outros dados fornecidos pelo mesmo jornalista estão errados... de acordo com site do fabricante !

Abraços,

Heronim

Se o site falasse claramente em RCS ou alcance do radar, por exemplo, seria de fato verdadeiro.

[ ]s

Editado pela última vez por Immortal Horgh em Seg Mar 10, 2008 12:09 am, em um total de 1 vez.
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#310 Mensagem por crubens » Seg Mar 10, 2008 12:08 am

Como é interessante as paixões, fico lendo aqui essa guerra de palavras pelos seus preferidos e vejo o seguinte:
1º Ficam brigando que o Rafale não vendeu nenhum além da França, pior o SU 35-1 ou BM ou seja lá o que for, que não vendeu nenhum nem para sua própria força aérea, só agora é que ver rumores de sua venda.
2º O Rafale já estar em operação há alguns anos, enquanto SU-35 só agora que voou.
3º O Rafale é um projeto novo não derivado de nenhum outro (embora digam que já tenha 16 anos, avião é assim mesmo não se projeta e nem se faz da noite para o dia, o F-22 também demorou um bom tempo) e portanto ainda em desenvolvimento. Já o SU-35 não se pode dizer o mesmo pois ele não passa de uma versão modernizada do SU-27, tanto é que ele na Russia é conhecido como SU-27 mais alguma coisa que não me lembro, 35 é só para a exportação. Mas muito apaixonados vão dizer que é um avião diferente, realmente ele é um avião tão diferente como o F-5E e diferente do F-5EM (há vão dizer que o SU-35 tem modificações estruturais e o F-5 não tem, mas não deixa de ser o mesmo avião é só uma nova versão, tanto é que já estão desenvolvendo o PAK FA porque daquela cartola não sai mais coelho, seu projeto já esticou até o fim).
4º Uma coisa que não entendo é essa preocupação se o avião só é bom se for um sucesso de vendas, isso não é avião de passageiros é um caça !! que tem que ser bom de vendas é o avião civil o caça tem que ser bom em combate. Ou acham se os americanos projetaram o F-22 pensando em ser um sucesso de vendas ?? Eu sou totalmente contra desenvolver uma arma para sua defesa e depois vender aos vizinhos, só se for uma versão downgredeada. Tá certo os americanos em não vender pra ninguém o F-22.
5º Não sou partidario de nenhum dos dois mas o que vier estar bom, mas mesmo assim eu preferiria um que nossos vizinhos não tivesse como EF-2000 ou o próprio Rafale. Minha única restrição ao SU-35 é que já existe sukois por essas bandas e em caso de conflito quem apoiara quem ou será feito jogo duplo ?
6º E para finalizar ambos são bons aviões não precisão brigarem tanto por isso.

Valeu, abraços

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#311 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:09 am

Carlos Mathias escreveu:Qual afirmação? Minha? Essa:
Sem contar o alcance de 83 km que ele tirou sabe-se lá de onde, quando na verdade são 100 km contra um RCS não especificado.
"40 é o máximo, o ótimo. Qualquer radar vai ter essa capacidade degradada conforme aumenta a distância dos alvos."

Abraços,

Heronim

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#312 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:11 am

crubens escreveu:Como é interessante as paixões, fico lendo aqui essa guerra de palavras pelos seus preferidos e vejo o seguinte:
1º Ficam brigando que o Rafale não vendeu nenhum além da França, pior o SU 35-1 ou BM ou seja lá o que for, que não vendeu nenhum nem para sua própria força aérea, só agora é que ver rumores de sua venda.
2º O Rafale já estar em operação há alguns anos, enquanto SU-35 só agora que voou.
3º O Rafale é um projeto novo não derivado de nenhum outro (embora digam que já tenha 16 anos, avião é assim mesmo não se projeta e nem se faz da noite para o dia, o F-22 também demorou um bom tempo) e portanto ainda em desenvolvimento. Já o SU-35 não se pode dizer o mesmo pois ele não passa de uma versão modernizada do SU-27, tanto é que ele na Russia é conhecido como SU-27 mais alguma coisa que não me lembro, 35 é só para a exportação. Mas muito apaixonados vão dizer que é um avião diferente, realmente ele é um avião tão diferente como o F-5E e diferente do F-5EM (há vão dizer que o SU-35 tem modificações estruturais e o F-5 não tem, mas não deixa de ser o mesmo avião é só uma nova versão, tanto é que já estão desenvolvendo o PAK FA porque daquela cartola não sai mais coelho, seu projeto já esticou até o fim).
4º Uma coisa que não entendo é essa preocupação se o avião só é bom se for um sucesso de vendas, isso não é avião de passageiros é um caça !! que tem que ser bom de vendas é o avião civil o caça tem que ser bom em combate. Ou acham se os americanos projetaram o F-22 pensando em ser um sucesso de vendas ?? Eu sou totalmente contra desenvolver uma arma para sua defesa e depois vender aos vizinhos, só se for uma versão downgredeada. Tá certo os americanos em não vender pra ninguém o F-22.
5º Não sou partidario de nenhum dos dois mas o que vier estar bom, mas mesmo assim eu preferiria um que nossos vizinhos não tivesse como EF-2000 ou o próprio Rafale. Minha única restrição ao SU-35 é que já existe sukois por essas bandas e em caso de conflito quem apoiara quem ou será feito jogo duplo ?
6º E para finalizar ambos são bons aviões não precisão brigarem tanto por isso.

Valeu, abraços

Só como detalhe, amigo, estamos à debater por um bom tempo, mas penso e creio firmemente que estamos dentro do respeito mútuo, isso sim enriquece o fórum. Apesar que o Prick anda dando umas escorregadas :mrgreen:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#313 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mar 10, 2008 12:12 am

Carlos Mathias escreveu:Qual afirmação? Minha? Essa:
"40 é o máximo, o ótimo. Qualquer radar vai ter essa capacidade degradada conforme aumenta a distância dos alvos."

Abraços,

Heronim

Mas isto depende da potência do radar também, e isso é bem claro que o Irbis E tem mais que o RBE2.

[ ]s

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#314 Mensagem por piratadabaixada » Seg Mar 10, 2008 12:14 am

Immortal Horgh escreveu:Se o site falasse claramente em RCS ou alcance do radar, por exemplo, seria de fato verdadeiro.

[ ]s
O jornalista errou o número de alvos acompanhados e a quantidade de mísseis disparados simultaneamente. Neste exato momento ele retificou os dados. Confirmou o alcance de 83 km, que considero errado de acordo com tudo que li que a crítica ao RBE2 é não ser superior ao RDY, e não absolutamente inferior.

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#315 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 10, 2008 12:14 am

Pô Heronim, aí você tá jogando com as palavras. Todos os fabricantes colocam os dados de desempenho em condições ótimas, todos.
Mas na realidade, você sabe que o desempenho de uma radar se degrada coma a distância do alvo. Por isso a diferença entre detectar e travar num alvo.
Portanto, esses 40 alvos, ou 30 que sejam, vão ser conseguidos em distâncias ótimas para essa situação.
Veja que eu disse "qualquer radar".

Responder