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Enviado: Qui Nov 08, 2007 4:26 pm
por orestespf
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:Mas é claro....mas aeronaves de transporte e carga...eles sempre aprovam rapidinho 8-]


E a Embraer falava (segundo algumas pessoas) que não precisava da FAB ou do governo, que as especificações não tinham nada a ver com a FAB, etc...

Para mim ocorreu um belo lobby da Embraer para convencer o governo a entrar com esses R$800 mi. Que para início de um projeto em estudo é um ótimo catalizador para atrair parceiros de risco, etc. Pois obviamente agora a FAB (e Correios...) se comprometerão a adquirir algumas dezenas de C-390 futuramente.

Para deixar claro : concordo com esse investimento do governo...

[]s, Roberto


A Embraer está cobrando adiantado só isso. Não quer o incentivo "verbal" do governo, quer ter certeza que ele comprará. Assim, a saída encontrada foi essa, o governo entra como sócio da Embraer neste projeto e receberá como retorno, seus aviões.

Enviado: Qui Nov 08, 2007 4:45 pm
por rcolistete
orestespf escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:Mas é claro....mas aeronaves de transporte e carga...eles sempre aprovam rapidinho 8-]


E a Embraer falava (segundo algumas pessoas) que não precisava da FAB ou do governo, que as especificações não tinham nada a ver com a FAB, etc...

Para mim ocorreu um belo lobby da Embraer para convencer o governo a entrar com esses R$800 mi. Que para início de um projeto em estudo é um ótimo catalizador para atrair parceiros de risco, etc. Pois obviamente agora a FAB (e Correios...) se comprometerão a adquirir algumas dezenas de C-390 futuramente.

Para deixar claro : concordo com esse investimento do governo...

[]s, Roberto


A Embraer está cobrando adiantado só isso. Não quer o incentivo "verbal" do governo, quer ter certeza que ele comprará. Assim, a saída encontrada foi essa, o governo entra como sócio da Embraer neste projeto e receberá como retorno, seus aviões.


Concordo, é interessante.

Porém contradiz o dirscurso de algumas pessoas da Embraer pós-LAAD 2007, que falavam "quanto menos a FAB se meter melhor" e outras coisas do tipo.

Faz-me lembrar de outra, na área educacional. Uma pesquisa feita no Brasil sugeria que o financiamento da educação superior não deveria ser do governo, mas todo privatizado. Incluindo pesquisas, etc. Mas adivinha : o infeliz (para não dizer outros nomes) fez tal pesquisa com verbas públicas.

[]s, Roberto

Enviado: Qui Nov 08, 2007 4:55 pm
por Gerson Victorio
orestespf escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:Mas é claro....mas aeronaves de transporte e carga...eles sempre aprovam rapidinho 8-]


E a Embraer falava (segundo algumas pessoas) que não precisava da FAB ou do governo, que as especificações não tinham nada a ver com a FAB, etc...

Para mim ocorreu um belo lobby da Embraer para convencer o governo a entrar com esses R$800 mi. Que para início de um projeto em estudo é um ótimo catalizador para atrair parceiros de risco, etc. Pois obviamente agora a FAB (e Correios...) se comprometerão a adquirir algumas dezenas de C-390 futuramente.

Para deixar claro : concordo com esse investimento do governo...

[]s, Roberto


A Embraer está cobrando adiantado só isso. Não quer o incentivo "verbal" do governo, quer ter certeza que ele comprará. Assim, a saída encontrada foi essa, o governo entra como sócio da Embraer neste projeto e receberá como retorno, seus aviões.



Orestes,

Só para lembrar, isso já aconteceu antes com a antiga ENGESA, o EB comprou mas de 1000 veiculos e não recebeu e deu uma zica dos diabos, porém a situação era diferente, foi no momento mais crítico de vida financeira da ENGESA que precisava de uma injeção de capital, o EB pagou adiantado e se f...., a empresa faliu e o governo teve que arrestar boa parte do imobilizado. só pra lembrar....eheh


Abraços


Gerson

Enviado: Qui Nov 08, 2007 6:46 pm
por Vector
rcolistete escreveu:
orestespf escreveu:
rcolistete escreveu:
Plinio Jr escreveu:Mas é claro....mas aeronaves de transporte e carga...eles sempre aprovam rapidinho 8-]


E a Embraer falava (segundo algumas pessoas) que não precisava da FAB ou do governo, que as especificações não tinham nada a ver com a FAB, etc...

Para mim ocorreu um belo lobby da Embraer para convencer o governo a entrar com esses R$800 mi. Que para início de um projeto em estudo é um ótimo catalizador para atrair parceiros de risco, etc. Pois obviamente agora a FAB (e Correios...) se comprometerão a adquirir algumas dezenas de C-390 futuramente.

Para deixar claro : concordo com esse investimento do governo...

[]s, Roberto


A Embraer está cobrando adiantado só isso. Não quer o incentivo "verbal" do governo, quer ter certeza que ele comprará. Assim, a saída encontrada foi essa, o governo entra como sócio da Embraer neste projeto e receberá como retorno, seus aviões.


Concordo, é interessante.

Porém contradiz o dirscurso de algumas pessoas da Embraer pós-LAAD 2007, que falavam "quanto menos a FAB se meter melhor" e outras coisas do tipo.

Faz-me lembrar de outra, na área educacional. Uma pesquisa feita no Brasil sugeria que o financiamento da educação superior não deveria ser do governo, mas todo privatizado. Incluindo pesquisas, etc. Mas adivinha : o infeliz (para não dizer outros nomes) fez tal pesquisa com verbas públicas.

[]s, Roberto


Pois é exatamente isso... Muitos aqui dizem que o C-390 só sai com encomenda da FAB. EU digo que não depende da FAB para ser lançado, e mantenho isso.

O C-390 está sendo projetado para atender a requisitos de mercado, e não está sendo projetado especificamente para as necessidades da FAB, como no caso do ALX.

Claro que uma encomenda da FAB ajuda, assim como qualquer outra. Claro que o aval da própria Força Aérea do próprio país é um fator importante de marketing... mas não é fundamental.

Muito mais importante do que uma encomenda da FAB é um financiamento governamental. Agora se o financimento vai ser pago com grana, ou com aviões pra FAB, tanto faz.

De qualquer forma é claro que a EMBRAER está ouvindo o que a FAB tem a dizer, pois considera sua experiência com aviões C-130 muito importante, principalmente devido a sua diversidade de emprego por aqui.

Claro que está levantando junto a FAB quais seriam seus requisitos... mas também está fazendo isso com pelo menos mais uma dúzia de países. O que se conclui que o avião não está sendo feito para a FAB, mas sim pro mercado.

Se a FAB não o comprar, o avião poderá ser vendido a outros operadores (já existem muitas negociações rolando).

Ou seja os casos ALX e SIVAM são totalmente diferentes. Nestes casos a FAB escreveu o que queria e a Embraer projetou algo para atender o que o cliente pedia.

No C-390 a Embraer está ouvindo o que muitos querem, e vai procurar projetar um produto que atenda, da melhor forma o que todos querem. Assim muitos requisitos serão atendidos e outros não. É o belo da engenharia... trabalhar com "cobertor curto", tentando por ordem no caos.

De qualquer maneira o C-390, repito, não foi projetado pensando só na FAB e no que ela precisa. FOi pensado pensando no mercado, nas centenas de C-130 que estão ficando obsoletos, no preço alto dos concorrentes... Ou seja se enxergou uma brecha no mercado e é lá que estamos mirando... Assim com foi feito no caso do ERJ e dos EJet´s... e agora dos Phenom...

Acho que o C-390 será (se for lançado) um divisor de águas... Será o primeiro avião militar projetado e direcionado para o mercado. Acho que estão procurando usar na aviação militar a approach que se usa na aviação comercial e executiva.

Vamos ver no que vai dar... muita coisa ainda vai rolar... e logo!

Sds,
Vector

Enviado: Qui Nov 08, 2007 7:41 pm
por rcolistete
Vector escreveu:Claro que uma encomenda da FAB ajuda, assim como qualquer outra. Claro que o aval da própria Força Aérea do próprio país é um fator importante de marketing... mas não é fundamental.

Muito mais importante do que uma encomenda da FAB é um financiamento governamental. Agora se o financimento vai ser pago com grana, ou com aviões pra FAB, tanto faz.

De qualquer forma é claro que a EMBRAER está ouvindo o que a FAB tem a dizer, pois considera sua experiência com aviões C-130 muito importante, principalmente devido a sua diversidade de emprego por aqui.


Caro Vector,

Parabéns para Embraer e governo brasileiro, o caminho é esse. [009]

Só achei estranho pois na LAAD 2007 tinha gente afirmando que o C-390 não tinha nenhuma ligação com a FAB, essa não estava ajudando em nada, a Embraer não estava nem aí para a FAB comprar ou não C-390, etc. Eu achei essas declarações exageradas e inconsequentes.

Agora tudo se ajeitou, isso que importa.

Boa sorte na empreitada do C-390, mandem ver !

[]s, Roberto

Enviado: Sex Nov 09, 2007 1:30 pm
por Sávio Ricardo
Tipow, qntos aviões de combate entre F-5, AMX E XAVANTE a FAB possui???