orestespf escreveu:Caríssimo Sintra,
em respeito a sua pessoa, responderei o post fiquei devendo. Começo fazendo um mea-culpa pelos meus exageros e sarcamos usado em meu post anterior. Não tinha a intenção de ofendê-lo, longe disso, mas tinha a intenção de "provocá-lo" para dizer mais alguma coisa sobre o assunto... hehehe
Digno de menção, é seu caráter, sua capacidade investigativa, sua capacidade de compreensão, sua capacidade criativa, todas muito elogiosas da minha parte, além da forma cavalheirosa que demonstra com todos os membros do DB, independente de quem seja.
Em nada diminui a sua importância se você auto se classifica como "amador", prefiro chamá-lo e "entusista" com grande conhecimento. Nada diminui suas conclusões e análises, mesmo não tendo contato com pessoas do "tipo insinuado" por mim. O contato com pessoas que "sabem muito" favore cada vez mais seus pontos vistas, merecendo meus respeitos de admiração.
Entendo seu ponto de vista e analise por comparação para concluir que é praticamente impossível os americanos oferecem Viper ao Brasil com preços subsidiados, ainda mais de uma forma radical. Tão raciocínio é procedente é coerente.
Por outro lado, os americanos, dentro de seus interesses políticos e geo-políticos mundo a fora, mostra claramente que para cada país tem uma postura diferente. Um exemplo simples é Israel. Não devemos nos basear no caso de Israel para traçar paralelos com o Brasil, casos diferentes, realidade diferentes. Mas o que eu digo, é que se for da vontade deles, pode sim haver alguma coisa diferenciada pra nós. Mas isto é especulação minha.
O que existe de concreto seria uma proposta com condições favoráveis de financiamento, e para isto eles superam o resto do mundo, se for da vontade deles. Mas tudo tem um preço, diga-se de passagem.
Você disse
A unica forma de o preço baixar seria o Pentágono pagar parte do preço dos aviões, ora o Pentágono está em sobrecarga total, o Congresso está a bloquear o dinheiro para o Iraque, existem vários programas importantissimos a serem cortados às fatias...
Isto está correto, porém é bom lembra que a pressão que existe sobre o Pentágono é para cessar os gastos no Iraque, um poço que parece não ter fim. Qualquer coisa relacionada ao Brasil, seria de valores ínfimos se comparado ao que se gastou, gasta-se e gastará ainda em tal empreitada no Iraque.
Outra fala:
Orestes, você já imaginou o tipo de berreiro que os Britânicos, os Australianos, os Noruegueses, etc, iriam armar quando vissem vendas de material subsidiado para a América Latina, isto depois de recentemente terem gasto rios de dinheiro em material de guerra Norte Americano?!!
Esse é um ponto delicado, precisamos saber se tal comportamento americano em relação ao Brasil não passa por interesses ingleses também... Tudo tem preço e talvez este "agrado" seja mais barato pra eles. Além disso, não existe não "oficial" de 50% de desconto nos Vipers, isso é pura especulação. Pode haver algum desconto, mas o que existe são condições mais favoráveis para financiamento de longo prazo e com entrega mais rápida.
Sejamos honestos, não existe qualquer razão para que o Brasil seja beneficiado em relação a uma data de Países com relações de aliança MUITISSIMO mais próximas com os EUA e muito menos cortar (mais) os projectos do Pentágono para benificiar o Brasil
Não existe ou o amigo desconhece? O que eu posso falar: Se não existe nada, a proposta americana não faria sentido. Assim qualquer concorrente estaria em iguais condições. O que podemos neste ponto, é questionar se existe ou não tal proposta. Só o tempo confirmará isso.
E se alguém me fala na Venzuela outra vez, o argumento "Chavéz" é decascado com facilidade, vários dos aliados dos Norte Americanos têm problemas MUITISSIMO maiores do que o maluco do Chavez e continuam a ter de pagar o valor das armas Norte Americanas sem descontos. A China, a Coreia do Norte ou o Irão estão milhões de anos luz à frente nas preocupações dos EUA e dos seus aliados, mas mesmo assim, os EAU, a Coreia do Sul, o Japão, etc, etc, pagam os seus equipamentos a peso de ouro. Não hà cá descontos de 50% para ninguém.
É muito deselegante devolver uma pergunta, me desculpo antecipadamente, mas: Você sabe da aproximação da Venezuela com o Irã e Coréia do Norte (público e notório), então isto não seria uma preocupação maior dos EUA? Você não acha que este alinhamento é perigoso? Será que a China não teria interesses no gás boliviano e no petróleo venezuelano? Será que este possível cenário não seria por si só mais nefasto do que o que você apontou?
Que a possibilidade de vos ser vendidos "viper´s esteve sempre em cima da mesa, não é novidade nenhuma, os Norte Ameicanos já venderam caças a países muito menos "seguros" do que ao Brasil, o que eu não acredito é na história do desconto, isso é tanga, cheira a lobbyismo à distância, alguém razoavelmente bem colocado em algum ministério anda a espalhar histórias da treta... "Viper´s" com antenas AESA com descontos à "Ali Babá" não vão acontecer.
Sim, tudo isso sugere o que você expôs sentido claro. Mas não se trata da versão "E" do Viper, mas algo que poderia ser chamado de "BR". A questão do AESA passa por outras variáveis...
esta história do FX2 anda muito mal contada (e não são só os Viper´s), aonde é que estão as equipas de avaliação? Porque é que ainda não foram pilotos Brasileiros para França, Russia, EUA, Suécia, etc, testar as ultimas variantes dos modelos oferecidos?
E quem disse que não exite equipe avaliando estes vetores? Em geral são coisas sigilosas, não
vem a público rapidamente.
Vou-lhe deixar aqui uma pergunta. Por que é que não aparece nenhuma recomendação de venda ao Congresso Norte Americano de "Viper´s" para o Brasil? É que se vos foi feito uma oferta "oficial", em papel, assinado por alguém do Dpto de Estado Norte Americano, este documento para o Congresso TEM que existir. A venda directa entre a Lock Mar e o vosso Governo está fora de possibilidade, devido ao "desconto" pois este teria de ser aprovado pelo Secretário de Estado da Defesa e nestas condições o Congresso também tem de dar o "OK"
Negócio da forma governo-governo, como no caso dos M-2000C para o Brasil.
...depois deu no que deu, uma quantidade enorme de boatos dentro da FAB... Mas de forma alguma coloco de parte a possibilidade de oferta de Viper´s para a FAB, com certeza que existe, com desconto é que não existe e muito menos com descontos de 50% (os tais 40 milhões de dólares o Viper). Sinceramente só acredito na tal oferta com "desconto" quando vir o tal documento do FMS (que não vai aparecer, se aparecer vai trazer um valor a rondar os 75/90 milhões por avião).
O boato não estava dentro da FAB, mas dentro do governo. Claro que passa pelas FFAA, mas como disse, que poderia estar analisando tal proposta é outro setor. Também não acredito em proposta mirabolantes, apenas confirmo que ela existe. Se é boa ou não, são outro quinhentos.Especulação minha agora: se houver um grande pacote, pode ser que na média os preços e condições de pagamento sejam atraentes. Isso é o máximo que consigo aceitar.
Grande abraço,
Orestes
PS: agradeço muito a forma respeitosa que me tratou neste ponto. Desde já, minhas desculpas pelos excessos e irônias, mas não as leve como agressividade.