12 a 15 Rafales ou 40 a 60 F16 ou F18 modernizados?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Em vez de adquirirmos apenas 12 ou 15 Rafales, não seria melhor a aquisição de 40 a 60 F16 ou F18 que, modernizados, formariam uma Força bem superior?

12 ou 15 Rafales
65
55%
40 a 60 F16 ou F18 modernizados
53
45%
 
Total de votos: 118

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#31 Mensagem por soultrain » Ter Abr 03, 2007 7:59 pm

Degan escreveu:El F-35 ya fue liverado para Chile...


Isso não é verdade, foi apenas e só o vendedor a dizer que queria vender.

Conhecem algum vendedor que não queira vender? Até para o Irão e China venderam, sem que quem manda quisesse.

Muito me admira Degan, que seja tão picuinhas, quase doentio com as declarações de outros e depois seja tão irresponsável nas suas.

Foi feita uma declaração por um "vendedor" da Lockeed que afirma estar disposto a vender para o Chile, nada foi "liverado" ponto.

[[]]'s





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#32 Mensagem por pt » Ter Abr 03, 2007 8:29 pm

Mesmo que tivesse sido "liberado" para o Chile ou para o Brasil, seria "liberado" todo cortado e despido como frango depenado, sem nenhuma característica Stealth.

Nem a Austrália vai receber um F-35 100%.

De qualquer forma, neste tópico específico, eu votei no F-16MLU.

Parto do principio de que se trataría de F-16MLU com as actualizações mais recentes.

Não creio que fosse preciso esperar assim tanto tempo pelas entregas.
Nem todos os países têm a capacidade de Portugal para fazer upgrades MLU. :roll: :roll:

F-16 MLU, com capacidade REVO e uma força com aeronaves AEWC, pode fazer milagres.

Os problemas principais são:
- Rapidez das modernizações
- Questões com utilização dos armamentos
- Menor adequação do F-16 para um país com as dimensões do Brasil (problema que também existe com outros caças e só é relativamente reduzido com o caça SU-27 russo, que tem grande autonomia, se estiver vazio :mrgreen: )

Vantagens:
- Uma frota de dimensão muito mais adequada para um país com a dimensão do Brasil.
- Frota comum com a de muitíssimos outros países do mundo, que permite apoio técnico de países tão diferentes como Turquia ou Holanda

Cumprimentos




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#33 Mensagem por midnight » Ter Abr 03, 2007 8:37 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Bolovo escreveu:40 a 60 F16 ou F18 modernizados

Mais do que obvio.


Qual o ganho tecnológico para a Força?


Concordo com o Vinícius, o ganho tecnológico será praticamente zero se comparado com o ganho tecnológico que será adiquirido com o Rafale.




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#34 Mensagem por Slip Junior » Ter Abr 03, 2007 8:39 pm

Votei no Rafale pois acredito que não precisamos adquirir uma vasta quantidade de aeronaves de caça agora pois estamos relativamente bem servidos com os Mirage 2000, F-5 modernizados e A-1 que serão modernizados e quando falo em "adquirir Rafales" não necessariamente falo em adquirir agora e muito menos limito a escolha à essa aeronave, mas sim a um avião de caça novo (já deixei claro em diversas oportunidades minha preferência pelo Gripen).

Podemos muito bem começar a já planejar algo muito maior para ser adquirido em uma janela de tempo muito maior de forma a não comprometer o orçamento da força de maneira exagerada em um determinado período, ou seja, podemos muito bem adquirir as aeronaves em lotes pequenos de acordo com o plano de aposentadoria dos vetores atuais.

Abraços




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#35 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 03, 2007 8:43 pm

Qual a vantagem de caças usados? Só posso enxergar a maior quantidade inicial.

Ganho tecnológico? Próximo a zero.

Off-sets comerciais? Zero.

Por fim, necessidade de substituição em prazo menor que a aeronave nova.




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#36 Mensagem por Degan » Ter Abr 03, 2007 8:49 pm

Qual o ganho tecnológico para a Força?


Es bastante ganancia respecto a lo que tienen ahora...
Y, al igual que con el F-5M, las modernizaciones pueden ser hechas en Brasil.

Isso não é verdade, foi apenas e só o vendedor a dizer que queria vender.


Comenzamos otra ves...???. :roll:
Los fabricante nunca han ofrecido a Chile SdA que no estén liberados....
Nunca existió el ofrecimiento de F-16 hasta que se autorizó su venta.

Conhecem algum vendedor que não queira vender? Até para o Irão e China venderam, sem que quem manda quisesse.


Donde está el ofrecimiento para Irán o China....
Para Chile “quem mandaSI QUIERE....

Muito me admira Degan, que seja tão picuinhas, quase doentio com as declarações de outros e depois seja tão irresponsável nas suas.


Para mi es CLARÍSIMA....

Foi feita uma declaração por um "vendedor" da Lockeed que afirma estar disposto a vender para o Chile, nada foi "liverado" ponto.


No es “un vendedor”.....es el CEO de negocios internacionales de Lockheed Martín...y es muy claro:

está "totalmente disponible" para Chile


No veo la razón de ese comentario si solo dependiera de “querer vender”.

Mesmo que tivesse sido "liberado" para o Chile ou para o Brasil, seria "liberado" todo cortado e despido como frango depenado, sem nenhuma característica Stealth.


Fuentes....???

Nem a Austrália vai receber um F-35 100%.


Errado...

http://www.defence.gov.au/news/raafnews ... tory01.htm




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#37 Mensagem por pt » Ter Abr 03, 2007 8:49 pm

Não há nenhum contrato para efectuar comparações, por isso não se podem efectuar comparações com as contrapartidas comerciais.

A simples opção pelos kit's MLU pode implicar contrapartidas interessantes.
Notar, que eu fiz uma extrapolação para o caso português, com uma quase reconstrução dos F-16MLU. Não estou a pensar no caso dos F-16 holandeses para o Chile.

A própria modernização dos F-16MLU, nesse caso seria feita no Brasil.
Isso não conta como transferência tecnologica?

===

Er...

Os E.U.A. têm reticências quanto a disponibilizar os seus equipamentos mais sofisticados, e os rumores de que até o seu principal aliado (a Grã Bretanha) poderá não terá acesso às mais recentes tecnologias que transformam um F-35 num avião realmente "Stealth".

Portanto, devo dar "fuentes" do quê, e sobre que temas ? :shock:
Geoestratégia, ou Geografia ?




Editado pela última vez por pt em Ter Abr 03, 2007 8:59 pm, em um total de 1 vez.
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#38 Mensagem por ElderNet » Ter Abr 03, 2007 9:02 pm

Eu vou de 12 a 15 Rafales. :wink: :wink: :wink:

Chega de só comprarmos sucatas.




BRASIL:
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#39 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 03, 2007 9:03 pm

F-16 e F-18 com ARM e AIM-120 ou capado MLU? Fala sério...




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#40 Mensagem por soultrain » Ter Abr 03, 2007 9:13 pm

es el CEO de negocios internacionales.


Para matar o papo: por isso pus entre "", mas sabe qual é a função deste senhor? Conhece algum? Apresentar numeros, ou seja vender a quem puder, é um vendedor, comercial, como queira chamar.

Degan,

O F-35 não foi liberalizado para o Chile;

Não existem AIM-120 no Chile;

Levaram porrada no Bogatun;

Fuentes sérias não há, só conversa de vendedor.


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ps a ultima foi só para arreliar mesmo...





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#41 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 03, 2007 9:14 pm

Es bastante ganancia respecto a lo que tienen ahora...
Y, al igual que con el F-5M, las modernizaciones pueden ser hechas en Brasil.


Desculpe, não entendi bem a primeira frase, teria como deixar mais claro? Sobre a segunda, não respondeu minha pergunta, qual o ganho tecnológico para a Força? Então gasta-se uma grana para comprar, outra talvez até maior para modernizar sem que tenhamos ganhos muito maiores que vamos ter com o F-5M e A-1M? Pra que então o Chile comprou os 10 F-16C/D e não gastou tudo com MLU?

-------------

pt escreveu:Não há nenhum contrato para efectuar comparações, por isso não se podem efectuar comparações com as contrapartidas comerciais.


O Brasil exige um mínimo de 100% do valor da compra investido no país. No F-X as empresas iriam investir bem mais que isso.

A simples opção pelos kit's MLU pode implicar contrapartidas interessantes.
Notar, que eu fiz uma extrapolação para o caso português, com uma quase reconstrução dos F-16MLU. Não estou a pensar no caso dos F-16 holandeses para o Chile.


Check D, modernização e integração de sistemas já estamos cansados de fazer. O que o kit MLU pode trazer além do que já temos? Qual o ganho tecnológico disso? Não estou dizendo que não tem. Estou perguntando o que se ganharia.

A própria modernização dos F-16MLU, nesse caso seria feita no Brasil.
Isso não conta como transferência tecnologica?


Até conta. Mas qual o ganho tecnológico? O que vamos aprender além do que já sabemos?




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#42 Mensagem por Poti Camarão » Ter Abr 03, 2007 9:22 pm

Senhores,

Não esqueçamos da pergunta deste tópico: Rafales ou F16 e/ou F18 modernizados?

Esqueçam o F35.




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#43 Mensagem por Plinio Jr » Ter Abr 03, 2007 9:30 pm

Vou de Rafales....

A força de combate da FAB necessita de sangue novo, novos conceitos e um vetor capacitado, se há condições para adquirir uma aeronave o km, precisa abandonar esta politica de usados modernizados, que na minha opinião é uma situação temporária e deve ser comparada como tal...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#44 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 03, 2007 9:35 pm

Plinio Jr escreveu:Vou de Rafales....

A força de combate da FAB necessita de sangue novo, novos conceitos e um vetor capacitado, se há condições para adquirir uma aeronave o km, precisa abandonar esta politica de usados modernizados, que na minha opinião é uma situação temporária e deve ser comparada como tal...


Exatamente! Caças usados seria mais um paliativo. Já modernizamos o F-5 e agora fazemos o mesmo com o AMX. Chega, né? Rafales ou outro novo, por favor!




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#45 Mensagem por Matheus » Ter Abr 03, 2007 10:06 pm

Chega de remendo, Rafales now!




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