Simulação estratégica!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#31 Mensagem por Sintra » Qua Fev 28, 2007 8:07 pm

Carlos Vulcano escreveu:Tai, essa questão do Iraque 1991, tb achei um grande erro dos comandantes iraquianos, se nos primeiros movimentos de preparação das forças dos USA, eles tivessem desferido ataques contra posições no Golfo Persico, nem que fosse para perder a sua Força Aérea. Pois de qualquer maneira acabaram perdendo de uma forma ou de outra.

Carlos Vulcano

Completamente de acordo. Os Iraquianos tiveram uma hipótese interessante quando nas primeiras semanas logo após a invasão do Koweit, as tropas estacionadas ao longo da fronteira com a Arábia Saudita eram compostas por brigadas ligeiras da 101st Division e 82st Division do US Army. Um ataque frontal utilizando as forças blindadas da Guarda Republicana teria custado horrivelmente a estes ultimos, mas os Americanos poderiam ter perdido qualquer coisa como uma divisão de tropas. O que é que eles fariam depois ?- Bom, provavelmente teriam contra atacado assim que juntassem tropas sficientes no Reino Saudita e teriam marchado até Bagdade já em 1991... Mas teriam tido muito mais baixas... "Tough choices"

Abraços :wink:

Abraços

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#32 Mensagem por Sintra » Qua Fev 28, 2007 8:07 pm

Duplicada :evil:

Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#33 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Fev 28, 2007 8:20 pm

Sintra,
De quanto é esse circulo de defesa de um CVBG (km)?

Eu disse dos 16 moskits, q na pior das possibilidades 2 acertariam, mais claro que eu imagino q seriam muito mais de 2, pois segundo me consta esses misseis são dificeis de ser destruidos. E não digo destruir os PAs, e sim danificar ponto vitais (Convés), dificultar pousos e decolagens, pois colocando-os fora de operações por algum tempo seria suficiente para um outro ataque.
Acho incrivel q com uma quantidade de meios aéreos e navais, o espaço aéreo ao redor da frota americana estaria bastante congestionada, e do jeito q vc fala os americanos e seus equipamentos na falham. E nossos aviões Rafale, SU, F-5BR, A-1BR, não teriam meios ECM para despistar os misseis inimigos.
Com tudo isso q colocou, qual a solução? Sentar e chorar e perder todos nossos meios ancorados no cais e nas bases aéreas, é esta a solução, precisamos de uma solução e não de uma contestação.

De sua opinião, não o q faria a Russia ou a China.
O q deveriamos fazer?

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#34 Mensagem por Carcará » Qua Fev 28, 2007 8:20 pm

Como eu já falei antes!!

Sem míssil nuclear não tem conversa, eles passam por cima!!

A melhor alternativa que foi postada aqui além da tática de guerrilha foi a postada por lelobh.

Convocar todos os terreiros de macumba da Bahia para fazerem um mega despacho e quem sabe com a ajuda dos orixás afundar num maremoto toda a frota americana

Quero ver o tio Bush invadir a Coréia do Norte!!
O ditador maluco de cabelo esquisito manda logo um brinquedinho atômico para a Coréia do Sul ou Japão e não está nem aí!!!
Ele tem cara que cheira lóló mesmo!! [106]

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#35 Mensagem por Carcará » Qua Fev 28, 2007 8:33 pm

Carlos Vulcano escreveu:Sintra,
De quanto é esse circulo de defesa de um CVBG (km)?

Eu disse dos 16 moskits, q na pior das possibilidades 2 acertariam, mais claro que eu imagino q seriam muito mais de 2, pois segundo me consta esses misseis são dificeis de ser destruidos. E não digo destruir os PAs, e sim danificar ponto vitais (Convés), dificultar pousos e decolagens, pois colocando-os fora de operações por algum tempo seria suficiente para um outro ataque.
Acho incrivel q com uma quantidade de meios aéreos e navais, o espaço aéreo ao redor da frota americana estaria bastante congestionada, e do jeito q vc fala os americanos e seus equipamentos na falham. E nossos aviões Rafale, SU, F-5BR, A-1BR, não teriam meios ECM para despistar os misseis inimigos.
Com tudo isso q colocou, qual a solução? Sentar e chorar e perder todos nossos meios ancorados no cais e nas bases aéreas, é esta a solução, precisamos de uma solução e não de uma contestação.

De sua opinião, não o q faria a Russia ou a China.
O q deveriamos fazer?

Falando sério, Vulcano!!

Na minha visão, a melhor tática numa situação de conflito contra uma potência como os EUA, seria a dispersão de meios militares (aviões, tropas, submarinos, etc) seguidas de ações “ataca e recua”.

Seria uma estratégia parecida com a Sueca para enfrentar a antiga URSS (guardada as devidas proporções), com a vantagem do tamanho continental do Brasil.

Dá para ganhar a guerra? Penso que não! No caso Sueco eles retardariam ao máximo o sucesso dos russos até que a polícia do mundo tomasse parte da briga. Mas no nosso caso, quem iria nos ajudar numa peleja com os yanques??

Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#36 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Fev 28, 2007 8:34 pm

Nessa questão do VLS com ogiva nuclear, dai não teriamos somente os USA contra nós e sim toda a OTAN, ai sim estariamos Fu...... ao quadrado, numa dessa vai os americanos mandam q disparemos o trem, conhecendo a qualidade do bicho, um grande perigo dele explodir em nossas cabeças. :lol: :cry: :cry: :lol:

Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#37 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Fev 28, 2007 8:41 pm

Carcara

Veja a minha ideia sobre a disperção de bases e meios aéreos para um eventual conflito de grandes proporções.

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=8769

amx2000
Avançado
Avançado

Re: Simulação estratégica!

#38 Mensagem por amx2000 » Qua Fev 28, 2007 9:42 pm

Carlos Vulcano escreveu:Aproveitando o topico do Metal_77....

Sabendo q temos (sonha pobre) FAB: 36 Rafales, 24 Mirages, 72 F-5BR, 60 AMX, 8 Su-32, 100 ALX, 40 Xavantes, 80 Tucanos, 10 R99a, 6 R99b, 36 hercules, 8 KC-137, 8 P3, 80 helicopteros os q estão temos hoje. E que todo este mateial, 95% estão operacionais.

MB: 12 AF-1BR, 12 Rafales, 70 helicopteros, 5 Subs, 1 PA e 16 escoltas.
E em nossos estoques misseis BVR, (+ de 38 claro!) :D , misseis anti-navio, tipo Exocet, e até 16 Moskit q vieram junto com SU-32, bombas guiadas.

Qual seria a estrategia dos colegas do DB, em um inevitavel confronto com os USA, sabendo que foi enviado 2 PA, (110 caças) e cerca de 20 escoltas e navios de apoio, e que a frota esta posicionada a 500 km do litoral brasileiro, e se movimentando paralelamente a nossa costa. Esperando a ordem para lancar seus Tomahawks a qq momento contra SP, RJ, RG, PR, e outros pontos estrategicos brasileiros.

Dêem suas opiniões!!!

Perdoem se viajei, sou civil, e entendo pouco de guerras, mais sou apreciador das FAs e taticas de guerra.

Olha eu acho que o pessoal aqui ta muito pessimista,se levarmos em consideracao apenas o teatro apresentado acima a coisa nao esta tao ruin assim,so dois porta avioes contra uma frota aerea destas:48 Rafales,24 Mirages,72 f-5BR,,60AMX,8SU-32 e ainda apoiados por 10 R99a, 6 R99b, 36 hercules, 8 KC-137, 8 P3, 80 helicopteros os q estão temos hoje. E que todo este mateial, 95% estão operacionais.nao esta nada mal par o Brasil e digo mais acho que o Brasil da uma sova nestes dois P.A.

Ue sao 144 avioes de superioridade aerea mais 68 de ataque por que entao esta forca tarefa Americana teria tanta facilidade assim?

Os Rafale dao uma sova nos Honerts,os Mirages dependendo da versao tambem dao um caldo os F5br idem, e ainda se tem a vantagem de se estar lutando em casa com a torcida a favor :twisted:

Abracos

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#39 Mensagem por Wolfgang » Qua Fev 28, 2007 9:47 pm

amx2000 escreveu:

Sabendo q temos (sonha pobre) FAB: 36 Rafales, 24 Mirages, 72 F-5BR, 60 AMX, 8 Su-32, 100 ALX, 40 Xavantes, 80 Tucanos, 10 R99a, 6 R99b, 36 hercules, 8 KC-137, 8 P3, 80 helicopteros os q estão temos hoje. E que todo este mateial, 95% estão operacionais.

E em nossos estoques misseis BVR, (+ de 38 claro!) :D , misseis anti-navio, tipo Exocet, e até 16 Moskit q vieram junto com SU-32, bombas guiadas.

Qual seria a estrategia dos colegas do DB, em um inevitavel confronto com os USA, sabendo que foi enviado 2 PA, (110 caças) e cerca de 20 escoltas e navios de apoio, e que a frota esta posicionada a 500 km do litoral brasileiro, e se movimentando paralelamente a nossa costa. Esperando a ordem para lancar seus Tomahawks a qq momento contra SP, RJ, RG, PR, e outros pontos estrategicos brasileiros.

Dêem suas opiniões!!!

Perdoem se viajei, sou civil, e entendo pouco de guerras, mais sou apreciador das FAs e taticas de guerra.

Olha eu acho que o pessoal aqui ta muito pessimista,se levarmos em consideracao apenas o teatro apresentado acima a coisa nao esta tao ruin assim,so dois porta avioes contra uma frota aerea destas:48 Rafales,24 Mirages,72 f-5BR,,60AMX,8SU-32 e ainda apoiados por 10 R99a, 6 R99b, 36 hercules, 8 KC-137, 8 P3, 80 helicopteros os q estão temos hoje. E que todo este mateial, 95% estão operacionais.nao esta nada mal par o Brasil e digo mais acho que o Brasil da uma sova nestes dois P.A.

Ue sao 144 avioes de superioridade aerea mais 68 de ataque por que entao esta forca tarefa Americana teria tanta facilidade assim?

Os Rafale dao uma sova nos Honerts,os Mirages dependendo da versao tambem dao um caldo os F5br idem, e ainda se tem a vantagem de se estar lutando em casa com a torcida a favor :twisted:

Abracos

Pô, é só dar um 3oitão para cada torcedor do curintia que nem a OTAN dá conta.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#40 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 28, 2007 9:53 pm

amx2000 escreveu:

Dêem suas opiniões!!!

Abracos

O problema é que nunca viria dois PAs americanos, mas sim uns cinco ou seis. Os EUA usaram dois PAs em 1983 para invadir uma ilhota chamada Grenada, que deve ser menor que São Paulo... a mesma coisa no Panamá.

E acho complicado dizer "os Rafale dão uma sova nos Hornets", sendo que a USN hoje é composta por Hornets MLU e Super Hornets (com AESA e o escambau)... ganharia tem tivesse o melhor treinamento, e sabemos quem tem o melhor treinamento...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#41 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Fev 28, 2007 10:00 pm

Vamos pessoal, vamos viajar....

Supunhetemos que somos todos membros do Ministério da Defesa, e compomos o Estado Maior das Forças Armadas, e precisamos nós comandantes, Generais, Almirantes e Brigadeiros, decidir o q faremos estamos prontos 95% de nosso meios disponiveis, uma farta gama de armamentos e munições adquiridas no periodo que antecedeu o envio da frota americana para o Atlantico Sul.
Mensagem do Sr. Presidente

Senhores, necessitamos de opções para fazermos frente a esta nova empreitada q esta diante de nós e cabe aos senhores defender a nossa nação, de um inescrupuloso invasor, que por todas as maneiras tenta conquistar o mundo, mais é a nossa obrigação fazermos o possivel para q isso não aconteça, eu lhes desejo sorte e q Deus nos ajude!!
Obrigado

PRFB
Presidente da Republica Fedrativa do Brasil!!

Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#42 Mensagem por Carlos Vulcano » Qua Fev 28, 2007 10:05 pm

Bolovo
Concordo com vc, mais entenda esses PAs, viriam aos pouco, e não todos de uma só vez, pois eles nunca esperam serem atacados, veja os exemplos no Iraque, Iugoslavia.
E não esperariamos chegar toda a US Navy, atacariamos o q ja estivesse aqui.
Depois seria outros 500!! :wink:

Bolovo
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 28, 2007 10:16 pm

Carlos Vulcano escreveu:Bolovo
Concordo com vc, mais entenda esses PAs, viriam aos pouco, e não todos de uma só vez, pois eles nunca esperam serem atacados, veja os exemplos no Iraque, Iugoslavia.
E não esperariamos chegar toda a US Navy, atacariamos o q ja estivesse aqui.
Depois seria outros 500!! :wink:

Na esperavam ser atacados porque sabiam que não seriam atacados. Você acha que os EUA (a.k.a "Deuses da Guerra") não tem sequer um serviço de inteligencia suficiente para prever isso?! Até nós sabemos que o Brasil hoje nem se quer tem Exocet na FAB, imagine eles. Uma das regras básicas da guerra é NUNCA, JAMAIS subestimar seu inimigo.

Mas se fosse o caso, faria uma tática mais ou menos como a que a Suécia faria caso fosse invadida pela URSS. Eles sabem que a URSS é muito maior e muito mais poderosa que eles, portanto, sabiam que toda a região de indústria, bases aéreas, meios logísticos e tal, seriam destruídos pelos soviéticos. A tática é se espalhar pelo país todo, guardando caças nas estradas, tanques em florestas, soldados fazendo ações de guerrilha e tal para poder atrasar o fim da guerra e talvez, na melhor das hipóteses, assinar um cessar-fogo.

Carlos Mathias

#44 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 28, 2007 10:20 pm

Eu usaria armas russas, pois foram criadas pensando nos EUA. Torpedos com ogivas nucleares de 300kt e mísseis anti-navio BRAHMOS/YAKHONT/ONYX com ogivas de 500kt. BAsta um detonar no meio desses grupos aí, acaba tudo. E detalhe, é uso tático e não estratégico, como eles mesmos dizem ser válido para destruir o programa nuclear iraniano.

Agora, essas previsões de que nada passa pelos Chuck carriers, AEGIS Egypt e etc, cuidado hein! No Líbano uma corveta stealth-super-Chuck levou fumo no lombo e voltou rebocada prá casa. E quem atirou foram uns guerrilheiros mulambentos... :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 28, 2007 10:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Agora, essas previsões de que nada passa pelos Chuck carriers, AEGIS Egypt e etc, cuidado hein! No Líbano uma corveta stealth-super-Chuck levou fumo no lombo e voltou rebocada prá casa. E quem atirou foram uns guerrilheiros mulambentos... :lol:

Claro que nada é invencível... porém a balança pende pro lado deles nessa hora, melhor tecnologia, melhor treinamento, isso muda muita coisa. Mesmo que você consiga fazer o maior estrago que conseguir (vamos supor, afundar um PA e algumas escoltas), eles tem mais dez desses, e dessa vez a porrada que tomaríamos seria assustadoramente mais forte...

Responder