BVR na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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hayes
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#31 Mensagem por hayes » Sex Mar 02, 2007 6:03 pm

Sr. Mathias, antes de mais nada, relendo meu post, penso que fui indevidamente grosseiro com o sr. e gostaria de me retratar.

Carlos Mathias escreveu:Olha, realmente eu nunca li livros sobre furtividade com parece o sr ter lido, mas, não sou tão alienado a ponto de não conseguir reparar nas formas quadradas sim senhor dos F-35 e F-22. Podem não ser multifacetadas como o F-117, mas são sim quadradas.

Sobre sua resposta, não existe nada de "quadrado" no design do F-22, por exemplo. O que existe é "alinhamento de superfícies".

Sobre os Eurocanards e o Flanker, não disse que o caça russo não possa ter seu RCS reduzido substancialmente, mas sim que, utilizadas todas as técnicas possíveis em ambos os caças, os Eurocanards ainda levarão vantagem no quesito RCS, uma vantagem proporcionalmente maior, visto que além de tudo o Flanker é um caça de maior porte.


Respeitosamente,




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midnight
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#32 Mensagem por midnight » Sex Mar 02, 2007 10:10 pm

Bolovo escreveu:O Flanker é feito de LEGO, seus bobos! :evil: :mrgreen:


E o Gripen é um aviãozinho da playmobil!!!! [018]




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Degan
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#33 Mensagem por Degan » Seg Mar 05, 2007 12:49 pm

Defimitivamente la familia de los Sujhoi y Mig-29 tienen porcentajes relevantes de materiales compuestos en su estructura.
Estos aviones, junto con los AV-8B, F16, F14, F18, YF23, F22, JSF, UCAV, Harrier GR7, Gripen JAS39, Mirage 2000, Rafael, Eurofighter, Lavi y EADS Mako aparecen como poseedores de estos materiales.
Lamentablemente el link que entrego solo aporta datos de los eurocanards y del F-18:
EFA 40% de la estructura
Rafale 26%
Gripen 25%
F-18C 10%
F-18E 19%

http://engineers.ihs.com/NR/rdonlyres/A ... /0/444.pdf

Muy interesante eso de que los rusos alcanzaron niveles similares de tecnología del programa HAVE GLASS (del F-16), para ser aplicada al Su-35...y que disminuiría su RCS en....un orden de magnitud.... :shock:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#34 Mensagem por chm0d » Seg Mar 05, 2007 1:05 pm

midnight escreveu:
Bolovo escreveu:O Flanker é feito de LEGO, seus bobos! :evil: :mrgreen:


E o Gripen é um aviãozinho da playmobil!!!! [018]


[018] [018] [018] [018]




Carlos Mathias

#35 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 05, 2007 3:17 pm

Sr. Mathias, antes de mais nada, relendo meu post, penso que fui indevidamente grosseiro com o sr. e gostaria de me retratar.

Carlos Mathias escreveu:
Olha, realmente eu nunca li livros sobre furtividade com parece o sr ter lido, mas, não sou tão alienado a ponto de não conseguir reparar nas formas quadradas sim senhor dos F-35 e F-22. Podem não ser multifacetadas como o F-117, mas são sim quadradas.

Sobre sua resposta, não existe nada de "quadrado" no design do F-22, por exemplo. O que existe é "alinhamento de superfícies".

Sobre os Eurocanards e o Flanker, não disse que o caça russo não possa ter seu RCS reduzido substancialmente, mas sim que, utilizadas todas as técnicas possíveis em ambos os caças, os Eurocanards ainda levarão vantagem no quesito RCS, uma vantagem proporcionalmente maior, visto que além de tudo o Flanker é um caça de maior porte.



Hayes, antes de mais nada, quero dizer que seu comportamento aqui é digno de todos os leogios, digno mesmo de servir como parâmetro nos nossos debates. Isto posto, considero que não houve verdadeiramente grosseria, pois sei que não é do seu feitio.

"Quadrado" que eu digo é de uma maneira geral, as formas mais quadradas que os caças de geração anteriror.

Su-35BM. Concordo plenamente com você, um SU-35 dificilmente chegará a ter um RCS como o Rafale e EF, mas pode ser sim muito reduzido, chegando nos tais 1m2. Os russos estão tirando o atraso, se podemos falar assim.




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#36 Mensagem por Sintra » Seg Mar 05, 2007 3:21 pm

Que eu saiba os primeiros caças Russos a entrar ao serviço com uma percentagem minima de materiais compositos não metálicos vão ser estes: http://en.rian.ru/analysis/20070223/61154444.html
Na marinha Indiana.
Creio mesmo que ainda não existe nenhum outro avião de combate Russo com este tipo de materiais na sua construção, em serviço, mas admito que ando a tentar encontrar alguma coisa acerca dos batches mais recentes dos SU30 MKI construidos na India, do J11B Chinês (encontrar o que quer que seja sobre este avião é pior que arrancar dentes :evil: ) ou ainda sobre aqueles dois "narizes de pato" que foram entregues à Força Aérea Russa à uns dias. Pode ser que apareça alguma coisa nova.
Entretanto encontrei um local a afirmar que de facto aqueles paineis trocados no "upgrade" do SU35BM são materiais compósitos, fiquei surpreendido com a origem, o site da USAF :shock:
Pode ser que o artigo que criou este tópico não esteja tão "off the mark" como eu supunha.

Abraços :wink:




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#37 Mensagem por Sintra » Seg Mar 05, 2007 3:23 pm

Carlos Mathias escreveu:
Sr. Mathias, antes de mais nada, relendo meu post, penso que fui indevidamente grosseiro com o sr. e gostaria de me retratar.

Carlos Mathias escreveu:
Olha, realmente eu nunca li livros sobre furtividade com parece o sr ter lido, mas, não sou tão alienado a ponto de não conseguir reparar nas formas quadradas sim senhor dos F-35 e F-22. Podem não ser multifacetadas como o F-117, mas são sim quadradas.

Sobre sua resposta, não existe nada de "quadrado" no design do F-22, por exemplo. O que existe é "alinhamento de superfícies".

Sobre os Eurocanards e o Flanker, não disse que o caça russo não possa ter seu RCS reduzido substancialmente, mas sim que, utilizadas todas as técnicas possíveis em ambos os caças, os Eurocanards ainda levarão vantagem no quesito RCS, uma vantagem proporcionalmente maior, visto que além de tudo o Flanker é um caça de maior porte.



Hayes, antes de mais nada, quero dizer que seu comportamento aqui é digno de todos os leogios, digno mesmo de servir como parâmetro nos nossos debates. Isto posto, considero que não houve verdadeiramente grosseria, pois sei que não é do seu feitio.

"Quadrado" que eu digo é de uma maneira geral, as formas mais quadradas que os caças de geração anteriror.

Su-35BM. Concordo plenamente com você, um SU-35 dificilmente chegará a ter um RCS como o Rafale e EF, mas pode ser sim muito reduzido, chegando nos tais 1m2. Os russos estão tirando o atraso, se podemos falar assim.


X2 em tudo :wink:




hayes
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#38 Mensagem por hayes » Seg Mar 05, 2007 7:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Hayes, antes de mais nada, quero dizer que seu comportamento aqui é digno de todos os leogios, digno mesmo de servir como parâmetro nos nossos debates. Isto posto, considero que não houve verdadeiramente grosseria, pois sei que não é do seu feitio.

"Quadrado" que eu digo é de uma maneira geral, as formas mais quadradas que os caças de geração anteriror.

Su-35BM. Concordo plenamente com você, um SU-35 dificilmente chegará a ter um RCS como o Rafale e EF, mas pode ser sim muito reduzido, chegando nos tais 1m2. Os russos estão tirando o atraso, se podemos falar assim.

Sr. Mathias,


Agradeço-lhe os elogios. São todos recíprocos.

Sobre o tema central, era disto que eu falava: o caça russo ainda manterá uma diferença significativa de RCS para os DeltaCanards europeus.

Acho que enfim concordamos.




Jacobs
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#39 Mensagem por Jacobs » Seg Mar 05, 2007 9:07 pm

Maybe uma simples alteração do formato da entrada de ar dos Su-27 original possa reduzir o RCS, algo parecido com o que a Boeing fez nos Super Hornet, implementando um bocal trapezoidal, mais parecido com o do F-22/F-35...

Fuçando no SdA (nos topicos sobre guerra furtiva) achei o desenho de um estudo americano para diminuir o RCS do F-15 Strike Eagle. e basicamente o que eles fizeram foi afilar o nariz, mudar as entradas de ar do motor para um formato parecido com a do Super Hornet, e retirar a empenagem vertical...




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Luís Henrique
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#40 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 05, 2007 10:59 pm

Hayes o quer importa eh a ordem do RCS.

Um caça de 3 geração tem RCS grande.

So fazendo uma comparação, um F-16 tem 3m de RCS e um Su-30 tem 10m de RCS. Mas mesmo assim a vantagem eh do Flanker ja que ambos tem RCS grande e o Flanker tem sensores mais potentes para detecção.

O que acontece nos caças de 4 geração é que eles são discretos mas não furtivos, mantendo RCS superiores a 0,1 e inferiores a 1m.
Desta forma o Su-35BM sendo grande, terá um RCS superior, mas a diferença é mínima e não muito importante.
O EF terá um RCS de cerca de 0,5m e o Su-35BM cerca de 1m.
Pode ser até o dobro mas não representa grande diferença.

Outra coisa, a tecnologia influencia muito também. O Su-47 Berkut é ainda MAIOR que o Flanker e tem RCS de cerca de 0,3m.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Carlos Lima
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#41 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 05, 2007 11:03 pm

Só um detalhe...

é que por enquanto mísseis, pods, e tanques de combustível não ajudam em nada o comprimento do RCS... sendo assim, na hora do combate propriamente dito, hoje em dia só o F-22 e no futuro o F-35 possuem RCS baixo em "combate".

O resto... é tudo grande mesmo!

Sei que pelo menos para o Eurofighter e o Gripen existe a idéia de se desenvolver cabides de armas "discretos", mas nada de concreto até hoje.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#42 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 05, 2007 11:11 pm

Jacobs, esse trabalho de redução no RCS já foi feito no SU-35BM. Algumas fontes dizem que o avião ficou com um RCS de 1m2, igual ao B-1B. Outras fontes dizem que é menor, algo como 0,5m2. Mas, mesmo que sejam os modestos 1m2, isso num caça pesado e super armado é algo excelente. Talvez seja menos que um F-5M, que fez o que fez na CRUZEX sem ser visto pelos E-3 franceses. Seria o caça de menor RCS da AL, além do mais poderoso, de longe.

Já li num fórum umas notas dando conta de que a tecnologia de plasma é operacional e consegue resultados ótimos. Pelo que eu entendi, é necessário apenas uma pequena quantidade do plasma para conseguir resultados muito bons e este seria/é misturado ao fluxo de ar ao redor da fuselagem. É claro que deve sofrer com as mudanças de atitude do avião durante o vôo, pois o fluxo de plasma/ar pode deixar o avião exposto e etc. Mas mesmo assim, seria uma reviravolta, pois mantendo um desenho tradicional teria-se um RCS de 5ºG, sem nenhuma penalidade aerodinâmica. Com uma vantagem, o plasma absorve a energia radar de qualquer direção.

É uma solução tipicamente russa, esperam e criam algo barato para neutralizar uma arma caríssima americana. Vide TOPOL-M X escudo anti-míseis, M-1A1XYZ X Kornet & cia, e por aí vai. Depois os americanos investem bilhões e criam o super F-22plus, com rcs de 0,00000000000001 m2. É assim mesmo, eles(EUA) estão sempre na frente, mas a Rússia sempre dá um jeito de melar a brincadeira.

Eu outro dia li uma coisa interessante que nunca tinha parado prá pensar. Os russos por falta de um vetor/arma eficiente o bastante, nunca derrubaram um SR-71, mas sempre os acompanhavam em seus radares, fora o U-2, que já era bem furtivo. Os SR-71 eram confrontados com MIG-25 vetorados por terra, que os obrigavam a desviar suas rotas. Isso tudo relativamente a aeronaves muito furtivas, mais que muitas das atuais ditas furtivas.

Eu sinceramente não partilho dos temores dos colegas em relação ao futuro do SU-35BM. Os motores são os mesmos do PAK, ou melhores, conforme for evoluindo, e lembrando que as AL-31 cabem no mesmo lugar e vice-versa, ou seja, não falta motor. O radar é o mesmo, os aviônicos idem e etc. A estrutura é mais que conhecida e eficiente, e foi melhorada. Não consigo ver a KNAAPO falida, basta ver a quantidade de encomendas dela. Então, se podemos ter um caça tão bom ou melhor em alguns aspectos que os eurocanards pela metade do preço, com umas tecnologias e caixa preta aberta, acho que seria a hora sim de largarmos o apego a paradigmas da guerra fria. A indústria aeronáutica russa vem melhorando muito nos últimos tempos, veja que a MIG garante um mínimo de 75% de prontidão para seus MIG-35 sob quaisquer condições. Porque a KNAAPO não poderia fazer o mesmo, sendo até mais forte hoje que a RAC-MIG?

Acho que se pode argumentar que o Rafale é mais novo em termos de projeto(mas, não mais eficiente), mais ao nosso estilo ocidental, mais bonito(eu discordo), mais qualquer coisa. Mas apelar prá essa coisa de "URSS", vermelhos e quetales... Ambos são ótimas aeronaves e colocariam a FAB num patamar em que ela jamais esteve.




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