F-22A fazendo as manobras Kulbit & Cobra...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#31 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 02, 2007 11:06 pm

O sargento quer uma bicicleta, e das pequenas. Mas como não é o sargento que vai estar lá em cima, com o brioco dele na mira do outro cara...

Patton
Sênior
Sênior

#32 Mensagem por Patton » Sáb Fev 03, 2007 7:21 am

O que pessoas nao entendem e' que o F-22 ainda seria o melhor caca do mundo se nao fosse stealth. Muitas pessoas acreditavam que o F-22 fazia trocas, tipo steath = menos agilidade ect. Mas estes videos mostram que o F-22 e' capaz de fazer qual quer manobra so Sukhois fazem com execao aqueles com 3D TVC que apenas o Mig-35 e Su-37 uitilizam/avam. A diferenca entre o F-22 e os cacas Russos e' que o F-22 ainda esta realmente VOANDO e nao esta caindo para o chao depios a manobra. Todo mundo conhece esse acondecimento:

Imagem

Acredito que esse cara estava fazendo essas manobras e perdeu controle do aeronave. ISSO e' a razao que a manobra nao e' praticavel em combate. O piloto nao pode entrar numa cobra com muito velocidade ou ele vai rasgar o aviao em pecas peqenas. Se ele esta fazendo isso em baixa velocidade ele e' um alvo facil, sendo que ele nao estara' mais em controle do aviao dele. Pilotos de caca sempre falam "Speed is Life" ou "Velocidade e' a Vida." Por esse mesma razao eu odeio o F-18E mesmo que pode manobrar melhor do que qual quer outro caca na inventoria Americana fora do F-22. Os motores dele sao fracos demais e deixam o aviao devegar no Dog Fight. Se consegem boltar motores do tipo F-119 nesse Super Bug, como tem no F-22A ai a coisa munda.

Velocidade e o "Thrust-to-weight-ratio" na minha opiniao e' mais importante, e o F-22 e' muito melhor do que o Sukhoi neste sentido, ate' mesmo o F-15 tem uma vantagem aqui. Os EUA experimentaram com TVC ha' 10-15 anos atras com a programa Alemao-Americano X-31:

Imagem

Esse em cima esta com 3D TVC.

Videos dele:
http://www.youtube.com/watch?v=bNwZsVo7waI&mode=related&search=

Esse manobra chamado "Moongoose"

http://www.youtube.com/watch?v=GhonVYFIiP0

Ate mesmo experimentarem com o F-15 ACTIVE e F-16XL:

Imagem Imagem

A USAF considerou a possibilidade de atualizar a sua frota de F-15s e F-16s para as padroes em cima, eu ate tenho fotos desse mesmo F-15 ACTIVE com motores F-119 como tem no F-22 hoje. Mas o dineiro para atualizar a frota foi divertido para novas cacas como o Raptor e agora F-35. Os russos sem dineiro para novos avioes apenas ficarem com as mesmas avioes que tem e boltarem TVCs neles.

Resumindo, manobras tipo o cobra ou Kulbit sao bointas para ver nas mostras, mas nao vale em combate. Um missiel tipo um AIM-9X ou AMRAAM vai sempre manobrar melhor do que qual quer aviao com ou sem TVC. TVC nao foi incorporado nas F-18Es ou F-35s por que nao vale em termos de custo-beneficio (pelo menos a USAF/USN acham isso) quando os mesmos resultados desejaveis podem ser atingidos com sistemas tipo JHMCS e AIM-9X, sem um aviao mais caro e mais pesado. Por isso eu duvido muito que vao boltar 3D TVC no EF-2000.

Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
foxbat
Novato
Novato

#33 Mensagem por foxbat » Sáb Fev 03, 2007 8:02 am

Amigo esse Su 30 nao possui TVC

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#34 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 03, 2007 10:09 am

Pois para mim o TVC é perfeitamente válido em combate, pois:

:arrow: Permite decolar em pistas mais curtas e/ou com mais carga.

:arrow: Mantém o controle da aeronave em baixas velocidades.

E lembro daquela manobra que os M3 faziam contra os Matusas Franceses, um pitch súbito que atrapalhava os cálculos do processador do RDI, que entrava em reset: nesse ínterim, o M3 manobrava e 'abatia' o Matusa. Aliás, essa manobra ao ser descrita na RFA está longe de ser invenção brazuca, é Francesa, li sua descrição num daqueles livrinhos inesquecíveis do Bill Gunston nos anos 80, mencionando exercícios da RAF contra a AdlA. A resolução do problema da falta de energia após o pitch, que deixa o caça sem velocidade/manobrabilidade para reagir a um segundo ataque, é que talvez seja mérito de nossos pilotos (eu disse TALVEZ!).

Mas imaginem essa mesma manobra executada hoje por um caça com TVC, uma Cobra, por exemplo: ao detectar um AMRAAM/Derby/R77/MICA chegando, uma Cobra, pelo mesmo conceito acima descrito, poderá perfeitamente resetar o processador do radar do míssil, fazendo-o perder o homing por tempo suficiente para dar uma chance de fuga ao piloto. Lembro que na RFA falava-se em uma 'cegueira' de uns três segundos, e isso é uma eternidade num combate aéreo: de BVR possivelmente/provavelmente se entraria em WVR, e aí a vantagem seria do melhor piloto/caça/míssil.

Carlos Mathias

#35 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 03, 2007 10:17 am

Patton, aquele SU-30 caiu por ingestão de pássaro, não tem nada a ver com o assunto em questão. Se você aguardar, muito provavelmente alguém vai começar a postar imagens do seu F-22 caindo, várias, e sem pássaro no motor.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#36 Mensagem por Skyway » Sáb Fev 03, 2007 11:05 am

Eu já afirmei aqui a um tempo atras e vocês podem comprovar agora que tem videos da aeronave no Youtube, até hoje eu não vi nenhuma aeronave realizar as manobras que esse projeto X-31 realizava. Não existe! Com esse projeto se chegou no máximo de manobrabilidade que uma aeronave convencional pode ter.

Logo, ao meu ver, se a manobrabilidade fosse a coisa mais importante, hoje a USAF estaria voando descendentes do X-31, e não F-22 que é muito inferior a ele nesse quesito.

Ao meu ver.

AD ASTRA PER ASPERA
Tu160bomber
Sênior
Sênior
Agradeceu: 331 vezes

#37 Mensagem por Tu160bomber » Sáb Fev 03, 2007 11:21 am

Tu160bomber
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por Tu160bomber » Sáb Fev 03, 2007 11:25 am

Editado pela última vez por Tu160bomber em Sáb Fev 03, 2007 11:35 am, em um total de 3 vezes.
otaolive
Intermediário
Intermediário

#39 Mensagem por otaolive » Sáb Fev 03, 2007 11:36 am

Esse post é pra alguns EDIT MOD que acham que só aviões russos caem...

1) O caça stealth de zilhões de dólares.

Imagem

2) A "eficiente" equipe de demonstração aérea da poderosa força aérea yankee

Imagem

3)O poderoso F-15

Imagem

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#40 Mensagem por zela » Sáb Fev 03, 2007 11:46 am

Pronto agora começou... :roll: :roll:

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#41 Mensagem por chm0d » Sáb Fev 03, 2007 1:55 pm

zela escreveu:Pronto agora começou... :roll: :roll:

É, começou e nos sabemos por quem!! :D

Tu160bomber
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Tu160bomber » Sáb Fev 03, 2007 2:06 pm

:lol: :lol: :twisted:

Editado pela última vez por Tu160bomber em Sáb Fev 03, 2007 2:39 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#43 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 03, 2007 2:08 pm

Que qué isso camarada?! Vira esse palavrão prá lá!

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#44 Mensagem por Sideshow » Sáb Fev 03, 2007 2:08 pm

tulio escreveu:Pois para mim o TVC é perfeitamente válido em combate, pois:

:arrow: Permite decolar em pistas mais curtas e/ou com mais carga.

:arrow: Mantém o controle da aeronave em baixas velocidades.

E lembro daquela manobra que os M3 faziam contra os Matusas Franceses, um pitch súbito que atrapalhava os cálculos do processador do RDI, que entrava em reset: nesse ínterim, o M3 manobrava e 'abatia' o Matusa. Aliás, essa manobra ao ser descrita na RFA está longe de ser invenção brazuca, é Francesa, li sua descrição num daqueles livrinhos inesquecíveis do Bill Gunston nos anos 80, mencionando exercícios da RAF contra a AdlA. A resolução do problema da falta de energia após o pitch, que deixa o caça sem velocidade/manobrabilidade para reagir a um segundo ataque, é que talvez seja mérito de nossos pilotos (eu disse TALVEZ!).

Mas imaginem essa mesma manobra executada hoje por um caça com TVC, uma Cobra, por exemplo: ao detectar um AMRAAM/Derby/R77/MICA chegando, uma Cobra, pelo mesmo conceito acima descrito, poderá perfeitamente resetar o processador do radar do míssil, fazendo-o perder o homing por tempo suficiente para dar uma chance de fuga ao piloto. Lembro que na RFA falava-se em uma 'cegueira' de uns três segundos, e isso é uma eternidade num combate aéreo: de BVR possivelmente/provavelmente se entraria em WVR, e aí a vantagem seria do melhor piloto/caça/míssil.

Qual a vantagem da Cobra contra um A-Darter?

Carlos Mathias

#45 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 03, 2007 2:17 pm

Nenhuma, é por isso que o F-22, o todo-poderoso, faz e tem TVC; e planejam para o Gripen, se der :wink:.

Cara, se der uma possibilidade 10% maior de escapar de um míssil, então vale à pena. Sempre lembrando que nenhum míssil tem 100% de acertos em combate real, nenhum. Daí coloca-se flares, chaffs, e TVCs. Além do que, TVC não serve apenas prá fazer Cobras, que aliás é um demonstração de excelente manobrabilidade e eficiência técnica, coisa que apenas dois países no mundo tem, só dois.

Responder