Pra vc, qual seria a configuracao ideal pra nossa FA?????

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Batt
Intermediário
Intermediário

FA possível

#31 Mensagem por Batt » Ter Fev 27, 2007 5:01 pm

Acredito que em uma versão mais realística eu optaria por:

50 Rafales monopostos e 10 Rafales bipostos de treinamento a serem divididos entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz, Rio Branco, Manaus e Natal.
24 SU 30 MK em Anápolis.
100 ALX.
10 R99.
12 Rafale M para a Marinha.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: FA possível

#32 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 27, 2007 5:20 pm

Rodrigo Battiston escreveu:Acredito que em uma versão mais realística eu optaria por:

50 Rafales monopostos e 10 Rafales bipostos de treinamento a serem divididos entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz, Rio Branco, Manaus e Natal.
24 SU 30 MK em Anápolis.
100 ALX.
10 R99.

Bem vindo, Rodrigo! :wink:

Por qual motivo você colocaria duas aeronaves tão semelhantes (Rafale e Flanker) para fazer o mesmo?! Alias, a FAB deseja só UM vetor! Concordo com o número de bases, mas eu trocaria elas, seria Santa Maria, Santa Cruz, Anapolis, Boa Vista e Porto Velho. A região de Natal é a mais segura do país, alguns caças LIFT já seguram a onda.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

Re: FA possível

#33 Mensagem por chm0d » Ter Fev 27, 2007 5:20 pm

Rodrigo Battiston escreveu:Acredito que em uma versão mais realística eu optaria por:

24 SU 30 MK em Anápolis.
100 ALX.
10 R99.

Porque Rafales e Sukhois? não entendi! hehehe

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#34 Mensagem por Wolfgang » Ter Fev 27, 2007 5:26 pm

Só uma curiosidade: porque não há bases aéreas com caças em São Paulo? O Rio é próximo da cidade de São Paulo (360km), mas e o norte do Estado? Tendo em vista que o GDA, a princípio, está restrito à região do Planalto Central (e que seria muito imprudente, em caso de conflito, desguarnecer a capital de caças).

Bolovo
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 27, 2007 5:31 pm

Wolfgang escreveu:Só uma curiosidade: porque não há bases aéreas com caças em São Paulo? O Rio é próximo da cidade de São Paulo (360km), mas e o norte do Estado? Tendo em vista que o GDA, a princípio, está restrito à região do Planalto Central (e que seria muito imprudente, em caso de conflito, desguarnecer a capital de caças).

Pela geografia do local, a região do Rio de Janeiro e São Paulo só poderia ser atacada por bombardeiros da OTAN ou Rússia, ou por submarinos e porta-aviões a partir da costa brasileira.

Em caso de conflito, demora MUITO tempo para ter o deslocamento das tropas inimigas para perto de você, ou seja, isso dá tempo para você se preparar, daí a FAB poderia colocar os caças em qualquer um dos milhares de aeroportos que tem na região.

E o norte de São Paulo não tem nenhuma ameaça em potencial... Bolívia? Paraguai? [003] Qualquer engraçadinho que aparaça pelo Norte pode ser interceptado pelos Mirages de Anapólis.

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#36 Mensagem por Wolfgang » Ter Fev 27, 2007 5:52 pm

Bolovo escreveu:
Wolfgang escreveu:Só uma curiosidade: porque não há bases aéreas com caças em São Paulo? O Rio é próximo da cidade de São Paulo (360km), mas e o norte do Estado? Tendo em vista que o GDA, a princípio, está restrito à região do Planalto Central (e que seria muito imprudente, em caso de conflito, desguarnecer a capital de caças).

Pela geografia do local, a região do Rio de Janeiro e São Paulo só poderia ser atacada por bombardeiros da OTAN ou Rússia, ou por submarinos e porta-aviões a partir da costa brasileira.

Em caso de conflito, demora MUITO tempo para ter o deslocamento das tropas inimigas para perto de você, ou seja, isso dá tempo para você se preparar, daí a FAB poderia colocar os caças em qualquer um dos milhares de aeroportos que tem na região.

E o norte de São Paulo não tem nenhuma ameaça em potencial... Bolívia? Paraguai? [003] Qualquer engraçadinho que aparaça pelo Norte pode ser interceptado pelos Mirages de Anapólis.

Valeu Bolovo!

Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#37 Mensagem por Carlos Vulcano » Ter Fev 27, 2007 7:31 pm

Eu serei mais modesto, montaria uma força de defesa, mais com boa capacidade de ataque.

72 F-5BR
36 Rafale
24 Mirage
60 Amx
8 SU-34

Todos modernizados e muito bem servidos em armamentos, e distribuidos pelo território brasileiro em (11 bases q em tempo de conflito se tornariam mais 20, RS, SC, RJ, SP, BA, PE, RN, PA, AM, GO, MT) em esquadrilhas de no maximo 12 aviões.
Que conforme a necessidade de maior volume seriam acionadas bases mais proximas tornando estas pequenas esquadrilhas em grandes esquadrões, isto para aviação de caça, o mesmo fazendo para os bombardeiros, só que em menos bases.

Ex: BA, 12 F-5BR
PA, 12 Mirage + 4 SU-34
RN, 12 F-5BR + 12 AMX
PE, 12 F-5BR
AM, 12 Rafale + 12 AMX
AN/GO, 12 Mirage + 12 Rafale
MT, 12 F-5BR + 12 AMX
RG, 12 F-5BR + 12 AMX + 4 SU-34
SC, 12 F-5BR
RJ, 12 Rafale
SP, 12 AMX

Isto para forças principais, sem contar ALX, Xavantes, Tucanitos, Rs99 aviação de transporte, abastecimentoe outras cositas.
Isto mostra pequenas frações, mais em caso de conflito, regiões autonomas, exemplo Nordeste com 36 caças, em podendo receber ajuda do Para, e de Anapolis, para uma eventual ação.
Isto é só o começo de meus estudos, poderão perguntar e como fica a logistica, manutenção, é coisa para uma outra aula.
Entenderam senhores, entendeu chaves, chiquinha e seu madruga :lol: :lol: :lol: :D

Bolovo
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 27, 2007 7:39 pm

Carlos Vulcano escreveu:Eu serei mais modesto, montaria uma força de defesa, mais com boa capacidade de ataque.

72 F-5BR
36 Rafale
24 Mirage
60 Amx
8 SU-34

Todos modernizados e muito bem servidos em armamentos, e distribuidos pelo território brasileiro em (11 bases q em tempo de conflito se tornariam mais 20, RS, SC, RJ, SP, BA, PE, RN, PA, AM, GO, MT) em esquadrilhas de no maximo 12 aviões.
Que conforme a necessidade de maior volume seriam acionadas bases mais proximas tornando estas pequenas esquadrilhas em grandes esquadrões, isto para aviação de caça, o mesmo fazendo para os bombardeiros, só que em menos bases.

Ex: BA, 12 F-5BR
PA, 12 Mirage + 4 SU-34
RN, 12 F-5BR + 12 AMX
PE, 12 F-5BR
AM, 12 Rafale + 12 AMX
AN/GO, 12 Mirage + 12 Rafale
MT, 12 F-5BR + 12 AMX
RG, 12 F-5BR + 12 AMX + 4 SU-34
SC, 12 F-5BR
RJ, 12 Rafale
SP, 12 AMX

Isto para forças principais, sem contar ALX, Xavantes, Tucanitos, Rs99 aviação de transporte, abastecimentoe outras cositas.
Isto mostra pequenas frações, mais em caso de conflito, regiões autonomas, exemplo Nordeste com 36 caças, em podendo receber ajuda do Para, e de Anapolis, para uma eventual ação.
Isto é só o começo de meus estudos, poderão perguntar e como fica a logistica, manutenção, é coisa para uma outra aula.
Entenderam senhores, entendeu chaves, chiquinha e seu madruga :lol: :lol: :lol: :D

Olha, eu acho isso que você propôs impossível para a FAB! Tem muita base muito e muito avião! :mrgreen:

Hoje, o caminho que a FAB (não só a FAB, mas todas as outras FAers do mundo) está seguindo é justamente o contrário! :wink:

Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#39 Mensagem por Carlos Vulcano » Ter Fev 27, 2007 7:57 pm

Bolovo
Mais se formos pensar em seguir a tendencia daqui a alguns dias não teremos mais FAB, enquanto o mundo seguia uma certa tendencia nunca conseguimos acompanhar, sempre ficamos anos luz, de tais forças, agora se elas começam a se comprimir a diminuir, daqui uns dias estaremos como a FAP, do paraguai.
E tudo isso que escrevi, é em caso de um conflito.....
Muita Base e muito avião? O que o pessoal propos ai pra cima é simplesmente faraonico......! Ja temos tais bases, e onde estão os muitos aviões q coloquei?

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#40 Mensagem por Luís Henrique » Ter Fev 27, 2007 8:20 pm

Nossa,,,,, temos algumas saladas completas aqui. :lol:

Com todo respeito, mas tem umas idéias que destroçariam qualquer economia de escala e a logística.

Uma idéia mais realista seria:

99 ALX divididos em várias bases.

16 Impala BR em Natal (lift)

16 M2000 BR em Boa Vista
16 M2000 BR em Porto Velho
16 Rafale em Anápolis
16 Rafale em Santa Maria
16 Rafale em Santa Cruz

e com sorte, também
16 Rafale para a MB, no A-12.

É uma solução poderosa, viável e não muito distante da realidade.
Mas, obviamente, eu tenho que dizer que para mim, isto é pouco.
Eu dobraria tudo isso para 32 aeronaves por base, mas ai ja é querer e não poder, não com esse governo e muito menos com o PSDB.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
amx2000
Avançado
Avançado

#41 Mensagem por amx2000 » Ter Fev 27, 2007 8:31 pm

Luís Henrique escreveu:Nossa,,,,, temos algumas saladas completas aqui. :lol:

Com todo respeito, mas tem umas idéias que destroçariam qualquer economia de escala e a logística.

Uma idéia mais realista seria:

99 ALX divididos em várias bases.

16 Impala BR em Natal (lift)

16 M2000 BR em Boa Vista
16 M2000 BR em Porto Velho
16 Rafale em Anápolis
16 Rafale em Santa Maria
16 Rafale em Santa Cruz

e com sorte, também
16 Rafale para a MB, no A-12.

É uma solução poderosa, viável e não muito distante da realidade.
Mas, obviamente, eu tenho que dizer que para mim, isto é pouco.
Eu dobraria tudo isso para 32 aeronaves por base, mas ai ja é querer e não poder, não com esse governo e muito menos com o PSDB.

E uma das propostas mais realistas que vi ate agora, so nao gostei dos impalas como lift, ta na hora deles pendurarem as chuteiras nao tinham vindo so pra pecas?

Ate+

Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário

#42 Mensagem por Carlos Vulcano » Ter Fev 27, 2007 8:43 pm

Mais no titulo, não se fala realismo, e sim em ideal, então podemos mesclar um pouco de ideal, com um pouco de realismo, sem sermos muito fantasiosos.
Tudo q escrevi, eu disse em caso de vias de um eminente conflito, em tempos de paz tudo isso ficaria diferente, até 40% de todas as aeronaves ficariam estocadas, participando de algum tipo de rodizio.

amx2000
Avançado
Avançado

#43 Mensagem por amx2000 » Qua Fev 28, 2007 12:42 am

Eu entendo, mas a proposta do colega acima e muito proxima do que seria ideal para a FAB,, e tambem a mais provavel,na minha opiniao claro, agora so falta o Lula liberar a verba :lol:

Abracos :lol:

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#44 Mensagem por chm0d » Qua Fev 28, 2007 12:57 am

FAB IDEAL PARA O POVO BRASILEIRO!

40 Xavantes monoposto (Tu viu o tamanho da bomba debaixo das asas? é tanque de combustivel cara!!)
20 Xavantes Biposto
40 ALX (Nossa, acho muito)
40 C-130
40 EMB145 (para os governadores, deputados e senadores)

É desesperador... mas é um fato.

Abs.
[033]

nemesis
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

#45 Mensagem por nemesis » Qua Fev 28, 2007 1:55 am

60 rafales é só o que eu quero... atchau amx, m-2000 e f-5

12 em anapolis
12 em santa cruz