hmundongo escreveu:A discussão não era sobre utilizar os conhecimentos indígenas em benefício do Exército? Inclusive promovendo meios para que índios chegassem a oficiais para que assim melhor pudessem arregimentar suas tribos (nações?) em favor do Brasil? Ou será que os brancos (Estado) só devem sugar esses conhecimentos e não lhes dar nada em troca, além de doenças e território ocupado por garimpeiros? Daqui a pouco os índios serão os culpados do sul e do sudeste terem pobreza. Acho melhor eles irem servir no Exército da Venezuela ou da Colômbia mesmo, ou quem sabe se convertem ao anglicanismo ou ao metodismo dos pastores geólogos e biólogos que andam por lá...
Você está esquecendo que antes de indios, eles são brasileiros.
Não acho que deveriamos dar melhor condições
somente para os indios atigirem ao oficialato, ou um cursos superior, mas a toda a população.
Por isso acho o problema de cotas extremamente complicado neste caso, porque se existe um "sarrafo" mental e fisico para ser superado, porque é o que se espera como necessario para se atingir um resultado final.
Os cursos são, por excelencia, cursos de seleção e não somente de formação.
Isso quer dizer que se é esperado que nem todos consigam atingir a graduação, e essa seleção começa no processo de ingresso.
Quem garante que não haverá tambem uma cota (e aqui digo para qualquer minoria) para o numero de formandos?
Enfim, esse e um assunto que deve ser discutido com muita cautela, e levar bastante em conta a visão de quem está dentro do sistema. Ninguem mais que eles sabem as necessidades do futuro oficial/graduado.
Até porque, servir na Amazonia e uma pequena parte da vida dos militares, ele deve ser formado para muito mais do que isso.
E não ache que promovendo varios indigenas ao oficialiato vá melhorar muito a capacidade de arregimentar suas etinias (nação so existe uma, a brasileira); porque o relacionamento entre eles e muito mais complicado.
Se fossemos colocar 1 indigena de cada etnia (e veja bem, não estou falando de cada aldeia, o que daria uma briga danada decidir qual aldeia iria mandar seu "representante"), daria quase metade de uma Turma da AMAN, ou quase uma turma da EN/AFA.