Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Ótimo topico mesmo... toda hora eu entro nele pra descobrir alguma coisa.. ehhe
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
A
ace: um piloto que tenha derrubado 5 inimigo pilotos ou mais em uma situação wartime
C
PC/ Pós Combustor, é utilizado para aumentar a velocidade de um avião de caça que não possui Super Cruise, ou seja, que não voa a mais de Mach 1 apenas pela própria potência de suas turbinas, o Pós combustor injeta combustivel diretamente no fogo, causado pela turbina, aumentando a velocidade de um caça. Este sistema é utilizado normalmente por caças Interceptadores, assim eles podem chegar mais rapidamente ao local. Como grande desvantágem, além de aumentar o calor e consequentemente deixa-lo mais visível a sistemas Infra vermelhos, o uso de PC também causa grande gasto de combustivel.
D
dogfight: uma batalha entre caças, a curta distância.
Drag/Arraste: O retardo causado por uma força paralela à direção do movimento.
E
Elevators/Elevadores: Controle superfícies horizontais na parte da cauda que são utilizados para permitir que o avião controle arremessos.
F
Fin: estabilizador vertical.
Flaps: Partes do flanco de uma asa que são utilizados para aumentar o arrasto.
R
radome: Local onde fica localizado o Radar do caça.
S
Stall: A repartição do bom fluxo de ar sobre uma asa. Pilotar um avião em um grande ângulo de ataque pode causar um stall, o que aumenta a resistência. Stall geralmente ocorre em um ângulo de ataque entre os 10 e os 15 graus.
Spoilers: Os spoilers são usados como ar-freios para desacelerar o avião.
T
Thrust/Impulso: uma força criada pelos motores que empurra o avião através do ar.
Y
Yaw: é o virar de um avião.
ace: um piloto que tenha derrubado 5 inimigo pilotos ou mais em uma situação wartime
C
PC/ Pós Combustor, é utilizado para aumentar a velocidade de um avião de caça que não possui Super Cruise, ou seja, que não voa a mais de Mach 1 apenas pela própria potência de suas turbinas, o Pós combustor injeta combustivel diretamente no fogo, causado pela turbina, aumentando a velocidade de um caça. Este sistema é utilizado normalmente por caças Interceptadores, assim eles podem chegar mais rapidamente ao local. Como grande desvantágem, além de aumentar o calor e consequentemente deixa-lo mais visível a sistemas Infra vermelhos, o uso de PC também causa grande gasto de combustivel.
D
dogfight: uma batalha entre caças, a curta distância.
Drag/Arraste: O retardo causado por uma força paralela à direção do movimento.
E
Elevators/Elevadores: Controle superfícies horizontais na parte da cauda que são utilizados para permitir que o avião controle arremessos.
F
Fin: estabilizador vertical.
Flaps: Partes do flanco de uma asa que são utilizados para aumentar o arrasto.
R
radome: Local onde fica localizado o Radar do caça.
S
Stall: A repartição do bom fluxo de ar sobre uma asa. Pilotar um avião em um grande ângulo de ataque pode causar um stall, o que aumenta a resistência. Stall geralmente ocorre em um ângulo de ataque entre os 10 e os 15 graus.
Spoilers: Os spoilers são usados como ar-freios para desacelerar o avião.
T
Thrust/Impulso: uma força criada pelos motores que empurra o avião através do ar.
Y
Yaw: é o virar de um avião.
- Guilherme
- Sênior
- Mensagens: 3156
- Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
- Localização: Florianópolis - Santa Catarina
- Agradeceu: 66 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Achei interessante, estou compartilhando:
Military Equipment Tutorials - Aircraft for Amateurs
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/intro.htm
Military Equipment Tutorials - Aircraft for Amateurs
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/intro.htm
-
- Novato
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 9:10 pm
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Gostária de saber, se ah tecnologia Brasileira vai mudar ?
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Se possivel gostaria de complementar com o que eu lembro de cabeça:
D
Drag/Arraste: O retardo causado por uma força paralela à direção do movimento. Força vetorialmente oposta ao empuxo, tambem chamada de arrasto.
E
Elevators/Elevadores: Controle superfícies horizontais na parte da cauda que são utilizados para permitir que o avião controle arremessos. Profundor, realizam o controle vertical da aeronave.
F
Flaps: Partes do flanco de uma asa que são utilizados para aumentar o arrasto. Na verdade são usados para aumentar a sustentação a baixas velocidades aumentando a area da asa, com isso gerando um maior arrasto.
S
Stall: A repartição do bom fluxo de ar sobre uma asa. O fluxo de ar sobre uma seupreficie de sustentação deve ser laminar para gerar a maior sustentação possivel, qualquer descolamento deste fluxo pode gerar um turbilhonamento e a perda de sustentação, fazendo a aeronave cair; a isso chamamos de stall ou stol, que existe de varias maneiras ( de alta, de baixa, de vortex, etc...)
Visto que ele é um fonomeno diretamente ligado a relação empuxo X arrasto, o seu aparecimento esta ligado não so ao angulo de ataque mas tambem a velocidade, peso, altitude, temperatura, pressão, etc...
Spoilers: Os spoilers são usados como ar-freios para desacelerar o avião. Podem tambem ser utilizados para auxiliar nas curvas, diminuindo a sustentação na asa de fora da curva e evitando um guinada adversa (velocidade da asa de fora muito maior do que na asa de dentro).
T
Thrust/Impulso: uma força criada pelos motores que empurra o avião através do ar. Tambem chamo de empuxo, movimento no sentido contrario ao arrasto.
Y
Yaw: é o virar de um avião.Comando de pedal, que controla o movimento de guinada da aeronave.
D
Drag/Arraste: O retardo causado por uma força paralela à direção do movimento. Força vetorialmente oposta ao empuxo, tambem chamada de arrasto.
E
Elevators/Elevadores: Controle superfícies horizontais na parte da cauda que são utilizados para permitir que o avião controle arremessos. Profundor, realizam o controle vertical da aeronave.
F
Flaps: Partes do flanco de uma asa que são utilizados para aumentar o arrasto. Na verdade são usados para aumentar a sustentação a baixas velocidades aumentando a area da asa, com isso gerando um maior arrasto.
S
Stall: A repartição do bom fluxo de ar sobre uma asa. O fluxo de ar sobre uma seupreficie de sustentação deve ser laminar para gerar a maior sustentação possivel, qualquer descolamento deste fluxo pode gerar um turbilhonamento e a perda de sustentação, fazendo a aeronave cair; a isso chamamos de stall ou stol, que existe de varias maneiras ( de alta, de baixa, de vortex, etc...)
Visto que ele é um fonomeno diretamente ligado a relação empuxo X arrasto, o seu aparecimento esta ligado não so ao angulo de ataque mas tambem a velocidade, peso, altitude, temperatura, pressão, etc...
Spoilers: Os spoilers são usados como ar-freios para desacelerar o avião. Podem tambem ser utilizados para auxiliar nas curvas, diminuindo a sustentação na asa de fora da curva e evitando um guinada adversa (velocidade da asa de fora muito maior do que na asa de dentro).
T
Thrust/Impulso: uma força criada pelos motores que empurra o avião através do ar. Tambem chamo de empuxo, movimento no sentido contrario ao arrasto.
Y
Yaw: é o virar de um avião.Comando de pedal, que controla o movimento de guinada da aeronave.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Radar Altímetro:
Equipamento que usa o princípio do radar para determinar a distância entre a aeronave e o solo. As ondas de rádio são emitidas contra o solo e o cálculo sobre a sua reflexão indica a altitude de vôo.
Nas aeronaves militares o radar altímetro é um equipamento que auxilia o vôo a baixas altitudes em velocidade através de indicações e uso de piloto automático.
Equipamento que usa o princípio do radar para determinar a distância entre a aeronave e o solo. As ondas de rádio são emitidas contra o solo e o cálculo sobre a sua reflexão indica a altitude de vôo.
Nas aeronaves militares o radar altímetro é um equipamento que auxilia o vôo a baixas altitudes em velocidade através de indicações e uso de piloto automático.
Alberto -
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Amigos, por vezes vejo que sou mal compreendido pela utilização de palavras e expressões. Por exemplo ja fiquei alguns topicos discutindo os conceitos de Superioridade e Supremacia, para perceber que eu usava um referencial, e o outro companheiro outro.
Para diminuir essas discussões e tambem para conhecimento geral, coloco aqui o documento que tomo como base nas expressoes que uso:
Para diminuir essas discussões e tambem para conhecimento geral, coloco aqui o documento que tomo como base nas expressoes que uso:
Editado pela última vez por sapao em Ter Ago 14, 2012 10:57 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Obrigado a quem consertou meu post e colocou no formato previsto!
Ja tinha desistido de lutar contra a informatica...
Ja tinha desistido de lutar contra a informatica...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Muita gente fala, mas quase ninguem sabe do que fala.
Espero que isso aqui ajude um pouco a mudar isso:
Espero que isso aqui ajude um pouco a mudar isso:
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Para aqueles que acham que basta ser mais barato para ser melhor:
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: Glossário de termos militares básicos - Forças Aéreas
Para quem tem interesse de entender um pouco mais sobre Poder Aereo, um video da Disney sobre um dos livros mais importantes sobre o assunto: Victory Trough Air Power, do Major Alexander Seversk.
Para colcoar em contexto, vamos lembrar que a filme foi feito DURANTE a WWII, dai a necessidade da propaganda. Lembrar tambem que ele foi um grande Filosofo do Poder Aereo, mas nem todas suas teorias viraram Doutrina por diversas razões.
Acho que o filme, se visto com o intuito de entender a Teoria e não de achar defeitos de epoca, pode render boas discussões sobre o assunto e enriquecer a cultura geral de todos nos que as vezes ficamos perdidos em falacias e loops sobre detalhes dentro de um Cenario bem maior que é a razão de qualquer Força Aerea: o Dominio do Espaço Aereo.
Confesso que prefiro ver a animação do que ver o livro, coisa que faço as vezes para relembrar alguns conceitos perdidos!
ps: não pule a introdução porque ele vale muito a pena tambem...
Para colcoar em contexto, vamos lembrar que a filme foi feito DURANTE a WWII, dai a necessidade da propaganda. Lembrar tambem que ele foi um grande Filosofo do Poder Aereo, mas nem todas suas teorias viraram Doutrina por diversas razões.
Acho que o filme, se visto com o intuito de entender a Teoria e não de achar defeitos de epoca, pode render boas discussões sobre o assunto e enriquecer a cultura geral de todos nos que as vezes ficamos perdidos em falacias e loops sobre detalhes dentro de um Cenario bem maior que é a razão de qualquer Força Aerea: o Dominio do Espaço Aereo.
Confesso que prefiro ver a animação do que ver o livro, coisa que faço as vezes para relembrar alguns conceitos perdidos!
ps: não pule a introdução porque ele vale muito a pena tambem...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]