AS FARC

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
LG
Novato
Novato

#31 Mensagem por LG » Sex Mai 23, 2003 11:38 pm

Eu não sou a favor de qualquer intervenção na Colombia.
Uma vigilância bem feita das nossas fronteiras juntamente com o extermínio (extermínio literalmente) de políticos e policias corruptos, já seria o suficiente! Sem falar em dar uma ênfase dos tempo de Esparta aos esportes, porque esporte é saúde.

Agora, eu espero que todos os machôes que são a favor de um combate sangrento desnecessário aos nosso país, estejam lá de arma em punho quando o dia chegar, porque ficar mandando os outros pro abate é muito fácil

Pra quem gosta de ler sobre o assunto e fala ingês :

It looks like those courageous Freedom Fighters of the IRA are at it again...
With the truce in Northern Ireland putting a dent in their regular activities, the heroic IRA soldiers have taken to exporting their particular field of expertise. ie: killing innocent civilians

Three known IRA terrorists(James Monaghan, Martin McCauley, and Neil Connolly) were arrested in Bogata with traces of explosive in their luggage. They had been in Columbia during a massive upswing of violence which claimed the lives of 400 policemen in 18 months.

U.S. Rep. Henry Hyde (R-Ill.), chairman of the House International Relations Committee, stated that there had been a "quantum leap in the FARC’s terrorist proficiency on the ground and in urban warfare, which the Columbian authorities believe is attributable to IRA training." Long range mobile mortars such as those pioneered by Monaghan have also recently become a new weapon in the FARC arsenal.

There have also been reported links between the Irish terrorists and their Palestinian counterparts. According to a former British Army bomb disposal expert with extensive Northern Ireland experience, the improvised explosive devices recently diffused by him in the Jenin refugee camp are identical to those he had only previously seen used by the IRA.

The IRA is known to have established contacts with the Popular Front for the Liberation of Palestine in the 1970s, as well as meeting with other such groups in Libya in the 1980s. Moreover, according to reports as recent as last month, the Mossad, the Israeli intelligence service, has asked British security services to check on movements of IRA operatives in an attempt to identify a sniper who killed three civilians and seven soldiers in 25 minutes.

http://www.cdi.org/terrorism/farc-ira-pr.cfm

....................................................

This is the same organisation that Americans lavishly funded and supported(and continue to lionise) over the last few decades.Here is a mural from the Catholic Bogside area of west Belfast showing the co-operation between the IRA and their fellow 'freedom fighters' in Palestine:

http://www.upmj.co.uk/largeplo.jpg

Se você não é parte da solução , você é parte do problema!
Pense nisso...será que o exército não está assim hoje porque ainda permitem pessoas como você lá dentro!?
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#32 Mensagem por VICTOR » Sáb Mai 24, 2003 10:09 am

Como seria possível acabar com a corrupção e com o tráfico se existe um "rogue state" logo ao lado, injetando bilhões em corrupção e tráfico? Seria tentar acabar com o problema sem atacar umas das principais causas, ou seja, ficar andando em círculos e gastando dinheiro que seria melhor empregado, na minha modesta opinião.

O problema para intervir na Colômbia é de ordem diplomática/respeito à soberania, esse é o ponto. Mas achar que dá para resolver o nosso caos sem acabar com as Farc, essa filosofia "deixe que a Colômbia se f.. exploda", isso eu não concordo.

Depois que o Bush fizer uma "libertação" daquilo, daí não adianta reclamar...Imagem

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
César
Sênior
Sênior
Contato:

#33 Mensagem por César » Sáb Mai 24, 2003 3:55 pm

Olá Amigos :)

Acho que vocês estão tratando as FARC como a unica responsável pelo tráfico de drogas aqui no Brasil. Primeiramente, temos que ver que boa parte das drogas e armas que entram no nosso país entram pelo Paraguai. Então, deveriamos entrar no Paraguai também e prender os contrabandistas? Não... O que devemos fazer é fortalecer a fiscalização na fronteira, e boa parte das armas e drogas vindas do Paraguai não entrariam.
O mesmo vale para as FARC. O que sairia mais em conta: Invadir e atacar as FARC, ou aumentar a fiscalização na fronteira? A segunda opção parece mais viável e menos arriscada. não é?
E por fim, acho que vocês estão desconsiderando o poder bélico da FARC. Nós somos a maior potência militar da AL, mas mesmo que entrassemos com força total e o orçamento militar aumentasse MUITO, essa guerra contra eles duraria mais de 10 anos. E depois que destruíssemos eles, os nossos traficantes continuariam existindo, e negociariam drogas de outras fontes alternativas.

ABraço a todos! :wink:

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
VICTOR
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por VICTOR » Dom Mai 25, 2003 12:12 pm

Eu encaro as fronteiras com Paraguai e Colômbia como diferentes em termos estratégicos:

- a fronteira com o Paraguai é patrulhada mais facilmente, em relação à Amazônia, por fatores de terreno e demográficos.
- o Paraguai não está com 40% do território dominado por um grupo narco-marxista, com tentáculos em nossas cidades.

Assim, minha opinião é que são problemas diferentes, e não dá para encará-los como tendo soluções iguais. Concordo que a fronteira com o Paraguai também é prioridade, e a solução é o que o amigo César falou, mas o caso das Farc é bem diferente.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#35 Mensagem por LEO » Dom Mai 25, 2003 12:42 pm

No caso da Amazonia e das FARC, não adianta termos o SIVAM, aeronaves de AEW&C, apoio de avioes, se a Lei do Abate não foi aprovada, assim só saberemos que o trafico passa pela Amazonia, mas não poderemos fazer nada, além de tentar convencer os proprietarios dos avioes a pousar, sendo que quase nunca pousam...

Quanto a questão de combate as FARC, acho que nós devemos prevenir que eles não entrem no Brasil, ou seja, entrou? Fogo neles :D ... Se não, só ficamos observando para não permitir sua entrada no país e até, como a FAB e a PF fizeram a um tempo atras, atacar posições das FARC como pistas de pouso que se estejam proximos ao nosso territorio...

Já o trafico de drogas e etc, não e só responsabilidade das FARC, também entra atraves do Paraguai e por qualquer outra fronteira do país que não possui fiscalização e também pelo ar e pelo mar, que também está sem fiscalização...

Também, além da fiscalização, vigilancia, lei do abate, etc. tem que se acabar com o que talvez, seja o maior inimigo, para se acabar com tudo isso e muito mais, a corrupção...

LEO

Zero
Júnior
Júnior

#36 Mensagem por Zero » Dom Mai 25, 2003 7:38 pm

Segundo li em entrevista do ministro da defesa, não consigo mais achar na internet, temos 27 pelotões de fronteira entre o Oiapoque e a fronteira com a Bolívia.

Cerca de 1200 homens portanto vigiando a fronteira. Nem se fala em aeroportos, portos, litoral...

Pergunto:
1. ainda que a droga entre por vários países, há outro fornecedor de cocaína tão importante quanto as FARC ou protegido das FARC?
2. o que tem um custo benefício melhor, vigiar as fronteiras ou destruir as FARC?
3. alguém acredita em modernização das FFAA sem que um conflito com as FARC?

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#37 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mai 25, 2003 9:09 pm

Fala Zero,

1. ainda que a droga entre por vários países, há outro fornecedor de cocaína tão importante quanto as FARC ou protegido das FARC?

Não. Mas acho que agente tem que parar de culpar as FARC pelo consumo de drogas no Brasil. Eles não colocam a droga nos narizes de quem cheira. Acho que o problema é de quem sustenta essa corja. Ou seja, a sociedade consumidora brasileira. Se não tivesse quem cheirar, eles não teriam pra quem vender.

2. o que tem um custo benefício melhor, vigiar as fronteiras ou destruir as FARC?

Vigiar as fronteiras, não mandar nossos soldados para morrer, pois mesmo que vençamos as perdas são inevitáveis. Aliado a isso tínhamos que desmantelar a rede consumidora aqui no Brasil.

3. alguém acredita em modernização das FFAA sem que um conflito com as FARC?

Não vejo por aí. Não podemos condicionar a modernização das nossas FFAA a um conflito com as FARC. O Brasil deve modernizá-las por motivos de segurança nacional, mas não é inventando um conflito que nossa situaçao vai melhorar. Até porque e se nós falharmos? E se esse conflito durar mais tempo que o previsto? Sabe, temos que pensar no outro lado da moeda. Eu acho que o Brasil só deveria entrar em um conflito com as FARC se fosse formada uma coalizão internacional a mando da ONU.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Zero
Júnior
Júnior

#38 Mensagem por Zero » Dom Mai 25, 2003 10:57 pm

Grande Vinícius,

Confesso que você me surpreendeu com a suas repostas. Para mim, minhas perguntas eram retóricas. Você me fez ver que o que eu assumia serem verdades universais está muito longe disso.

1.
Eu não vejo destruir as FARC como a única ação para resolver o problema da violência (ou do crime, como desejam que se fale agora). Outras ações são necessárias sem dúvida, incluindo atendimento médico para os viciados (ou doentes, como desejam que se fale agora) em drogas.

Não entendo como você ao mesmo tempo em que reconhece que as FARC são o pricipal fornecedor de cocaína para o Brasil diz que estou inventando um conflito. Brasileiros honestos e desonestos estão morrendo e vivendo aterrorizados por causa da ação planejada, organizada, e repetida todos os dias pelas FARC. Sendo assim as FARC são inimigas do Brasil.

2.
Não entendo como alguém pode achar que é possível vigiar as fronteiras do Brasil. Não se consegue nem vigiar uma esquina do Rio de Janeiro... Minha filosofia é a seguinte, coloque um pelotão de fronteira, estático, em posição defensiva... e as FARC contornam o mesmo sem dificuldades. Agora, considere a capacidade operacional dessa organização terrorista e você verá de olhos fechados eles colocando cocaína em qualquer ponto do território nacional usando aviões e navios.

Não faz muito tempo as FFAA cercaram o Rio, subiram os morros, mataram gente, desceram os morros, e voltamos à mesma situação. Até o 28BIB de Campinas foi deslocado para o Rio se não estou enganado.

Quando você fala em vigiar, você fala em dispersar suas forças e colocá-las em pontos fixos ou com pouca mobilidade. Afinal de contas, vigiar é uma atividade reativa. Basta um coronel ou delegado ser cooptado pelas FARC ou crime organizado para a droga entrar sem problemas por um bom tempo uma vez que seus pontos de comando e controle foram multiplicados.

Por outro lado, colocar as FFAA no ataque é colocar o inimigo para correr. Você dá foco as suas forças e minimiza os pontos de comando e controle. Aí não adianta cair um coronel ou delegado, o inimigo já perdeu de antemão.

3. A participação de países latino-americanos num esforço contra as FARC é benvinda. Uma corveta Uruguaia, uma brigada Argentina etc podem ajudar sim... Mas isso não importa. O interesse em acabar com as FARC é nosso, pelo menos meu. Com ou sem participação desses países a decisão de atacar as FARC é brasileira.

E para ser sincero, a ONU é uma piada.

Os militares brasileiros juram servir a Pátria, não a ONU.

Grande abraço.

LG
Novato
Novato

#39 Mensagem por LG » Dom Mai 25, 2003 11:15 pm

Eu simplesmente não acredito!
O que tem que ver modernizar as nossa FA e mandar jovens pro abate!
O Brasil da forma como as coisas são feitas por aqui, vai entrar em uma guerra que não pode ganhar (devido a forma como provavelmente seria feita) , entrariamos num lamaçal sem precedentes e teríamos que provavelmente nos retirar humilhados por uma derrota.

Vamos combater os politicos e policias corruptos, investir na educação e esportes, combater os viciados(como alguém disse anteriormente, os verdadeiros responsáveis por esses problemas).

Eu sinceramente eu não consigo entender, sem SEGUNDAS INTENÇÕES. que algúem pode achar que as FARC são mais problemáticas para o Rio que a corrupção dos políticos e policias.

E volto a repetir, eu só apoiaria essa guerra BURRA, se todos aqueles a favor, PEGASSEM NOS FUZIS E FOSSEM PARA LÁ, porque guerreiro de computador a kilometros de distancia não dá né!

Se você não é parte da solução , você é parte do problema!
Pense nisso...será que o exército não está assim hoje porque ainda permitem pessoas como você lá dentro!?
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#40 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 26, 2003 12:14 am

Salve Zero,

1- Não entendo como você ao mesmo tempo em que reconhece que as FARC são o pricipal fornecedor de cocaína para o Brasil diz que estou inventando um conflito. Brasileiros honestos e desonestos estão morrendo e vivendo aterrorizados por causa da ação planejada, organizada, e repetida todos os dias pelas FARC. Sendo assim as FARC são inimigas do Brasil.

Não disse que você está inventando um conflito, eu disse que nós não podíamos inventar esse conflito com o intuito de modernizar as FFAA. E não concordo com uma ação isolada por parte do Brasil por vários motivos, os principais são:

1º - A contituição proíbe. Nós estaríamos intervindo em um problema que não é nosso. Não pelo lado do narcotráfico, mas por ser um conflito interno da Colômbia.
2º - Destrir as FARC só vai mudar o problema de lugar. De um jeito ou de outro vão aparecer novos fornecedores.

O grande inimigo do Brasil é o mercado consumidor de drogas brasileiro. Repito, se não tiver quem consuma, não tem quem venda.

2. Não entendo como alguém pode achar que é possível vigiar as fronteiras do Brasil. Não se consegue nem vigiar uma esquina do Rio de Janeiro...

Talvez você não saiba pois mora nos EUA, mas o grande problema do Rio de Janeiro não é falta de polícia. Temos pouco contingente? Temos, mas o problema principal não é esse. O problema principal é que o único governo que sobe morro é a polícia, e polícia sozinha não resolve nada. O tráfico de drogas no Rio é um problema social, não só de polícia. Falta instrução para aquele jovem que acaba sendo aliciado pelo tráfico. Para nós que temos instrução pode ser uma coisa impensável trabalhar para o tráfico, mas e para eles que convivem diariamente com aquilo? O que um garoto vai preferir, ganhar 240 reais por mês trabalhando de entregador de farmácia ou 300 reais por semana para empunhar um fuzil e ser um soldado do tráfico? E além disso, ser um soldado do tráfico trás prestígio para o garoto dentro da comunidade, e ele, imaturo, não tem o discernimento para saber das conseqüências daquele ato. É por isso que eu digo que é bom agente parar de culpar os outros por nossos problemas. As FARC não são o problema, o problema é a sociedade que permite haver tanta injustiça social dentro das favelas.

3- O interesse em acabar com as FARC é da Colôbia e do mundo de maneira geral, não paenas nosso. A ONU pode ser uma piada para os EUA, agora deixe o Brasil tentar tomar uma atitude isolada para você ver o que pode acontecer. A decisão de acabar com as FARC não é nossa.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Zero
Júnior
Júnior

#41 Mensagem por Zero » Seg Mai 26, 2003 10:40 am

Caros colegas,

O poder e o dinheiro corrompem. Portanto, políticos e ricos brasileiros estão justificados pelos seus erros. :evil: Os doentes de corrupção provavelmente precisam passar por um tratamento de desintoxicação gradual com férias rápidas na Suiça, pequenas contas bancárias em paraísos fiscais etc.

Brincadeira... :D

O espírito da coisa é as FFAA defenderem o povo brasileiro e não permitir que ele seja destruído.

Se a Constituição não permite que as FFAA defendam seu povo, modifique-se a Constituição ou rasgue-se o povo. :evil:

"As FARC desestabilizam o Brasil". :idea: Olha só, o problema é brasileiro.

"As FARC exploram os problemas sociais brasileiros com o objetivo de destruir a sociedade brasileira". Construir algo que preste não vão mesmo. O problema é brasileiro.

Ao Chefe do Estado-Maior do EB: a sorte das FARC é que elas desestabilizam o Brasil e não a Eslováquia. Fosse a Eslováquia, as FARC já teriam sido varridas do mapa. :wink:

Destruam as FARC antes que as FARC nos destruam.

Eu não vivo em torre de marfim. Sem conflito com as FARC não tem submarino nuclear, lei de abate, EB funcionando 8 horas por dia, novos caças etc etc

Se o que falta pra destruir as FARC é a minha presença, saibam que sou voluntário. Se precisar mais do que já estou fazendo, sou voluntário. Aviso que devido à idade e ao peso posso precisar de um personal trainer antes do treinamento básico... Se os Sgt Guerra e Walker estiverem disponíveis favor entrem em contato... :D

Zero
Júnior
Júnior

Retificação

#42 Mensagem por Zero » Seg Mai 26, 2003 11:41 am

Onde escrevi Eslováquia entendam Esbolávia...

VICTOR
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por VICTOR » Seg Mai 26, 2003 12:59 pm

Beleza Galera! :)

Mas acho que agente tem que parar de culpar as FARC pelo consumo de drogas no Brasil. Eles não colocam a droga nos narizes de quem cheira. Acho que o problema é de quem sustenta essa corja. Ou seja, a sociedade consumidora brasileira.

Cara, eu discordo totalmente disso. Então a sociedade tem que combater os consumidores e deixar os traficantes à vontade? Isso vai contra os preceitos básicos do combate ao tráfico:
- consumidor é vítima, e deve ser tratado como tal, inclusive com descriminalização do uso.
- o tráfico, além de proporcionar o contato com as drogas, é uma fonte de corrupção e outros tipos de crime como prostituição e seqüestros.

Os traficantes é que devem ser perseguidos, e não usuários, e o maior fomentador do tráfico e crime são as FARC.

E volto a repetir, eu só apoiaria essa guerra BURRA, se todos aqueles a favor, PEGASSEM NOS FUZIS E FOSSEM PARA LÁ, porque guerreiro de computador a kilometros de distancia não dá né!

Em uma democracia, o Comandante Supremo das FA's é o presidente da República (civil), logo abaixo dele vem o Ministro da Defesa (civil). Se a sociedade (civil) determinar, as FA's serão enviadas. Uma boa leitura no tópico "Bush Travestido" nos "Assuntos Gerais" deste fórum poderá dar uma clareada nas idéias e evitar que a discussão se desvie para esse tipo de bravata citada acima.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#44 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 27, 2003 2:48 am

Blz Victor,

Cara, eu discordo totalmente disso. Então a sociedade tem que combater os consumidores e deixar os traficantes à vontade?

Eu não disse isso. Eu disse que o problema principal é o consumo, pois eu quero saber de alguém que seja viciado que tenha tido a droga enfiada no nariz à força. Que eu saiba quem entra nessa é porque quer. Porém isto não quer dizer que nós não temos que combater o narcotráfico, pois é lógico que temos. Vou dar um exemplo:

A pessoa tem um filho que é viciado. Qual é a atitude dela, tratar do seu filho ou invadir o morro e matar o traficante que vende as drogas pra ele? Qual é o mais fácil? Se pudesse fazer os dois seria ótimo, mas o fato é que de nada vai adiantar matar um traficante sem tratar do seu filho porque logo ele encontra outro traficante pra fornecer drogas pra ele. Aí a pessoa tem duas escolhas: ou trata do filho ou vai virar a maior serial-killer da história.

Isso vai contra os preceitos básicos do combate ao tráfico:
- consumidor é vítima, e deve ser tratado como tal, inclusive com descriminalização do uso.

Pra mim é um tanto questionável tratar um consumidor de drogas de vítima. Vítima de quem? Dele próprio, só se for. Quem mandou querer aparecer, se fazer de valente, se deixar levar por más companhias e dizer: "ah, não tem problema não, eu paro a hora que quiser".

- o tráfico, além de proporcionar o contato com as drogas, é uma fonte de corrupção e outros tipos de crime como prostituição e seqüestros.

Perfeito. E quem financia o tráfico? O consumidor "vítima".

Os traficantes é que devem ser perseguidos, e não usuários, e o maior fomentador do tráfico e crime são as FARC.

Como eu já falei antes, quem financia o tráfico é o usuário. As FARC aceitam o tráfico como forma de obter recursos. Veja, não estou com isso querendo defender as FARC, quero que eles todos morram também, mas achar que acabar com elas vai resolver o problema como mágica é uma utopia.

Vinicius Pimenta

Zero
Júnior
Júnior

#45 Mensagem por Zero » Ter Mai 27, 2003 10:18 am

Salve Vinícius,

Destruir as FARC é talvez a ação mais visível das diversas ações de governo necessárias para se derrotar o crime organizado e narco-terrorismo que afetam o povo brasileiro.

Mas não é a única ação a ser tomada. Há ações de inteligência, policiais, legisativas, judiciárias, políticas, diplomáticas, educativas, propaganda, etc etc. Ações do tipo foram tomadas no passado e o crime continua.

Destruir as FARC não é uma ação fácil e creio que levará tempo (de 1,5 a 2 anos pelo menos) para preparar uma Força Expedicionária (80.000 a 200.000 homens). Mais 6 meses a 1 ano para destruir as FARC. Mais 1 a 2 anos na Colômbia ajudando a patrulhar e reconstruir a Colômbia. Cálculos de amador, mas consciente do custo altíssimo da empreitada.

Por outro lado, as FFAA serão reaparelhadas, um número enorme de empregos será gerado durante o conflito aliviando muitos de nossos problemas domésticos, e a vitória é nossa. Não tem jeito do EB motivado perder para uma corja que tem por base moral beneficiar-se do tráfico de cacaína.

Se o dirigente Lula continua dizendo que as FARC são um movimento legítimo sabendo que as FARC traficam drogas para o Brasil começo a pensar que a palavra "traição" (da Pátria, do povo, dos ideais democráticos, da humanidade) deve voltar a ser parte do nosso vocabulário diário. Para quem negou tudo o que disse até o dia de ser eleito e tem disposição total para defender o povo.... cubano, traição não deve ser tão difícil mesmo.

Agora, se demonstrarem algum dia que o crime pode ser vencido sem guerra com as FARC tanto melhor. Só que o EB já subiu o morro anos atrás e o crime continua companheiro.

Vale a pena ter um departamento de lições aprendidas no EB.

Responder