Vinicius Pimenta escreveu:A FAB é a primeira a desejar não só o melhor avião, mas o pacote que mais trará os benefícios para o Brasil. As pessoas costumam achar que a FAB vai escolher apenas o melhor avião nos quesitos técnicos. No meu ver estão erradas. O relatório técnico da FAB servirá apenas de base para as discussões. Sem dúvida o vencedor será aquele que aliar a melhores condições possíveis juntas, entre plataforma e offsets. Não creio que o avião vencedor será necessariamente o melhor tecnicamente nem o melhor em matéria de offsets. Será justamente aquele que conseguir balancear as duas coisas.
Minha opção, como já disse várias vezes, é o SU-35. Adoraria vê-lo nas cores da FAB. É um excelente avião, porém se é o melhor para a FAB nem eu nem ninguém fora do alto comando da nação sabem. O que nós fazemos são suposições muitas vezes baseadas em nossas convicções pessoais, dados técnicos fornecidos pelos fabricantes e informações de imprensa, muitas vezes leiga ou com segundas intenções. Acho muita pretensão nossa dizer o que está certo ou errado sem sabermos quais são os detalhes das propostas.
Aliás isso vale também para o SIVAM, é fácil falar que houve fraude, que foi robalheira, que fomos enganados, etc. Provar é que é difícil. E outra opinião pessoal sobre esse assunto: não acho que fomos enganados, FHC e companhia sabiam o que estavam levando, se aceitaram termos que são lesivos ao país, é ou porque são burros, ingênuos ou mal intencionados. De qualquer maneira ainda não vi nada até hoje que prove que nós fomos lesados. Os problemas que ocorreram entre a empresa americana e a francesa são deles.
Concordo plenamente com voce . So gostaria de acrescentar algumas observacoes sobre algumas outras opinioes equivocadas que ouvi aqui . O su 35 é de longe o mais manobravel de todos porem um opeonete como o F16 vai saber disso e nummca engajalo a curta distancia . Vai lancar seus Amramss nele e cair fora . E todos sao multifuncionais mas nesse quesito o Gripen e o melhor de todos . Com um botao ele de caca de ataque fica programada como caca de interceptacao por exemplr ( radar reajustado , etc ) . A capacidade dos outros para isso e mais limitada . Tnato e que antes de decolar , dependenddo da missao , eles levam um cartucho dependendo da missao a ser executada .
A concorrencia foi ganha por uma empresa suspeita de na Inglaterra ter violado informacoes confidenciais
Essa é uma acusacao muito seria . Tb ja ouvi , disseram que os americanos usaram o Echelon para rastrear a Internet... Seja como for temos que ver que FHC e os milicos responsaveis na epoca fizeram tudo com a melhor das intencoes e profissionalmente .
Quem tem competência para fazer a escolha é a FAB e o presidente não pode ser leviano a ponto de desconsiderar a opinião dela.
Com certeza o presidente , sendo leigo no assunto vai discordar da opiniao da FAB , mas como disse em outro topico o Ministerio da Fazenda e o de Relacoes Internacionais tb darao sua opiniaos , por isso acho que dificialmente o Su35 leva essa . Temos que ver que mais que um bom aviao compras politicas sao importantes para um pais por razoes obvias . O apoio incondicional do FMI para o Brasil por exemplonesse ultimos anos assim como o apoio politico de miutos paises , muito deles quase potencias como UK e CHina para nos entrarmos no Conselho de Seguranca mostra como coisas como compras e decisoes politicas se bem tomadas podem ser importantes . Creio que interesse mais as Relacoes Internacionaois , afagar os franceses e os ingleses /suecos/americanos que os russos cuja importancia no cenario mundial e bemmenor