Boa história, boa receita !
ABRA PC escreveu: PARA OS QUE ACREDITAM
(Estória 51-1)
O ano era 1980, mais precisamente no sábado de carnaval, e tudo indicava que aquele seria mais um dia tranqüilo para aquele 1o Tenente, sua jovem esposa e seu filho recém-nascido, hoje médico-residente em Brasília. Caramba! Como o tempo passou rápido!
Os que moraram em Anápolis naquela época sabem como seriam calmos aqueles dias de carnaval. Para aquela noite, a Vera, minha esposa, havia planejado fazer um arroz que eu chamava de “Remuzão” (segue receita abaixo), a sobremesa seria Torta de Banana (dou a receita no próximo artigo) e que seria acompanhado de refrigerante, pois além d’eu não beber (cervejas, etc), estava escalado como um dos pilotos de “Alerta 24 horas”(1) . Naquela época ficavam dois pilotos em “alerta 24 horas” mais o OPO(2) (piloto operacional que organizava o vôo) com seu possante FIAT 147, que era o transporte oficial daquele time. Como grande inovação (para a época), cada um dos pilotos, mais o OPO, ficava com um equipamento BIP de última geração que, além dos BIPs, recebia mensagens de voz.
Como já faz 26 anos, não me recordo quem era o OPO (peço desculpas), mas o outro piloto era o Cima, JAGUAR(3) 52, do qual fui várias vezes aluno e por quem tenho grande admiração como pessoa e profissional. Hoje é Brigadeiro da reserva. Pois bem, o arroz ficou pronto lá pelas 19 horas e, ao sentarmos à mesa, começou a confusão! O BIP começou a apitar, avisando que o Alerta estava sendo acionado.
Eu estava colocando o macacão de vôo ao mesmo tempo em que tocava o telefone confirmando o acionamento. Logo em seguida chegou o OPO (no poderoso Fiat 147). Pegamos o Cima e partimos em disparada. Durante a ida para a BASE, não tínhamos a menor idéia do que estava acontecendo. Seria um treinamento? Chegando ao Grupo de Defesa Aérea (GDA) fomos logo nos equipando: traje anti-G(4) , capacete e magazine(5) de filmagem, enquanto o OPO fazia seus contatos com o CINDACTA(6) .
A noite estava clara e no pátio lá estavam os dois MIRAGES bonitos como sempre foram! Iluminados por holofotes portáteis lá estavam eles! Desculpem se não consigo transmitir a sensação vivida, pois só quem voou esse avião sabe do que estou falando. Em volta dos aviões era uma correria de mecânicos e seus equipamentos: GPUs(7) , mísseis (os velhos MATRA 530), tanques de nitrogênio (para os mísseis), etc.
Preparei meu avião fazendo todos os "checks" e instalando o magazine de filmagem. Fiz os contatos VHF (8 ) com o Cima que estava no outro avião e com o OPO, que nos informou que o motivo do acionamento era “avistamento de luzes e/ou objetos desconhecidos, por várias aeronaves comerciais nas áreas cobertas pelo CINDACTA, inclusive contatos no radar!” Ciente dessas e outras informações ficamos guarnecendo os aviões por quase 2 horas e, após esse tempo, o Alerta foi encerrado. Segundo nos informaram, as tais luzes e/ou objetos “desapareceram dos céus” e das telas do radar, voltando tudo ao normal.
Pois é, assim terminou essa estória que teve um bom começo e um final frustrante para aqueles pilotos que estavam “doidos” para decolar e avistar o que lhes foi informado.
Chegando em casa dei uma esquentada no “REMUZÃO” e jantei pensando:
“Eu não acredito em OVNIs, mas que eles existem, existem!”
RECEITA DO “ARROZ REMUZÃO”
(Porção para 4 pessoas)
Ingredientes:
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
sal a gosto
½ xícara de bacon (sem gordura) picado
2 xícaras de palmitos cortados
2 xícaras de cubos de queijo prato
½ cebola picada
½ pimentão picado
1 xícara de passas de uva
1 xícara de champignons
½ kg. de lingüiça (tirar a gordura) fatiada
½ xícara de azeitonas
2 colheres de sopa de mostarda (de preferência da DIJON)
Modo de preparar:
Colocar tudo em um "pirex", misturar, colocar no forno por mais ou menos 40 minutos a 180oC. Servir quente.
Gerson da Cunha Lobo
Piloto de Caça - Turma de 1975
(1) alerta = diz-se da aeronave e/ou do piloto que estão preparados para decolar e efetuar uma interceptação.
(2) OPO = Oficial de Permanência Operacional. Oficial encarregado do controle das atividades operacionais da unidade (Grupo ou Esquadrão).
(3) Jaguar = é códido rádio do 1o/14o Grupo de Aviação (Caça).
(4) Anti-G = Equipamento usado pelos pilotos de caças à jato. Normalmente constituido de um culote inflável, tipo vestimenta de vaqueiro, que é colodado sobreposto ao macacão de vôo e conectado ao sistema de pressurização da aeronave. Ao inflar, em função das acelerações "G", aperta as pernas e o abdomen do piloto, restrinjindo assim o fluxo de sangue para as partes inferiores do corpo. Desta maneira mantém por mais tempo a irrigação de sangue nos orgãos da cabeça aumentando a resistência do piloto para a perda de visão e da consciência.
(5) magazine = cartucho que continha o filme virgem de 16 mm para as câmeras de filmagem cinematográfica acopladas aos visores de tiro. Este cartucho era similar aos de uma fita "cassete", só que metálico.
(6) CINDACTA = Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo
(7) GPU = (ing.) "ground power unit". Dispositivo utilizado, normalmente, para fornecer energia "elétrica" durante a fase de partida do(s) motor(es) da aeronave. Unidade de Força Terrestre (UFT).
( 8 ) VHF = sigla em inglês de "muito alta frequência" (Vey High Frequency). Refere-se aos equipamentos de rádio comunicação aeronáutica que utilizam ondas eletromagnéticas nas frequências compreendidas entre 118 e 136,975 megahertz.
Do ABRA PC:
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