Enviado: Qua Jul 19, 2006 12:49 am
Primeiramente, Patton, pela amor de deus, separe o F/A-18A/B/C/D dos F/A-18E/F. A única coisa que eles tem em comum é a aparência, tirando isso, são caças MUITO diferentes.
Eu disse errado, não completei, na verdade o F/A-18 conseguiu a única vitória ar-ar da US NAVY na Guerra do Golfo. Foram dois F/A-18C do VFA-81.
As outras vitorias ar-ar dos EUA (mais ou menos 40 delas), foram em sua grande maioria com F-15C, de superiodade aérea, então nada anormal.
O F-16 não derrubou aeronave alguma.
http://www.acig.org/artman/publish/article_217.shtml
Quem cuidava da superioridade aérea na epoca que os F/A-18A entraram em serviço (1982) eram os F-14. Então, tudo bem.
Hoje quem cuida disso são os F-18E/F. Eles estão equipados com radares AESA, AIM-120C-7, mira montada no capacete e talvez os melhores ECM do planeta e etc.
Se a US NAVY não conseguir segurar um Su-30 ou um Rafale com isso, é melhor ela fechar e virar uma Marinha de Patrulha.
Isso é uma critica aos F-18E/F. Até ae eu concordo, o F-14 tinha alcance maior sim.
O F/A-18A/B/C/D entrou no lugar dos A-7 e F-4. Ele superou eles em quase tudo praticamente, tanto que muitos deles estão voando até hoje pela USN e pelos MARINES, e em breve serão substituidos pelos F-35C.
O F-14 e o A-6 iriam ser substituidos pelo A-12, mas como esse projeto fracassou, a Boeing inventou o Super Frankstein Hornet. Agora eu concordo que o Super Hornet tá bem longe do que a USN esperava.
Patton escreveu:Voce tambem esta errado em dizer que as unicas vitoras ar-ar no Gulfo eram feitos pela F/A-18. A unica perda ar-ar dos EUA deste Vietnam eu acho era um F-18 derrobado por um Mig-25 Iraqiano, isso e' correto sim. Os F-15s e F-16s derrobarem muitos Mig-29s e Mig-21s.
Eu disse errado, não completei, na verdade o F/A-18 conseguiu a única vitória ar-ar da US NAVY na Guerra do Golfo. Foram dois F/A-18C do VFA-81.
As outras vitorias ar-ar dos EUA (mais ou menos 40 delas), foram em sua grande maioria com F-15C, de superiodade aérea, então nada anormal.
O F-16 não derrubou aeronave alguma.
http://www.acig.org/artman/publish/article_217.shtml
Patton escreveu:F/A-18 nao e' uma caca totalmente horrivel, mas e' mediocre sim e o USN merece melhor. Um F/A-18 seria numa desavantagem seria contra um SU-30MKI ou Rafael e isso e' inaceitavel. Ja' que um F-14 nao teria muitas problemas contra os dois.
Quem cuidava da superioridade aérea na epoca que os F/A-18A entraram em serviço (1982) eram os F-14. Então, tudo bem.
Hoje quem cuida disso são os F-18E/F. Eles estão equipados com radares AESA, AIM-120C-7, mira montada no capacete e talvez os melhores ECM do planeta e etc.
Se a US NAVY não conseguir segurar um Su-30 ou um Rafale com isso, é melhor ela fechar e virar uma Marinha de Patrulha.
Patton escreveu:O alcance do F/A-18 e' rediculo. Existe alvos no Afgehestao que os F-14s podiam atacar normalmente e agora sao fora do alcance dos PAs porque so' existe o F-18 agora. O F-14 pode fazer todas as coisas melhor do que o F-18 e se criassem o "Tomcat 21" ele seria possivelmente o melhor caca do mundo hoje fora do F-22, mas nao seria porcausa de uma fiasco que era o Programa A-12 no incio da decada 90. O problema e' que o F-14 era feito por Grumman que fez uma merda com o Governo Americano. Deve ler sobre isso se quiser saber porque hoje temos PAs cheios de F-18s.
Isso é uma critica aos F-18E/F. Até ae eu concordo, o F-14 tinha alcance maior sim.
Patton escreveu:P.S. o A-6 era muito, mas muito superior ao F-18 como aviao de ataque.
O F/A-18A/B/C/D entrou no lugar dos A-7 e F-4. Ele superou eles em quase tudo praticamente, tanto que muitos deles estão voando até hoje pela USN e pelos MARINES, e em breve serão substituidos pelos F-35C.
O F-14 e o A-6 iriam ser substituidos pelo A-12, mas como esse projeto fracassou, a Boeing inventou o Super Frankstein Hornet. Agora eu concordo que o Super Hornet tá bem longe do que a USN esperava.