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Enviado: Qua Jul 19, 2006 12:49 am
por Bolovo
Primeiramente, Patton, pela amor de deus, separe o F/A-18A/B/C/D dos F/A-18E/F. A única coisa que eles tem em comum é a aparência, tirando isso, são caças MUITO diferentes.
Patton escreveu:Voce tambem esta errado em dizer que as unicas vitoras ar-ar no Gulfo eram feitos pela F/A-18. A unica perda ar-ar dos EUA deste Vietnam eu acho era um F-18 derrobado por um Mig-25 Iraqiano, isso e' correto sim. Os F-15s e F-16s derrobarem muitos Mig-29s e Mig-21s.

Eu disse errado, não completei, na verdade o F/A-18 conseguiu a única vitória ar-ar da US NAVY na Guerra do Golfo. Foram dois F/A-18C do VFA-81.

As outras vitorias ar-ar dos EUA (mais ou menos 40 delas), foram em sua grande maioria com F-15C, de superiodade aérea, então nada anormal.

O F-16 não derrubou aeronave alguma.

http://www.acig.org/artman/publish/article_217.shtml
Patton escreveu:F/A-18 nao e' uma caca totalmente horrivel, mas e' mediocre sim e o USN merece melhor. Um F/A-18 seria numa desavantagem seria contra um SU-30MKI ou Rafael e isso e' inaceitavel. Ja' que um F-14 nao teria muitas problemas contra os dois.

Quem cuidava da superioridade aérea na epoca que os F/A-18A entraram em serviço (1982) eram os F-14. Então, tudo bem.

Hoje quem cuida disso são os F-18E/F. Eles estão equipados com radares AESA, AIM-120C-7, mira montada no capacete e talvez os melhores ECM do planeta e etc.

Se a US NAVY não conseguir segurar um Su-30 ou um Rafale com isso, é melhor ela fechar e virar uma Marinha de Patrulha.
Patton escreveu:O alcance do F/A-18 e' rediculo. Existe alvos no Afgehestao que os F-14s podiam atacar normalmente e agora sao fora do alcance dos PAs porque so' existe o F-18 agora. O F-14 pode fazer todas as coisas melhor do que o F-18 e se criassem o "Tomcat 21" ele seria possivelmente o melhor caca do mundo hoje fora do F-22, mas nao seria porcausa de uma fiasco que era o Programa A-12 no incio da decada 90. O problema e' que o F-14 era feito por Grumman que fez uma merda com o Governo Americano. Deve ler sobre isso se quiser saber porque hoje temos PAs cheios de F-18s.

Isso é uma critica aos F-18E/F. Até ae eu concordo, o F-14 tinha alcance maior sim.
Patton escreveu:P.S. o A-6 era muito, mas muito superior ao F-18 como aviao de ataque.

O F/A-18A/B/C/D entrou no lugar dos A-7 e F-4. Ele superou eles em quase tudo praticamente, tanto que muitos deles estão voando até hoje pela USN e pelos MARINES, e em breve serão substituidos pelos F-35C.

O F-14 e o A-6 iriam ser substituidos pelo A-12, mas como esse projeto fracassou, a Boeing inventou o Super Frankstein Hornet. Agora eu concordo que o Super Hornet tá bem longe do que a USN esperava.

Enviado: Qua Jul 19, 2006 1:32 am
por Skyway
Fala sério, o A-6 é absurdamente animal, adoro essa aeronave. :D :D

Vamos a realidade.

F-14 é ótimo, mas totalmente fora para a MB, se for para ter altos custos de manutenção, é melhor ter um harrierzinho.

Harrier, como ja foi dito aqui, manutenção caríssima, e tambem iria desviar o foco da Aviação Naval de asa fixa brasileira, que é treinar todos para voltara a ser operacional de verdade, lançamento de catapultas com perfeição, pilotos aterrisando com máxima perícia.....coisa que só o A-4 não faz, pelo menos não tão rápido se existisse variedade de aeronaves embarcadas.

F-4 é lindo, mas velho infelizmente.

F/a-18 Hornet é uma boa aeronave, iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada, iria treinar muito bem nossa marinha tanto em ataque como em defesa, e possibilitaria uma futura compra de aeronaves mais modernas.

Rafale, é muito moderno ainda, infelizmente nós ainda não temos condições de operar essa aeronave na MB. se vc for acompanhar um treinamento dos A-4 no São Paulo, vc vai ver como nosso pilotos ainda não estão acostumados com o pouso abordo, erram muito e arremetem muito, justamente por que não tem muita oportunidade de treinar isso no São paulo, e treinar numa pista parada é bem mais fácil que em uma que ocila 3 a 4 metros para cima ou para baixo durante o procedimento.

Super Etendard poderia ser uma opção para fazer par aos A-4, e treinar nossa marinha.


Alguem ai quer um Alizé?

E quanto ao F-35....Terra chamando, por favor.

Ou seja, na atual situação temos o seguinte:

Com sorte daqui uns 3 anos, uns A-4 modernizados.
Existe a possibilidade de ocorrer umas daquelas compras bizarras(Impalas...) por parte da marinha, Super Etendard ou se duvidar até Alizé.

Depois em mais um tempo, talvez mais 3 anos,(já se foram 6 anos) a marinha pense em adquirir novas aeronaves, e aí dependendo da situação orçamentária da época(dependendo do estrago causado pelo Sapo Barbudo de 19 dedos), poderão vir alguns F/A-18, que chegaram em um intervalo de 2 anos, e ficarão ativos como principal aeronave por uns 10 anos mais, até a compra de aeronaves melhores, como por exemplo o Rafale...

Ou seja, uma frota operacionalmente respeitável em quase 20 anos.
Tá certo que daqui a 20 anos, o rafale não vai ser ponta de linha, mas poderemos pegar eles modernizados ou modernizar eles aqui.

Não sou Mãe Diná, mas estou fazendo uma previsão realista e um pouco otimista, com base no que tem ocorrido na ultima década e meia aqui no Brasil.

O que me deixa com uma sensação de... :evil: PELO AMOR DE DEUS ALGUEM DE UMA ALAVANCADA NAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS! :evil:

Enviado: Qua Jul 19, 2006 9:04 am
por luis F. Silva
citação:

Ou seja, uma frota operacionalmente respeitável em quase 20 anos.
Tá certo que daqui a 20 anos, o rafale não vai ser ponta de linha, mas poderemos pegar eles modernizados ou modernizar eles aqui.


O que não deve constituir problema, pois nessa altura já o S. Paulo foi para a sucata.

Enviado: Qua Jul 19, 2006 9:29 am
por Alitson
soultrain escreveu:
F/A-18 nao e' uma caca totalmente horrivel, mas e' mediocre sim e o USN merece melhor. Um F/A-18 seria numa desavantagem seria contra um SU-30MKI ou Rafael e isso e' inaceitavel. Ja' que um F-14 nao teria muitas problemas contra os dois.

O alcance do F/A-18 e' rediculo. Existe alvos no Afgehestao que os F-14s podiam atacar normalmente e agora sao fora do alcance dos PAs porque so' existe o F-18 agora. O F-14 pode fazer todas as coisas melhor do que o F-18 e se criassem o "Tomcat 21" ele seria possivelmente o melhor caca do mundo hoje fora do F-22, mas nao seria porcausa de uma fiasco que era o Programa A-12 no incio da decada 90. O problema e' que o F-14 era feito por Grumman que fez uma merda com o Governo Americano. Deve ler sobre isso se quiser saber porque hoje temos PAs cheios de F-18s.

O F/A-18E nem me fala.


Patton,

Pela primeira vez concordo contigo! Só o pormenor de talvez somente o F-14 D e o Super-Tomcat podessem ter chance com o SU-30. O AIM-54 era o calcanhar de aquiles do Tomkat, antiquado e com pouca manobrabilidade.

A Grumman foi obrigada a destruir todos os moldes de peças e paineis para o F-14, foi um processo muito obscuro que penso derivado de negocios de spare parts para o Irao!? Será?

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O F-14 juntamente com o AIM-54 deve ter derrubado pelo menos umas 50 aeronaves... E tu vem me dizer que o AIM-54 era o calcanhar de aquiles do "Tomcat"???????? Para né!!!!!!!!!!

Enviado: Qua Jul 19, 2006 9:30 am
por Alitson
Einsamkeit escreveu:Tomara que o Fim dos F-18 C/D seja no brasil, Poe um Kit israelense nele e só alegria :D


Simplesmente PERFEITO!!!!!!!!!!

Enviado: Qua Jul 19, 2006 9:35 am
por Alitson
Skyway escreveu:F/a-18 Hornet é uma boa aeronave, iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada, iria treinar muito bem nossa marinha tanto em ataque como em defesa, e possibilitaria uma futura compra de aeronaves mais modernas.


iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada

Fala sério!!!!!!!! Sem comentarios!!!!!!![/b]

Enviado: Qua Jul 19, 2006 11:04 am
por piratadabaixada
Patton escreveu:
Bolovo escreveu:Patton, F/A-18 é avião mediocre...? :roll:

Foi o primeiro caça multimissão embarcado, era melhor que o A-7 em varios aspectos e melhor também que o F-4, principalmente por causa do radar APG-65.

E os resultados na Libia? Os F/A-18 estreiando o HARM, destruindo os SAMs na costa do país?

Os bombardeios precisos deles na Golfo Persico em 1991? E a única vitória ar-ar dos EUA na guerra com dois F/A-18 que derrubaram dois J-7 iraquianos?

O F/A-18 é MUITO bom.

As versões A/B/C/D foram divisores de agua na Marinha Americana.

Já o E/F eu tenho minhas divergencias. Por mais que eles sejam modernos, não acho que estejam a altura dos F-14 Tomcat, A-6 Intruder e AE-6 Prowler, que no caso, são os aposentados.


Bem, o F4U Corsair da GMII no Pacifico era uma caca embarcado multimissao que existia bem antes do F-18. Tambem o F-4 era uma caca multimissao muito boa que era em servico antes do F-18. O F/A-18 era o primeiro caca criado deste o inicio para ser um aviao multimissao mas isso nao e' nada especial.

Voce tambem esta errado em dizer que as unicas vitoras ar-ar no Gulfo eram feitos pela F/A-18. A unica perda ar-ar dos EUA deste Vietnam eu acho era um F-18 derrobado por um Mig-25 Iraqiano, isso e' correto sim. Os F-15s e F-16s derrobarem muitos Mig-29s e Mig-21s.

F/A-18 nao e' uma caca totalmente horrivel, mas e' mediocre sim e o USN merece melhor. Um F/A-18 seria numa desavantagem seria contra um SU-30MKI ou Rafael e isso e' inaceitavel. Ja' que um F-14 nao teria muitas problemas contra os dois.

O alcance do F/A-18 e' rediculo. Existe alvos no Afgehestao que os F-14s podiam atacar normalmente e agora sao fora do alcance dos PAs porque so' existe o F-18 agora. O F-14 pode fazer todas as coisas melhor do que o F-18 e se criassem o "Tomcat 21" ele seria possivelmente o melhor caca do mundo hoje fora do F-22, mas nao seria porcausa de uma fiasco que era o Programa A-12 no incio da decada 90. O problema e' que o F-14 era feito por Grumman que fez uma merda com o Governo Americano. Deve ler sobre isso se quiser saber porque hoje temos PAs cheios de F-18s.

O F/A-18E nem me fala.


Patton,

O que a Grumman fez ?

Abraços,

Heronim

Enviado: Qua Jul 19, 2006 11:06 am
por Skyway
Alitson escreveu:
Skyway escreveu:F/a-18 Hornet é uma boa aeronave, iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada, iria treinar muito bem nossa marinha tanto em ataque como em defesa, e possibilitaria uma futura compra de aeronaves mais modernas.


iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada

Fala sério!!!!!!!! Sem comentarios!!!!!!![/b]



Não entendi, vc prefere ficar só com os A-4 do que ter alguns F/A-18 tambem?????

É logico que uma aeronave maior e mais moderna que um A-4 só traz coisas boas para a MB....isso é indiscutivel.

Enviado: Qua Jul 19, 2006 11:32 am
por Alitson
Skyway escreveu:
Alitson escreveu:
Skyway escreveu:F/a-18 Hornet é uma boa aeronave, iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada, iria treinar muito bem nossa marinha tanto em ataque como em defesa, e possibilitaria uma futura compra de aeronaves mais modernas.


iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada

Fala sério!!!!!!!! Sem comentarios!!!!!!![/b]



Não entendi, vc prefere ficar só com os A-4 do que ter alguns F/A-18 tambem?????

É logico que uma aeronave maior e mais moderna que um A-4 só traz coisas boas para a MB....isso é indiscutivel.


O que tu colocou????
iria alavancar mais um pouquinho nossa aviação embarcada

Um Pouquinh????????

Nos iriamos partir da decada de 60 para a década de 90 e você diz que iriamos alavancar um pouquinho???????? fala sério!!!!!!!

Enviado: Qua Jul 19, 2006 2:47 pm
por soultrain
Alitson escreveu:
soultrain escreveu:
F/A-18 nao e' uma caca totalmente horrivel, mas e' mediocre sim e o USN merece melhor. Um F/A-18 seria numa desavantagem seria contra um SU-30MKI ou Rafael e isso e' inaceitavel. Ja' que um F-14 nao teria muitas problemas contra os dois.

O alcance do F/A-18 e' rediculo. Existe alvos no Afgehestao que os F-14s podiam atacar normalmente e agora sao fora do alcance dos PAs porque so' existe o F-18 agora. O F-14 pode fazer todas as coisas melhor do que o F-18 e se criassem o "Tomcat 21" ele seria possivelmente o melhor caca do mundo hoje fora do F-22, mas nao seria porcausa de uma fiasco que era o Programa A-12 no incio da decada 90. O problema e' que o F-14 era feito por Grumman que fez uma merda com o Governo Americano. Deve ler sobre isso se quiser saber porque hoje temos PAs cheios de F-18s.

O F/A-18E nem me fala.


Patton,

Pela primeira vez concordo contigo! Só o pormenor de talvez somente o F-14 D e o Super-Tomcat podessem ter chance com o SU-30. O AIM-54 era o calcanhar de aquiles do Tomkat, antiquado e com pouca manobrabilidade.

A Grumman foi obrigada a destruir todos os moldes de peças e paineis para o F-14, foi um processo muito obscuro que penso derivado de negocios de spare parts para o Irao!? Será?
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O F-14 juntamente com o AIM-54 deve ter derrubado pelo menos umas 50 aeronaves... E tu vem me dizer que o AIM-54 era o calcanhar de aquiles do "Tomcat"???????? Para né!!!!!!!!!!


Fuentes?! Penso que as unicas aeronaves abatidas supostamente pelo AIM-54, foram com misseis disparados por Tomcat's Iraneanos na Guerra Irão-Iraque. Isto claro, sem serem factos devidamente comprovados.

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Enviado: Qua Jul 19, 2006 3:01 pm
por soultrain
The AIM-54 was originally developed in the early 1960s for the cancelled F-111B naval variant, and based on the Eagle project for the cancelled F6D Missileer. Both were based on the idea of long range, slow cruise non-maneuvering missile carriers to counter long range bombers carrying low-flying cruise missiles. It had no use for close range air superiority.


Despite the much vaunted capabilities, the Phoenix was rarely used in combat with only two confirmed launches and no confirmed targets destroyed. The USAF F-15 Eagle was selected for air combat patrol duties for Desert Storm in 1991 primarily because of IFF capabilities, the Phoenix capability evidently did not matter for this mission. From an engineering and service standpoint, the Phoenix could be said to be notable success. However, as the only surviving member of the Falcon missile family, it was not adopted by any other nation besides Iran, any other US service, or even supported by any other aircraft. It was heavy, large, expensive and not at all useful in close combat compared to the Sparrow or AMRAAM.


http://en.wikipedia.org/wiki/AIM-54_Phoenix

Se esta fonte não servir, existem muitas mais, mas é só ir ao google.

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Enviado: Qua Jul 19, 2006 3:28 pm
por soultrain
Boas,

Em relação ao F-4, tive oportunidade há alguns anos de falar longamente com um alemão da Luftwaffe de um esquadrão que operava RF-4E, pois eram um casal amigo dos meus pais e estavam passando férias lá em casa.

Ele disse-me maravilhas do bicho, que os Phantom da Luftwaffe eram os mais modernos do mundo, que em termos de electrónica eram superiores à maioria dos caças naquela altura, mas que eram uns beberões. Os motores consumiam demais. Parece que gostavam muitos deles.

Já foi há cerca de 8 anos e não me recordo de tudo o que falámos, nem na altura tinha grandes conhecimentos, ainda era só paixão.

Se por acaso optassem por este avião, estes deviam ser os ideais. Mas não faz sentido nenhum, nem teriam $$$ para manter o bicho, seria bem melhor e barato ter F-18.

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Enviado: Qua Jul 19, 2006 3:50 pm
por soultrain
The German Luftwaffe initially ordered the reconnaissance RF-4E in 1969. One of these aircraft was fitted with ELINT equipment and flew under the Peace Trout program. In 1982, the initially unarmed RF-4Es were given a secondary ground attack capability through modifications by Messerschmitt-Bolkow-Blohm. The Luftwaffe RF-4Es were retired in 1994.

To fill the gap between the F-104 Starfighter and the Panavia Tornado, in 1973 the Luftwaffe purchased the lightened and simplified F-4F with a smaller radar and no aerial refueling or AIM-7 Sparrow capabilities under the Peace Rhine program. In 1983, Germany initiated the ICE (Improved Combat Efficiency, German name KWS - Kampfwertsteigerung) program which outfitted the F-4Fs with the same AN/APG-65 radar as in the F/A-18 Hornet, and added the ability to fire AIM-120 AMRAAM missiles, digital avionics, and smokeless engines. The ICE-upgraded F-4Fs began entering service in 1992.[6] It is worth noting that 24 F-4Fs were operated by the 49th Tactical Fighter Wing of the USAF at Holloman AFB to train Luftwaffe crews. The ICE F-4Fs are expected to remain in service until full implementation of the Eurofighter Typhoon.

Enviado: Qua Jul 19, 2006 4:42 pm
por Bolovo
soultrain escreveu:
Alitson escreveu:
soultrain escreveu:
F/A-18 nao e' uma caca totalmente horrivel, mas e' mediocre sim e o USN merece melhor. Um F/A-18 seria numa desavantagem seria contra um SU-30MKI ou Rafael e isso e' inaceitavel. Ja' que um F-14 nao teria muitas problemas contra os dois.

O alcance do F/A-18 e' rediculo. Existe alvos no Afgehestao que os F-14s podiam atacar normalmente e agora sao fora do alcance dos PAs porque so' existe o F-18 agora. O F-14 pode fazer todas as coisas melhor do que o F-18 e se criassem o "Tomcat 21" ele seria possivelmente o melhor caca do mundo hoje fora do F-22, mas nao seria porcausa de uma fiasco que era o Programa A-12 no incio da decada 90. O problema e' que o F-14 era feito por Grumman que fez uma merda com o Governo Americano. Deve ler sobre isso se quiser saber porque hoje temos PAs cheios de F-18s.

O F/A-18E nem me fala.


Patton,

Pela primeira vez concordo contigo! Só o pormenor de talvez somente o F-14 D e o Super-Tomcat podessem ter chance com o SU-30. O AIM-54 era o calcanhar de aquiles do Tomkat, antiquado e com pouca manobrabilidade.

A Grumman foi obrigada a destruir todos os moldes de peças e paineis para o F-14, foi um processo muito obscuro que penso derivado de negocios de spare parts para o Irao!? Será?
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O F-14 juntamente com o AIM-54 deve ter derrubado pelo menos umas 50 aeronaves... E tu vem me dizer que o AIM-54 era o calcanhar de aquiles do "Tomcat"???????? Para né!!!!!!!!!!


Fuentes?! Penso que as unicas aeronaves abatidas supostamente pelo AIM-54, foram com misseis disparados por Tomcat's Iraneanos na Guerra Irão-Iraque. Isto claro, sem serem factos devidamente comprovados.

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Não dá para o AIM-54 ser o calcanhar de aquiles do F-14. O F-14 foi projetado em volta do missil! F-14 + AIM-54 + AWG-9 foi a combinação mais mortifera de todas que os EUA já teve.

Eles nunca usaram os Phoenix porque identificar um alvo a mais de 200km é relativamente dificil...

E que os F-14 anericanos faziam a defesa da frota, só usaria os AIM-54 contra os Bear, Tu-22 e misseis de cruzeiro da URSS, em caso de conflito na Guerra Fria!

Enviado: Qua Jul 19, 2006 5:19 pm
por soultrain
AIM-54
Primary Function Long-range air-launched air intercept missile
Contractor Hughes Aircraft Co. and Raytheon Co.
Unit Cost $477,131
Power Plant Solid propellant rocket motor built by Hercules
Length 13 feet (3.9 meters)
Weight 1000 pounds - AIM-54A
1040 pounds - AIM-54C [various, 1020-1040 pounds]
1023 pounds - AIM-54C ECCM/Sealed Missile
Diameter 15 inches (38.1 cm)
Wing Span 3 feet (.9 meters)
Range In excess of 100 nautical miles (115 statute miles, 184 km)
Speed In excess of 3,000 mph (4,800 kmph)
Guidance System Semi-active and active radar homing
Warheads Proximity fuse, high explosive
Warhead Weight 135 pounds (60.75 kg)
Date Deployed 1974

AIM-120 AMRAAM
Primary Function Air-to-air tactical missile
Contractor Hughes Aircraft Co. and Raytheon Co.
Power Plant High performance
Length 143.9 inches (366 centimeters)
Launch Weight 335 pounds (150.75 kilograms)
Diameter 7 inches (17.78 centimeters)
Wingspan 20.7 inches (52.58 centimeters)
Range 20+ miles (17.38+ nautical miles)
Speed Supersonic
Guidance System Active radar terminal/inertial midcourse
Warhead Blast fragmentation
Unit Cost $386,000


Bolovo,

Repare que na altura em que foi desenhado, para usar contra alvos grandes e estáveis era fantástico. Mas para manter superioridade aerea era no minimo sufrivel, especialmente após a introduçao do AIM-120 em 1988. Nao tinha nenhuma capacidade ECCM nas primeiras versoes, era grande, pesado, pouco manorável, fraca tolerancia a grandes amplitudes térmicas e pouco fiável.

Realmente este missil foi contruido para ser usado no F-111 e o Tomcat, posteriormente, foi construido em torno do radar+missíl. Sabia que o tomcat proporcionava o ar-condicionado directamente no missil enquanto o transportava?

Teve o seu tempo e a partir dos 90 inutil contra avioes ageis, ou seja práticamente todos os caças em funçao.

Relativamente à identificaçao do inimigo, nao foram disparados dois?

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