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Enviado: Sex Jun 23, 2006 12:06 pm
por Copello
jacquessantiago escreveu:
Copello escreveu:O custo eu não sei te informar.......
Mas eu abri esse tópico depois de dar uma olhada no topico do Flanker para a Venezuela.......se eles chegarem logo e "desestabilizarem" o cenário militar
da América Latina qual seria a resposta mais rápida e eficaz do nosso governo, levando em conta a dificuldade financeira e intelectual para escolher uma plataforma decente e que bata de frente com os "temidos" Flanker venezuelanos 8-]


Em 1o lugar comprar armas descentes para as plataformas existentes e melhorar a disponibilidades das mesmas.

Em 2o agilizar a escolha do FX.

O Custo de modernizacao do M2C para M2K-5 gira em torno de US$15mi cada. So a modernizacao sai mais caro que comprar F-16MLU com capacidades semelhantes.

Sera que vale a pena gastar US$5 milhoes na modernizacao de cada AMX ou seria melhor algo mais economico (pods e armamentos modernos que podem ser aproveitados no futuro FX ) e aposenta-los mais cedo? Digo isso pq sua disponibilidade, dizem que esta muito baixa (e na Italia tb). Talvez fosse mais interessante utilizar os quase US$ 250 milhoes destinados a modernizacao do polemico AMX para dar inicio a compra de cacas modernos e multifuncionais.


Concordo contigo, o AMX foi de extrema importância para a indústria aeronáutica brasileira, mas sua época já passou, o dinheiro que irá ser gasto nessa modernização pode ser muito melhor aplicado em armamentos modernos e mais ainda dá pra arrumar uma grana com esses AMX, existem muitas FAs por ai que não possuem aeronaves desse nível, com certeza haveria mercado pra ele. 8-]

Enviado: Sex Jun 23, 2006 12:55 pm
por Bolovo
Copello, legal teu avatar, esse dos F-5EM.

Tem a foto em alta resolução?

Enviado: Sex Jun 23, 2006 2:01 pm
por Adriano
Olá!
Não me parece que a compra foi feita assim tão de "sopetão", num acordo apenas entre governos. Lembro-me de uma entrevista de um brigadeiro da FAB no defesanet logo após o cancelamento do FX. Alí ele deixou bem claro que pra FAB no momento só importava "um caça com um bom radar e um míssil BVR", disse ainda que "o resto era LUXO". A FAB é também responsável por essa compra estúpida e agora vai arcar com as consequências disso... Vai pagar (até 2010) e esperar (até 2008) por um caça que já chega completamente obsoleto e com apenas 1000 horas de vida....
A única vantagem é que os venezuelanos terão que gastar 12 mísseis neles e..... afinal de contas... bons mísseis BVR são caros hoje em dia... :cry:

Abraços!

Enviado: Sex Jun 23, 2006 2:08 pm
por Sniper
Bolovo escreveu:Copello, legal teu avatar, esse dos F-5EM.

Tem a foto em alta resolução?


Ia perguntar o mesmo também ! :lol: :lol: :lol:

Enviado: Sex Jun 23, 2006 2:34 pm
por Lucas SSBN
- os Mirage 2000C/B para a FAB estão cotados com 1.000 h de vôo disponíveis (foram fabricados em 1984, por aí), então eu espero que a FAB não os use por mais do que 5-8 anos, depois disso entre então seu substituto sendo o caça FX-2;


ISTO QUE É NOTICIA BOA :


1.000 h - Ou seja mais 5 anos ou 6 anos de Mirage 2000.

Enviado: Sex Jun 23, 2006 3:20 pm
por Luís Henrique
Sera que vale a pena gastar US$5 milhoes na modernizacao de cada AMX ou seria melhor algo mais economico (pods e armamentos modernos que podem ser aproveitados no futuro FX ) e aposenta-los mais cedo? Digo isso pq sua disponibilidade, dizem que esta muito baixa (e na Italia tb). Talvez fosse mais interessante utilizar os quase US$ 250 milhoes destinados a modernizacao do polemico AMX para dar inicio a compra de cacas modernos e multifuncionais.


Concordo contigo, o AMX foi de extrema importância para a indústria aeronáutica brasileira, mas sua época já passou, o dinheiro que irá ser gasto nessa modernização pode ser muito melhor aplicado em armamentos modernos e mais ainda dá pra arrumar uma grana com esses AMX, existem muitas FAs por ai que não possuem aeronaves desse nível, com certeza haveria mercado pra ele.


Na realidade são pouco mais de U$ 7,5 mi cada A-1 modernizado.
Para os 53 A-1 serão gastos U$ 400 mi.

Eu acho que ja que a EADS esta buscando um parceiro no Mako, seria uma aeronave que poderia ajudar bastante o Brasil e nossa indústria aeronáutica.

Se tivessemos um governo que realmente se preocupa com a questão defesa, poderiamos oferecer a EADS uma parceria no Mako, arcando com parte dos custos e nos comprometendo a adquirir uma boa quantidade de aeronaves desde que o Mako seja totalmente produzido no Brasil e exportado daqui para os outros países futuramente interessados.

Acho que alguma coisa conseguiriamos.

Para quem não sabe o desenvolvimento do Mako custou cerca de U$ 2 bi. O Brasil esta pensando em gastar U$ 400 mi na modernização dos A-1 e mais cerca de U$ 2,2 bi na aquisição de um novo FX. Fora U$ 100 mi com M2k-C, mais 364 mi com os F-5M e o que gastou com Impala.

Se pagassemos U$ 2 bi para adquirir 50% do projeto Mako e produção nacional, inclusive produzindo os Mako para outros países, seria um excelente negócio.

Pensando um pouco grande e imaginando uma FAB com 80 F-5 + 53 A-1M + 12 M2k-C + 36 Rafale + 20 ou 30 Xavante/Impala poderiamos pensar em uma quantidade de quase 211 aeronaves.

Pensando em uma FAB com cerca de 80 Rafale, poderiamos pensar em um custo de U$ 4,8 bi considerando o preço mínimo de U$ 60 mi a unidade, mas sabemos que isto pode sair mais caro. Sem falar no gasto com aeronaves de treinamento e aeronave leve para complementar a frota.

Novamente, repito, pensando grande, o Brasil poderia adquirir 240 Mako. 36 Mako T e 204 Mako LF.

O custo de aquisição ficaria em torno de U$ 4,8 bi. Considerando o preço de U$ 20 mi a unidade.

A turbina que parece ser a favorita é a GE F-414M com quase 10.000 kg/F. Talvez com esta aquisição o Brasil não precise de FX e de mais nada. Substituiria os M2k-C, os F-5E, os F-5F, os A-1 e os Xavante/Impala.
Talvez, se o Brasil realmente estiver disposto a se preocupar mais com defesa, poderiamos adquirir além do Mako, cerca de 80 Rafale como aeronaves de superioridade aérea, mas sei que tudo isto seria sonhar demais.

O que quero dizer é que talvez o Mako poderia usar a mesma turbina do Rafale ou do EFA e assim adquirindo cerca de 80 unidades do Rafale ou do EFA poderiamos produzi-los sob licença, inclusive as turbinas ja que teriamos grande escala. Sobre radares e aviônicos poderiamos conseguir para o Mako com produção nacional e não ter acesso a estes equipamentos do Rafale ou do EFA.

Em caso de guerra teriamos condições de construir EFA ou Rafale e so dependeriamos dos radares e sistemas de contra-medidas. Caso nos fossem negados tais sistemas poderiamos utilizar o radar e sistemas de contra-medidas do Mako que quebrariam o galho.

Ou seja, o Brasil ficaria com uma quantidade de aeronaves equivalente a França, nada mais justo. Mas utilizando um avião bem mais barato de adquirir e de operar.

O Brasil teria condições de produzir um caça de alta performance como o EFA ou Rafale e caso estivesse sob embargo poderia substituir alguns equipamentos por equipamentos derivados do Mako, ja que o Mako o Brasil estaria produzindo 100%.

Alguém aprovaria a idéia?

Enviado: Sex Jun 23, 2006 3:40 pm
por FinkenHeinle
Pablo Maica escreveu:Olha pessoal é só um chute, mas pela quantidade minima de misseis de ambos os tipo, acho que vão servir mais pra pesquisa, pra ver se tem alguma coisa que possa se aproveitar em termos de conhecimento.


Um abraço e t+ :D

Então mais uma vez damos de ré...


Pesquisar porcaria só dá merda...

Enviado: Sex Jun 23, 2006 4:05 pm
por Copello
Bolovo escreveu:Copello, legal teu avatar, esse dos F-5EM.

Tem a foto em alta resolução?


Po galera infelizmente não achei essa foto em alta resolução, mas se quiserem a pequena mesmo, ai vai.

http://www.desafios.org.br/files/notici ... oticia.jpg

Re: Mirage 2000C/B para a FAB - decepcao

Enviado: Sex Jun 23, 2006 6:56 pm
por interregnum
rcolistete escreveu:Olá pessoal,



http://saffire8291.blowsearch.ws/m2000.htm

Abraços,

Roberto



Em função de tudo o que o amigo tirou dos documentos chego a inevitável conclusão de que o melhor para a FAB era operar tucanos e xavantes mesmo e nos resignarmos com as missões policiais e de transporte interno. Já que é para ter aviões de alta performance sempre um ou dois passos atrás dos outros então é melhor não te-los.

Falta coragem para adimitirmos isso mas a realidade nunca foi muito bem vista no nosso país.

Enviado: Qua Jun 28, 2006 11:27 am
por Copello
15 milhões pela modernização do Mirage 2000 para -5 realmente fica inviável
, mas to achando esse preço muito caro. provavelmente deve ser pela remotorização..... o que eu acho que não seja necessário para nós.

Só a troca dos aviônicos nos deixaria em melhor condição e teríamos mais um vetor com a capacidade de lançar mísseis BVR.

Muitos o acham ultrapassado e ruim, porém é um dos únicos de sua geração provados em combate e obtendo bons resultados e alta disponibilidade.


http://www.defesanet.com.br/fx/mirage2000.htm
8-] 8-] 8-]

Enviado: Qua Jun 28, 2006 3:30 pm
por Degan
Copello,

El costo de up grade del Mirage 2000 se obtiene del costo real que han pagado otras fuerzas aéreas por esta modernización (como la griega).
Ninguna fuerza aérea (a parte de la francesa) opera sus Mirage 2000 con la versión antigua de turbina, como la que compra Brasil, es decir, en esas modernizaciones nunca se a remotorizado al Mirage…todas usa el Snecma M53-P20

Saludos cordiales,

Enviado: Sáb Jul 07, 2007 5:57 pm
por Sniper
Reflexões sobre defesa aérea [parte 2]

Enviado: Sáb Jul 07, 2007 6:52 pm
por Matheus
bebeu o Sniper véio....

Enviado: Dom Jul 08, 2007 12:01 am
por Luís Henrique
O Sniper deve estar de férias e decidiu ressucitar alguns tópicos... :wink:

Enviado: Dom Jul 08, 2007 2:13 am
por Paisano
O Sniper está com Síndrome de Coveiro? :shock: