Substituição classe Greenhalgh

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual seria a melhor opção ?

Classe Oliver Hazard Perry
13
18%
Classe Spruance
13
18%
Classe Audacious
1
1%
Type 22 Batch 3 (?)
30
42%
Classe Bremen (?)
11
15%
Classe Cassard
4
6%
Classe Tourville (?)
0
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Arthur
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#31 Mensagem por Arthur » Ter Dez 13, 2005 8:02 pm

Brasileiro escreveu:A opção mais sensata neste caso, seria comprar 3 fragatas usadas, mesmo que pagando um pouco mais caro por serem mais novas, ou porque o Brasil poderia insistir um pouco mais nas Type 23 ou 42 com conversa diplomática, e pagaria mais caro.

E após ter feito isso, encomendar 4 fragatas novas, e apartir delas e com a experiência com as Niterói construirmos uma classe de navios nacionais para substituir as Niterói.
Então a nossa Marinha seria a seguinte:
_3 fragatas compradas usadas pra substituir as GreenHalgh (apartir de 2009)
_4 fragatas novas compradas de um estaleiro extrangeiro (apartir de 2010)
_6 fragatas nacionais para substituir as Niterói. (apartir de 2012)

E depois disso, construirmos mais 4 ou 5 corvetas após termos testado completamente a Barroso.
Isso daria uma esquadra moderna e de custo não tão alto.


[abraços]


Como eu disse, acho difícil achar fragatas razoáveis já em 2009. Preferível ficar com as Greenhalgh até 2015.

Quanto as corvetas, já se mostrou que as corvetas como configuradas atualmente têm capacidade limitada de atuar como uma escolta moderna e sua capacidade de patrulha em pouco supera a de um NPO moderno. Portanto, me parece mais sensato limitar a Barroso a uma unidade e trocar as Inhaúma por um mix de fragatas e NPOs.

No meu cenário ideal, a MB opera as Inhaúma e as Greenhalgh até 2015, trocando-as aí por 8 NPOs projetados no Brasil pela Emgepron e 6 fragatas novas (3 AAW e 3 ASW/EG). Depois em 2020 substitui as Niterói por mais fragatas. Se pudessem ser mais 8 novas em folha (3 AAW e ASW/EG) taria ótimo, mas acho mais provável serem usadas. Aí poderia-se pensar em Type 23 Batch 3 que teriam "apenas" 20 anos ou outras.

Arthur




binfa
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#32 Mensagem por binfa » Ter Dez 13, 2005 8:20 pm

senhores, boa noite!

esta é minha primeira postagem, espero ter feito a coisa certa e ter contribuido para o forum,

segue abaixo noticia (artigo) do defesanet do dia 31/05/2005, a respeito da manutenção das turbinas que equiparam as futuras fragatas da Armada Chilena

ROLLS-ROYCE ASSINA CONTRATO de 20 ANOS com A ARMADA CHILENA
Rolls-Royce asinou um contrato, com a Marinha Chilena, para a manutenção das turbinas a gas que equipam cinco de seus novos navios, por um período de 20 anos - uma peça chave na transformação da Armada Chilena na tecnologia de turbina a gas.
Rolls-Royce proporcionará serviços de reparos e apoio técnico para suas turbinas (Spey, Olympus e Tyne), que equipam uma fragata ex-Royal Navy e quatro navios da holandeses. O contrato é no valor de £5milhões (libras esterlinas), para o primeiro ano, com gastos similares nos anos subsequentes.
Os contrato fora assinados pelo Vice-Almirante Juan Illanes, Diretor General dos serviços Navais da Armada do Chile e Sam Cameron, Diretor de Apoio para as operações de Turbinas a Gas de Uso Naval, durante a exibição Exponaval, no Chile.
Sam Cameron afirmou: “Esse é um significativo acordo para ambas as partes. A Armada do Chile está introduzindo a propulsão com turbinas a gas, para melhorar suas: performance e velocidade de operações.Ela também estabelece seus requisitos de manutenção poderiam ser simplificados com um apoio experiente, e nós estamos satisfeitos de atender a essa demanda. Nos entendemos a parte em que exercemos nos contratos de longa duração, e podemos a judas às marinhas planejar seus reuisitos e reduzir o custo de operação.”
Detahes dos navios e equipamentos cobertos pelo contrato:
01 Fragata Almirante Williams (ex - Type 22 frigate HMS Sheffield) – 02 Olympus e 02 Tyne
02 Fragatas Classe L ex-Marinha da Holanda (Jacob van Heemskerck e Witte de With) – 02 Olympus 02 Tyne por navio
02 Fragatas Classe M ex- Marinha da Holanda (Abraham van der Hulst e Tjerk Hiddes) – 02 Spey por navio.
A Rolls-Royce tem proporcionado o apoio para as turbinas a gas Olympus e Tyne em uso na Royal Navy, Marinha Real da Holanda , MArine nationale ( França) e Bélgica desde o início das operações.




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Marcos Sanchez
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#33 Mensagem por Marcos Sanchez » Ter Dez 13, 2005 10:13 pm

Puxa vida. Liguei ainda esta semana na capitânia dos portos para perguntar quando teriam navios para visitação e me informaram que não havia nada marcado para este mês.
[b]
Talharim,
[/b] estou em SP, tem como vc me avisar quando tiver outros navios para visita. Obrigado.




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#34 Mensagem por Paisano » Ter Dez 13, 2005 10:16 pm

Seja bem-vindo ao DB, binfa. [009]




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#35 Mensagem por REGATEANO » Qua Dez 14, 2005 12:08 am

Marcos Sanchez escreveu:Puxa vida. Liguei ainda esta semana na capitânia dos portos para perguntar quando teriam navios para visitação e me informaram que não havia nada marcado para este mês.
[b]
Talharim,
[/b] estou em SP, tem como vc me avisar quando tiver outros navios para visita. Obrigado.


Pois até eu daqui de Maceió soube quais os navios que iriam pra Santos!
Uma pena.

Em janeiro faz 02 anos que a Esquadra não pinta por aqui.




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#36 Mensagem por talharim » Qua Dez 14, 2005 7:35 pm

Marcos Sanchez escreveu:
Puxa vida. Liguei ainda esta semana na capitânia dos portos para perguntar quando teriam navios para visitação e me informaram que não havia nada marcado para este mês.


Pode deixar amigo 8-]

SE Deus Quiser no primeiro trimestre desse ano que vem A-13 Nae São Paulo todo-poderoso tinindo com ala aérea embarcada completa chegando a 32 nós aki no porto de Santos 8-]

Aviso vcs...........




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#37 Mensagem por Brasileiro » Qua Dez 14, 2005 7:49 pm

vem A-13 Nae São Paulo todo-poderoso


É isso ae véio, quando você for ver o A-13 São Paulo me chame que eu vou!!! :lol: :lol: 8-]




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#38 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Dez 15, 2005 1:24 am

Podia jurar que o São Paulo era o Alfa 12, não o 13. :wink: :lol: :lol: :lol: :lol:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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#39 Mensagem por André Carmel » Qui Dez 15, 2005 1:34 am

Eu acho que o Nae São Paulo é o A-12, ou eu to ficando maluco ? :?: :D




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#40 Mensagem por talharim » Qui Dez 15, 2005 9:34 am

Vcs não entenderam 8-] Ele vai ficar tão novo que vai parecer um Nae novo !




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#41 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 15, 2005 11:55 am

Arthur:

Pelo que li, você preconiza a prazo um fim das corvetas (dando mesmo por fim o projecto Barroso) e a sua troca por NPO's e quanto a fragatas, 6 (3 AAW e 3 ASW) mais 6 a 8 fragatas, novas ou usadas que substituam as Niteroi em 2020.

Certo?

Acho que seria também uma opção sensata.

Apenas acho que dar por fim uma capacidade oceânica de corvetas pode ser mau para um país grande e com poucas fragtatas ocêanicas, mesmo admitindo que no futuro possam ter um total de 14.




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#42 Mensagem por alex » Qui Dez 15, 2005 12:03 pm

A incorporação do Tikuna não estava marcada para 13/12? Ocorreu? Não vi nada na imprensa.....




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#43 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Dez 15, 2005 2:38 pm

talharim escreveu:Vcs não entenderam 8-] Ele vai ficar tão novo que vai parecer um Nae novo !

Pois é...


O que tão planejando pra ele?!

Botox, Lifting, Lipo?!

:lol: :lol: :lol:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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#44 Mensagem por Brasileiro » Qui Dez 15, 2005 4:19 pm

A incorporação do Tikuna não estava marcada para 13/12? Ocorreu? Não vi nada na imprensa.....


MARINHA DO BRASIL
ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO

CERIMÔNIA DE MOSTRA DE ARMAMENTO DO SUBMARINO "TIKUNA"

No dia 16 de dezembro de 2005, às 10h, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, será realizada a Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino "Tikuna", ocasião em que o submarino será incorporado à Armada.

O SubmarinoTikuna, que teve seu batismo em 9 de março deste ano, cumpriu com sucesso todas as atividades previstas para sua incorporação à Armada, como o comissionamento no cais de todos os sistemas e equipamentos e as provas de mar, estando agora pronto para passar para uma nova fase que engloba o levantamento da assinatura acústica do submarino, o alinhamento do sistema de armas e a continuação da avaliação do adestramento da tripulação.

O SubmarinoTikuna é o quarto de uma série de submarinos construídos no Brasil dentro da estratégia da Marinha do Brasil para atingir o domínio completo da tríade PROJETO, CONSTRUÇÃO e REPARAÇÃO desses meios navais. Este submarino incorpora ao projeto original do IKL-209, diversas inovações tecnológicas, objetivando a redução dos níveis de ruído e do tempo de exposição do navio durante operações de recarga de baterias com o navio utilizando seu esnorquel - tubulão pelo qual o submarino admite ar em seu interior quando submerso, próximo a superfície. A construção dos submarinos, além de ser um meio de difusão de novas tecnologias para a indústria privada, possibilita um aumento na geração de empregos diretos e indiretos no País.

Dentre os países do hemisfério sul que detêm a capacitação tecnológica para construir submarinos, somente o Brasil mantém, atualmente, um programa de construção em andamento. No mundo, apenas 15 nações possuem este Know-How, o que ratifica a sólida capacidade da indústria nacional brasileira para a execução de outros projetos navais.

Dotado de um comprimento de 61,29 m e diâmetro do casco de 6,20 m, o submarino "Tikuna" desloca 1.400 toneladas na superfície e atinge velocidades superiores a 20 nós, além de operar em profundidades maiores que 200 m. Com uma tripulação de 7 oficiais e 29 praças, o submarino possui 8 tubos de torpedo e é movido por propulsão diesel-elétrica composta por um motor elétrico de propulsão, baterias e conjuntos motor Diesel-Gerador.

O evento contará com as presenças do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Euclides Duncan Janot de Matos e do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto V. Saraiva Ribeiro, além de outras autoridades civis e militares.




Arthur
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#45 Mensagem por Arthur » Qui Dez 15, 2005 10:42 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Arthur:

Pelo que li, você preconiza a prazo um fim das corvetas (dando mesmo por fim o projecto Barroso) e a sua troca por NPO's e quanto a fragatas, 6 (3 AAW e 3 ASW) mais 6 a 8 fragatas, novas ou usadas que substituam as Niteroi em 2020.

Certo?

Acho que seria também uma opção sensata.

Apenas acho que dar por fim uma capacidade oceânica de corvetas pode ser mau para um país grande e com poucas fragatatas ocêanicas, mesmo admitindo que no futuro possam ter um total de 14.


Concordo com você e por isso que defendo a construção de Navios de Patrulha Oceânica (NaPaOc) para a MB. Esses seriam, na minha opinião vetores ideais para a patrulha, deixando a tarefa de escoltar grupos tarefa para as fragatas oceânicas.

Um pouco sobre o projeto já existente do NaPaOc pode ser encontrado no site: https://www.mar.mil.br/emgepron/napaoc.htm

Quanto a sua configuração só sou a favor de se instalarem mísseis mar-mar nos navios a serem construídos.

O problema das corvetas Inhaúma/Barroso é que elas são superdimensionadas para a tarefa de patrulha e insuficientes como escoltas oceânicas.

Arthur




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