BERIEV-200 para Portugal

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#31 Mensagem por Jorge Freire » Ter Out 17, 2006 1:21 am

Bem que poderíamos ter alguns destes da Amazônia. Me lembraram as antigas "Patas Chocas"




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Rui Elias Maltez
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#32 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Out 18, 2006 7:14 am

Floresta - Governo quer quatro Canadair e dois Beriev
Seis aviões para fogos

O Ministério da Administração Interna (MAI) admite a aquisição de quatro aviões Canadair e dois Beriev para o combate aos fogos florestais e para outras missões da Protecção Civil.

A decisão só será tomada depois de o relatório sobre o russo Beriev, que esteve em teste entre Junho e Agosto últimos, estar concluído.


Segundo apurou o CM, a comissão de avaliação do Beriev está prestes a terminar as suas conclusões e, depois de analisada a relação custo/benefício, o MAI vai adquirir os meios que considerar mais adequados. Para já, António Costa, ministro da tutela, admite a aquisição de quatro aviões Canadair e dois Beriev – um investimento de cerca de 80 milhões de euros.

Entretanto, os responsáveis pela investigação do acidente protagonizado pelo Beriev, em Julho último na barragem da Aguieira, concluíram que o avião russo se avariou devido a falha humana.

Três dias depois de ter sido apresentado por António Costa, o avião embateu em copas de árvores da barragem e avariou, devido a “um erro de planeamento”.

Fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos, cujo relatório estará concluído no final do mês, referiu que “o mapa estava desactualizado” e que o erro – no comprimento do braço do rio – foi detectado após confrontação com cartas militares.

Paulo Galacha, director executivo da Aeronova, empresa que representa a marca Beriev no País, reconheceu que houve um erro de planeamento, mas recordou que antes do acidente o avião já tinha feito cinco abastecimentos, através dos mesmos mapas. Em três meses, o Beriev lançou 2,38 milhões de litros de água.

Ainda este ano, a Protecção Civil italiana apresentou um relatório sobre o Beriev 200, testado no combate aos fogos durante os últimos dois anos. De acordo com o documento, o Beriev precisa de modificações estruturais, como a introdução de ‘airbrakes’ (travões aerodinâmicos), para reduzir a velocidade durante abastecimento nas barragens.

O Beriev, segundo a Protecção Civil italiana, tem limitações no combate aos incêndios.

As autoridades de Itália preferiram manter os Canadair em articulação com o Beriev e é isto mesmo que o Governo português pretende: manter em operação os dois tipos de avião.


http://www.correiomanha.pt/noticia




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