Mirage 2000 vence Super Hornet

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Jose Matos
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#31 Mensagem por Jose Matos » Qua Jul 27, 2005 1:25 pm

Olá a todos

Depois de tantas intervenções um pequeno contributo meu, que também está no meu blogue: http://para-quedas.blogspot.com/


Neste exercício, os Mirages peruanos tinham uma Fighter Area of Responsability (FAR), onde realizavam patrulhas aéreas (CAP). Os Super Hornet atacavam essa zona guiados pelo E-2B. Ora nos diversos dogfights que ocorrem os Mirages venceram os Super Hornet na maior parte dos casos. Não foi em todos, mas venceram mais que os Super Hornet

Ora isto deveu-se não apenas às características do Mirage 2000, que em combate próximo não é assim tão mau como dizem, como também à perícia dos pilotos peruanos, que na Esq. 412 são pilotos bem treinados e dos melhores que a Força Aérea Peruana tem. Mas houve um outro factor importante. Os peruanos estudaram bem os seus adversários antes de ir para combate, ou seja, fizeram o trabalho de casa, coisa que se calhar os americanos não fizeram.

Por outro lado, convém lembrar a quem cita frequentemente o conflito de 95 com o Equador, que os Mirages 2000 não estiveram envolvidos nesse conflito e que os aviões abatidos foram SU-22. É claro que o Peru aprendeu lições com esse conflito que se reflectiram na aquisição do SU-25 para CAS e na aquisição dos Migs-29 para reforçar a sua componente de defesa aérea.

Estes exercícios de combate mostram que muitas vezes o que conta realmente é a perícia do piloto e a consciência situacional como me canso de dizer aqui muitas vezes.

Um abraço





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#32 Mensagem por Morcego » Qua Jul 27, 2005 5:10 pm

Jose Matos escreveu:Olá a todos

Depois de tantas intervenções um pequeno contributo meu, que também está no meu blogue: http://para-quedas.blogspot.com/


Neste exercício, os Mirages peruanos tinham uma Fighter Area of Responsability (FAR), onde realizavam patrulhas aéreas (CAP). Os Super Hornet atacavam essa zona guiados pelo E-2B. Ora nos diversos dogfights que ocorrem os Mirages venceram os Super Hornet na maior parte dos casos. Não foi em todos, mas venceram mais que os Super Hornet

Ora isto deveu-se não apenas às características do Mirage 2000, que em combate próximo não é assim tão mau como dizem, como também à perícia dos pilotos peruanos, que na Esq. 412 são pilotos bem treinados e dos melhores que a Força Aérea Peruana tem. Mas houve um outro factor importante. Os peruanos estudaram bem os seus adversários antes de ir para combate, ou seja, fizeram o trabalho de casa, coisa que se calhar os americanos não fizeram.

Por outro lado, convém lembrar a quem cita frequentemente o conflito de 95 com o Equador, que os Mirages 2000 não estiveram envolvidos nesse conflito e que os aviões abatidos foram SU-22. É claro que o Peru aprendeu lições com esse conflito que se reflectiram na aquisição do SU-25 para CAS e na aquisição dos Migs-29 para reforçar a sua componente de defesa aérea.

Estes exercícios de combate mostram que muitas vezes o que conta realmente é a perícia do piloto e a consciência situacional como me canso de dizer aqui muitas vezes.

Um abraço



vosmeçê chegou ao centro da questão:

se largarmos um contra o outro sem AEW e cada qual com o armamento e radares que carrega, PENSO que os radares do SUPER HORNET detectariam e provavelmente (( P R O V A V E L M E N T E )) venceriam qualquer conflito com os mirrages peruanos, digamos sobre o mar, entende, um territorio sem radares de terra ou aviões de alerta antecipado.

ou seja, claro se largar um super hornet contra um mirrage mas o mirrage com apoio de radar e AEW ora, é obvio que o SUPER HORNET vai rodar, porémmmmmmm, ao equilibrarmos os quadros, PENSO que será MUITO DIFICIL qualquer mirrage derrubar um HORNET, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES.!!!!!!!!!!!!

a pergunta continua:

ALGUÉM AFIRMA QUE UM MIRRAGE ((PERUANO ou BRASILEIRO)) CONTRA UM SUPER HORNET (AMERICANO), ambos com o unico apoio de seus radares e seus armamentos EMBARCADOS, derrotaria na maioria das vezes o super-hornet?????


ps: É OBVIO QUE OS PILOTOS AMERICANOS hoje são treinados para BVR, logo, É BASTANTE COMODO manter brasileiros, peruanos, cubanos e venezuelanos CRENTES na IDIOTA TEORIA de que em dog-fights são melhores que os americanos, e podem a te ser mesmo, a questão é que ISSO JA QUASE NÃO IMPORTA.




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#33 Mensagem por soultrain » Qua Jul 27, 2005 6:01 pm

Morcego,

Os Super Hornet atacavam essa zona guiados pelo E-2B. Ora nos diversos dogfights que ocorrem os Mirages venceram os Super Hornet na maior parte dos casos


Os Super Hornet tinham apoio!!! De certeza melhor que o apoio Peruano.

Qual a admiraçao de M2000 derrotar F-18?

Cump.




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#34 Mensagem por soultrain » Qua Jul 27, 2005 7:32 pm

Só para complementar:

O M2000, é na minha opiniao, um aviao muito capaz actualmente.

Num combate muitos factores contam, a titulo de exemplo, lembro-me de um piloto de B-52 referir, que a alta altitude e à mesma velocidade, conseguia um raio muito mais apertado de viragem que um F-14. :shock:

Isto explica-se pela baixa pressao do ar e a enorme superficie de asas do B-52.

Cump.




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#35 Mensagem por talharim » Qua Jul 27, 2005 7:49 pm

Soultrain escreveu:
lembro-me de um piloto de B-52 referir, que a alta altitude e à mesma velocidade, conseguia um raio muito mais apertado de viragem que um F-14.



Ah não :? ,isso é estória..........

O F-14 é um caça com asas de geometria variáveis,em qualquer condição,velocidade e altitude ele consegue uma viragem melhor do que o B-52.

Se fosse o F-14 nesse dogfight contra os Mirages Peruanos seria um massacre da US NAVY.............explica-se: o radar do F-14 faria muita diferença!




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#36 Mensagem por soultrain » Qua Jul 27, 2005 7:58 pm

Talharim,

Isto foi dito por um piloto de B-52, que esteve lá, que referencias tem voce?

Cump.




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#37 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jul 27, 2005 8:03 pm

Luiz Padilha escreveu:Olhem, eu só vou colocar uma pimentinha aqui, ok?

Durante a Cruzex o velho Mirage III da FAB, engajou e "descabelou" o piloto de um F-16A da FAV. O piloto tem a fita de video do engajamento e me disse que se pudesse ter o Mirage III com os aviônicos de hoje em dia ele ficaria tentado a continuar voando Mirage III, pois me disse que é um excelente aviõa para se voar. Eu pensava que a manobrabilidade do F-16A fosse uma vantagem num combate contra o MirageIII, mas, como o piloto me disse: Treinamento e conhecimento a fundo de seu equipamento, fazem a diferença. Existem táticas que , eu pelo menos por não ser piloto , desconheço. Agora, se um Mirage III "descabela" um F-16A, por que um Mirage 2000 não poderia vencer um F18E?
[]'s
Padilha

Olá Luiz,


Óbvio que conhecimento e treinamento são fatores imprescindíveis para uma Guerra Moderna!

Não importa ter um Mirage III ou um F-16A, isso o piloto não pode mudar. Cabe ao piloto (e claro, à instituição dar a oportunidade) de treinar, conhecer à fundo seu equipamento.

Mas nada muda o fato de ser o Mirage III um caça obsoleto, e pouco manobrável. Em comparação ao F-16A, o Mirage III é um Caminhão contra uma Ferrari.

Claro, se o brasileiro venceu, é por fatores inerentes ao equipamento. Posso deduzir que o brasileiro tem maior nível de treinamento e horas voadas em comparação ao venezuelano.

Entretanto, sabemos, e isso não é segredo para ninguém, nem para os russófilos e nem para os anti-americanos, que eles tem um número de horas voadas excelentes e um treinamento igualmente bom. Não há como nós brasileiros acharmos que temos os melhores pilotos do mundo, e todo o blá, blá, blá que muitas vezes ouvimos, com equipamentos defasados tecnológicamente, e com um nível de horas/vôo baixo para os padrões da OTAN, por exemplo.

Então, o fato é que, não sabemos em que condições o Mirage 2000 e o F/A-18E se enfrentaram, mas independente disso, sabemos que o piloto americano tem melhor treinamento que o piloto peruano.

Portanto, em situação de igualdade, posso lhes garantir que a probabilidade de vitória tenderia ao F/A-18E, e em situação de normalidade (AIM-120, AWACS, etc...) o F/A-18E daria uma surra nos Mirages 2000!




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#38 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jul 27, 2005 8:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Não pode porque não pode, afinal os americanos são os americanos, né não?

Os americanos só entram em guerra hoje com uma vantagem material e humana insuperável, é a estratégia da guerra assimétrica. Mesmo que um piloto não seja uma brastemp, ele terá um apoio e suporte que tornam suas capacidades individuais nem tão relevantes assim. Vejam bem, não disse que os caras são ruins,mas dái a achar que são invencíveis, aí não, afinal quando ganha é bom, quando perde é porque entregou? Estudar sinais do radar do M-2000P? Qual é a novidade aí? O que pode ter acontecido é que eles devem ter usado terreno e outras coisas menos tecnológicas para ter uma certa vantagem. Como não teve chuva de tomahawks, JDAM's e etc, os F-18 estavam por si e aí a coisa fica feia mesmo.

Carlos,


Me desculpe, mas ironias não mudam nada. Os EUA tem excelentes equipamentos, um treinamento igualmente excelente, e portanto, não adianta vir com esse tipo de ironias, porque tu sabe que isso é verdade.

Quanto à questão da Guerra Assimétrica, isso é tudo muito óbvio. Praticamente nunca um país inicia uma guerra sem estar em vantagem. São os despreparados que são atacados, e não o contrário.

Quanto aos pilotos, olha, eu poderia considerar os pilotos americanos muito bem preparados, com certeza melhor preparados que os peruanos.

Como não teve a "chuva de Tomahawks", esse exercício até meio irreal é, não é?!

Certamente o máximo que os SUper Hornets usaram foi o Sparrow, embora eu julgue que eles tenham usado apenas os Sidewinder!




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#39 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jul 27, 2005 8:10 pm

cebola escreveu:Tive uma GRANDE idéia agora pessoal, já que os americanos "entraram pelo cano" com os SUPER HORNET contra os M2000, vamos ajudar nossos "mui amigos" yankes e vamos propor a troca dos nossos recem adquiridos SUPER M2000 c/ Matra Super 530 pelos F-18. E ainda podiamos incluir no pacote a troca dos MIII pelos F-16A, afinal eles estão semprte metidos em confusão e precisam contar c/ aviões realmente eficientes quando entrarem em combate.
Esse é o verdadeiro negocio da CHINA, se essa operação sair me avisem que eu vou cobrar os direitos de intermediação.

Abraço a todos


Hahaha, boa Cebola!




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#40 Mensagem por Charlie Golf » Qua Jul 27, 2005 10:12 pm

O colega José Matos acabou por dizer tudo. :wink:

rodrigo escreveu:Então os fabricantes do avião e do armamento não sabiam das capacidades e possibilidades do conjunto?

Em relação ao binómio Mirage 2000/Exocet, claro que sim rodrigo. Mas já que a Armée de l'Air não se encontrava interessada em utilizar o míssil ar-superfície AM-39 no Mirage 2000, não tinha sido dado grande andamento a essa história. Até que aparecem em cena os gregos interessados no Exocet para possível utilização no Mar Egeu e foi aí então que tudo começou.

No curso "SOT-GUN", com a assistência preciosa da Dassault, foi então possível efectuar uma OPEVAL que acreditou o AM-39 como perfeita e totalmente compatível com o Mirage 2000 e, a partir daí, este míssil anti-navio passou a constar como opção no pacote de armas oferecido aos potenciais clientes do delta francês. :wink:

Aqui fica então uma foto do Mirage 2000EG com dois Exocet, tirada nas instalações francesas da DASSAULT Aviation.

Imagem
Créditos: Dassault Aviation/Força Aérea grega.




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

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#41 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 27, 2005 10:31 pm

Olha, definitivamente os americanos não são os melhores do mundo não, apesar da propaganda dizer isso. Os israelenses, eles sim são os mais bem treinados, experientes e etc. Apesar deles não fazerem alarde disso, o fato é reconhecido internacionalmente.

Aquele filminho do CIGS em que um marine dos EUA leva pau no curso é emblemático, nem sempre o fortão, alardeado melhor do mundo realmente o é, isso é coisa de Bradoqui ou Rambo.

O F-18 é reconhecido como não ser assim uma Brastemp, então contra outro que não é também pode-se esperar que algo diferente aconteça. O M-2000 tem capacidade de manobra equivalente ao F-18, que é fraco comparado ao F-16 ou Su-27(este então..). Fora os AIM-120 não vejo tanta diferença assim não. Lembre-se que os pilotos americanos são extremamente dependentes de controle externo, fato dito pelos pilotos da RAF e russos. Antes que perguntem, eu li num fórum Inglês que nem lembro o nome, valeu?


Guerra assimétrica não é estar em vantagem, é ter CERTEZA de um massacre sem chance alguma para o inimigo e com todas as garantias de vitória possíveis, é a garantia da vitória.




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#42 Mensagem por Plinio Jr » Qui Jul 28, 2005 9:08 am

Lembre-se que os pilotos americanos são extremamente dependentes de controle externo, fato dito pelos pilotos da RAF e russos. Antes que perguntem, eu li num fórum Inglês que nem lembro o nome, valeu?

Guerra assimétrica não é estar em vantagem, é ter CERTEZA de um massacre sem chance alguma para o inimigo e com todas as garantias de vitória possíveis, é a garantia da vitória.


São estes controles externos hj que vencem os conflitos com o mínimo de baixas possiveis e quem não cai nesta realidade tem o mesmo fim de sérvios, iraquianos , talebans entre outros.... :twisted: :twisted: :twisted:




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#43 Mensagem por Charlie Golf » Qui Jul 28, 2005 10:42 am

Plinio Jr escreveu:Lembre-se que os pilotos americanos são extremamente dependentes de controle externo, fato dito pelos pilotos da RAF e russos. Antes que perguntem, eu li num fórum Inglês que nem lembro o nome, valeu?

Guerra assimétrica não é estar em vantagem, é ter CERTEZA de um massacre sem chance alguma para o inimigo e com todas as garantias de vitória possíveis, é a garantia da vitória.

São estes controles externos hj que vencem os conflitos com o mínimo de baixas possiveis e quem não cai nesta realidade tem o mesmo fim de sérvios, iraquianos , talebans entre outros.... :twisted: :twisted: :twisted:


É verdade. Hoje as armas aéreas mais modernas (e não só a norte-americana) dependem muito do factor SA ou "Situational Awareness" para sairem vitoriosos no campo de batalha. Desde a recolha de informações, controlo e comando, reabastecimento aéreo, etc, quanto maior for o auxílio ao piloto (que opera aeronaves cada vez mais avançadas e complexas em cenários de guerra de crescente dificuldade e diversidade), melhor será a chance deste ser bem sucedido.

A U.S. Navy e a USAF já reconheceram que a "consciência situacional" é um factor vital a ter em conta para que se consiga derrotar o adversário. O erro, na minha opinião, é que os pilotos de combate estão a ser "programados" para operar somente em ambientes e cenários onde tenham todos os factores a seu favor. Estão a esquecer-se da improvisação, dos cenários onde nada jogue a seu favor ou onde não tenham qualquer apoio. Faz lembrar as razões que deram origem ao curso de pilotagem de combate "Top Gun". Os aviadores, crentes que os mísseis acabariam rapidamente com alguma ameaça a dezenas de milhas de distância, tinham "desaprendido" a arte do que é ser piloto de caça. Tinham-se esquecido do que é o "dogfight", o ACM e até do canhão!

Neste caso específico, os pilotos peruanos não contam com nada disso. Trabalham diariamente com a mesma máquina e, muito naturalmente, acabam por aprender os seus pontos fortes e as suas limitações. Por isso a notícia de que os Mirage 2000P tinham tido maior número de vitórias em confrontos simulados com os F/A-18E/F não me espantou nada.




Um abraço,
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#44 Mensagem por sergiobraz » Qui Jul 28, 2005 11:39 am

Para mim são fatos:

o F-18 SUPER HORNET é superior ao MIRAGE2000 Peruanos

Os pilotos americanos são TOTALMENTE dependentes de tecnologia

Os pilotos peruanos(como os brasileiros) são totalmente dependentes da perícia..

Em um combate que a tecnologia tiver ficado de lado é bem provável mesmo que os Peruanos tenham levado a melhor...

Outro fato, é que as futuras tecnologias da avição de caça já não contam mais com pilotos ou tripulantes..., então...., o futuro será das máquinas.., o bom do Brasil é isso, aqui vai demorar uns 100 anos para chegarmos neste ponto...




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#45 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jul 28, 2005 11:53 am

Olha... Vocês ja pensaram que esse monte de derrotas americanas pode ser porque as vezes eles... DEIXAM o "inimigo" vencer?




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