Enviado: Qui Out 05, 2006 2:10 pm
Airbus atrasa programa A380 novamente e primeira unidade só será entregue em outubro de 2007
Valor Online
04/10/2006 15:04
SÃO PAULO - A Airbus confirmou oficialmente ontem que, mais uma vez, vai atrasar as entregas de seu superjumbo A380. A primeira aeronave, que seria enviada para a Singapore Airlines no final do ano, agora só será entregue em outubro de 2007. Além disso, a seqüência de entregas só deve ser retomada em 2008.
Em reunião, a European Aeronautic Defence and Space (EADS) decidiu comunicar o novo atraso de sua subsidiária Airbus a seus clientes e adotar um plano de reestruturação contundente para ela. Em nota divulgada ontem, a empresa reconhece indiretamente que a administração errada e o mau planejamento do programa do A380 foram a origem das dificuldades que enfrenta agora. Admite também que não foi capaz de resolver a raiz dos problemas quando eles se apresentaram.
Pela primeira vez desde que começou a anunciar atrasos no A380, a EADS pode enfrentar um rebaixamento de sua nota de crédito no mercado internacional. Hoje a agência de risco Standard & Poor's afirmou que, com esse novo atraso, o rating de crédito da EADS pode ser revisto para baixo.
A companhia afirma que, para reconquistar competitividade - e a confiança de seus clientes, muito abalada pelos sucessivos atrasos no A380 - vai adotar um plano de redução de custos. Isso permitiria à empresa reagir ao impacto financeiro dos atrasos. As companhias que compraram o superjumbo já começaram a se mobilizar para pedir compensações financeiras por causa dos atrasos. Algumas, inclusive, já ameaçam cancelar seus pedidos.
Os dois principais objetivos do programa de reestruturação são reduzir o ciclo de desenvolvimento de novos projetos em dois anos e aumentar a produtividade em 20%. Com isso, a EADS estima poder economizar pelo menos 2 bilhões de euros por ano à partir de 2010 e, até lá, acumular 5 bilhões de euros em cortes de gastos.
Problemas com o projeto por causa de sua complexidade e a falta de habilidade de seus funcionários causaram o novo atraso no programa do A380. De acordo com a companhia, o volume de trabalho necessário para finalizar a instalação da fiação da aeronave foi subestimada em junho. A Airbus diz que a raiz do problema vem do atraso na implementação de um modelo virtual do avião e no treinamento das pessoas que trabalhariam com ele. Com esse programa, fica mais fácil projetar os equipamentos e componentes do avião e definir os procedimentos para instala-los.
Para evitar esses e eventuais novos problemas, a EADS anunciou que, além das mudanças na administração da empresa - que já custou a cabeça do executivo-chefe da Airbus, de um dos executivos-chefes da EADS e do chefe do programa do A380 -, vai promover treinamentos para seu pessoal. Também vai definir o uso de ferramentas e equipamentos padrão em todas as suas unidades de montagem (as principais são na Alemanha e na França), criar equipes multinacionais de trabalho que aproveitem as melhores habilidades dos técnicos.
"Assim, com as ferramentas certas, as pessoas certas, o treinamento certo e a coordenação e administração certas sendo colocadas em ação, a raiz dos problemas está sendo devidamente atacada, apesar que ainda será necessário algum tempo para que essas medidas dêem frutos", afirmou a EADS em seu comunicado.
Além do avião da Singapore Airlines que deve ser entregue em outubro de 2007, a Airbus informou que enviará outras 13 unidades a seus clientes ao longo de 2008, mais 25 em 2009 e, quando a empresa atingir seu potencial completo de produção em 2010, outras 45 aeronaves serão entregues.
Atualmente, a Airbus tem 159 pedidos do superjumbo, que poderá transportar mais de 800 pessoas e será o maior avião comercial de passageiros do mundo. Hoje, o Jumbo 747, da rival norte-americana Boeing, é a maior aeronave de transporte civil em operação, com capacidade para mais de 400 passageiros
Valor Online
04/10/2006 15:04
SÃO PAULO - A Airbus confirmou oficialmente ontem que, mais uma vez, vai atrasar as entregas de seu superjumbo A380. A primeira aeronave, que seria enviada para a Singapore Airlines no final do ano, agora só será entregue em outubro de 2007. Além disso, a seqüência de entregas só deve ser retomada em 2008.
Em reunião, a European Aeronautic Defence and Space (EADS) decidiu comunicar o novo atraso de sua subsidiária Airbus a seus clientes e adotar um plano de reestruturação contundente para ela. Em nota divulgada ontem, a empresa reconhece indiretamente que a administração errada e o mau planejamento do programa do A380 foram a origem das dificuldades que enfrenta agora. Admite também que não foi capaz de resolver a raiz dos problemas quando eles se apresentaram.
Pela primeira vez desde que começou a anunciar atrasos no A380, a EADS pode enfrentar um rebaixamento de sua nota de crédito no mercado internacional. Hoje a agência de risco Standard & Poor's afirmou que, com esse novo atraso, o rating de crédito da EADS pode ser revisto para baixo.
A companhia afirma que, para reconquistar competitividade - e a confiança de seus clientes, muito abalada pelos sucessivos atrasos no A380 - vai adotar um plano de redução de custos. Isso permitiria à empresa reagir ao impacto financeiro dos atrasos. As companhias que compraram o superjumbo já começaram a se mobilizar para pedir compensações financeiras por causa dos atrasos. Algumas, inclusive, já ameaçam cancelar seus pedidos.
Os dois principais objetivos do programa de reestruturação são reduzir o ciclo de desenvolvimento de novos projetos em dois anos e aumentar a produtividade em 20%. Com isso, a EADS estima poder economizar pelo menos 2 bilhões de euros por ano à partir de 2010 e, até lá, acumular 5 bilhões de euros em cortes de gastos.
Problemas com o projeto por causa de sua complexidade e a falta de habilidade de seus funcionários causaram o novo atraso no programa do A380. De acordo com a companhia, o volume de trabalho necessário para finalizar a instalação da fiação da aeronave foi subestimada em junho. A Airbus diz que a raiz do problema vem do atraso na implementação de um modelo virtual do avião e no treinamento das pessoas que trabalhariam com ele. Com esse programa, fica mais fácil projetar os equipamentos e componentes do avião e definir os procedimentos para instala-los.
Para evitar esses e eventuais novos problemas, a EADS anunciou que, além das mudanças na administração da empresa - que já custou a cabeça do executivo-chefe da Airbus, de um dos executivos-chefes da EADS e do chefe do programa do A380 -, vai promover treinamentos para seu pessoal. Também vai definir o uso de ferramentas e equipamentos padrão em todas as suas unidades de montagem (as principais são na Alemanha e na França), criar equipes multinacionais de trabalho que aproveitem as melhores habilidades dos técnicos.
"Assim, com as ferramentas certas, as pessoas certas, o treinamento certo e a coordenação e administração certas sendo colocadas em ação, a raiz dos problemas está sendo devidamente atacada, apesar que ainda será necessário algum tempo para que essas medidas dêem frutos", afirmou a EADS em seu comunicado.
Além do avião da Singapore Airlines que deve ser entregue em outubro de 2007, a Airbus informou que enviará outras 13 unidades a seus clientes ao longo de 2008, mais 25 em 2009 e, quando a empresa atingir seu potencial completo de produção em 2010, outras 45 aeronaves serão entregues.
Atualmente, a Airbus tem 159 pedidos do superjumbo, que poderá transportar mais de 800 pessoas e será o maior avião comercial de passageiros do mundo. Hoje, o Jumbo 747, da rival norte-americana Boeing, é a maior aeronave de transporte civil em operação, com capacidade para mais de 400 passageiros