A-380

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#31 Mensagem por Sniper » Qui Out 05, 2006 2:10 pm

Airbus atrasa programa A380 novamente e primeira unidade só será entregue em outubro de 2007

Valor Online
04/10/2006 15:04

SÃO PAULO - A Airbus confirmou oficialmente ontem que, mais uma vez, vai atrasar as entregas de seu superjumbo A380. A primeira aeronave, que seria enviada para a Singapore Airlines no final do ano, agora só será entregue em outubro de 2007. Além disso, a seqüência de entregas só deve ser retomada em 2008.

Em reunião, a European Aeronautic Defence and Space (EADS) decidiu comunicar o novo atraso de sua subsidiária Airbus a seus clientes e adotar um plano de reestruturação contundente para ela. Em nota divulgada ontem, a empresa reconhece indiretamente que a administração errada e o mau planejamento do programa do A380 foram a origem das dificuldades que enfrenta agora. Admite também que não foi capaz de resolver a raiz dos problemas quando eles se apresentaram.

Pela primeira vez desde que começou a anunciar atrasos no A380, a EADS pode enfrentar um rebaixamento de sua nota de crédito no mercado internacional. Hoje a agência de risco Standard & Poor's afirmou que, com esse novo atraso, o rating de crédito da EADS pode ser revisto para baixo.

A companhia afirma que, para reconquistar competitividade - e a confiança de seus clientes, muito abalada pelos sucessivos atrasos no A380 - vai adotar um plano de redução de custos. Isso permitiria à empresa reagir ao impacto financeiro dos atrasos. As companhias que compraram o superjumbo já começaram a se mobilizar para pedir compensações financeiras por causa dos atrasos. Algumas, inclusive, já ameaçam cancelar seus pedidos.

Os dois principais objetivos do programa de reestruturação são reduzir o ciclo de desenvolvimento de novos projetos em dois anos e aumentar a produtividade em 20%. Com isso, a EADS estima poder economizar pelo menos 2 bilhões de euros por ano à partir de 2010 e, até lá, acumular 5 bilhões de euros em cortes de gastos.

Problemas com o projeto por causa de sua complexidade e a falta de habilidade de seus funcionários causaram o novo atraso no programa do A380. De acordo com a companhia, o volume de trabalho necessário para finalizar a instalação da fiação da aeronave foi subestimada em junho. A Airbus diz que a raiz do problema vem do atraso na implementação de um modelo virtual do avião e no treinamento das pessoas que trabalhariam com ele. Com esse programa, fica mais fácil projetar os equipamentos e componentes do avião e definir os procedimentos para instala-los.

Para evitar esses e eventuais novos problemas, a EADS anunciou que, além das mudanças na administração da empresa - que já custou a cabeça do executivo-chefe da Airbus, de um dos executivos-chefes da EADS e do chefe do programa do A380 -, vai promover treinamentos para seu pessoal. Também vai definir o uso de ferramentas e equipamentos padrão em todas as suas unidades de montagem (as principais são na Alemanha e na França), criar equipes multinacionais de trabalho que aproveitem as melhores habilidades dos técnicos.

"Assim, com as ferramentas certas, as pessoas certas, o treinamento certo e a coordenação e administração certas sendo colocadas em ação, a raiz dos problemas está sendo devidamente atacada, apesar que ainda será necessário algum tempo para que essas medidas dêem frutos", afirmou a EADS em seu comunicado.

Além do avião da Singapore Airlines que deve ser entregue em outubro de 2007, a Airbus informou que enviará outras 13 unidades a seus clientes ao longo de 2008, mais 25 em 2009 e, quando a empresa atingir seu potencial completo de produção em 2010, outras 45 aeronaves serão entregues.

Atualmente, a Airbus tem 159 pedidos do superjumbo, que poderá transportar mais de 800 pessoas e será o maior avião comercial de passageiros do mundo. Hoje, o Jumbo 747, da rival norte-americana Boeing, é a maior aeronave de transporte civil em operação, com capacidade para mais de 400 passageiros




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#32 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Out 06, 2006 8:23 am

O que pode ser dramático para a Airbus e para o próprio projecto será a confirmação do cancelamento de encomendas.

Mas devemos ter em conta que tudo isto não passa de problemas resultantes de um projecto de avião completamente novo, com dimensões ciclópicas, com 2 andares, e que em certas configurações poderá transportar cerca de 600 pessoas, mais a carga.

Ao pé dele, um Jumbo B-747 parece um pequeno avião para voos regionais. :mrgreen:

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Acredito que após limar as arestas no projecto e conclusão de todos os testes, para que a produção entre em velocidade de cruzeiro, este poderá vir a ser líder no mumdo da longa distância.

Sem desprimor para Boeing que também não deve estar a dormir no que respeita a essa quota de mercado.




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#33 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Out 06, 2006 4:23 pm

É evidente, Rui, que desenvolver uma aeronave como esta seria para qualquer empresa, um desafio gigantesco. Porém, os erros no processo já estão prejudicando a Airbus...

Alguns especialistas já disseram, até mesmo ANTES disso tudo, que a Boeing tinha acertado ao desenvolver o Dreamliner, em oposição ao Gigantesco A-280 da Airbus!




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#34 Mensagem por Bolovo » Sex Out 06, 2006 8:04 pm

FinkenHeinle escreveu:Alguns especialistas já disseram, até mesmo ANTES disso tudo, que a Boeing tinha acertado ao desenvolver o Dreamliner, em oposição ao Gigantesco A-280 da Airbus!

O 787 Dreamliner é concorrente do novo A-350 e para concorrer com o A-380, a Boeing está apostando no 747-8, um 747 todo esticadão...




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#35 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Out 06, 2006 8:06 pm

Bolovo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Alguns especialistas já disseram, até mesmo ANTES disso tudo, que a Boeing tinha acertado ao desenvolver o Dreamliner, em oposição ao Gigantesco A-280 da Airbus!

O 787 Dreamliner é concorrente do novo A-350 e para concorrer com o A-380, a Boeing está apostando no 747-8, um 747 todo esticadão...

Sim, mas ali existe uma briga de conceitos... A Airbus apostava num novo e mais eficiente Superjato... Gostemos ou não, 747 esticado tem vários óbices, inclusive eficiência... Já a Boeing apostou no Dreamliner, ainda mais eficiente, apsotando não em gigantismo, mas em eficiência e conforto!




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#36 Mensagem por Guillermo Muñoz » Sáb Out 07, 2006 4:33 am

Finker, eso de "eficiencia e conforto" do Dreamliner comparado com o A-380 e brincadeira!!
O A-380 será o avião com mais conforto no mundo: pode llevar ate 800 pas, mas a sua configuração comun será de 550 pas para garantir CONFORTO a todos eles!! E com esos 550 em percorridos de longo alcance(>10000kms), a eficiencia em $ e cuidado ao medio ambiente será otima; precisará de menos combustibel que um carro pequenho para tranportar uma pessoa em igual distancia X.
Por lo tanto, si vc fala de EFICIANCIA E CONFORTO, eu acho que debe mudar de albo!!!
Salu2




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#37 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 07, 2006 3:17 pm

Não é brincadeira... Afirmar que um possue grande conforto e eficiência não significa chamar o outro de desconfortável, lembre-se disto...




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#38 Mensagem por Guillermo Muñoz » Sáb Out 07, 2006 3:21 pm

Certo Finken, sim duvida, ambos dois avioes seram dos mais confortabel do mundo, mas eu acho que o A380 esta um patamar mais adeante que o aparelho da Boing!
Salu2




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#39 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 07, 2006 3:46 pm

Guillermo Muñoz escreveu:Certo Finken, sim duvida, ambos dois avioes seram dos mais confortabel do mundo, mas eu acho que o A380 esta um patamar mais adeante que o aparelho da Boing!
Salu2

E ainda assim são conceitos diferentes... Especialistas já afirmavam, alguns evidentemente, que a Boeing tinha tomado o caminho certo...




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#40 Mensagem por Guillermo Muñoz » Sáb Out 07, 2006 5:14 pm

Bueno, vamos a tener que esperar un poco más (2008?) para ver como madura el A380.
Respecto de la diferencia de conceptos en la concepción de ambos preoyectos, no hay duda, son de distinta inspiración y lectura de la actual realidad de la industria aeronautica. También acepto el hecho de que Boing estuvo muy certera en su decisión por el B787; el éxito de ventas aun "en verde" así lo prueba, mientras que su competidor, el A350, aun tiene un futuro no muy seguro!.... Y con esto de la crisis institucional de Airbus, aun más!!! :?
Salu2




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#41 Mensagem por P44 » Seg Out 09, 2006 12:11 pm

Já estão a falar de cancelar o A350...




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#42 Mensagem por Bolovo » Seg Out 09, 2006 12:26 pm

P44 escreveu:Já estão a falar de cancelar o A350...

Isso seria um tiro no pé.

Já tem encomendas pagas e tal, agora é tarde demais para cancelar o projeto.




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#43 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Nov 08, 2006 1:02 pm

Primeiras nuvens no horizonte ou será pontual??

Fedex cancela encomenda de A380 da Airbus
Terça, 7 de Novembro de 2006, 15h14
Fonte: AFP

A Airbus indicou nesta terça-feira que a empresa americana Fedex cancelou um pedido de 10 unidades do A380 de carga, lamentando o ocorrido, mas reforçando a confiança em seu projeto de avião gigante.

Os atrasos na execução do projeto A380 obrigaram a Airbus a adiar de 2008 para 2010 as primeiras entregas da versão de carga da aeronave.

A Fedex indicou nesta terça-feira que estava cancelando o pedido da Airbus para pedir 15 aviões B777 de carga da concorrente, a americana Boeing.

Segunda-feira, a Airbus, filial do grupo europeu de aeronáutica e defesa Eads, informou que reduzirá em 80% o número de empresas terceirizadas dentro de um plano de corte economia. A redução deve ser de 3 mil para 500


http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200611071814_AFP_30105313&idtel=

[]´s




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#44 Mensagem por P44 » Ter Mar 27, 2007 7:09 am

A380 em LISBOA :!:

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Gigante da aviação faz voo rasante no aeroporto da Portela



Luísa Botinas

Quem ontem à tarde passava pelo aeroporto da Portela, em Lisboa, e zonas envolventes, e viu um "gigante" dos céus a sobrevoar as pistas da capital terá vivido seguramente momentos de apreensão, já que às 17.50 o gigante Airbus A380 sobrevoou o aeroporto da capital, tendo mesmo executado uma "passagem baixa à pista", sem no entanto tocar o solo, conforme explicou ao DN Rui Oliveira, da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea.

Proveniente de Bordéus, a aeronave, que efectua por estes dias alguns voos de testes com vista à sua certificação, passou pela pista da Portela às 17.50 e, dada a sua envergadura e o impacte do ruído gerado pelos seus reactores, provocou alguma perturbação e até apreensão a quem observou a manobra.

Tudo terá corrido conforme o previsto, já que este sobrevoo estava "perfeitamente autorizado e coordenado com os serviços de controlo de tráfego aéreo da capital", disse ao DN Pedro Gaspar, da NAV. Após esta passagem "meteórica" pelos céus lisboetas, o A380 regressou à base. Ou seja, voltou a Bordéus. Na semana passada, o novo avião do fabricante europeu de aeronaves fez um voo de teste que incluiu uma aterragem num aeroporto nova-iorquino. Na altura, viajavam a bordo 500 convidados.

O A380 é o maior avião comercial de passageiros da história. O aparelho, também conhecido por Superjumbo, fez o seu primeiro voo experimental a 27 de Abril de 2005, em Toulouse, França. Com uma capacidade prevista de 555 a 845 passageiros, o A380 tem 72,75 metros de comprimento, uma envergadura de 79,80 metros e uma altura de 24,08 metros. A velocidade máxima atingida é de 953 quilómetros por hora e a altitude máxima de voo é de 15 mil metros.

A passagem deste A380 não passou despercebida à comunidade local de planespotters. Estes "caçadores de aviões" ficaram radiantes com o sobrevoo do gigante da Airbus e não pouparam nas fotos. Em vários fóruns de conversação deram largas à alegria que foi captar o momento. "Sr. A380, volte para trás...", escrevia Rehaell Regular; "Ele afinal o que fez? Ainda está por aí ou já tomou rumo à França? Se sim, pode ser que passe por cima de Braga! Yes!", escreveu João Guimarães.

Eduardo Ascensão não é "caçador de aviões", mas conhece-os bem. Trabalha como controlador de tráfego aéreo no aeroporto da Portela e ontem viu o A380... a partir da janela de casa. "Sabia que o avião hoje [ontem] passaria por Lisboa. Estava em casa ao computador, junto à janela, e vi-o", conta, depois de revelar que também guardou algumas imagens.

Para os leigos, Eduardo Ascensão explica: "Quem olhar com atenção repara que se trata de um avião diferente dos outros comerciais que cruzam os céus." Segundo aquele técnico, esta aeronave, por ser um avião maior, na fase de aproximação, voa muito mais devagar do que os outros. A sua envergadura também condiciona a operacionalidade. Assim, este A380, apesar de poder aterrar em Lisboa, não pode fazer mais do que isso. Por exemplo, não pode executar movimentos e circular na infra-estrutura que o recebe.




http://dn.sapo.pt/2007/03/27/cidades/gi ... oport.html




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#45 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Ago 31, 2007 3:20 pm

Airbus A380 aterrissa em Bangcoc em viagem promocional pela Ásia

Bangcoc, 31 ago (EFE).- Um Airbus A380, o maior avião de passageiros já construído, aterrissou hoje em Bangcoc no começo de uma viagem promocional pela Ásia, antes que o fabricante europeu EADS entregue a sua primeira encomenda à Singapore Airlines, dia 15 de outubro.

O modelo tem capacidade para 853 passageiros em dois andares.

Pesa 308 toneladas, mede 73 metros de comprimento, 24,1 de altura e 79,75 de envergadura. O peso máximo na decolagem é de 540 toneladas.

O avião percorreu sem problemas a rota entre Toulouse, no sul da França, onde fica a fábrica da Aiarbus, e a capital tailandesa.

O A380 viajará amanhã até Chiang Mai, a cerca de 600 quilômetros de Bangcoc. A cidade é o principal destino turístico da região norte da Tailândia. No dia seguinte voará até Hanói, e na segunda-feira chegará a Hong Kong.

Seul, na quarta-feira, será a última escala da viagem. Segundo a EADS, o objetivo é mostrar o avião e testar as operações reais durante a exploração comercial, como as tarefas de manutenção e a adequação às pistas dos aeroportos.

A Singapore Airlines, a primeira companhia aérea a receber o gigantesco avião comercial, já leiloa no site eBay, por preços a partir de ? 8 mil, as passagens para o vôo inaugural, dia 25 de outubro, entre Cingapura e Sydney. A companhia aérea disse que doará o dinheiro arrecadado a obras beneficentes.

A Airbus recebeu até o momento 173 pedidos de 14 companhias.


http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/efe/2007/08/31/ult1767u101585.jhtm

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