12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#31 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 23, 2020 5:25 pm

FCarvalho escreveu: Dom Ago 23, 2020 11:13 am Nenhum problema. É só precaução mesmo.
Lembra que aqui manpad é arma de artilharia e missil AT é coisa de outro mundo.

abs
Pode usar na logística mas não no combate direto, beleza kkkk

Em plena era digital!




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#32 Mensagem por Alfa BR » Dom Ago 23, 2020 7:32 pm

Esse vídeo é uma pérola, pena a qualidade ser tão ruim.

Avaliação de uma fração de uns dos BIL da 12º Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) que enfrenta elementos da Força Oponente (ForOp). Atenção às observações emitidas pelo cinegrafista, que provavelmente é um dos observadores da adestramento.





Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#33 Mensagem por Henrique Brito » Dom Ago 23, 2020 11:41 pm

Alfa BR escreveu: Dom Ago 23, 2020 7:32 pm Esse vídeo é uma pérola, pena a qualidade ser tão ruim.

Avaliação de uma fração de uns dos BIL da 12º Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) que enfrenta elementos da Força Oponente (ForOp). Atenção às observações emitidas pelo cinegrafista, que provavelmente é um dos observadores da adestramento.

Não estão dando o devido valor a simulação, se fosse a vera, não estariam passeando como se estivessem no piquenique, estariam progredindo da maneira correta, pelo local correto de acordo com o terreno.

Eu me lembro que nas simulações que faziamos da bda pqd contra a forop, o nosso comandante do 26 BI Pqdt elogiou a tropa, pois fazíamos sempre como se em combate real estivéssemos. Se os sargentos não segurassem um pouco os ânimos dos pqds recém saídos da formação, eles até queriam invadir as trincheiras largando coronhadas nos forops.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#34 Mensagem por Henrique Brito » Dom Ago 23, 2020 11:46 pm



Excelente vídeo com reportagem e imagens entre um combate simulado da 11ª Bda Inf Lv atacando para retomar uma hidrelétrica "tomada" pela forop. E aqui, a 11ª levando bem a sério a simulação.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#35 Mensagem por Alfa BR » Seg Ago 24, 2020 10:13 am

Henrique Brito escreveu: Dom Ago 23, 2020 11:46 pm

Excelente vídeo com reportagem e imagens entre um combate simulado da 11ª Bda Inf Lv atacando para retomar uma hidrelétrica "tomada" pela forop. E aqui, a 11ª levando bem a sério a simulação.
Esse é um dos melhores vídeos que já vi sobre o tema. Esse pessoal da 11ª é bom, hein? Infantaria bem adestrada em ação é de encher os olhos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#36 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 24, 2020 10:54 am

Já li algumas matérias sobre as ForOp. Geralmente são formadas por pessoal do quadro permanente e recrutas com desempenho acima da média. Tem um pouco mais de recursos e são mais experientes do que a maior parte das tropas que treinam.
Conquanto, via de regra sempre estão em desvantagem e limitados aos parâmetros dos exercícios. Ou seja, quase sempre "estão destinados a perder".
Não sei quantos CA o exército possui, mas creio que seria importante profissionaluzar na integra essa tropa, priorizar armas, equipamentos e formação, e através de processo seletivo interno acolher os melhores soldados de diversas OM de todo o Brasil. Isto pode elevar bastante a qualidade da tropa empregada e por conseguinte a complexidade dos enfrentamentos, assim como o grau de dificuldade para vencê-los.
Se cada CA dispusesse de uma companhia de infantaria como forca oponente seria possível treinar OM até nível batalhão. Algo raro de se ver nos treinamento do exército.
Sem querer parecer presunçoso, mas, sou de opinião que a melhor tropa para dar trabalho as OM do exército é o CFN. Totalmente profissionais, muito bem treinados, armados e equipados. E com uma disposição exponencial para "dar uma peia" em qualquer tropa do EB. A utilização dos DESET seria algo utilissimo nestes embates a fim de testar doutrinas, formação, equipamentos e, óbvio, o pessoal de ambas as tropas.
Tenho ciência de varios exercícios entre EB e CFN, mas aparentemente existe uma regra oculta entre as duas instituições que jamais deve ser quebrada e que diz respeito a nunca colicar ambas as tropas em lados opostos sob qualquer hipótese. Isso tem sido respeitado até onde sei, apesar de aqui e ali vez por outra haverem casos fortuitos. Afinal não existem regras imaculadas no meio castrense.
Seria algo a se pensar ter como obetivo dotar cafa comando milutar de área com seu próprio CA.

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Ago 24, 2020 4:41 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#37 Mensagem por Ckrauslo » Seg Ago 24, 2020 4:21 pm

O exercito americano tem uma tropa FOR OP que é literalmente odiada, por que mesmo com menor números e menores equipamentos, eles quase sempre ganham os exercícios.
Seria bom se aqui, eles ganhassem quando tomassem estratégias e atitudes melhores.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#38 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 24, 2020 4:40 pm

Por mim esse tipo de tropa só deveria obedecer uma única regra: vale tudo. E o pessoal que está sendo treinado que se vire para ganhar dos caras.
Duvido se fizessem isso se eles não levavam a maior parte dos combates com Deset.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#39 Mensagem por Henrique Brito » Seg Ago 24, 2020 5:50 pm

FCarvalho escreveu: Seg Ago 24, 2020 10:54 am Já li algumas matérias sobre as ForOp. Geralmente são formadas por pessoal do quadro permanente e recrutas com desempenho acima da média. Tem um pouco mais de recursos e são mais experientes do que a maior parte das tropas que treinam.
Conquanto, via de regra sempre estão em desvantagem e limitados aos parâmetros dos exercícios. Ou seja, quase sempre "estão destinados a perder".
Não sei quantos CA o exército possui, mas creio que seria importante profissionaluzar na integra essa tropa, priorizar armas, equipamentos e formação, e através de processo seletivo interno acolher os melhores soldados de diversas OM de todo o Brasil. Isto pode elevar bastante a qualidade da tropa empregada e por conseguinte a complexidade dos enfrentamentos, assim como o grau de dificuldade para vencê-los.
Se cada CA dispusesse de uma companhia de infantaria como forca oponente seria possível treinar OM até nível batalhão. Algo raro de se ver nos treinamento do exército.
Sem querer parecer presunçoso, mas, sou de opinião que a melhor tropa para dar trabalho as OM do exército é o CFN. Totalmente profissionais, muito bem treinados, armados e equipados. E com uma disposição exponencial para "dar uma peia" em qualquer tropa do EB. A utilização dos DESET seria algo utilissimo nestes embates a fim de testar doutrinas, formação, equipamentos e, óbvio, o pessoal de ambas as tropas.
Tenho ciência de varios exercícios entre EB e CFN, mas aparentemente existe uma regra oculta entre as duas instituições que jamais deve ser quebrada e que diz respeito a nunca colicar ambas as tropas em lados opostos sob qualquer hipótese. Isso tem sido respeitado até onde sei, apesar de aqui e ali vez por outra haverem casos fortuitos. Afinal não existem regras imaculadas no meio castrense.
Seria algo a se pensar ter como obetivo dotar cafa comando milutar de área com seu próprio CA.

abs
Respeitosamente, discordo de quase tudo o que você digitou.

Primeiro, porque a forop nunca está "destinada a perder", é uma simulação viva, perde quem realmente perde, e a forop por vezes está em desvantagem numerica quando simula defendendo, mas por vezes está em vantagem numerica quando simula atacando.

Note, que estar em desvantagem numerica quando defende não é necessariamente estar em desvantagem no combate, quem foi militar, sabe que a tropa que defende está sempre em vantagem no terreno, instala suas armas automáticas na melhor posição, geralmente no alto de cotas, pode e deve cavar trincheiras e casamatas para se proteger, se tiver apoio da engenharia de combate a seu favor também terá cercas de concertinas (o que a forop teve contra os pqds), bunkers, trincheiras e valas antitanque, minas terrestres no caso de um combate real.

Já a tropa que ataca sempre estará em desvantagem, pois ja chega na posição com a tropa inimiga completamente instalada e preparada, a tropa invasora tem que se expor, avançar em baixo de tiros de inimigos que estão completamente abrigados.

Então, se a forop perde quando defende, é porque a outra tropa foi melhor, e se perde quando ataca mesmo em vantagem numérica, mesma coisa. E pelo que sei, durante estas avaliações, na maioria das vezes a forop vence quando simula contra tropas que não estão na FAR do EB. Entretanto, voce so toma conhecimento quando a forop perde, porque as tropas avaliadas só devem divulgar quando elas vencem a forop.

Outro ponto é sobre os fuzileiros navais "podem dar uma peia" em qualquer tropa do EB porque são "profissionais". Meu amigo, eu sou do Rio, a casa da Força de Fzileiros da Esquadra, e mesmo sendo uma das melhores tropas do Brasil, eu posso afirmar que isso é o maior embuste que existe nas forças armadas.

Primeiro porque esse "profissional" é relativo, profissional é o militar de carreira, e o soldado fuzileiro naval NÃO É de carreira, pra seguir carreira ele precisa passar por um concurso interno que elimina mais de 90% deles, que ao final de sete anos voltam a ser civis assim como qualquer soldado do Exército.

Sobre a seleção por concurso público é importante, mas isso por si só não torna uma tropa melhor que a outra, nem no quesito de ter soldados voluntários, pois há muito tempo que há muito mais voluntários pra servir no EB do que vagas disponíveis, logo, 99% dos que servem no EB acabam sendo voluntários também.

O que vai mandar se uma tropa é melhor do que outra, é principalmente o treinamento básico, e nesse quesito o Exército tem tropas no mesmo nível dos fuzileiros. A formação do soldado fuzileiro dura 4 meses, exatamente o mesmo tempo da formação dos paraquedistas. E eu conheço vários colegas que já foram do Exército e depois fuzileiros navais, e os mesmos afirmam que não há diferenças significativas entre a formação de um soldado fuzileiro naval e a formação de um soldado de infantaria do EB (pela qual eles também passaram).

Eu tenho um colega que serviu no 26 BI Pqdt e depois fez concurso pros fuzileiros navais porque o pai dele é sargento fuzileiro naval, e após a formação de fuzileiro, ainda como recruta recém formado, foi logo alocado na companhia de apoio as operações especiais do batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, unicamente porque ele era pqd.

Tenho outro colega que já trabalhamos juntos em uma empresa privada, ele foi fuzileiro e dispensado aos sete anos, ele também me afirma que não há diferença significativa na formação de fuzileiro e na formação de infantaria do EB. A única diferença é que os fuzileiros focam nos assaltos anfíbios, e a infantaria do EB foca na sua especialidade, seja paraquedista, blindada, de selva.

E acho que a infantaria de selva, caatinga, pantanal, montanha, paraquedista, e a 12 leve estão todas no mesmo nível da Força de Fuzileiros da Esquadra, mas cada uma foca mais em sua especialidade durante a formação.

Eu acho que não deveria haver forops. As tropas deveriam se adestrar umas contra as outras, inclusive com os fuzileiros.

Um abraço.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#40 Mensagem por Ckrauslo » Seg Ago 24, 2020 6:09 pm

Mas isso por definição seria uma força de oposição.
Mesmo que você adestre uma tropa contra a outra, é uma força de oposição, nesse caso uma seria a FOR OP da outra.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#41 Mensagem por Alfa BR » Seg Ago 24, 2020 7:11 pm

Os britânicos não tem uma tropa especializada em atuar como força oponente como a do CA - Leste ou a que o U.S. Army possui. Eles tem um sistema de rotação onde anualmente subunidades de determinadas OMs assumem essa função. Tipo uma Cia Fuz de um Btl Inf, um Esq Cav de Reg Cav e assim por diante.





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#42 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 24, 2020 8:20 pm

Henrique Brito escreveu: Seg Ago 24, 2020 5:50 pm Respeitosamente, discordo de quase tudo o que você digitou.
Primeiro, porque a forop nunca está "destinada a perder", é uma simulação viva, perde quem realmente perde, e a forop por vezes está em desvantagem numerica quando simula defendendo, mas por vezes está em vantagem numerica quando simula atacando.
Note, que estar em desvantagem numerica quando defende não é necessariamente estar em desvantagem no combate, quem foi militar, sabe que a tropa que defende está sempre em vantagem no terreno, instala suas armas automáticas na melhor posição, geralmente no alto de cotas, pode e deve cavar trincheiras e casamatas para se proteger, se tiver apoio da engenharia de combate a seu favor também terá cercas de concertinas (o que a forop teve contra os pqds), bunkers, trincheiras e valas antitanque, minas terrestres no caso de um combate real.
Já a tropa que ataca sempre estará em desvantagem, pois ja chega na posição com a tropa inimiga completamente instalada e preparada, a tropa invasora tem que se expor, avançar em baixo de tiros de inimigos que estão completamente abrigados.
Então, se a forop perde quando defende, é porque a outra tropa foi melhor, e se perde quando ataca mesmo em vantagem numérica, mesma coisa. E pelo que sei, durante estas avaliações, na maioria das vezes a forop vence quando simula contra tropas que não estão na FAR do EB. Entretanto, voce so toma conhecimento quando a forop perde, porque as tropas avaliadas só devem divulgar quando elas vencem a forop.
Outro ponto é sobre os fuzileiros navais "podem dar uma peia" em qualquer tropa do EB porque são "profissionais". Meu amigo, eu sou do Rio, a casa da Força de Fzileiros da Esquadra, e mesmo sendo uma das melhores tropas do Brasil, eu posso afirmar que isso é o maior embuste que existe nas forças armadas.
Primeiro porque esse "profissional" é relativo, profissional é o militar de carreira, e o soldado fuzileiro naval NÃO É de carreira, pra seguir carreira ele precisa passar por um concurso interno que elimina mais de 90% deles, que ao final de sete anos voltam a ser civis assim como qualquer soldado do Exército.
Sobre a seleção por concurso público é importante, mas isso por si só não torna uma tropa melhor que a outra, nem no quesito de ter soldados voluntários, pois há muito tempo que há muito mais voluntários pra servir no EB do que vagas disponíveis, logo, 99% dos que servem no EB acabam sendo voluntários também.
O que vai mandar se uma tropa é melhor do que outra, é principalmente o treinamento básico, e nesse quesito o Exército tem tropas no mesmo nível dos fuzileiros. A formação do soldado fuzileiro dura 4 meses, exatamente o mesmo tempo da formação dos paraquedistas. E eu conheço vários colegas que já foram do Exército e depois fuzileiros navais, e os mesmos afirmam que não há diferenças significativas entre a formação de um soldado fuzileiro naval e a formação de um soldado de infantaria do EB (pela qual eles também passaram).
Eu tenho um colega que serviu no 26 BI Pqdt e depois fez concurso pros fuzileiros navais porque o pai dele é sargento fuzileiro naval, e após a formação de fuzileiro, ainda como recruta recém formado, foi logo alocado na companhia de apoio as operações especiais do batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, unicamente porque ele era pqd.
Tenho outro colega que já trabalhamos juntos em uma empresa privada, ele foi fuzileiro e dispensado aos sete anos, ele também me afirma que não há diferença significativa na formação de fuzileiro e na formação de infantaria do EB. A única diferença é que os fuzileiros focam nos assaltos anfíbios, e a infantaria do EB foca na sua especialidade, seja paraquedista, blindada, de selva.
E acho que a infantaria de selva, caatinga, pantanal, montanha, paraquedista, e a 12 leve estão todas no mesmo nível da Força de Fuzileiros da Esquadra, mas cada uma foca mais em sua especialidade durante a formação.
Eu acho que não deveria haver forops. As tropas deveriam se adestrar umas contra as outras, inclusive com os fuzileiros.
Um abraço.
Olá Henrique.

Vamos primeiramente a uma correção. Eu não disse 'os fuzileiros navais "podem dar uma peia" em qualquer tropa do EB porque são "profissionais"' mas 'com uma disposição exponencial para "dar uma peia" em qualquer tropa do EB.

'No frase referi-me à concorrência sadia que existe entre as tropas militares, não que uma é melhor que a outra ou que esta ou aquela OM é melhor por isso e aquilo. Não se trata de ser melhor ou pior, mas de atestar as qualidades intrínsecas de cada uma da melhor forma possível em proveito de ambas.

Quanto ao mais eu tenho cá para mim que as ForOp podem ser tropas bem efetivas no treinamento quando engajadas com mais liberdade para atuar do que sob as mesmas regras das tropas treinadas. Exercícios militares, como quaisquer outros, tem uma série de limitações e condições que visam sobretudo salvaguardar os objetivos finais do mesmo e a segurança de todos.

E concordo sem pestanejar com a sua opinião no que se refere à formação das tropas do EB em relação ao CFN, mas é importante observar que a imensa maioria das tropas de infantaria do EB não recebe o mesmo tratamento que as FAR-E, o que faz com que parte significativa da tropa esteja bem abaixo da formação recebida pelos soldados fuzileiros navais. Estar nas FAR-E hoje pode ser considerado um privilégio em termos de formação, doutrina, equipamento e armamento dentro do exército. Dos 85 batalhões de infantaria que se diz têm o EB, nem 20% recebe a mesma atenção dada a estas forças, tendo que se virar grosso modo com menos do que o mínimo básico necessário. Todos sabemos o quanto isso pode fazer, e faz, diferença na hora de um conflito verdadeiro.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#43 Mensagem por Henrique Brito » Seg Ago 24, 2020 8:53 pm

Alfa BR escreveu: Seg Ago 24, 2020 7:11 pm Os britânicos não tem uma tropa especializada em atuar como força oponente como a do CA - Leste ou a que o U.S. Army possui. Eles tem um sistema de rotação onde anualmente subunidades de determinadas OMs assumem essa função. Tipo uma Cia Fuz de um Btl Inf, um Esq Cav de Reg Cav e assim por diante.

Acho que assim seria o ideal. Cria uma rivalidade sadia, ninguém quer perder e essa rivalidade acaba elevando o nível.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#44 Mensagem por Alfa BR » Ter Set 01, 2020 1:50 pm

FORÇA-TAREFA IPIRANGA SE ADESTRA NO COMBATE NOTURNO VISANDO CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE PRONTIDÃO DO EXÉRCITO

Caçapava (SP) – Nos dias 25 e 26 de agosto, com o emprego da Aviação do Exército, a Força-Tarefa (FT) Ipiranga, que compõe a Força de Prontidão (FORPRON) da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), realizou um adestramento, empregando duas Subunidades de Força de Ação Estratégica (SUFAE) do 5° e 6° Batalhões de Infantaria Leve, com foco no combate noturno.

Após o apronto operacional, a tropa realizou um assalto aeromóvel, durante a madrugada, para conquistar um objetivo vital no contexto do adestramento. Após essa ação, a tropa exfiltrou-se, realizando uma marcha a pé, com todo o armamento e equipamento de dotação, a fim de aprimorar a rusticidade e o espírito combativo dos militares.

O treinamento constituiu-se em um preparo da FT Ipiranga para sua certificação como Força de Prontidão do Exército Brasileiro, podendo ser acionada para emprego real em qualquer parte do território nacional.

http://www.eb.mil.br/web/noticias/notic ... d/12059099

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

#45 Mensagem por Alfa BR » Ter Set 01, 2020 1:52 pm

Alfa BR escreveu: Ter Set 01, 2020 1:50 pm FORÇA-TAREFA IPIRANGA SE ADESTRA NO COMBATE NOTURNO VISANDO CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE PRONTIDÃO DO EXÉRCITO

Caçapava (SP) – Nos dias 25 e 26 de agosto, com o emprego da Aviação do Exército, a Força-Tarefa (FT) Ipiranga, que compõe a Força de Prontidão (FORPRON) da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), realizou um adestramento, empregando duas Subunidades de Força de Ação Estratégica (SUFAE) do 5° e 6° Batalhões de Infantaria Leve, com foco no combate noturno.

Após o apronto operacional, a tropa realizou um assalto aeromóvel, durante a madrugada, para conquistar um objetivo vital no contexto do adestramento. Após essa ação, a tropa exfiltrou-se, realizando uma marcha a pé, com todo o armamento e equipamento de dotação, a fim de aprimorar a rusticidade e o espírito combativo dos militares.

O treinamento constituiu-se em um preparo da FT Ipiranga para sua certificação como Força de Prontidão do Exército Brasileiro, podendo ser acionada para emprego real em qualquer parte do território nacional.

http://www.eb.mil.br/web/noticias/notic ... d/12059099

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Combate noturno é uma das maiores deficiências do EB. Bom ver o pessoal se adestrando nisso e dispondo de equipamentos de visão noturna.




Responder