Penso que este deva ser um dos projetos mais sigilosos em desenvolvimento no Brasil atualmente. Ele literalmente desapareceu do mapa nos últimos anos.
Mas uma coisa que me deixou curioso é aquelas "tampas" abertas em cima do container para a elevação do radar secundário. Isso não atrapalha a o radar primário logo abaixo, mesmo ele sendo AESA?
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sex Dez 03, 2021 2:52 pm
por Túlio
Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 2:26 pm
Comparando com outros radares em conteiners de 20 pés nenhum outro no mundo tem a cápacidade de combinar o radar primario e secundário, o M200 é um produto único e de fato revolucionario
Não estou de PILANTRAGEM, apenas algumas dúvidas:
O radar é AESA ou PESA?
Sendo AESA, quem desenvolveu e quem faz os TRMs? Módulos de potência e processamento de sinais também;
Por fim, se entendi direito, o primário (grosso modo, dá a direção e distância do alvo em azimute) é o que vai acima e parece ser MSA, enquanto o secundário (dá a posição precisa do alvo em altitude e atitude, repassando aos meios de Defesa Aérea) parece ser PESA ou AESA, correto?
RAZÃO - Conheço pouco dos detalhes do assunto, seria legal aprender mais (apenas algum link já ajudaria).
Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 2:26 pm
Comparando com outros radares em conteiners de 20 pés nenhum outro no mundo tem a cápacidade de combinar o radar primario e secundário, o M200 é um produto único e de fato revolucionario
Não estou de PILANTRAGEM, apenas algumas dúvidas:
O radar é AESA ou PESA?
existe um documento do Ctex que coloca as plácas do P200 como AESA, mais eu não tenho ele aqui, vou procurar
Sendo AESA, quem desenvolveu e quem faz os TRMs? Módulos de potência e processamento de sinais também;
Não tenho ideia, saberemos se algúm iluminado fazer essa pergunta no dia 10
Por fim, se entendi direito, o primário (grosso modo, dá a direção e distância do alvo em azimute) é o que vai acima e parece ser MSA, enquanto o secundário (dá a posição precisa do alvo em altitude e atitude, repassando aos meios de Defesa Aérea) parece ser PESA ou AESA, correto?
Correto
RAZÃO - Conheço pouco dos detalhes do assunto, seria legal aprender mais (apenas algum link já ajudaria).
A diferença entre um RADAR primário e secundário é que o segundo, além de transmitir um pulso eletromagnético e recebê-lo de volta (eco) permitindo saber a localização de um alvo, também envia um sinal codificado . Se essa aeronave possuir um transponder (IFF ou TCAS), por exemplo, será reenviado ao RADAR um sinal, também codificado, com dados mais específicos como origem, modelo da aeronave, etc.
Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel. Tanto o M60 quanto o M200 vigilante não parecem ser adequados para detecção de Drones, e indica que o próximo desenvolvimento será o Radar Multifunção, que também sera um radar contra-bateria e anti-UAV
Minha antecipação para o evento no dia 10 agora é 0, acabei descobrindo tudo o que eu tinha em dúvida
fazer o que...
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sex Dez 03, 2021 3:57 pm
por Túlio
Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:47 pm
Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel.
Muito mas MUITO bom, há um bocado de info valiosa, como o SABER 60 não ter capacidade antidrone, é importante saber que o EB passou a levar em conta essa possibilidade e que soluções para cobrir este gap acabarão sendo adotadas.
Muito tri mesmo, tks!!!
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sex Dez 03, 2021 4:14 pm
por Túlio
Outra coisa que notei é que parece muito com um SPY-1 (radar que equipa os navios "AEGIS") que, mesmo sendo PESA, ninguém é DOIDO de chegar perto. Acabei de ler o resto do PDF e gostei de quase tudo (inclusive a sugestão de emprego naval do -200, tipo um "mini-Aegis" que, pelas dimensões, poderia caber perfeitamente até num barco com as dimensões das CV-3, ou seja, relativamente pequeno mas com aperfeiçoamentos que só foram introduzidos no FARS/-1K) mas especialmente de ver que há menções à importância da capacidade de detecção de drones (especialmente os pequenos) pelo texto inteiro, e isso é muito bom, mostra que tem gente bem acordada sobre o lado para o qual as coisas parecem estar indo...
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sex Dez 03, 2021 9:17 pm
por Aim For The Top
matéria sobreo o ENIGMA (página 29 do documento) em testes no ano de 2019 na africa do sul.
Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:47 pm
Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel. Tanto o M60 quanto o M200 não parecem ser adequados para detecção de Drones, e indica que o próximo desenvolvimento será o Radar Multifunção, que também sera um radar contra-bateria e anti-UAV
Espero que as soluções tecnológicas apontadas neste radar sirvam de ponta de lança para, também, ocupar os diversos nichos de demanda que FAB e MB possuem em seus planejamentos estratégicos no futuro.
Se ele der certo para equipar a AAe das forças, será também uma ótima solução para outras áreas em que precisamos avançar em termos de radares.
Em tempo, quem está 'escrevendo' o sistema C2 para a AAe no Brasil? Será nacional ou importado?
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sáb Dez 04, 2021 1:41 pm
por Matheus
Essa semana vi notícia sobre o radar OTH (acho que é isso) fabricado no Brasil e que tem um instalado na na costa na região nordeste. Diz que em teste alcançou mais de 400 km na localização de navios e 14 unidades dariam conta de todo litoral brasileiro.
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sáb Dez 04, 2021 1:50 pm
por Túlio
Matheus escreveu: Sáb Dez 04, 2021 1:41 pm
Essa semana vi notícia sobre o radar OTH (acho que é isso) fabricado no Brasil e que tem um instalado na na costa na região nordeste. Diz que em teste alcançou mais de 400 km na localização de navios e 14 unidades dariam conta de todo litoral brasileiro.
Mas já faz anos que já tem um operando aqui no RS (Farol de Albardão), é o OTH 0100 da IACIT, índio véio.
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 04, 2021 11:53 am
Espero que as soluções tecnológicas apontadas neste radar sirvam de ponta de lança para, também, ocupar os diversos nichos de demanda que FAB e MB possuem em seus planejamentos estratégicos no futuro.
Se ele der certo para equipar a AAe das forças, será também uma ótima solução para outras áreas em que precisamos avançar em termos de radares.
Em tempo, quem está 'escrevendo' o sistema C2 para a AAe no Brasil? Será nacional ou importado?
Imagino que seja a Atech já que ela é a atual System House tupiniquim.
Re: BRADAR e os radares nacionais
Enviado: Sáb Dez 04, 2021 2:18 pm
por Energys
Aim For The Top escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:47 pm
Procurando o pdf antigo achei esse documento com Novíssimas informações sobre o M200, parece que seram 2 versões
São 576 elementos de antenas cada painel. Tanto o M60 quanto o M200 vigilante não parecem ser adequados para detecção de Drones, e indica que o próximo desenvolvimento será o Radar Multifunção, que também sera um radar contra-bateria e anti-UAV