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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Sáb Out 28, 2017 11:57 am
por Túlio
MasterCaiafa escreveu:
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Quanto mais olho para este aviãozinho, mais parecido com o Texan II (e não com o Super Tucano) o acho. Me parece que a NOVAER fez o famoso "negócio da China", ganhando dinheiro e tecnologia para no fim entregar um produto de menor capacidade do que a apregoada...

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Sáb Out 28, 2017 1:00 pm
por Bolovo
Tikuna escreveu:
Cassio escreveu:No dia 26 esteve por aqui um Antonov...
Pois é, foi o UR-82009. Foi para os EAU
Eu filmei o bicho decolando...

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Sáb Out 28, 2017 10:46 pm
por FCarvalho
Já eu acho ele basicamente um Tucano repaginado. :wink:

Vai saber se a Novaer também não está de olho na substituição dele na AFA. Afinal, não são eternos, e já fazem mais de trinta anos de serviço... :roll:

abs.

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Dom Out 29, 2017 12:56 pm
por Cougar_PH
Antonov que esteve em SJC foi esse daqui, contudo diziam que iria pra Senegal, contudo não sei a carga

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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Dom Out 29, 2017 6:23 pm
por Bolovo
Acredito que parou em Dakar para reabastecer. Em seguida foi para Dubai.

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/ur-82009

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Ter Out 31, 2017 2:54 am
por Ilya Ehrenburg
Túlio escreveu:
MasterCaiafa escreveu:
http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2017/10/B250_Bader-696x316.jpg
Quanto mais olho para este aviãozinho, mais parecido com o Texan II (e não com o Super Tucano) o acho. Me parece que a NOVAER fez o famoso "negócio da China", ganhando dinheiro e tecnologia para no fim entregar um produto de menor capacidade do que a apregoada...
A questão é a motorização escolhida: será a mesma do A-29, ou com maior potência?
Caso seja mais potente o motor e a estrutura mais leve, oferecerá melhor desempenho geral, poderá levar carga bélica maior...
Do contrário, será semelhante em desempenho, ou mesmo aquém. Ainda mais com hélice tripá...
Ele é mais curto, contudo a estabilidade não é afetada pois o Estabilizador é grande.

Na minha opinião chegará tarde, pois o ST vende como água...

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Ter Out 31, 2017 2:16 pm
por FCarvalho
Ainda acho que seria um bom substituo... para os Tucano.

abs.

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Qua Nov 01, 2017 1:12 pm
por pmicchi
Túlio escreveu:
MasterCaiafa escreveu:
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Quanto mais olho para este aviãozinho, mais parecido com o Texan II (e não com o Super Tucano) o acho. Me parece que a NOVAER fez o famoso "negócio da China", ganhando dinheiro e tecnologia para no fim entregar um produto de menor capacidade do que a apregoada...
"à olho" não parece maior que o ST. Como pode ter uma capacidade tão maior assim?

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Sáb Nov 11, 2017 5:56 pm
por arcanjo
11 de novembro de 2017
Novaer/Calidus B-250 Bader, novo concorrente do A-29 Super Tucano

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Novaer/Calidus B-250 Bader

Por Paul Jackson

Ocupando uma posição central no parque de aeronaves estáticas, a Calidus LLC é uma empresa de máquinas e equipamentos industriais localizada em Abu Dhabi, que se ramificou para fabricação de aeronaves com dois projetos relacionados – civis e militares.

Ambos estão em exibição no Dubai Airshow, o turboélice B-250 Bader, de aspecto robusto, é uma óbvia fonte de interesse, sendo adornado com as marcas da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos. Seja ou não significativo, nenhuma das partes irá dizer, embora também tenha um registro civil brasileiro, PR-ZNU.

Rodeado por armas que podem ser penduradas em seus sete pontos duros e, além disso, equipado com uma torre sensora eletro-ótica sob a frente da fuselagem, o B-250 é oferecido para apoio aéreo aproximado; inteligência, vigilância e reconhecimento; contra-insurgência; e treinamento avançado.

Parece uma versão um pouco maior do Tucano da Embraer – o que não é surpreendente, porque ambos são da mesa de desenho do brasileiro, Joseph Kovács. E faz as mesmas tarefas a um preço mais econômico, diz a Calidus.

O T-Xc de quatro lugares, aqui em forma de protótipo, vem da mesma equipe brasileira e, embora projetado para substituir os velhos Neiva T-25 Universal na América do Sul, possui aplicações óbvias como utilitário e máquina de passeio.

Ambos os aviões foram transportados para o Airshow por um Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, mas a Calidus deverá anunciar planos para a produção futura nos Emirados Árabes Unidos. Isso, e mais, serão revelados quando a aeronave for formalmente revelada hoje, adicionando um novo capítulo a uma história já interessante.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2014/09/T-Xc-destaque-foto-Novaer.jpg
T-Xc da Novaer

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/11/Calidus.jpg
Treinador T-Xc da Novaer/Calidus em exposição no Dubai Air Show

E, assim, conta-se uma história …

Em 1983, no Brasil, Joseph Kovács colocou no papel algumas ideias para um avião acrobático de dois assentos, que seria como uma versão bebê do EMB-312 Tucano que ele criou para a Embraer (e ainda está em produção como o EMB-314 Super Tucano, por sinal). O projeto do Kovacs K-51 Peregrino começou com seriedade em 1988, mas não foi até 28 de novembro de 1998 que o protótipo voou.

Embora promissora, a aeronave não conseguiu encontrar um patrocinador disposto a financiar a produção e, até mesmo, uma versão kitbuilt não viu a luz do dia. Sem demora, Kovács planejou um K-52 maior, para o qual o K-51, até então com mais de 200 horas de voo para seu crédito, foi considerado a prova de conceito.

Enquanto isso, também no Brasil, a empresa Novaer foi formada em 1998 pelo falecido Luiz Paulo Juanqueira, anteriormente chefe da divisão de equipamentos da Embraer, sendo sua principal função ser um fornecedor de componentes de aeronaves. Uma subsidiária da empresa Geometra, tornou-se um contratante principal para o trem de pouso do (Super) Tucano e também trabalhou no projeto do jato executivo Eviation Jets EV-20 (reconfigurado, do antigo VisionAire Vantage).

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T-Xc – três vistas e painel – imagem Novaer

Em outubro de 2007, a Novaer adquiriu os serviços de Kovács e os direitos sobre seus projetos, levando a propostas de 2009 para uma versão desenvolvida de assentos lado a lado, do K-52 (Projeto T-Xc) como substituto potencial para o T-25 Universal da Força Aérea Brasileira e um U-Xc de quatro lugares que foi conhecido como o Peregrino. Em dezembro de 2014, o T-Xc tornou-se o Sovi (Ictinia Plumbea, o Papagaio Plumbeous) e o U-Xc foi cancelado. Também foi planejado um MTP Sovi (turboélicemilitar) com um canopy em bolha.

Com a ajuda do financiamento do desenvolvimento do governo brasileiro, o novo Sovi, de quatro lugares, voou pela primeira vez em 22 de agosto de 2014, em parte graças à holding estatal Santa Catarina, tendo uma participação minoritária na Novaer em 2013, com a intenção de construir uma fábrica local, para abrir em 2018, desde que os fundos sejam obtidos para certificação. A aeronave mostrada em Dubai é este avião original, pintado apesar de ainda possuir o registro brasileiro PP-ZKV e a designação de tipo N-210.

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US Aircraft A-67 Dragon

Em um desenvolvimento paralelo, a US Aircraft Corporation foi formada em Ohio em 2004 como subsidiária de uma empresa de abrasivos aeroespaciais, prevendo a necessidade de países amigos dos EUA de ter um novo avião de contra-insurgência.

Esta presciência não se estendeu ao seu design para a aeronave que designou A-67 Dragon. A empresa Golden Aviation, com sede em Missouri, construiu um protótipo que primeiro (e último) voou em 6 de outubro de 2006, quando o trem de pouso colapsou parcialmente no pouso.

Um A-67 Dragon completamente novo foi produzido por meio do re-designado K-52 em sua forma de assento em tandem, mas a iniciativa terminou por falta de suporte … até agora.

FONTE: Aviation Week http://aviationweek.com/dubai-air-show- ... ed-calidus
http://www.aereo.jor.br/2017/11/11/cali ... er-tucano/

abs.

arcanjo

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Sáb Nov 11, 2017 7:52 pm
por Bolovo
Porque estão falando até agora que foi um C-17 do UAE sendo que foi um An-124 que por sinal eu até filmei?! [003]

Achei interessante o avião, mas não, não está no mesmo nível do Super Tucano. Lembra um AT-6 Texan II. Se forem espertos, emplacam um substituto do Tucano.

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Dom Nov 12, 2017 12:01 am
por FCarvalho
A FAB continua precisando substituir os T-25 e os T-27, pra ontem. Mas na falta de um candidato nacional à altura, o negócio é ir enrolando.

Esses dois projetos é o que ela precisava, e ainda com selo de made in tupiniquinlândia.

Que mais tá faltando, além de grana, claro? :roll:

abs

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Dom Nov 12, 2017 12:31 am
por Túlio
arcanjo escreveu:11 de novembro de 2017
Novaer/Calidus B-250 Bader, novo concorrente do A-29 Super Tucano

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Novaer/Calidus B-250 Bader


arcanjo
Mas é maquete, certo? Porque até poucos dias ninguém sequer sabia que existia, tipo voo de protótipo & quetales, de repente aparece mas sem voar? E isso no Brasil, onde a gente sabe até quem guarda as malas de dinheiro do PR?

Esquisito é pouco... :? :? :? :?

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Dom Nov 12, 2017 1:42 am
por FCarvalho
Eu li várias reportagens sobre esta apresentação e o que se diz é que se trata de um protótipo.
Se já voou por aqui e ninguém vi, é uma proeza e tanto da Novaer.
No mais, a carência de dados concretos sobre o projeto deixa mais dúvidas do que certezas sobre o seu futuro.

abs

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Dom Nov 12, 2017 8:42 am
por Cassio
Já voou sim. Não é maquete.

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Enviado: Dom Nov 12, 2017 12:45 pm
por toncat
Dubai Airshow 2017: Calidus showcases B-250
12th November 2017 - 10:11 GMT | by Helen Haxell in Dubai

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Informação:

Aeronave com 50 horas de vôo.
motor PT6A-68 1,600shp P & WC
carga útil máxima 1.796kg
teto de serviço 30.000 pés
faixa de 2.400nm em 301kt
Aviônica Pro Line Fusion - Rockwell Collins

Fonte:
https://www.shephardmedia.com/news/defe ... genous-li/
Imagem

Foto do Defense News