Enviado: Qua Dez 15, 2004 3:04 pm
No 1X1 e sem AWACS, tão se cagando, agora na covardia até eu vou, e à pé!
Guilherme escreveu:Um F-16 não havia sido derrubado na Iugoslávia em 1999?
Guilherme escreveu:Um F-16 não havia sido derrubado na Iugoslávia em 1999?
-> Todo avião existe um periodo de sua vida onde ele é prototipo, e depois que já não o é mais ele fica sem ter clientes. Mas nada impede que o mesmo seja vendido. O proprio F-18 ficou quase 10 anos como prototipo antes de ser vendido e nem por isso foi um mal avião.
-> Mesmo caso do Flanker.
-> Gosta de Numeros?.
Então vamos analisar melhor esses numeros. Se o F-16 tem 74 vitorias, e foram produzidas perto de 4.000 unidades temos uma relação de abates/nº aviões produzidos em torno de 1,8% (Sem comentar que a lista de abates esta um pouco "inchada".) sendo que foram produzidas perto de 600 unidades de Flanker, temos a mesma relação acima de 1%. temos um indice de eficiencia quase igual ao F-16
Até mesmo a cifra que você cita do F-16, certamente você esta retirando daquele anuncio eterno, que tem na RFA feito pelo próprio fabricante.
Aces High,Se você considera que acreditar no que esta ali não é ingenuidade, são critérios seus, agora achar que os colegas que defendem o Flanker são ingênuos por que defendem esse ou aquele equipamento por gostar da Rússia, é ser mais ingênuo ainda.
Sim acredido. Colocam paixão acima da razão. Mas acho que todos tem direito de pensarem assim. Respeito qualquer opinião.
-> O que o colega se referiu, é que nunca vimos esses aviões em ação em uma FA forte e organizada como eram as do pacto de Varsóvia, onde certamente teriam desempenhos bem diferentes (melhores), bem como os modelos ocidentais enfrentando o mesmo, teriam relações de perda e ganho diferentes.
Tudo bem bem. É bom argumento, concordo. Mas como no futebol 3 pontos são 3 pontos, não importa como.
Com relação os Mig-29SE da Alemanha, os mesmos na década de 90 eram imbatíveis na arena de treinamento da OTAN onde independente do país, F-15,16,18, Tornados, Mirages e Harrier´s foram facilmente superados em combates pelos Migs Alemães e muito provavelmente o seriam por outros países do extinto pacto.
Onde vc viu isto ? As informações do F-16 vcs duvidam, as dos caças russos são verdades.
Alem do mais, as fontes de "abates" do F-16 são como falei antes os mesmos países que o utilizam como EUA, Israel, Holada, Paquistão e etc. A cada vitoria deste nunca exigem "provas" e sempre são largamente divulgadas por agencias de noticias internas. Agora nunca são consultadas as fontes do "outro lado" para realmente verificar se o que foi dito é correto. Assim Sirios, Iraquianos, Servios, Gregos e Russos já alegaram ter abatido F-16, de Israel, EUA, Turquia e Paquistão, mas nunca foram consideradas pois vieram de países que são consideradas como "fontes não confiaveis" pelo ocidente (ou melhor pela midia vendida do ocidente).
Ta vendo as fontes do F-16 são duvidosas, mas as do Mig-29SE da Alemanha não.
Com relação ao ataque de 1981 do reator de Osriak no Iraque, o que garantiu o sucesso foi a descoberta pelo serviço de inteligencia de Israel,
Pode dizer o que quiser, mas a operação foi um sucesso total. O batismo de fogo do F-16. Assim como as diversas vitórias de Israel no combate ar-ar em 1967 e 1973.
[/quote]Aces High,Mais um detalhe: Em 96 os EUA adquiriram 24 MIG-29 e um lote de misseis da Moldavia, anunciando que estavam para equipar dois esquadrões de "treinamento", mas depois verificou-se que foi para evitar que o Irã comprasse os mesmos e utiliza-se contra os EUA.
Lembrou bem o Irã com seus F-14 entre 1981 e 1989, acabando com mais de 200, Mig-21, Mig-23, Mig-25 e Mig-27.
Será que os EUA estariam com medo dos 24 Mig-29 do Irã ?
Abraços,
Carlos Mathias escreveu:Claro que não, você deve estar pensando em termos de alcance de mísseis em tiros frente a frente. Num tiro pela traseira de um alvo o alcance cai para +- 1/4 do alcance máximo, no caso do AIM-120 uns 80km, já o R-73 seria disparado em sentido contrário ao avanço do perseguidor, fora o fato de suas últimas versões terem um alcance de 40km. Tudo isto só é possível ao Su-35 e seu radar traseiro e ele nem precisa executar um "cobra" para isso! Se o perseguidor for inteligente e tentar evadir do míssil, o que seria muito difícil, estará abrindo mão da vantagem e entrando em posição defensiva, dando chance do Su-35 executar uma curva apertada e colocá-lo em seu radar(dianteiro) tornando-se um alvo para o R-77M. Portanto uma vitória para o Su.
Carlos Mathias escreveu:O R-77M existe, o que não existe OPERACIONALMENTE é o R-77 com Ram-Jet.
Carlos Mathias escreveu:Como pode-se ver Lauro, não sou só eu o maluco e tem mais argumentação irrefutável dos colegas, essa de proporção de vitórias é um primor de imparcialidade. Não adianta, o teu aeds egypt nunca será páreo para o Super Flanker, este sim um avião de verdade e não um caça tampão, argh!
Se procurar na RFA 03 tem uma reportagem sobre o tema. Lá vai encontrar o que esta escrito acima. Com relação ao combate entre Arabes e Israelences entraremos na mesma espiral, uma vez que os critérios Israelences de "vitoria" e "Derrota" são bem distintos dos demais países.
Do que adiantou derrubar 200, 300, 500 ou 1000, se no fim da Guerra o Irã não tinha alcançado a vitória, teve 04 vezes mais perdas, sua economia estava arrassada e ainda o moral do povo demoraria quase 10 anos para se re-erguer.
Onde esta a eficiencia do F-14 nesse quadro?
Com relação ao medo, se eles tem medo que Fidel invada a Florida o que dira de 24 Migs voando todo dia em cima de seus petroleiros no Golfo Persico?
Lauro Melo escreveu:Não sabia destes medos. Vc acha que fidel tem forças para invadir a Florida?
Aces High escreveu:-> Vinicius,
sempre quando se dispara algo em um objeto em perseguição o alcance do mesmo fica diminuido. Assim um disparo efetuado a 12 horas de perseguidor (06 horas do "alvo") o missel tera que percorrer a distancia até ele MAIS a distancia que esse alvo percorrerá neste periodo de tempo em que o missel percorrerá para atingi-lo.
Assim exemplificando, se um F-16C dispara um AIM-120 que tem 55km de alcance maximo, se sua velocidade for de 4mil KM/h ou 1110 m/s ele percorrerá esses 55km em 50s. Nesses minutos um alvo que esteja a 2500 Km/h percorrerá aproximadamente 34 Km. Assim sendo quando o missel chegar no 55ºKm o alvo estara ainda 34Km distante. Assim ele para disparar tera que diminuir esses 34Km do alvo de seu alcance. Assim sendo 55-34 nos dá 19km de alcance real nesta circunstancia.
Agora se o perseguidor tenha como disparar e guiar um AA-11 no seu quadrante traseiro seu adversário estara no quadrante dianteiro, o que ao contrario da situação anterior ele SOMARÁ a distancia percorrida pelo alvo. Assim sendo os 40km de alcance do Archer deverão ser somados com a distancia que o F-16 percorrer neste interim. Assim se ele estiver a 2000Km/h percorrera em 50s 27Km. Assim 40+27 dará 67km ou seja, matematicamente, antes do F-16 disparar seu AIM-120 a sua proa contra um su-35 na sua popa, com AA-11 que dispara para trás na popa, o "russo" dará lock 17km antes que o F-16 na sua proa.
Com relação ao Radar, pode ser que não esteja operacional, mas daqui a 3 ou 4 anos esteja. Assim como o R-77M tambem não está operacional, misseis como o Iris-T, Meteor e AIM-9X tambem não o estão.
critérios Israelences de "vitoria" e "Derrota" ?
Como assim Aces ? ?
Do que adiantou derrubar 200, 300, 500 ou 1000, se no fim da Guerra o Irã não tinha alcançado a vitória, teve 04 vezes mais perdas, sua economia estava arrassada e ainda o moral do povo demoraria quase 10 anos para se re-erguer.
Onde esta a eficiencia do F-14 nesse quadro?
Com relação ao medo, se eles tem medo que Fidel invada a Florida o que dira de 24 Migs voando todo dia em cima de seus petroleiros no Golfo Persico?
Claro, mas que guerra? Que guerra que o Brasil vai entrar? Nos meios militares você trabalha com projeções. Não se vislumbra qualquer envolvimento do Brasil em conflitos nos próximos 10/15/20 anos. É por isso que a necessidade é mais flexível.
Bom, caso essa teoria se concretize, ela só aconteceriam em mais de 15 anos. Até lá, seja qual for o concorrente do F-X, este estará em apenas 12 unidades e já ultrapassados frente a F-22 e F-35. Precisa dizer que isso é insuficiente, seja qual aeronave for?
Dessa maneira, esse papo de falar que um Flanker faz o mesmo que 4 Gripens é furada. Infelizmente não tenho tempo para contestar essa idéia furada que o Su-35 conseguiria atacar e se defender ao mesmo tempo, pois eu deveria entrar na parte tática de como é organizado um Pacote de Ataque e isso leva tempo.
Com o preço da hora de vôo do Su-35, enquanto eu treino 1 piloto nele, eu treino quase 3 no Gripen! O que adianta ter baitas aeronaves e pilotos mal-treinados?
O Su-35 é melhor que o Gripen? Sim, é. Tem performances (ex. alcance) que seriam mais adequadas ao Brasil que o Gripen? Sim, tem. MAS o Brasil tem muito mais problemas econômicos, sociais, etc, etc. A vantagem militar do Su-35 talvez nunca seja usada pela FAB. É por isso que o Gripen se adequa. Vocês pensam que eu não gostaria de ver o Su-35 com as cores da FAB? É o que eu mais gostaria, muito mais que o Gripen! Mas eu imagino estar com os pés no chão.
Uma delas se refere a um míssil anti-radiação, capaz de localizar o alvo através do calor. No documento do Departamento de Estado dos EUA em resposta à empresa, a mensagem vem sem rodeios: "Mísseis anti-radiação têm uma significativa capacidade de combate. A introdução dessa capacidade na região da América Latina é incompatível com os interesses da segurança nacional dos Estados Unidos."
O segundo pedido refere-se à tecnologia anti-radar, o que permite a seu portador escapar dos aviões adversários. "Esta tecnologia excede o nível de capacidade aprovado para o Brasil", registra o documento do governo americano.