Lauro Melo escreveu:Blz Slip,
O que eu tenho esta ai !
Paquistão não Receberá o JAS Gripen
08-JUL 04 -ISLAMABAD -
Um revés para o Presidente Pervez Musharraf, que visitou a Suécia de 04 a 07Jul04, o governo sueco anunciou que não venderá o JAS Gripen e ainda decide se o radar Erieye é arma ou não. A notícia foi muito comemorada em Nova Delhi
Autoridades suecas afirmaram que a Suécia não estava considerando a venda de nenhum equipamento militar ao Paquistão. Também foi informado que o governo sueco iria decidir, se os radares Ericsson Erieye, que são desejados pelo Paquistão podem ser considerados uma classe de armamento.
Na partida para o tour na Europa o Pauistão anunciou a compra de 50 aviões Mirage III da Líbia. Os aviões estavam parados devido o embargo imposto à Líbia pela Europa e Estados Unidos a equipamentos sofisticados e de uso militar.
Nota: O radar Erieye é a base do R99A produzido pela Embraer. Há uma acirrada competição pela provável compra pela Força Aérea da Índia de 120 aviões de caça para substituir os MIG-21 mais antigos. O contrato já teria sido decidido a favor do Mirage 2000-5Mk2, porém atraso de dois anos na assinatura do contrato, tem possibilitado a oferta do: JAS39 GripenC/D, MIG 29 e com grande força nesse ano o F16C/D ou até o block 60.
Obrigado, Lauro. Você podia especificar a fonte dessa notícia? Não sei a quanto andam as negociações envolvendo o fornecimento dos Saab 2000 equipados com o Erieye, mas já li notícias afirmando que uma dessas aeronaves foi enviada para o Paquistão onde esta foi submetida à vários testes.
Abraços