Armas Anti-tanque

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: Armas Anti-tanque

#31 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Set 07, 2012 4:23 pm

Lywis escreveu:
prp escreveu: O cone é para aerodinâmica do míssil, esse tipo de ogiva não precisa de velocidade para atingir seu objetivo que é perfurar a blindagem.
Amigo com todo o respeito, eu acho que velocidade faz diferença sim e bastante.
A velocidade do missil influe no tempo para ele atingir o alvo. Quanto maior a velocidade menor o tempo de exposição a contra medidas eletronicas.

Não tem influencia na penetração.

Quando trabalhamos no projeto do MSS1.2 Leo, jamais se falou que a velocidade do missil influenciava na penetração, só que o mesmo chegava a 3.000 menos em menos tempo do que qualquer outro naquela epoca.

Bacchi

Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 99 vezes
Agradeceram: 114 vezes

#32 Mensagem por Lywis » Sex Set 07, 2012 4:38 pm

Bom eu não estou falando da velocidade do míssil, estou falando da velocidade da carga explosiva interna, quando esta se deforma e é expelida pelo condutor ou cobertura balística. Neste caso, o formato/estrutura deste(s) poderá influir na velocidade do explosivo, neste caso, quanto mais veloz, maior será a capacidade de penetração na couraça blindada do veículo.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#33 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Set 07, 2012 5:03 pm

Lywis escreveu:Bom eu não estou falando da velocidade do míssil, estou falando da velocidade da carga explosiva interna, quando esta se deforma e é expelida pelo condutor ou cobertura balística. Neste caso, o formato/estrutura deste(s) poderá influir na velocidade do explosivo, neste caso, quanto mais veloz, maior será a capacidade de penetração na couraça blindada do veículo.
Desculpe minha intrusão!

Bacchi

Lywis
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por Lywis » Sex Set 07, 2012 5:09 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Lywis escreveu:Bom eu não estou falando da velocidade do míssil, estou falando da velocidade da carga explosiva interna, quando esta se deforma e é expelida pelo condutor ou cobertura balística. Neste caso, o formato/estrutura deste(s) poderá influir na velocidade do explosivo, neste caso, quanto mais veloz, maior será a capacidade de penetração na couraça blindada do veículo.
Desculpe minha intrusão!

Bacchi
Relaxa Bacchi, tamos no mesmo barco kkkkkkk...

Bom, mas claro que também posso estar errado no meu ponto de vista :wink:

Lywis
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por Lywis » Sex Set 07, 2012 8:08 pm

Pessoal vocês já devem ter ouvido falar do míssil indiano Nag, o bichinho demorou pra sair do papel mas a Índia encomendou um lote piloto "humilde" de mais de 400 mísseis :shock:

O mais interessante no entanto, é que é simplesmente o míssil anti-tanque moderno com o maior diâmetro que eu já ví, são 190mm !!!! E o desempenho dele é realmente muito interessante:

http://en.wikipedia.org/wiki/Nag_(missile)

Editado pela última vez por Lywis em Sex Set 07, 2012 8:26 pm, em um total de 1 vez.
Lywis
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por Lywis » Sex Set 07, 2012 8:19 pm

O nome dele deveria ser monster !

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 151 vezes
Agradeceram: 437 vezes

#37 Mensagem por prp » Sex Set 07, 2012 10:48 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Lywis escreveu: Amigo com todo o respeito, eu acho que velocidade faz diferença sim e bastante.
A velocidade do missil influe no tempo para ele atingir o alvo. Quanto maior a velocidade menor o tempo de exposição a contra medidas eletronicas.

Não tem influencia na penetração.

Quando trabalhamos no projeto do MSS1.2 Leo, jamais se falou que a velocidade do missil influenciava na penetração, só que o mesmo chegava a 3.000 menos em menos tempo do que qualquer outro naquela epoca.

Bacchi
Lywis escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Desculpe minha intrusão!

Bacchi
Relaxa Bacchi, tamos no mesmo barco kkkkkkk...

Bom, mas claro que também posso estar errado no meu ponto de vista :wink:
Eu entendi como o Bachi, achei que vc estava falando da velocidade do míssil.

Eu acho que o cone do mss1.2 não tem a função de afunilar o jato de cobre não, vários outros mísseis AC nem tem forma de cone, apenas uma protuberancia para marcar a distancia correta de detonação

Lywis
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por Lywis » Sáb Set 08, 2012 11:37 am

Hehe... pois é, eu não fui claro no momento, me desculpem. :mrgreen:

O que acharam do míssil indiano?

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 151 vezes
Agradeceram: 437 vezes

#39 Mensagem por prp » Dom Set 09, 2012 2:03 am

Imagem

marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#40 Mensagem por marcelo l. » Dom Set 09, 2012 11:25 am

Lywis escreveu:Pessoal vocês já devem ter ouvido falar do míssil indiano Nag, o bichinho demorou pra sair do papel mas a Índia encomendou um lote piloto "humilde" de mais de 400 mísseis :shock:

O mais interessante no entanto, é que é simplesmente o míssil anti-tanque moderno com o maior diâmetro que eu já ví, são 190mm !!!! E o desempenho dele é realmente muito interessante:

Li a um tempo atrás uma matéria curta na strategypage* que as funcionalidades prometidas parece não estar sendo cumpridas, além do problema do peso. Mas, é pouco 400, eles têm 30.000 milan produzidos lá :shock:

* http://www.strategypage.com/htmw/htarm/ ... 20829.aspx

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#41 Mensagem por Franz Luiz » Dom Set 09, 2012 3:57 pm

Lywis escreveu:Pessoal vocês já devem ter ouvido falar do míssil indiano Nag, o bichinho demorou pra sair do papel mas a Índia encomendou um lote piloto "humilde" de mais de 400 mísseis :shock:

Lembrou o FOG-MP que a Avibras anunciou há alguns anos.

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#42 Mensagem por Paisano » Qui Set 13, 2012 11:39 am

DOU publica requisitos para arma leve anticarro das três Forças

Fonte: http://www.forte.jor.br/2012/09/13/dou- ... es-forcas/
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2010/09/cadim-49.jpg

Os requisitos a seguir encontram-se no Anexo I da Portaria Normativa 2.387/MD, publicada no Diário Oficial da União em 12 de setembro de 2012 e foram obtidos pela consolidação das características operacionais e técnicas comuns de emprego das três Forças Armadas, constantes em suas documentações orientadoras e normativas, após reuniões coordenadas pela Comissão de Logística Militar (COMLOG), realizadas no Ministério da Defesa, em 2012.

Os requisitos estão divididos em absolutos, desejáveis e complementares. Os absolutos são obrigatórios na ARMA LEVE ANTICARRO (ALAC). Os desejáveis, não obrigatórios, devem ser buscados pelo incremento da operacionalidade e os complementares, não obrigatórios ou desejáveis, valorizam a melhor escolha.

I- Absolutos (RA)

1. ser composta por uma unidade de tiro pré-carregada e pronta para o tiro.
2. possuir munição dotada de um sistema de propulsão que lhe permita atingir um alvo a 300 (trezentos) metros em um intervalo de tempo de, no máximo, 2 (dois) segundos.
3. constituir-se em um conjunto que possa ser conduzido e operado por um só homem equipado e com armamento individual.
4. possuir tubo de lançamento descartável.
5. possuir características necessárias de rusticidade que lhe permitam ser operada e manutenida, sob quaisquer condições climáticas e em qualquer ambiente operacional.
6. ser dotada de um sistema de pontaria fixo, que permita a visada direta de alvo estacionário ou em movimento, provida de uma capa protetora deslizante, resistente e com trava.
7. possuir alcance de utilização igual ou superior a 400 (quatrocentos) metros.
8. permitir ser manuseada, em campanha, com nível de cuidado semelhante ao requerido pelas armas convencionais.
9. ser dotada de dispositivos de segurança que evitem o disparo acidental durante o seu manuseio, transporte ou preparação para o tiro.
10. possuir munição dotada de uma cabeça de guerra, como poder de penetração superior a 300 (trezentos) mm em chapas de aço superpostas, padrão OTAN, com ângulo de incidência de 0 (zero) grau e dentro de seu alcance de utilização.
11. possuir velocidade de boca superior a 200 (duzentos) m/s.
12. possuir dispositivo de segurança que permita armar a espoleta entre 10 (dez) a 20 (vinte) metros da boca.
13. possuir a arma uma vida útil mínima de 10 (dez) anos quando, armazenada em condições adequadas.
14. permitir a entrada em posição e a preparação para o tiro em intervalo de tempo menor que 5 (cinco) segundos.
15. ser passível de uso em ambientes com elevados índices de salinidade, de umidade ou de poeiras, bem como a exposição a névoa salina, de acordo com norma MIL-STD-810-E Método 509, ou equivalente.
16. possibilitar o treinamento, com reaproveitamento do tubo e uso de sub-calibre ou carga inerte.
17. possuir bandoleira ou outro dispositivo que permita ao operador transportar a arma de forma equilibrada e confortável.

II – Desejaveis (RD)

1. permitir a sua operação por pessoal habilitado após treinamento de, no máximo, 8 (oito) horas/homem.
2. ter possibilidade de ser operado por elementos de qualquer qualificação militar.
3. possuir munição que, no disparo, não gere emissão de rastro, chama ou fumaça.
4. permitir o seu uso em frente de uma massa com distância mínima de 10 (dez) metros.
5. não apresentar recuo por ocasião do disparo.
6. resistir aos choques decorrentes do seu manuseio ou do transporte.
7. poder sofrer quedas, em lançamentos aeroterrestres, sem perder suas características técnicas.
8. poder ser apoiada no ombro do atirador para a execução do tiro.
9. ter possibilidade de utilizar simulador para o treinamento dos atiradores.
10. admitir a integração de dispositivos de visão noturna que permitam a realização de tiro em condições precárias de visibilidade.
11. permitir a utilização de munição termobárica.

III- Complementares (RC)

Possuir dispositivo que proteja a arma durante lançamento aeroterrestre.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 242 vezes
Agradeceram: 555 vezes

#43 Mensagem por Brasileiro » Qui Set 13, 2012 11:58 am

Interessante a foto!

Uma moça treinando no simuador do AT-4 ou ALAC!

Agora só falta comprar essa arma.

abraços]

----------------
amor fati
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#44 Mensagem por Gerson Victorio » Qui Set 13, 2012 3:28 pm

A camuflagem lembra a dos FN...

de volta a Campo Grande - MS.
Lywis
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Lywis » Qui Set 13, 2012 3:55 pm

Então, vamos começar a listar as armas que cumprem os requisitos?

Dou-lhe uma, dou-lhe duas...

Vou começar com uma pergunta, se existe uma arma nacional desta classe porque abrir concorrência? O MSS 1.2 não precisou de concorrência...

A resposta é simples, a ALAC, diferentemente do MSS 1.2, não preenche os requisitos estabelecidos, que se baseiam em produtos estrangeiros no estado da arte dos quais citarei 2: a AT-4 (sueca) e o MGM-1 Matador (Alemão). Sobre estes requisitos eu especifico dois principais:

1º O alcance da ALAC é de apenas 300m (o requisito pede 400m);
2º Penetração em blindagem homogênea de aço de 250 mm (o requisito pede maior que 300 mm);

Portanto se a IMBEL (principal empresa envolvida no projeto e produção da ALAC) quiser vender o sistema às forças armadas vai ter que tratar de melhorar as capacidades da munição.

Na minha opinião, caso a IMBEL não produza um míssil melhor a tempo, eu indico o alemão Matador, com 90mm de diâmetro é um pouco mais caro que o AT-4, porém possui um maior poder de destruição, tanto de veículos blindados (leves) como de estruturas de concreto (estas armas têm, além da função anti-carro, a função anti-estrutura, essencial na guerra urbana, com munições específicas para tal função).

Responder