Osório - sonho dourado da ENGESA e do Exército Brasileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: Osório - sonho dourado da ENGESA e do Exército Brasileir

#31 Mensagem por eligioep » Qui Set 22, 2011 8:31 am

binfa escreveu:https://lh6.googleusercontent.com/-ru5VS2Dagyg/R2W-ChOmUfI/AAAAAAAAAH8/zFDs0VB1-Hw/15122007018.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-Jf2QS_OJE6M/R2W-FxOmUgI/AAAAAAAAAIE/fUl42t6di-I/15122007019.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-80rMNm54Jho/R2W-JROmUhI/AAAAAAAAAIM/He2fAJnYBzI/15122007020.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-6Td74wVrzXM/R2W-LhOmUiI/AAAAAAAAAIU/gCBEnxkWI8o/15122007021.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-h5ETr_iB6qQ/R2W-OROmUjI/AAAAAAAAAIc/20V--ZAbCTQ/15122007022.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-AuQEDENAz58/SMXV3OsDAxI/AAAAAAAAAeM/ARX7O07Alw4/s1024/06092008107.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-2NnRErlor-E/SMXWXhXsQxI/AAAAAAAAAfE/RQHTZ94sZEE/s1024/06092008114.jpg

credito: Douglas José de Paula

Mais detalhes

https://picasaweb.google.com/fgaldiano/ ... OEET1EEET2

Estes estão à caminho de Santa Maria, junto com Ogun e Jararacas.
Destino: museu do blindado do CIBld.
Os Ivecos daqui, do 4 BLog, já estão à caminho de Pirassununga para trazer os aparelhos para cá.

Assim, creio que se encerra de vez, lamentavelmente, a história (ou estória??...) do Osório......

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

#32 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Set 22, 2011 9:43 am

eligioep escreveu: Estes estão à caminho de Santa Maria, junto com Ogun e Jararacas.
Os Ivecos daqui, do 4 BLog, já estão à caminho de Pirassununga para trazer os aparelhos para cá.

Assim, creio que se encerra de vez, lamentavelmente, a história (ou estória??...) do Osório......
Eligio, me ajuda numa coisa: as informações sobre esse novo museu e seu acervo estão um pouco desencontradas. No 13º R C Mec tive a informação que somente o Osório com canhão de 105mm, junto o Ogum e o Jararaca que não anda iria para o museu de Sul. O Osório de 120mm iria para o Conde de Linhares (MMCL) e o Jararaca que esta rodando continuaria na unidade.

Você poderia me confirmar isso?

Abraços,
Paulo

Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qui Set 22, 2011 10:07 am, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#33 Mensagem por helio » Qui Set 22, 2011 9:54 am

Paulo Bastos escreveu:
eligioep escreveu: Estes estão à caminho de Santa Maria, junto com Ogun e Jararacas.

Eligio, me ajuda numa coisa: as informações sobre esse novo museu e seu acervo estão um pouco desencontradas. No !3/] tive a informação que somente o Osório com canhão de 105mm, junto o Ogum e o Jararaca que não anda iria para o museu de Sul. O Osório de 120mm iria para o Conde de Linhares (MMCL) e o Jararaca que esta rodando continuaria na unidade.

Você poderia me confirmar isso?

Abraços,
Paulo
Paulo
O Osório 120mm já foi no ano passado para o Rio
Abraços
Hélio

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#34 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Set 22, 2011 9:56 am

helio escreveu: O Osório 120mm já foi no ano passado para o Rio
Sim, sei disso, inclusive ele esta dentro do projeto Museu Vivo patrocinado pelo CVMARJ do Barone.

A pergunta foi porque o Eligio falou que os dois vão para o Museu do CIBld. Falando nele, esse museu ja esta pronto?

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
eligioep
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por eligioep » Qui Set 22, 2011 9:58 am

Paulo,
também não sei precisar exatamente. Talvez seja isso, pois se deslocou 2 Iveco, o suficiente para 1 Osório e os 2 outros na outra prancha.

Aproveitando, saberia informar se os blindados que vão para o MMCL são mantidos em condições de rodar? Os daqui está previsto ficarem "na ativa".

Abraços!

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#36 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Set 22, 2011 10:05 am

eligioep escreveu: Aproveitando, saberia informar se os blindados que vão para o MMCL são mantidos em condições de rodar? Os daqui está previsto ficarem "na ativa".
Eligio, o CVMARJ (Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro) foi o idealizador do programa Museu Vivo, que visa deixar algumas viaturas históricas do EB, sejam elas de particulares ou da propria força, em condições de rodar para participar de eventos. Pelo que sei, o Osório de 120mm esta incluido no Projeto.

Abraços,
Paulo

helio
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por helio » Qui Set 22, 2011 10:19 am

eligioep escreveu:Paulo,
também não sei precisar exatamente. Talvez seja isso, pois se deslocou 2 Iveco, o suficiente para 1 Osório e os 2 outros na outra prancha.

Aproveitando, saberia informar se os blindados que vão para o MMCL são mantidos em condições de rodar? Os daqui está previsto ficarem "na ativa".

Abraços!
Eligio
Acho difícil que o Osório que vem para o sul ser mantido em condições de uso , pois na ultima visita que fizemos ao 13ºRCMec de Pirassununga/SP em junho, já estava indisponivel por problemas mecanicos.
Aí em Sta Maria,no 1ºRCC tinha um Tamoyo, ele também está previsto par ser colocado em condições de funcionamento?
Pode me achar maluco, mas para mim a verdadeira joia que vc tem em Sta Maria, na porta do Belog(pela entrada da Estrada do Boi Morto - logo depois da entrada do 1ºRCC) é o T17 Deerhound. Existem apenas 3 T-17 no mundo e estes estão no Brasil: no Pq do Rio(em mau estado),no Museu de Porto Alegre e em Santa Maria. Ouvi dizer que tem outro no Parque Osório, mas não tenho oconfirmação. Parece que ainda sobrevive também uma carcaça também como alvo(pintado de prateado) em Butiá-RS.
Este é um veículo realmente raro, exportado somente para o Brasil, e existem pouquissimas fotos dele em operação no EB.
Consegui levantar importantes dados sobre a operacionalização destes veículos graças a boa vontade do pessoal do 3ºRCMec em Bagé-RS quando visitei esta OM.

Um abraço

Hélio
Um abraço

Hélio

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#38 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Set 22, 2011 10:30 am

helio escreveu:Pode me achar maluco, mas para mim a verdadeira joia que vc tem em Sta Maria, na porta do Belog(pela entrada da Estrada do Boi Morto - logo depois da entrada do 1ºRCC) é o T17 Deerhound. Existem apenas 3 T-17 no mundo e estes estão no Brasil: no Pq do Rio(em mau estado),no Museu de Porto Alegre e em Santa Maria. Ouvi dizer que tem outro no Parque Osório, mas não tenho oconfirmação. Parece que ainda sobrevive também uma carcaça também como alvo(pintado de prateado) em Butiá-RS.
Este é um veículo realmente raro, exportado somente para o Brasil, e existem pouquissimas fotos dele em operação no EB.
Consegui levantar importantes dados sobre a operacionalização destes veículos graças a boa vontade do pessoal do 3ºRCMec em Bagé-RS quando visitei esta OM.
Hélio no levantamento que fiz, em 2005 eles eram 4:
_12º R C Mec - Jaguarão/RS (sem confirmação);
_ 4° B Log - Santa Maria/RS
_ Pq R Mnt/ 1 - Rio de Janeiro/RJ ( sem o canhão);
_ Parque Histórico Mal Manoel Luis Osório - Tramandaí/RS.

Não sei, mas acredito que o que esta no MMCMS, de Porto Alegre, é o que estava no Parque ou o do 12º R C Mec. Preciso atualizar meus dados.

Abraços,
Paulo

eligioep
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por eligioep » Qui Set 22, 2011 11:41 am

Helio,
ano passado, quando realizaram obras na Avenida do Exército, que passa em frente ao 4 BLog, 1 RCC/CIBld e 29 BIB, este blindado foi retirado, pois ali foi construído um trevo de acesso.
Pelo que me consta, ele foi vendido ao colecionador de Panambi.
Mas mesmo assim, estava em péssimo estado, só a pintura era nova (afinal, era uma "estátua"), mas o canhão estava com a boca soldada, sem conjunto motriz e sem os componentes do interior. Os pneus eram de carcaças velhas de EE9/EE11. As escotilhas também estavam com solda.
Só como estátua....

helio
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por helio » Qui Set 22, 2011 2:45 pm

eligioep escreveu:Helio,
ano passado, quando realizaram obras na Avenida do Exército, que passa em frente ao 4 BLog, 1 RCC/CIBld e 29 BIB, este blindado foi retirado, pois ali foi construído um trevo de acesso.
Pelo que me consta, ele foi vendido ao colecionador de Panambi.
Mas mesmo assim, estava em péssimo estado, só a pintura era nova (afinal, era uma "estátua"), mas o canhão estava com a boca soldada, sem conjunto motriz e sem os componentes do interior. Os pneus eram de carcaças velhas de EE9/EE11. As escotilhas também estavam com solda.
Só como estátua....
Eligio
Pode até estar detonado, mas era um veículo raro.
É assim que perdemos a memória do nosso país,vendendo para um Steindorff da vida.
Há 2 anos atrás um empresário do ramo da sucata exportou mais de 30 CCL Stuart para a Europa. Ganhou uma nota preta, e os europeus também pois revenderam para colecionadores particulares.
Assim é um pais que não tem historia.

Abraços
Hélio

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#41 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 22, 2011 10:51 pm

:cry: Aí que triste... :(

Um dos primeiros passos para acabar com a união em qualquer país é destruir elementos da sua história... esses são mais alguns exemplos :( .

Em todos os países que morei é tão claro e cristalino que de um modo geral eles valorizam a sua história tãaaaaaoooo mais do que nós. Eu sei lá... deve ser vergonha ou falta de noção... ou ambos :(

Perdemos tanto com esses pequenos exemplos :(

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6702 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#42 Mensagem por Túlio » Qui Set 22, 2011 10:59 pm

Eu queria ver é botar o Osório a operar ao lado de um Leo1A5... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#43 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 22, 2011 11:14 pm

Aqui em ribá tem uns 'clubes' que sempre colocam para funcionar uns M60 e Sherman's com o M-1 em shows lá em McChord/Lewis.

Coisa de doido... e o povo enlouquece... e o mais interessante é que a fila no M-1 é sempre menor do que nos outros dois pelo 'peso histórico' :)

Só no ano que tinha um M-1 lá do Desert Storm com umas marquinas de T-72/55 (acho que era esse) pintadas o povo endoidou... hehehehe

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#44 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Set 23, 2011 12:14 pm

Eu estou entrando neste assunto para dar dois depoimentos pessoais sobre a ENGESA e sobre o Osório.

Calote do Iraque – desde aproximadamente uns 5 anos atrás apareceu uma novidade daquelas pessoas que sabem TUUUUUUUUDO sobre o Osório e sobre a ENGESA: um dos motivos da falência da ENGESA foi um calote dado pelo Iraque!!!.

Muito bem, durante os anos que trabalhei na ENGESA (Setembro 1977 a Abril 1990) jamais, repito, jamais ouvi falar sobre algum calote do Iraque em relação a ENGESA.

Quando entrei na ENGESA, após 3 meses na Engenharia de Produtos, fui trabalhar como assessor do Diretor de Vendas, e meu primeiro trabalho foi o preparo de contratos para aquisição de componentes importados para atender ao grande contrato de vendas de Cascaveis e Urutus ao exercito iraquiano.

Os carros foram entregues, e nunca ouvi nenhuma reclamação de não pagamento.

O que mais se aproximou de um calote iraquiano nos foi narrado pelo engenheiro Verdi (Presidente e dono da AVIBRAS) durante a Exposição Militar Iraquiana em 1989.

O mesmo informou que durante a guerra Iran-Iraque foi contatado pelo pessoal do Ministério de Defesa Iraquiano para produzir mais munição para o sistema Astro. Disse que sim, e pediu para ser feito um contrato. Os iraquianos disseram que não precisava, bastava a palavra deles.

A AVIBRAS produziu o material, o qual ficou pronto logo após o fim da guerra. Ao contatar o Ministério de Defesa do Iraque para a entrega e pagamento do material, recebeu do mesmo a resposta de que não tinham nenhum contrato de compra pendente, e que não tinham nada a ver com o fato de a AVIBRAS ter produzido a munição.

Verdi estava na exposição com a finalidade de convencer aos iraquianos a receber o material, e efetuar o pagamento.

Não o conseguiu, mas a invasão do Kuwait pelo Iraque, fez com que a Arábia Saudita, que tinha também o sistema Astro adquirisse esta munição a mais.

Para a AVIBRAS foi um final feliz.

Uso do canhão alemão de 120 mm no Osório – este é um dos grandes mitos que existem: a ENGESA foi forçada a usar o canhão francês devido ao embargo do governo alemão.

Inclusive isto aparece no meu artigo da Tenologia & Defesa sobre o Osório.

Não sei se eu escrevi isto, ou se foi copy desk do editor. Infelizmente ao longo dos anos perdi a minha cópia original datilografada do artigo.

Se eu escrevi isto, foi devido a um ataque de imbecilidade (como aquele do Cockerill Mk 4).

A verdade, é que por motivos técnicos, não era possível usar o canhão Rheinmetall 120 mm no Osório.

Eis a explicação do porque:

“...A decisão da alta direção da ENGESA de oferecer o carro com canhão de 120 mm, esbarrou com a força de recuo dos canhões deste tipo disponíveis na época. Já se sabia por experiências realizadas pelos vários fabricantes de carros de combate, que a força de recuo não devia superar a força de recuo do canhão de 105 mm modelo L7/M68 para um carro de 42 ton. Este canhão tinha uma força de recuo de 400 kN (41 ton.) para um curso de recuo de 400 mm.

Com efeito: o 120 mm modelo L11 da ROF (montado no Chieftain/Challenger) tinha uma força de recuo de 610 kN (62 ton.), com um curso de recuo de 370 mm; e o 120 mm da Rheinmetall instalado no Leopard 2 tinha uma força de recuo de 600 kN (61 ton.), associado à um curso de recuo de 340 à 370 mm.

Paralelamente à estes a GIAT tinha desenvolvido o canhão modelo F1 de 120 mm/52 calibres, projetado para utilizar a mesma munição do 120 mm da Rheinmetall, e que seria montado no futuro carro de combate francês destinado a substituir o AMX-30. Este canhão tinha força de recuo de 550 kN (56 ton.), com curso de recuo de 400 mm, valores bastante próximos dos canhões britânico e alemão.

Portanto, todos estes canhões de 120 mm não seriam aceitáveis para o novo carro de combate da ENGESA com suas 42 toneladas.

Felizmente a GIAT tinha desenvolvido em 1983 uma versão do AMX-30 - o AMX-40 - equipada com canhão de 120 mm. Para este veiculo de 43 toneladas se aplicava a mesma restrição de força de recuo, vista em relação ao futuro carro da ENGESA. A GIAT resolveu este problema desenvolvendo uma versão do F1 com menor força de recuo, designada como G1. Aumentando o curso de recuo do canhão - passaram de 400 mm para 485 mm - conseguiram reduzir a força de recuo para 365 kN (37 ton.).

Com isto a GIAT resolveu não só seu problema, como o da ENGESA. Inclusive ficou a firma brasileira com um canhão mais possante do que o alemão. Com efeito, tendo o canhão G1 um tubo de 52 calibres de comprimento, e o canhão alemão um tubo de 44 calibres, tinha o canhão francês uma vantagem de aproximadamente 10% à mais de velocidade de boca, para a mesma munição. ...”.

Bacchi

jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#45 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Set 23, 2011 2:54 pm

Caraca...

Vlw Bacchi, muita informação.

Responder