FX Cancelado..............E agora?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Como eu costumo dizer, pode parecer até loucura, mas o Brasil PRECISA de uma guerra. Isso, para que a população em geral perceba que as nossas FAs estão em estado calamitoso se comparada com as demais FAs da América do Sul. É impossível conquistar a posição de destaque que o Brasil deseja... temos muitos, mas muitos problemas mesmo.
1. Recrutas e Soldados do EB sendo dispensados e cumprindo meio expediente por FALTA DE COMIDA, tenho dois amigos em serviço militar e isso é uma VERGONHA muito grande e inadmissível.
2. Principal força de terra (EB) das FAs sucateado. Ao menos aqui no RJ, a maioria das armas do EB entre pistolas e fuzis estão um CACO, alguém sabe me dizer qual a situação no resto do Brasil ?! Pq se for semelhante a situação está PRETA.
3. Nosso país não tem cobertura AÉREA nenhuma. Por mais que alguns possam dizer que aviação de transporte, patrulha e etc também seja importante... acho que o mais importante numa guerra atualmente é SUPERIORIDADE AÉREA. Hoje, mesmo se compararmos a países da AL seria difícil o Brasil conseguir superioridade aérea contra países como: Argentina, Chile, Equador, Venezuela e Peru.
4. Na continuação do Item 3, Os Mirages estarão sendo desativados ano que vem. Por mais que se compre F-5E adicionais, seria impossível, este de certa forma cobrir o GAP que os Mirages vão deixar. Não temos cobertura anti-aérea, pois Iglas só derrubam helicópteros e/ou aviões lentos ou voando muito baixo. E os canhões, apesar de ser um "plus" na defesa, há tempos já deram o que tinha que dar (i.e Iraque.)
5. To cansado de F/X na minha opinião, o Brasil deveria comprar mesmo os F-16 AM/BM, comprar alguns sistemas anti-aéreos ocidentais (dps do F/X definitivamente esquecerei a aquisição de equipamento Russo) e tá bom DEMAIS. vamos nos resignrar com a nossa INSIGNIFICÂNCIA
1. Recrutas e Soldados do EB sendo dispensados e cumprindo meio expediente por FALTA DE COMIDA, tenho dois amigos em serviço militar e isso é uma VERGONHA muito grande e inadmissível.
2. Principal força de terra (EB) das FAs sucateado. Ao menos aqui no RJ, a maioria das armas do EB entre pistolas e fuzis estão um CACO, alguém sabe me dizer qual a situação no resto do Brasil ?! Pq se for semelhante a situação está PRETA.
3. Nosso país não tem cobertura AÉREA nenhuma. Por mais que alguns possam dizer que aviação de transporte, patrulha e etc também seja importante... acho que o mais importante numa guerra atualmente é SUPERIORIDADE AÉREA. Hoje, mesmo se compararmos a países da AL seria difícil o Brasil conseguir superioridade aérea contra países como: Argentina, Chile, Equador, Venezuela e Peru.
4. Na continuação do Item 3, Os Mirages estarão sendo desativados ano que vem. Por mais que se compre F-5E adicionais, seria impossível, este de certa forma cobrir o GAP que os Mirages vão deixar. Não temos cobertura anti-aérea, pois Iglas só derrubam helicópteros e/ou aviões lentos ou voando muito baixo. E os canhões, apesar de ser um "plus" na defesa, há tempos já deram o que tinha que dar (i.e Iraque.)
5. To cansado de F/X na minha opinião, o Brasil deveria comprar mesmo os F-16 AM/BM, comprar alguns sistemas anti-aéreos ocidentais (dps do F/X definitivamente esquecerei a aquisição de equipamento Russo) e tá bom DEMAIS. vamos nos resignrar com a nossa INSIGNIFICÂNCIA
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
- Plinio Jr
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Para comprar aeronaves usadas, tem-se que ser mais esperto, algo que este governo não demostrou até o presente momento. (vide F-5 da Suíça)
Os chilenos estão namorando aqueles F-16M da Holanda e o Paquistão os similares belgas, com a liberação dos EUA, podem passar-nos a perna, restanto exemplares não modernizados, o que no meu ponto de vista, não são viáveis, a menos que sejam modernizadas rapidamente para cobrir a saída dos Mirages até 12/2005.
Os Noruegueses e Dinamarqueses não tem aeronaves disponiveis, qto a proposta das versões C/D oferecida pelos turcos deve ser pura boataria, o mesmo acontece com os israelenses que estão colocando na reserva, aeronaves das versões A/B, que poderiam tbm ser uma opção, se foram modernizadas a curto prazo.
Os chilenos estão namorando aqueles F-16M da Holanda e o Paquistão os similares belgas, com a liberação dos EUA, podem passar-nos a perna, restanto exemplares não modernizados, o que no meu ponto de vista, não são viáveis, a menos que sejam modernizadas rapidamente para cobrir a saída dos Mirages até 12/2005.
Os Noruegueses e Dinamarqueses não tem aeronaves disponiveis, qto a proposta das versões C/D oferecida pelos turcos deve ser pura boataria, o mesmo acontece com os israelenses que estão colocando na reserva, aeronaves das versões A/B, que poderiam tbm ser uma opção, se foram modernizadas a curto prazo.
- Lauro Melo
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Zero4,
Fala Zero4,
Tudo blz ?
Até concordo com vc em vários pontos. Mas a realidade existe para todos os lados. Uma coisa eu tenho certeza, nossas FAs não estão em estado pior do que as Argentina, Equador, Peru ou Venezuela.
Aqui com lá ( Países Da América do Sul ) a situação é a mesma. Eu postei uma reportagem sobre a reunião dos ministros da defesa da América do Sul. E foi editado um documento mostrando que os problemas são iguais ou até piores. Só para ter uma idéia 82,5 % do orçamento de defesa da Argentina vai para pagar Salário e Inativos. Veja 2 trechos :
1 )
2 )
Portanto esta tudo igual. Os problemas são os mesmos. A diferença e que não estamos lá para saber.
Valeu,
Como eu costumo dizer, pode parecer até loucura, mas o Brasil PRECISA de uma guerra. Isso, para que a população em geral perceba que as nossas FAs estão em estado calamitoso se comparada com as demais FAs da América do Sul. É impossível conquistar a posição de destaque que o Brasil deseja... temos muitos, mas muitos problemas mesmo.
Fala Zero4,
Tudo blz ?
Até concordo com vc em vários pontos. Mas a realidade existe para todos os lados. Uma coisa eu tenho certeza, nossas FAs não estão em estado pior do que as Argentina, Equador, Peru ou Venezuela.
Aqui com lá ( Países Da América do Sul ) a situação é a mesma. Eu postei uma reportagem sobre a reunião dos ministros da defesa da América do Sul. E foi editado um documento mostrando que os problemas são iguais ou até piores. Só para ter uma idéia 82,5 % do orçamento de defesa da Argentina vai para pagar Salário e Inativos. Veja 2 trechos :
1 )
No caso brasileiro, o Ministério da Defesa destina 29 % de seu orçamento a reequipamento militar e 71% a pagamento de soldos, porcentagem que é ainda maior na Venezuela (71,1%) e na Argentina (82,5%).
2 )
SOLDOS: Nos países sul-americanos, entre 65% e 85% do gasto em defesa correspondem a salários. No Brasil, o percentual já atingiu em outros anos 82,54%.
Portanto esta tudo igual. Os problemas são os mesmos. A diferença e que não estamos lá para saber.
Valeu,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Lauro Melo
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Plinio Jr,
Blz Plinio Jr,
Os Dinamarqueses não tem aeronaves. Pois parece que compraram apenas 15 unidades. E hoje existem poucas unidades.
Os Noruegueses compraram 72 unidades. E hoje tem um pouco menos que 60 unidades. Me parece que tem 40 F-16 AM/BM e +/- 20 F-16 A/B que formam uma unidade de conversão. Tinha lido, que talvez algumas unidades fossem para a reserva. Estas poderiam ser oferecidas ao Brasil.
Sobre os F-16 AM/BM Belgas, eles compraram 160 unidades e hoje parece que tem menos de 100 operacionais. Sobre o Paquistão, acho difícil os EUA liberarem para eles.
Recentemente a Gripen negou a venda de caças ao Paquistão. Me parece que os Mirage também foram negados.
Li que alguns F-16 A/B Paquistaneses tinham sido vendidos aos esquadrões agressores da Agressor" da US Navy. Sabe porque isto aconteceu ?
Abraços,
Os Noruegueses e Dinamarqueses não tem aeronaves disponiveis, qto a proposta das versões C/D oferecida pelos turcos deve ser pura boataria, o mesmo acontece com os israelenses que estão colocando na reserva, aeronaves das versões A/B, que poderiam tbm ser uma opção, se foram modernizadas a curto prazo.
Blz Plinio Jr,
Os Dinamarqueses não tem aeronaves. Pois parece que compraram apenas 15 unidades. E hoje existem poucas unidades.
Os Noruegueses compraram 72 unidades. E hoje tem um pouco menos que 60 unidades. Me parece que tem 40 F-16 AM/BM e +/- 20 F-16 A/B que formam uma unidade de conversão. Tinha lido, que talvez algumas unidades fossem para a reserva. Estas poderiam ser oferecidas ao Brasil.
Sobre os F-16 AM/BM Belgas, eles compraram 160 unidades e hoje parece que tem menos de 100 operacionais. Sobre o Paquistão, acho difícil os EUA liberarem para eles.
Recentemente a Gripen negou a venda de caças ao Paquistão. Me parece que os Mirage também foram negados.
Li que alguns F-16 A/B Paquistaneses tinham sido vendidos aos esquadrões agressores da Agressor" da US Navy. Sabe porque isto aconteceu ?
Abraços,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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- Guilten
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F-X cancelado!
Fala galera, Blz?
Venho acompanhando o Fórum do F-X desde 2002 e sinceramente desde então o que eu vi foi somente um amontoado de falsas expectativas sobre um tema que provavelmente se arrastará ainda por muitos anos. Acredito no fato que talvez durante todo esse tempo a única coisa racional que tenha sido dita pelos nossos dirigentes tenha partido do Sr. Vice-Presidente José de Alencar. A comunidade do Fórum pode até repudiar minha ótica sobre o assunto, mas com certeza deve compartilhar em muito com minhas opniões.
A verdade estarrecedora para nós é que todos os aviões que participam do embate são bons e cumprem muito bem às exigências da FAB, mas o que realmente sepultou o FX foi a falta de pulso de nosso governo para decidir entre eles, aquele que se encaixaria melhor às nossas urgências. Nos permitimos acreditar em falácias como possibilidade de fabricação local, troca de tecnologias etc, ao invés de agressivamente negociar aquele ou este produto. Não sei se posso formar um juízo adequado sobre o tema, não sei se a FAB é culpada por não pressionar os barbudinhos do PT, mas provavelmente tenho certeza de uma coisa:
Comprar um avião que provavelmente demorará três, quatro anos para ser entregue e quando o for, certamente não irá operar a plena capacidade é dar diploma de ingenuidade para aqueles que sempre nos viram como tal..... [/b]
Venho acompanhando o Fórum do F-X desde 2002 e sinceramente desde então o que eu vi foi somente um amontoado de falsas expectativas sobre um tema que provavelmente se arrastará ainda por muitos anos. Acredito no fato que talvez durante todo esse tempo a única coisa racional que tenha sido dita pelos nossos dirigentes tenha partido do Sr. Vice-Presidente José de Alencar. A comunidade do Fórum pode até repudiar minha ótica sobre o assunto, mas com certeza deve compartilhar em muito com minhas opniões.
A verdade estarrecedora para nós é que todos os aviões que participam do embate são bons e cumprem muito bem às exigências da FAB, mas o que realmente sepultou o FX foi a falta de pulso de nosso governo para decidir entre eles, aquele que se encaixaria melhor às nossas urgências. Nos permitimos acreditar em falácias como possibilidade de fabricação local, troca de tecnologias etc, ao invés de agressivamente negociar aquele ou este produto. Não sei se posso formar um juízo adequado sobre o tema, não sei se a FAB é culpada por não pressionar os barbudinhos do PT, mas provavelmente tenho certeza de uma coisa:
Comprar um avião que provavelmente demorará três, quatro anos para ser entregue e quando o for, certamente não irá operar a plena capacidade é dar diploma de ingenuidade para aqueles que sempre nos viram como tal..... [/b]
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- Intermediário
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Caro colega Guilten,
Concorco em partes com vc, mais fica muito claro que um dos concorrentes deveriam ter levado esta.
Pois daqui a 4 anos o que nós esperamos que nos seja oferecido de tão moderno: Raptor - esqueça, EuroF Typpon - muito caro, Rafale - muito caro, e a opção da Embraer seria o Mirage, que opções haverá daqui para frente, a não ser as mesmas do momento, e daqui a alguns anos estarão mais desatualizadas ainda.
O nosso problema é coragem e dinheiro! As opções disponiveis estão ai, por sinal de bom tamanho para nossa FAB em nivel de America Latina e até global.
Precisamos ter os equipamentos, e não ficar pensando se estara defasado daqui a algum tempo, necessitamos conviver com este tipo de tecnologia, mesmo que não sejam top de linha.
Um Abraço
Concorco em partes com vc, mais fica muito claro que um dos concorrentes deveriam ter levado esta.
Pois daqui a 4 anos o que nós esperamos que nos seja oferecido de tão moderno: Raptor - esqueça, EuroF Typpon - muito caro, Rafale - muito caro, e a opção da Embraer seria o Mirage, que opções haverá daqui para frente, a não ser as mesmas do momento, e daqui a alguns anos estarão mais desatualizadas ainda.
O nosso problema é coragem e dinheiro! As opções disponiveis estão ai, por sinal de bom tamanho para nossa FAB em nivel de America Latina e até global.
Precisamos ter os equipamentos, e não ficar pensando se estara defasado daqui a algum tempo, necessitamos conviver com este tipo de tecnologia, mesmo que não sejam top de linha.
Um Abraço
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- Guilten
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FX cancelado1
Caros colegas,
Acho que talvez deveria ter sido mais explícito em minha explanação pois com certeza fui mal interpretado. Quando disse que as palavras do Senhor José de Alencar eram válidas foi por concordar com ele no ínterim de que no futuro próximo novas tecnologias certamente estarão disponíveis(bastando mais uma vez ter dinheiro e compromisso em adquirir tal tecnologia). Vulcano conseguiu assimilar parte de meus pensamentos quanto a isso, mas quanto ao Sergio Braz que achou hilário o contexto de nossa FAB vir a adquirir algo mais moderno no futuro rebato da seguinte forma:
- Com certeza(eu disse isso na primeira vez!!!) todos os concorrentes usufruem do estado-da-arte em concepções de caça(M2000, + ou -), não se trata de abdicar agora de um oportunidade para retornar a ela no futuro, mas sim de aguardar o despontar de uma nova onda de Tecnologia de aviões de combate que pode facilmente sepultar os conceitos ora em vigor.
Isso é notório no própio FX(o M2000 mesmo recebeu tecnologia do Rafale) onde pipocam Upgrades de candidatos e de suas capacidades. Se o Brasil realmente tivesse compromisso com sua defesa modernizaria com afinco todos os F-5 e AMXs(além de obter os ALX) o que por si só já seria um grande avanço, agora, querer abraçar o mundo e conduzir ao mesmo tempo programas milionários(não adianta dizer que a modernização do F-5 vai sair barato, que até o Chile modernizou os seus pq a coisa é diferente em quantidade e qualidade) não condiz realmente com nossa realidade de País periférico(por mais que isso venha a ferir nosso orgulho). Se o Brasil vai no futuro aspirar uma coisa melhor isso é uma coisa que só o tempo vai dizer, seja o que for(quanto ao caso do F-22, claro que NUNCA haverá unzinho na FAB, mas quem imaginava a apenas seis, sete anos atrás que o Su-35 participaria do FX,isso para não considerar outras coisas como JSF, Mako e os próprios projetos de caça avançado ora em andamento na Rússia e na Europa).
Mais uma vez repito, o que nos foi ofertado é excelente para nosso contexto, mas que no futuro próximo(bem próximo) haverá coisas melhores, isso com certeza! É INEXORÁVEL......
Acho que talvez deveria ter sido mais explícito em minha explanação pois com certeza fui mal interpretado. Quando disse que as palavras do Senhor José de Alencar eram válidas foi por concordar com ele no ínterim de que no futuro próximo novas tecnologias certamente estarão disponíveis(bastando mais uma vez ter dinheiro e compromisso em adquirir tal tecnologia). Vulcano conseguiu assimilar parte de meus pensamentos quanto a isso, mas quanto ao Sergio Braz que achou hilário o contexto de nossa FAB vir a adquirir algo mais moderno no futuro rebato da seguinte forma:
- Com certeza(eu disse isso na primeira vez!!!) todos os concorrentes usufruem do estado-da-arte em concepções de caça(M2000, + ou -), não se trata de abdicar agora de um oportunidade para retornar a ela no futuro, mas sim de aguardar o despontar de uma nova onda de Tecnologia de aviões de combate que pode facilmente sepultar os conceitos ora em vigor.
Isso é notório no própio FX(o M2000 mesmo recebeu tecnologia do Rafale) onde pipocam Upgrades de candidatos e de suas capacidades. Se o Brasil realmente tivesse compromisso com sua defesa modernizaria com afinco todos os F-5 e AMXs(além de obter os ALX) o que por si só já seria um grande avanço, agora, querer abraçar o mundo e conduzir ao mesmo tempo programas milionários(não adianta dizer que a modernização do F-5 vai sair barato, que até o Chile modernizou os seus pq a coisa é diferente em quantidade e qualidade) não condiz realmente com nossa realidade de País periférico(por mais que isso venha a ferir nosso orgulho). Se o Brasil vai no futuro aspirar uma coisa melhor isso é uma coisa que só o tempo vai dizer, seja o que for(quanto ao caso do F-22, claro que NUNCA haverá unzinho na FAB, mas quem imaginava a apenas seis, sete anos atrás que o Su-35 participaria do FX,isso para não considerar outras coisas como JSF, Mako e os próprios projetos de caça avançado ora em andamento na Rússia e na Europa).
Mais uma vez repito, o que nos foi ofertado é excelente para nosso contexto, mas que no futuro próximo(bem próximo) haverá coisas melhores, isso com certeza! É INEXORÁVEL......
- Plinio Jr
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Blz Lauro...
Os Dinamarqueses não tem aeronaves. Pois parece que compraram apenas 15 unidades. E hoje existem poucas unidades.
Os Noruegueses compraram 72 unidades. E hoje tem um pouco menos que 60 unidades. Me parece que tem 40 F-16 AM/BM e +/- 20 F-16 A/B que formam uma unidade de conversão. Tinha lido, que talvez algumas unidades fossem para a reserva. Estas poderiam ser oferecidas ao Brasil.
Sobre os F-16 AM/BM Belgas, eles compraram 160 unidades e hoje parece que tem menos de 100 operacionais. Sobre o Paquistão, acho difícil os EUA liberarem para eles.
Recentemente a Gripen negou a venda de caças ao Paquistão. Me parece que os Mirage também foram negados.
Li que alguns F-16 A/B Paquistaneses tinham sido vendidos aos esquadrões agressores da Agressor" da US Navy. Sabe porque isto aconteceu ?
Tanto noruegueses qto dinamarqueses possuem frotas enxutas e no momento não tem nada a nos oferecer, os noruegueses só irão começar a se desfazer de seus F-16M qdo definirem seu FX (Typhoon 2000 x
F/A-35).
Graças a colaboração no combate aos terroristas no Afeganistão , os EUA levantaram o embargo junto aos paquistaneses este mês e já ofereceram o F-16C block 52+ , talvez uma resposta ao interesse deles no J-10. Tbm foi dado sinal verde para adquirir os F-16M disponiveis com os belgas.
Eles haviam fechado a compra de 24 Mirage 2000 com os franceses em 2000, mas devido a pressões pelos testes nucleares, esta venda foi suspensa.
Os 28 F-16A/B embargados por quase 10 anos no Armac, foram distribuidos as unidades Agressor da USAF e USN em 2002 . Os paquistaneses não demonstram mais interesses nestas aeronaves , optando por versões mais recentes e capazes, como F-16MLU e versões C/D.
Os Dinamarqueses não tem aeronaves. Pois parece que compraram apenas 15 unidades. E hoje existem poucas unidades.
Os Noruegueses compraram 72 unidades. E hoje tem um pouco menos que 60 unidades. Me parece que tem 40 F-16 AM/BM e +/- 20 F-16 A/B que formam uma unidade de conversão. Tinha lido, que talvez algumas unidades fossem para a reserva. Estas poderiam ser oferecidas ao Brasil.
Sobre os F-16 AM/BM Belgas, eles compraram 160 unidades e hoje parece que tem menos de 100 operacionais. Sobre o Paquistão, acho difícil os EUA liberarem para eles.
Recentemente a Gripen negou a venda de caças ao Paquistão. Me parece que os Mirage também foram negados.
Li que alguns F-16 A/B Paquistaneses tinham sido vendidos aos esquadrões agressores da Agressor" da US Navy. Sabe porque isto aconteceu ?
Tanto noruegueses qto dinamarqueses possuem frotas enxutas e no momento não tem nada a nos oferecer, os noruegueses só irão começar a se desfazer de seus F-16M qdo definirem seu FX (Typhoon 2000 x
F/A-35).
Graças a colaboração no combate aos terroristas no Afeganistão , os EUA levantaram o embargo junto aos paquistaneses este mês e já ofereceram o F-16C block 52+ , talvez uma resposta ao interesse deles no J-10. Tbm foi dado sinal verde para adquirir os F-16M disponiveis com os belgas.
Eles haviam fechado a compra de 24 Mirage 2000 com os franceses em 2000, mas devido a pressões pelos testes nucleares, esta venda foi suspensa.
Os 28 F-16A/B embargados por quase 10 anos no Armac, foram distribuidos as unidades Agressor da USAF e USN em 2002 . Os paquistaneses não demonstram mais interesses nestas aeronaves , optando por versões mais recentes e capazes, como F-16MLU e versões C/D.
- Rui Elias Maltez
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- Vinicius Pimenta
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Rui, pessoalmente prefiro o C-295. Confesso que conheço mais o C-295 que o C-27. Mas, como nos testes da FAB o C-295 foi o que se adequou melhor as nossas necessidades, fico com ele.
Talvez você possa me dizer os motivos que te fazem preferir o C-27.
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Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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- Rui Elias Maltez
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Vinicius:
Eu por mim preferiria o C-27 da ALENIA já que tem maior autonomia de voo e maior capacidade de carga.
Para além disso, poderia ser uma porta aberta para uma maior cooperação em termos de intercâmbio com os EUA, a somar à que já têm com a Itália, através do AMX.
No caso de Espanha, e sem ter nada contra os CASA (até em Portugal se fabricam as fuzelagens do C295), acho que esta estará mais vocacionada para apoiar os vossos vizinhos.
No site do PT, cujo link poderá ver no rodapé das suas intervenções (onde ele diz "Ò Brites...", poderá ver um estudo comparativo entre os dois modelos.
Eu por mim preferiria o C-27 da ALENIA já que tem maior autonomia de voo e maior capacidade de carga.
Para além disso, poderia ser uma porta aberta para uma maior cooperação em termos de intercâmbio com os EUA, a somar à que já têm com a Itália, através do AMX.
No caso de Espanha, e sem ter nada contra os CASA (até em Portugal se fabricam as fuzelagens do C295), acho que esta estará mais vocacionada para apoiar os vossos vizinhos.
No site do PT, cujo link poderá ver no rodapé das suas intervenções (onde ele diz "Ò Brites...", poderá ver um estudo comparativo entre os dois modelos.
- FinkenHeinle
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Rui Elias Maltez escreveu:Colegas do Brasil:
Não gostaria de responder à minha questão, sobre se prefeririam, em termos de aviões tácticos de transporte os ALENIA ou os CASA C-295?
Sei que tudo indique que serão os espanhois, mas se nada estivesse decidido, qual acham que melhor serviria as vossas necessidades?
Olá Caro Rui,
Sem levar em consideração questões econômicas, como custo de compra e operação, eu ficaria com o C-27J!
Entretanto, para as missões ao qual ele será destinado, e com os fatores financeiros, o C-295 supre elas e com melhor custo/benefício para o Brasil.
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
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Thomas Sowell
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Rui Elias Maltez escreveu:Colegas do Brasil:
Não gostaria de responder à minha questão, sobre se prefeririam, em termos de aviões tácticos de transporte os ALENIA ou os CASA C-295?
Sei que tudo indique que serão os espanhois, mas se nada estivesse decidido, qual acham que melhor serviria as vossas necessidades?
Na minha opinião o C-295 se adequa muito melhor ao ambiente e ao tipo de uso brasileiro que o C-27, sem contaro preço, custo de operação etc...
Abraços!
Quer o Quê? Um avião feito de papel na Ffaas? Eu acho que realmente deveria ter uma guerra numa fronteiras dessas só pra assustar e acordar deste sonho! Quanta palhacada que este país já viu?
Quer responder o quê?
Mais corrupcão? Acho que sim!
Deveríamos derrubar o governo desde ontem!
Mas que mundo louco! Mas eu não sou louco, mas sim um genial!
Afinal das contas! Todo mundo tem um pouco de loucuras!
Até mais!
Quer responder o quê?
Mais corrupcão? Acho que sim!
Deveríamos derrubar o governo desde ontem!
Mas que mundo louco! Mas eu não sou louco, mas sim um genial!
Afinal das contas! Todo mundo tem um pouco de loucuras!
Até mais!