Eu luto Kumi-dê.
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
Carlos Mathias escreveu:Ah!
Eu luto Kumi-dê.
O meu nome de família de lado materno é muito conhecido na minha zona, é porque há duas aldeias onde há muitas pessoas com esse sobrenome. No entanto entre as duas aldeias a rivalidade era imensa e as pessoas só se juntavam na missa numa dessas aldeias. Em todas as missas era certinho e direitinho, depois do culto já do lado de fora da igreja era porrada até cansar.Já bem dentro do século XX eram ainda frequentes por Portugal inteiro, mas com destaque para o norte do país, os combates de pau nas feiras e romarias. Por vezes envolviam estas rixas aldeias inteiras, outras vezes as lutas eram individuais, ou de um jogador contra vários. Era o tempo dos “puxadores” (nome que se dava aos jogadores do Norte) e dos “varredores de feiras” (jogadores afamados que se deslocavam às feiras e romarias para desafiarem outros, provando assim o seu valor através da vitória contra todos). Mestre Monteiro, originário da região de Fafe, conta que no tempo da juventude de seu pai havia duas povoações que frequentavam ao Domingo a mesma capela, levando, como era de tradição, cada homem ou moço a sua vara, de tal forma que quando se ajoelhavam na missa se viam todos os paus em posição vertical saindo acima das cabeças. Depois da cerimónia era frequente, num largo ali perto, haver conflitos entre os rapazes das duas aldeias, que começavam por qualquer pequena razão (um piropo a uma rapariga da aldeia vizinha, os ciúmes de um enamorado preterido por outro, uma discussão por causa de canais de irrigação...) e que se resolviam à paulada.
O genérico, Kung Fu, em muitos lugares é mais ensinado como "arte marcial" do que como "luta marcial", ou pode por ela na natação, balé... Sejá la qual for o esporte vai começar por desenvolver o físico dela, depois ela faz o que gostar mais...Naval escreveu:Legal esse tópico.
Eu pratiquei Judô durante sete anos e me ajudou muito.
Tô pensando em colocar minha filha no Taekendo (foi mal se a escrita estiver errada).
Alguém tem uma sugestão de luta marcial pra uma menina praticar? Ela tem sete anos.
Valeu.