ANTONOV AN-124/225 na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Pepê Rezende
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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#31 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Jun 14, 2011 3:29 pm

FCarvalho escreveu:"Não necessitamos..." - Nós quem Pepê? O GF, o MD, as FFAA's, as empresas aéreas, o mercado...
Nenhum deles necessita de algo do porte de um An124. Nestes anos todos, quantas vezes alugamos um Russlan ou um Mrya? Acho que não dá uma viagem por ano.
FCarvalho escreveu:Quando tivermos necessidade, ser que haverá Antonov's por aí para alugarmos? E se os interesses russos/ucranianos estiverem em jogo direta ou indiretamente, no momento em que precisarmos?
A experiência norte-americana e europeia prova que a disponibilidade não é problema.
FCarvalho escreveu:O que é menos ruim? Deter capacidadade própria - ainda que "ociosa" - ou esperar por ela quando for necessário?
Depende. Os custos de aquisição e de manutenção de um An-124 são extremamente altos e só se pagam com o aparelho em plena operação. Os ucranianos e russos estão atendendo TODOS os países do mundo para ter algum lucro. Se nem os Estados Unidos têm demanda para uma frota própria, imagine nós...
FCarvalho escreveu:Há neste tópico abertura para a escolha de outras aeronaves, da mesma classe ou diferentes dos Antonov, os quais pelas caracteristicas e qualidades, entendo não seriam dispensáveis por uma suposta ausência de demanda para ela no mercado nacional.

Sempre lembrando, que a idéia deste tópico é discutirmos o desenvolvimento de uma capacidade estratégica de carga extra-pesada no Brasil, a partir das experiências externas que obsermos nos últimos 20 anos de conflitos.
E a viabilidade do contexto de adoção deste mesmo modelo aqui em nosso país.

O quanto ganhamos com essa PPP entre mercado de carga aérea e FFAA's? Como desenvolvê-la e dimensioná-la as nossas necessidades operacionais miliatres e comerciais, além das contínuas restrições financeiras do MD?

abs.
Essa demanda futura será cumprida, com folga, pelo KC-390. Para o mercado civil, não há necessidade de aviões maiores que os 747, bem mais baratos de operar que os Antonovs. Este tópico foi contaminado pelo que chamo de "mentalidade de aeromodelista". Um An-124 com nossas cores ficaria lindo, mas ajudaria a falir os Correios e a FAB.

Abraços

Pepê




GustavoB
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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#32 Mensagem por GustavoB » Ter Jun 14, 2011 4:39 pm

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:

FCarvalho, infelizmente não é bem assim. Operar até pode operar, mas com qual peso?
Porque ser capaz de receber um Antonov e colocar so metade da carga acho um desperdicio.
O problema é a necessidade de piso nos patios, pois as pistas realmente a grande maioria tem capacidade de suportar-los.
E isso demandaria algum investimento em infraestrutura aeroportuaria, como muitas outras coisas mais..
Se alguem tiver mais interesse sobre como se calcula se uma aeronave pode ou não pousar em algum lugar, vai umas dicas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Aircraft_C ... ion_Number
http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=publicacoes

extraido do capitulo 1 do ROTAER:
"27. Resistência do piso da pista. A resistência do piso dos aeródromos destinados a
aeronaves com peso até 5.700 Kg (12.500lb) é notificada através do peso máximo
admissível (peso máximo de decolagem) da aeronave e da pressão máxima admissível
dos pneus da aeronave.
Exemplo: 4000 Kg/0.50 MPa.
A resistência do piso dos aeródromos destinados a aeronaves com peso superior a
5.700 Kg (12.500 lb) será notificada pelo método do Número de Classificação de Aeronaves
– Número de Classificação de Pavimentos (ACN – PCN).
Exemplo: 78a) / R b) / A c) / W d) / T e)
27-1. ACN (Número de Classificação de Aeronaves). É um número que exprime o efeito
relativo de uma aeronave sobre um pavimento, para determinada resistência.
27-2. PCN (Número de Classificação do Pavimento). É um número que indica a resistência
de um pavimento para operações sem restrições.
OBS: A resistência do piso dos helipontos é apresentada simplesmente com o
peso em toneladas.
O PCN notificado indica que as aeronaves com ACN igual ou inferior ao PCN, podem
operar sem restrições sobre o pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão
dos pneus.
Poderão ser autorizadas operações de aeronaves com ACN igual ou superior ao PCN
notificado para pavimento desde que obedecidos os critérios estabelecidos na AIC 09/01 -
Resistência de Pavimentos dos Aeródromos e contida no MCA 53-1 - Manual do Especialista
em Informação Aeronáutica.
Notificam-se as seguintes informações:
a) número de classificação do pavimento (PCN);
b) tipo do pavimento para determinar o valor ACN - PCN;
c) resistência do subleito;
d) pressão máxima admissível dos pneus; e
e) método de avaliação.
A informação sobre o tipo de piso para determinar o ACN -PCN, será divulgada
utilizando-se as classes seguintes:
a) número de classificação do pavimento (PCN);
b) tipo de pavimento:
R - rígido
F - flexível
c) resistência do subleito:
A - resistência alta B - resistência média
C - resistência baixa D - resistência ultra-baixa
0-18 ROTAER
04 JUN 09 AMDT 06 COMAER
d) pressão máxima admissível dos pneus:
W - alta (sem limite de pressão)
X - média (até 1,50MPa)
Y - baixa (até 1,00MPa)
Z - muito baixa (até 0,50MPa)
e) método de avaliação:
T - técnica: Consiste no estudo específico das características do pavimento e
na aplicação da tecnologia do comportamento dos pavimentos.
U - prática: Consiste na utilização do conhecimento do tipo e peso de aerona
ves que, em condições normais de emprego, o pavimento resiste satisfatoria
mente.
Exemplo: Notificação publicada: 80/R/B/W/T
Interpretação:
Resistência do piso –––––––––––––––––––––– 80;
Tipo de piso: ––––––––––––––––––––––––––– rígido;
Resistência do subleito: –––––––––––––––––– média;
Pressão máxima dos pneus: –––––––––––––– sem limite de pressão; e
Método de avaliação: –––––––––––––––––––– técnica."
Pousa no Marechal Estigarribia, ora.




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#33 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 12, 2011 4:51 pm

Olhando reportagens sobre a operação da OTAN sobre a Libia, recentemente, pude notar mais uma vez a ampla utilização dos An-124 por parte daquelas forças aéreas em apoio aos deslocamentos dos grupos aéreos.

Estes deslocamentos pressupõe o carregamento de todo tipo de carga. Neste sentido, parece-me lúcida a opção do uso em parceria com a iniciativa privada deste vetores em relação a FAB, haja vista os frequentes deslocamentos da mesma, e mesmo a ampliação da necessidades destes transportes.

As missões no exterior estão aumentando, e cada vez mais o país vem sendo chamado a assumir seu papel estratégico no mundo, trazendo cada vez mais missões e obrigações juntos aos órgãos mundiais.

Neste sentido o necessário aumento da capacidade efetiva de transporte da FAB encontra seu respaldo na potencialização de nossas unidades de transporte a fimd e auferir a estas um novo patamar de prontidão operacional.

A abertura para a adoção e uso destas aeronaves ou outras de categoria semelhante não só alvancariam a FAB à nova condição tecnologica como também nos alçariam a uma independência operacional nunca vista antes abaixo da linha do equador.

A FAB está diante de diversos desafios para os quais, novas tcnologias e capacidades tem de ser dadas como resposta, e não somente por ela, mas pelo país. O Séc. XXI trás a baila novamente a necessidade de o país respaldar sua verborragia diplomática através de demonstração clara e inequívoca de sua competência militar para realizar a sua vontade política.

Aeronaves como as Antonov, dentre outras, podem ajudar a respaldar essas novas capacidades, diga-se, competências, a fim de que o Brasil possa evoluir no tocante a sua soberania, que como diria o min. NJ ser capaz de "dizer não quando tiver de dizer não."

abs.




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#34 Mensagem por sapao » Qua Jul 13, 2011 9:29 pm

Seria o desejavel, mas infelizmente não o prioritário.
Ainda mais em um ano de cortes...

Se a FAB precisar vai alugar, como já fez para trazer os AH-2.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#35 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 13, 2011 10:00 pm

sapao escreveu:Seria o desejavel, mas infelizmente não o prioritário.
Ainda mais em um ano de cortes...

Se a FAB precisar vai alugar, como já fez para trazer os AH-2.
Ficaria mais feliz e tranqüilo se esse aluguel pudesse ser feitos em "code share" junto a empresas nacionais de carga áerea proprietárias destas aeronaves, e operando-as com matriculas brasileiras.

Não precisamos delas pra já, mas nesta década, antes que termine, creio que seria desejável ao menos o plenajamento para sua insersão no mercado nacional civil.

Pois na década que se aproxima, será que um país com a quarta ou quinta economia do mundo seria interessante não dispor de tal capacidade interna de transporte logistico pesado, tanto para sua economia quanto para sua própria defesa?

Afinal, "se queremos ser, temos de ter..."

... já dizia o "poeta".

abs.




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#36 Mensagem por sapao » Qua Jul 13, 2011 11:05 pm

Não existe mercado para isso, estariamos utilizando um elefante para transportar 2 sacos de arroz.
Precisou, paga.
A Vale faz assim, a Petrobras faz assim e o GF tambem.




Editado pela última vez por sapao em Dom Jul 17, 2011 9:15 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#37 Mensagem por oswaldo208 » Qui Jul 14, 2011 6:16 am

Cargueiro Militar Pesado C-224

Imagem




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#38 Mensagem por oswaldo208 » Qui Jul 14, 2011 6:20 am

PARTE II
PROJETO ATLAS
CARGUEIROS MILITARES



http://www.defesabr.com/MD/Planobrasil/ ... oatlas.htm




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#39 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Jul 14, 2011 10:15 am

sapao escreveu:Seria o desejavel, mas infelizmente não o prioritário.
Ainda mais em um ano de cortes...

Se a FAB precisar vai alugar, como já fez para trazer os AH-2.
FCarvalho escreveu:Ficaria mais feliz e tranqüilo se esse aluguel pudesse ser feitos em "code share" junto a empresas nacionais de carga áerea proprietárias destas aeronaves, e operando-as com matriculas brasileiras.

Não precisamos delas pra já, mas nesta década, antes que termine, creio que seria desejável ao menos o plenajamento para sua insersão no mercado nacional civil.

Pois na década que se aproxima, será que um país com a quarta ou quinta economia do mundo seria interessante não dispor de tal capacidade interna de transporte logistico pesado, tanto para sua economia quanto para sua própria defesa?

Afinal, "se queremos ser, temos de ter..."

... já dizia o "poeta".

abs.
Não é necessário ter. Custam caro para operar. Necessitamos de algo menor, como o KC-390, complementado por um número pequeno, no máximo quatro, na classe do A-400/C-17. Quando for necessário, os An-124/225 estão disponíveis para aluguel. Pensem bem, quantos países europeus, norte-americanos e asiáticos possuem An-124/225 em suas forças aéreas?

Abraços

Pepê




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#40 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 14, 2011 12:44 pm

Acho que voces não entenderam. A FAB não irá possuir nenhum avião desta catergoria. A idéia é que a iniciativa privada seja a dona e operadora principal das aeronaves. E quando a ncessidade surgir, poderão ser utilizadas pela FAB e/ou GF.

E os Antonovs são apenas exemplos da necessidade que temos de dispor da capacidade de transporte pesado. Outras aeronaves como o C-17 ou similares chineses e Russos poderiam também ser também empregados.

É menos problemático a inicativa privada arcar com os riscos e os custos de operar tais aeronaves do que a FAB.

E, sim, nós temos hoje e teremos ainda mais espaço amanhã no mercado da aviação civil de carga para operar aeronaves naquelas catergorias.


abs.




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#41 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 14, 2011 1:04 pm

Fcarvalho, a verdade e' que nao existe no Brasil empresas grandes e solidas, especificas no ramo de carga aerea. As grandes de fora dominam o mercado de exportacao. E' so' pedir para alguem de Campinas tirar uma foto do patio de la'. E' o terminal predileto das cargueiras, por ser perto de SP e dispor de espaco necessario. FEDEX, UPS, Cargolux, p.ex.
A Variglog e' so' um reflexo pequeno do que foi a VARIG antes. A ABSA e' uma boa empresa, mas pequena dentro do contexto do mercado brasileiro. Cargas pequenas(a maioria) sao levadas em poroes dos avioes de passageiros das linhas comuns, como TAM e GOL. E ainda tem as chamadas "piratas", pequenas cias. que tem um, dois avioes, normalmente velhos, voando ate' nao poder mais.

Logo, infelizmente, hoje, e' so' sonho ter uma grande cia. cargueira no Brasil que tenha cacife para possuir tais avioes. :(

abs!




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#42 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jul 14, 2011 1:10 pm

Pepê Rezende escreveu:
sapao escreveu:Seria o desejavel, mas infelizmente não o prioritário.
Ainda mais em um ano de cortes...

Se a FAB precisar vai alugar, como já fez para trazer os AH-2.
FCarvalho escreveu:Ficaria mais feliz e tranqüilo se esse aluguel pudesse ser feitos em "code share" junto a empresas nacionais de carga áerea proprietárias destas aeronaves, e operando-as com matriculas brasileiras.

Não precisamos delas pra já, mas nesta década, antes que termine, creio que seria desejável ao menos o plenajamento para sua insersão no mercado nacional civil.

Pois na década que se aproxima, será que um país com a quarta ou quinta economia do mundo seria interessante não dispor de tal capacidade interna de transporte logistico pesado, tanto para sua economia quanto para sua própria defesa?

Afinal, "se queremos ser, temos de ter..."

... já dizia o "poeta".

abs.
Não é necessário ter. Custam caro para operar. Necessitamos de algo menor, como o KC-390, complementado por um número pequeno, no máximo quatro, na classe do A-400/C-17. Quando for necessário, os An-124/225 estão disponíveis para aluguel. Pensem bem, quantos países europeus, norte-americanos e asiáticos possuem An-124/225 em suas forças aéreas?

Abraços

Pepê
Tanto a França quanto a Inglaterra (mesmo possuindo C-17) estão fazendo uso dos 124 agora na intervenção na Libia, inclusive a França ja usou um 124 para trazer equipamentos para a Cruzex aqui no sul.



Um abraço e t+ :D




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#43 Mensagem por Tchelo » Qui Jul 14, 2011 1:13 pm

Pablo Maica escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Não é necessário ter. Custam caro para operar. Necessitamos de algo menor, como o KC-390, complementado por um número pequeno, no máximo quatro, na classe do A-400/C-17. Quando for necessário, os An-124/225 estão disponíveis para aluguel. Pensem bem, quantos países europeus, norte-americanos e asiáticos possuem An-124/225 em suas forças aéreas?

Abraços

Pepê
Tanto a França quanto a Inglaterra (mesmo possuindo C-17) estão fazendo uso dos 124 agora na intervenção na Libia, inclusive a França ja usou um 124 para trazer equipamentos para a Cruzex aqui no sul.



Um abraço e t+ :D
Sim...Porém era um Antonov An-124 de propriedade da companhia Libyan Air Cargo (Líbia), o mesmo país que, algum tempo depois, eles estariam bombardeando.

Abçs




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#44 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Jul 14, 2011 1:28 pm

Não é necessário ter. Custam caro para operar. Necessitamos de algo menor, como o KC-390, complementado por um número pequeno, no máximo quatro, na classe do A-400/C-17. Quando for necessário, os An-124/225 estão disponíveis para aluguel. Pensem bem, quantos países europeus, norte-americanos e asiáticos possuem An-124/225 em suas forças aéreas?
Pablo Maica escreveu:Tanto a França quanto a Inglaterra (mesmo possuindo C-17) estão fazendo uso dos 124 agora na intervenção na Libia, inclusive a França ja usou um 124 para trazer equipamentos para a Cruzex aqui no sul.

Um abraço e t+ :D
São alugados e não fazem parte do inventário do Exército do Ar francês. Simplesmente reforça o que eu digo: não precisamos comprar! Quanto ao uso por uma empresa civil, nem a FedEx, a maior do mundo, opera os Antonovs. Quando precisa, contrata. Vamos raciocinar como profissionais, não como modelistas.

Abraços

Pepê




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Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#45 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jul 14, 2011 1:29 pm

alcmartin escreveu:Fcarvalho, a verdade e' que nao existe no Brasil empresas grandes e solidas, especificas no ramo de carga aerea. As grandes de fora dominam o mercado de exportacao. E' so' pedir para alguem de Campinas tirar uma foto do patio de la'. E' o terminal predileto das cargueiras, por ser perto de SP e dispor de espaco necessario. FEDEX, UPS, Cargolux, p.ex.
A Variglog e' so' um reflexo pequeno do que foi a VARIG antes. A ABSA e' uma boa empresa, mas pequena dentro do contexto do mercado brasileiro. Cargas pequenas(a maioria) sao levadas em poroes dos avioes de passageiros das linhas comuns, como TAM e GOL. E ainda tem as chamadas "piratas", pequenas cias. que tem um, dois avioes, normalmente velhos, voando ate' nao poder mais.

Logo, infelizmente, hoje, e' so' sonho ter uma grande cia. cargueira no Brasil que tenha cacife para possuir tais avioes. :(

abs!
Poizé Martin, não vejo capacidade do setor de logistica aérea brasileiro para comportar tais aeronaves. Infelizmente além da falta de infra estrutura no setor, existe uma relutância de empresas médias e pequenas em utilizar o serviço, muitas vezes por falta de informações sobre o custo beneficio.

Aliás aeronaves desse porte hoje não conseguiriam operar em muitos aeroportes limitando a sua capacidade de utilização.

Acho demanda há, o problema é que não e explorada e também não seria uma coisa do dia pra noite capacitar grande parte da rede aeroviaria para receber este tipo de aeronave.




Um abraço e t+ :D




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