EDUCAÇÃO

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Guerra
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Re: EDUCAÇÃO

#31 Mensagem por Guerra » Sáb Mai 28, 2011 9:32 am

Boss escreveu:A Educação deveria ser o setor com maior investimento disparado.

Em sua teste, a Educação tem, na minha mente, suas funções essenciais sendo:

1) Formará nossos próximos políticos. Nas escolas nossos jovens serão guiados pelos melhores caminhos, caso tenham formação adequada. Com políticos melhores, com pensamento de Nação, o país vai pra frente.

2) Formará patriotas, essencial para que qualquer país mantenha a unidade e que saibam distinguir políticos que servirão à Nação de tucanos que servem ao diabo. Esses mesmos patriotas saberão o valor da defesa e dos militares, terão orgulho de nossa Nação, enfim...

3) Formará nossos pesquisadores, cientistas, engenheiros, químicos, biólogos, empresários, padeiros, médicos, professores, toda a classe que movimentará o Brasil. Todos darão sua ajuda no desenvolver do País, mas alguns desses, em especial emprésarios e cientistas/engenheiros, podem dar grandes benefícios para a Nação e até para a humanidade, fazendo termos orgulho desta pessoa ser brasileira.

Esse formar, além do diploma em si, é do fato dos professores concientizarem os alunos desses vários fatos. Dali, muitos podem se interessar por uma carreira militar, ou por querer ser no futuro um empresário do setor de defesa com amigos, ou então ser um político que servirá ao seu povo em prol de uma Nação desenvolvida.

E o que temos ? Eu estudei em escola pública, e digo que o que mais aprendi veio de livros, internet 8-] e cursos fora daquela bosta. Lá aprendi migalhas depois da 4ª série (não que antes desta tenha sido um primor), dava tristeza , em muitas ocasiões, saber mais que o professor que estava dando aula (não é difícil isso). É podre o estado da nossa educação.

E o que o MEC faz ? QUER FORMAR ANALFABETOS E GAYS.

:evil:
Aquel professorinha já falou tudo.
Pensem nas areas estrategicas do nosso pais. Na saúde se pagar 200 mil reais por dia para um médico e ele não tiver um equipamento para trabalhar não vai adiantar. Na defesa se pagar 10 mil a um soldado mas nã tiver equipamento não vai adiantar. Mas na educação o maior investimento é o salario do professor.
Não adianta gastar milhões com educação se parte vai para comprar comida para os alunos (isso não é investimento em educação, é consequencia da falta de investimento) e para comprar material que os alunos quebraram por diversão. E só uma parte vai para o bolso do professor.
O professor tinha que ser uma das figuras mais respeitadas na nossa sociedade. É por isso que eu fico puto quando vejo essa mobilização da midia para defender direito de homossexual, negro, indios, ou colecionadores de selos.
POrque ninguém se mobiliza para valorizar o professor? O unico candidato que vi com uma proposta na educação foi o Cristovam Buarque. E não ganhou nem resfriado. O cara não durou um ano como ministro. O máximo que o cara conseguiu foi ser senador e olha lá.
É por isso que eu repito como papagaio. Estão jogando dinheiro fora. Educação é professor motivado e valorizado como mestre e aluno disciplinado no seu lugar de aprendiz. O resto é o que estamos fazendo. Um ciclo sem fim. Fingimos que educamos e o ex-aluno produz mais indisciplinados que vão para escola para comer e espancar professores.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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J.Ricardo
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Re: EDUCAÇÃO

#32 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mai 31, 2011 7:40 am

Concordo plenamente com o Guerra!




Não temais ímpias falanges,
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Re: EDUCAÇÃO

#33 Mensagem por Franz Luiz » Ter Mai 31, 2011 9:37 am

Tem estudiosos que fizeram estatísticas que dizem que melhoria de salário não está diretamente ligado a melhora do ensino.
Penso que estes estudiosos não estão na sala de aula e com certeza recebem muito bem por suas estatísticas.
É ilusão pensar que o idealismo dos profissionais de qualquer área dure mais que 5 a 10 anos de cheque especial e empréstimos no BB para cobrir contas.
Sem um bom salário qualquer profissional acaba desanimando e procurando opções melhores para manter sua família.
E como disse o Guerra, professor deveria ser prioridade. Lhes entregaremos nossos filhos com a permissão de que participem de seu processo educativo.
Somente isso já era prá dizer tudo.
Mas não diz. Ainda.




Petrovski
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Re: EDUCAÇÃO

#34 Mensagem por Petrovski » Ter Mai 31, 2011 10:37 am

Pois é, e o pior é que a gente tem que dar graças a Deus de terem mostrado esse vídeo na mídia. Ninguém dá muita atenção aos estudos, já que não temos uma cultura voltada pra isso. É só ver que na TV passam programas que mostram desgraças o dia inteiro. Programas educativos? Só na parte da manhã e uma vez por semana. O aluno chega na escola sem saber direito porque precisa de conhecimento.
Uma consequência disso, que em minha opinião atrapalha muito os professores (agora pensando mais na rede particular de ensino), é a história dos pais que acham que os filhos são anjos, e nunca bagunçam na sala de aula. O aluno nessas escolas é cliente, por isso o professor não pode desagradá-lo, desarmando suas peripécias. Nessa esfera, este pode ganhar melhor, mas aquele, graças à educação de casa, pode escolher não estudar, e mesmo assim sair com diploma da escola.
Aliás, falo do ensino particular porque me formei nele, e ainda hoje faço cursinho. Pois é, até no cursinho tem gente que não quer estudar, pois está sendo bancado pelo papai.




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Re: EDUCAÇÃO

#35 Mensagem por akivrx78 » Ter Mai 31, 2011 5:56 pm

Considerações sobre a Carga Tributária Brasileira
Publicado em 25/09/2010 por justicafiscal

Marcus Yassuyuki Del Mastro *

27 de julho de 2010

Dentro da mesma matéria do G1, da qual falei no artigo anterior, são citados alguns países que possuem carga tributária maior que a nossa e de imediato aparece o seguinte parágrafo:

…”é importante comparar, quando se fala em carga tributária, os serviços públicos ofertados pelos países em análise. “Há uma percepção que, no Brasil, a carga é alta para os serviços prestados. Na Inglaterra e França, por exemplo, a carga é maior, mas o serviço de saúde é razoável, o que não acontece no Brasil. Aqui se paga mais por um serviço que deveria ser ofertado pelo Estado, como Educação, Saúde e segurança pública“…

Paga-se mais? Como se conclui isso? Comparando-se Cargas Tributárias? Como comparar custos por meio de porcentagens?

Para comparar a eficiência de serviços públicos não basta comparar cargas tributárias. Dois países, mesmo possuindo a mesma carga tributária (CT), poderão encontrar-se em situações muito distintas quanto aos recursos disponíveis, se:

- um deles tiver um PIB muito superior ao outro, terá também muito mais recursos para aplicar nos serviços públicos; ou

- um deles tiver uma população muito menor que o outro, terá uma pressão por serviços públicos muito inferior.


A Alemanha, por exemplo, possui uma CT de 36,2%, um pouco maior que o do Brasil. Ao mesmo tempo ela tem um PIB que é mais do que o dobro do brasileiro e uma população que é menos que a metade. Resultado: seus governantes têm em caixa 5 vezes mais recursos para aplicar em cada cidadão, o que possibilita um serviço público de qualidade muito superior. Essa diferença ocorre ano a ano, durante décadas, agravando cada vez mais as diferenças.

Na tabela a seguir, faço uma comparação entre os países desenvolvidos e o Brasil, demonstrando o quanto cada governo (em todas as esferas) têm para investir em cada cidadão anualmente.

Recursos Arrecadados/Disponíveis por Habitante em US$

Imagem
Fonte: FMI, OCDE, RFB e Wikipedia

A partir desta comparação* observa-se o erro poderíamos estar cometendo ao comparar serviços públicos utilizando o conceito de carga tributária.

Nos EUA, apesar de ter uma carga tributária 19% menor que a do Brasil, os governantes têm 4,5 vezes mais recursos para investir em cada cidadão (educação, saúde, segurança…), todos os anos.

Enquanto o governo brasileiro (União+E+DF+M) tem quase de US$ 3 mil para gastar com cada cidadão, Luxemburgo tem a disposição US$ 38 mil, Noruega US$ 34 mil, Dinamarca U$ 27 mil, Suécia US$ 20 mil, Bélgica e Áustria US$ 19 mil, França US$ 18 mil, Itália US$ 15 mil, … as diferenças são chegam a ser maiores que 1200%.

Os países que aparecem no título da matéria que utilizamos como exemplo, todos têm uma arrecadação per capita (ou recursos disponíveis para investir por habitante) muito maior que a nossa (Suíça US$ 19 mil, EUA US$ 13 mil, Japão US$ 11 mil), exceto o México (US$ 1,6 mil). Ou seja, apesar de deterem CT menores que a brasileira, arrecadam muito mais recursos para garantir bons serviços públicos.

Na comparação com os 30 países do OCDE, o Brasil ficaria em antepenúltimo lugar, só na frente de Turquia e México. Ou seja, o Brasil tem menos recursos disponíveis que Polônia, Coréia, Eslováquia, Hungria, República Tcheca, Grécia… isso mesmo, Grécia aquela que acabou de quebrar! Ela tinha 3,5 vezes mais recursos para investir em cada cidadão que o Brasil.

Além disso, devemos lembrar que os países desenvolvidos têm toda a infra-estrutura já construída (ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, hospitais, escolas, telefonia, saneamento básico, etc) e se dedicam prioritariamente à manutenção do sistema. Enquanto no Brasil muito do dinheiro tem que ser utilizado na construção da infra-estrutura básica (casas, escolas, hospitais, saneamento básico, estradas, portos,…), além de que boa parte dos recursos devem ser utilizados para honrar os juros de dívidas.

Esses dados não são conclusivos, mas deixa claro que não dá para aceitar o ponto de vista simplista da mídia em geral: “Carga Tributária Brasileira é elevada e insuportável”. O primeiro indício de que a CT é suportável é que o país vive nos últimos anos um bom ritmo de crescimento.

Nossa mídia não apresenta dados minimamente suficientes e certamente não apresentam o problema de forma isenta. Muitas vezes esquecemos que as empresas de jornalismo são… empresas! E, sendo parte da iniciativa privada é normal que prevaleça o interesse privado sobre o interesse público.

Precisamos de uma reforma tributária? Claro, que torne a tributação mais justa (progressiva), mais simples e mais eficiente. A CPMF que tinha duas dessas qualidades caiu por terra. Foi uma perda lastimável, provavelmente era o tributo com o menor custo arrecadatório. Porém, houve um batalha diária para que se derrubasse a CPMF, diziam que com ela, os preços cairiam. A CPMF caiu, o tempo passou e os preços nunca caíram.

Não vejo com bons olhos essa pressão diária de se reduzir a carga tributária, pois vemos que os países onde encontramos maior igualdade social são os que possuem maior carga tributária.

Devemos observar que atualmente os investimentos do governo na economia tem tido grande relevância para o crescimento econômico. Sobre isso há dois aspectos que devemos grifar:

O Estado investe mesmo que não haja retorno financeiro, mesmo que não haja lucro. O investimento do Estado está ligado em geral a uma necessidade social, econômica e não ao lucro. Ex: educação pública, saúde pública; investimento em infraestrutura em locais pouco habitados etc;
O Estado consegue se programar para grandes investimentos que, em geral, é tipo como grande risco para as empresas. Ex: construção de grandes hidrelétricas, siderúrgicas, ferrovias etc.

Provavelmente uma montadora de veículos ache mais importante investir milhares de reais para mudar o formato de um pára-choque que investir em saneamento básico para milhares de pessoas de baixa renda.

Fico triste em ver que há muitas pessoas que foram seduzidas por essa visão de mundo que a grande mídia nos “vende” diariamente como a melhor saída possível. Que seria importante reduzir a tributação numa TV de 60 polegadas, num Home Theather, num automóvel e em muitas outras coisas por um raciocínio primário: “nossa, como seriam mais baratas as coisas”, como se o tributo fosse uma imposição inútil para a vida em sociedade e que pudesse ser descartado. Esquecem que é a tributação, de forma geral, que nos permite viver em sociedade, pois ela que mantém as instituições de Estado, que custeia toda a infra-estrutura que utilizamos (ruas, avenidas, estradas, portos, aeroportos, hospitais, água encanada, esgoto, escolas, justiça, serviços públicos, etc.), sem ela estaríamos muito próximos da barbárie.

* A comparação apresentada apresenta um problema de metodologia que porém não afeta as proporções dos valores que os países arrecadam por habitante. Os dados do PIB são de 2008, as cargas tributárias são de 2007 e a população dos países são de 2010.

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Achei interessante acrescentar ao assunto.




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Re: EDUCAÇÃO

#36 Mensagem por rodrigo » Ter Mai 31, 2011 6:15 pm

Carga tributária vira um assunto passional quando se vê o fim do que é arrecadado. Primeiro tem o ralo da corrupção, depois vem a ineficiência na aplicação dos recursos públicos, e no fim o péssimo serviço prestado pelo estado.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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Re: EDUCAÇÃO

#37 Mensagem por akivrx78 » Ter Mai 31, 2011 6:31 pm

marcelo bahia escreveu:Bem... a notícia abaixo deixa bem claro quem será a nova superpotencia mundial e que nós ficaremos bem longe desse lugar. Sem educação não há futuro.

Sds.
Internacional

OCDE: China lidera ranking mundial de avaliação do ensino

Renata Honorato


Imagem
(Thinstock/Jupiterimages)

Nos últimos anos, o governo chinês tem intensificado os investimentos em educação. E os efeitos da medida já se fazem sentir no país. A China ficou em primeiro lugar no levantamento (confira o ranking abaixo) do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) divulgado nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O estudo, produzido a cada três anos, faz um raio-x da situação da educação no mundo e organiza uma lista com 65 países, entre membros e parceiros da organização.

Brasil: Desempenho dos estudantes do país está bem abaixo do ideal

Icon-noticias Confira também: Infográfico: Os números do Pisa

A China atingiu as maiores pontuações em todas as áreas avaliadas pela OCDE: leitura, matemática e ciência - e é ainda o país com maior número de alunos classificados como nível 5 e 6, as maiores notas que podem ser atribuídas no relatório. Os índices chineses para leitura, matemática e ciência são de 556, 600 e 575 pontos, respectivamente. As médias da OCDE para essas áreas são: 492, 496 e 501.

O segundo país mais bem avaliado pela OCDE foi Hong Kong, com 546 pontos. A Finlândia, país europeu com a melhor pontuação, vem logo em seguida, com 543. Cingapura está na quarta colocação, também com 543 pontos e a Coreia do Sul, em quinto, com 541.


Imagem
Apenas uma observação sobre a China estes dados não representam o pais mas sim determinadas locais específicos, de longe representa a media chinesa, não é novidade que a chineses e S Coreanos são os países que mais mandam estudantes para fora do pais depois de devidamente formados são repatriados e com grande eficiência e remuneração reaproveitados em áreas carentes.
Me lembro de uma reportagem que mostrou profissionais de vários países inclusive japoneses que largaram suas pátrias para ir trabalhar na China e Cingapura por salários de até o triplo da media, o Brasil poderia copiar este tipo de exemplo.
O governo chines, de Cingapura, e até da Rússia tem listas de determinadas áreas onde falta profissionais se mandar o currículo e for aceito se tem chance e ganhar salários de mais de US$10 mil mensais liquido.

Até o Japão utiliza este conceito por exemplo o National Institute for Materials Science (NIMS) é formado por especialistas do mundo inteiro inclusive se não me engano tinha até um venezuelano como cientista.
As escolas normais japonesas a maioria dos professores de inglês são estrangeiros do Eua, Inglaterra e Austrália, apesar de que o inglês japonês é péssimo, não sobre escrita ou em compreender mas na fala.




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Re: EDUCAÇÃO

#38 Mensagem por akivrx78 » Ter Mai 31, 2011 6:56 pm

Umas mudanças que eu acho necessário no sistema.

1-Um professor deve ter um salario decente, deve ser permitido trabalhar apenas em 1 período e em uma escola somente. (quanto menos sobrecarregado o profissional for melhor seu desempenho)

2-Deveria existir apenas um horário letivo padrão para o primário e ginásio, apenas o colegial poderia ser flexível, claro que isto exige muito mais investimentos em infraestrutura.

3-Os pais de alunos devem ser obrigados a participar constantemente do sistema escolar, (no Japão por via sorteio os pais são obrigados a participar de organização (PTA) de eventos e fiscalização do sistema, se não puder participar mesmo que sorteado a pessoa é remanejada para a próxima ocasião)




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Re: EDUCAÇÃO

#39 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 31, 2011 7:12 pm

Olha,

Se pelo menos a opção "1" se tornar realidade um dia, já ajudaria muito, porque não tem professor que aguente trabalhar bem em 2 ou 3 escolas diferentes por dia e ainda se manter atualizado e motivado.

Com relação a opção '3' aqui nos EUA (pelos menos em Seattle) o mesmo ocorre e os pais participam muito do sistema escolar. As empresas mesmo acham isso interessante (afinal de contas elas veem que o aluno de hoje é o 'funcionário' de amanhã) e estimulam a participação dos pais.

Inclusive a participação dos pais é um critério que as pessoas levam em consideração ao escolher as escolas para os filhos (escolas mais abertas aos pais são mais bem "vistas" na comunidade do que modelos mais restritos).

[]s
CB_Lima




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Re: EDUCAÇÃO

#40 Mensagem por Diorgenes » Qua Jun 01, 2011 11:15 am

Bom Dia!!!
Infelizmente esse é o tipo de participação dos pais que mais crese na escola brasileira.

01/06/2011 07h42 - Atualizado em 01/06/2011 10h50
Professora é agredida por mãe de aluna em SP
Vítima foi atacada no estacionamento quando deixava colégio.
Aulas foram suspensas em protesto nesta terça-feira.
A mãe de uma aluna agrediu uma professora na Escola Municipal João Fernandes de Andrade, em Salto de Pirapora, no interior de São Paulo nesta segunda-feira (30). Sônia Maria Mendes, de 48 anos, foi internada com várias fraturas na cabeça e ferimentos no rosto em um hospital de Sorocaba. Ela teve o nariz e o maxilar quebrados e precisou passar por uma cirurgia e passa bem. A direção da escola ainda não sabe o motivo da agressão.

Segundo uma professora que viu o ataque, as aulas tinham terminado quando a professora foi agredida pela mãe da menina de 5 anos no estacionamento. “Ela pegou pelo cabelo, pela nuca e derrubou ela no chão, e começou a dar murros, pontapés, a bater muito no rosto dela”, conta a testemunha que não quis se identificar.

Revoltados, professores e funcionários da escola suspenderam as aulas nesta terça-feira (31). Pais de alunos colocaram cartazes no colégio em apoio à professora.

A diretora da escola e a Prefeitura de Salto de Pirapora registraram boletim de ocorrência contra a mãe da aluna por agressão.




Nascer Viver e no Santos morrer, uma alegria que nem todos podem ter.
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Re: EDUCAÇÃO

#41 Mensagem por Clermont » Seg Jun 20, 2011 7:09 am

Educação integral põe Apucarana no mapa.

Rede pública da cidade paranaense tem notas cada vez melhores nas avaliações do MEC e se torna modelo para o país.

Adauri Antunes Barbosa, O Globo - 20.06.11.

A cidade brasileira que implantou há dez anos o Sistema de Educação Integral na rede pública colhe agora os frutos do trabalho: o impressionante índice de 0,1% de evasão escolar em 2009, e notas cada vez melhores nas avaliações de desempenho organizadas pelo MEC.

A experiência de Apucarana, município de 120 mil habitantes, no norte do Paraná, tornou-se o principal modelo recomendado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

As crianças ficam na escola das 7h30m às 16h30m. Depois das aulas, seguem para o reforço escolar, onde o professor percebe falhas e trabalha individualmente as dificuldades.

Os cerca de 9 mil alunos da rede municipal — 7 mil nas escolas de primeira à quarta série; 1,5 mil nas creches; 300 do ensino de jovens e adultos; e 300 da Educação Especial — são atendidos por 655 professores. O salário médio dos professores, segundo a prefeitura, foi R$ 1.637,56 em maio passado. O menor salário, para iniciantes com 20 horas semanais, é de R$ 776,32; o maior, de diretoras e coordenadoras, de R$ 4 mil.

Obrigada por lei a investir 25% do orçamento em Educação, Apucarana faz mais: destina 32% do seu orçamento para as 39 escolas municipais, que atendem alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental. No Paraná, o ensino do quinto ao nono ano é responsabilidade do governo estadual.




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Re: EDUCAÇÃO

#42 Mensagem por akivrx78 » Seg Jun 20, 2011 8:19 am

Muita boa iniciativa, pode parecer elevado a carga horaria escolar mas isto é comum no sistema, japonês,coreano e chines, importante não esquecer que acredito que neste tipo de sistema se é priorizado a também área cultural e esportiva.

Mas não sei se a população aprovaria já que tem pessoas que defendem até reduzir a carga horaria escolar atual....

Espero que algum dia seja implantado no Brasil um sistema educacional eficiente, onde os alunos possam escolher a instituição que mais lhe agrada como complemento profissional futuro.

Por exemplo acho ridículo o sistema de educação física onde se ensina tudo um pouco mas nada em nível especializado, acabasse desperdiçando tempo e dinheiro sem formar nenhum profissional, o quadro de medalhas nas olimpíadas do Rio vai ser uma maravilha.... :evil:




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Re: EDUCAÇÃO

#43 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jun 20, 2011 11:04 am

Eu vejo no estado de SP, tentam colocar a escola em tempo integral, mas para isso deve-se investir também em instalações, em mais disciplinas também, aulas de música, redação, aulas de empreendedorismo, esportes, informática, se for para colocar o aluno o dia todo na sala de aula não dá certo!




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Re: EDUCAÇÃO

#44 Mensagem por akivrx78 » Seg Jun 20, 2011 1:37 pm

J.Ricardo escreveu:Eu vejo no estado de SP, tentam colocar a escola em tempo integral, mas para isso deve-se investir também em instalações, em mais disciplinas também, aulas de música, redação, aulas de empreendedorismo, esportes, informática, se for para colocar o aluno o dia todo na sala de aula não dá certo!
Concordo, no primário acredito que não é necessário o sistema ser super diversificado mas no ginásio e colegial deveria de oferecer muitas outras opções.
Algumas disciplinas que exite no sistema fundamental japonês, Culinária, Costura, Arte e Pintura, Informática Básica, Musica, Leitura, (Fisica, Quimica, Biologia já são implantados no primeiro ano do ginásio)

Fora isto o sistema oferece o aprendizado de atividades alternativas, o sistema não precisa oferecer tudo em uma escola, cada escola poderia oferecer atividades alternativas dentro de suas possibilidades, o sistema japonês vc pode escolher, (culinária, costura, plantio e cultivo da terra, ciência e tecnologia, musica, fotografia, informática, atividades culturais, todos os tipos de esportes, como algumas atividades alternativas) nenhuma escola tem a capacidade de oferecer todos os tipos de atividades alternativas, os alunos escolhem as escolas de acordo com atividades que tem seu interesse.
As atividades alternativas não recebem avaliações por notas são apenas um complemento ao sistema educacional.

Pelo sistema de transportes ser eficiente é comum estudantes de outras cidades preferirem frequentar escolas mesmo que distante 50/80km de acordo com seu interesse na atividade alternativa.




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Re: EDUCAÇÃO

#45 Mensagem por akivrx78 » Ter Jun 21, 2011 10:01 am

20/06/2011 - 22h43
Diretor da Odebrecht adverte sobre falta de pessoal qualificado no Brasil
Nova York, 20 jun (EFE).- O diretor de investimentos do grupo Odebrecht, Felipe Jens, reconheceu nesta segunda-feira, durante o Fórum Econômico de Nova York, o desafio que representa a falta de funcionários qualificados no Brasil.

Ele advertiu que o país terá dificuldades com a falta pessoal qualificado em todos os níveis da hierarquia empresarial, sobretudo diante da iminência da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil, e do investimento de US$ 30 bilhões a US$ 40 bilhões em petróleo e gás nos próximos cinco anos.

Jens é um dos cerca de 700 executivos presentes na segunda edição do Fórum Econômico de Nova York, evento promovido por Richard Attias - que organizou o Fórum Econômico Mundial de Davos por mais de dez anos - e que promove até terça-feira um amplo debate sobre como estimular o crescimento econômico e, assim, criar mais postos de trabalho.

O executivo destacou que o problema fundamental da escassez de funcionários qualificados está na deficiência do sistema educacional brasileiro e alertou que a má notícia é que leva bastante tempo para se resolver esse entrave, "pelo menos uma década".

http://economia.uol.com.br/ultimas-noti ... rasil.jhtm




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