Está na hora de substituir os T-25?
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Brasileiro, olha este acrobatico feito pela UFMG
http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2 ... erna.shtml
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- joao fernando
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Brasileiro, a Neiva montava kits da Piper. A ideia, era a Embraer fechar negoco com a Cesnna, mas ela não aceitou. Dai, vieram a contragosto, os Piper nacionais mesmo.
Quanto a vocação de transporte, essa é que gira $$$, então, nada mais logico que invertir no Bandeirante, e não na aviação de pequeno porte.
Na aviação geral,por sua vez, quem sempre liderou foi a Cesnna e seus monomotores asa alta. Se fosemos importar cada peça, o valor sairia mais alto que o importado.
Quanto a vocação de transporte, essa é que gira $$$, então, nada mais logico que invertir no Bandeirante, e não na aviação de pequeno porte.
Na aviação geral,por sua vez, quem sempre liderou foi a Cesnna e seus monomotores asa alta. Se fosemos importar cada peça, o valor sairia mais alto que o importado.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Brasileiro, João, concordo com ambos. Acho que o problema do Brasil, tanto FAB quanto a geral, é que estas vieram a reboque dos modelos, a necessidade tendo de se adaptar ao disponível. E não a produção a necessidade. Não é falando mal dos nossos projetistas, longe disso. Trabalham em cima do que acham que será rentável. Mas não necessariamente é o que o usuário quer.
Exemplo é o próprio T25. quando ele entrou na FAB, ele era para instrução AVANÇADA...o básico era no T23. Então, a instrumentação dele era(é) para instrução avançada. O T23 foi até no osso, o T27 na prancheta, é claro que a FAB "rebaixou" o T25 para a básica. Vai comprar 200 novos, ao invés de 100?
Mas é até compreensível. O país é carente da estrutura, aparece um modelo da indústria nacional, a tendencia é dar uma "forcinha" mesmo. Não é desonestidade, ou erro, é interesse nacional manter a industria funcionando. Só não é o ideal.
Aí explica-se o Bandeirulha, a compra dos Aero Boero e por aí vai. Rola um boato que a história (ou estória, sabe-se lá se é verdade...
) da não compra do P99 foi justamente do não acerto político a cerca de custos, entre a FAB e a EMBRAER. Tradicionalmente a FAB "entuba" altos custos no intuito de fortalecer a indústria nacional. Mas tudo tem limite...haja visto AMX. Daí "boatos" de não querer bancar mais nada...
Então, acho que o negócio é torcer para que continuemos a crescer, de maneira que tanto o mercado, quanto a FAB, tenham bala na agulha para impor suas necessidades, e a indústria tenha condição de sobreviver com essas compras.
Abs a ambos!
PS- Brasileiro, ontem fiz um vôo num Sertanejo, até S.José dos campos. Narigão pesado. É um seneca mono, mesmo...![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Exemplo é o próprio T25. quando ele entrou na FAB, ele era para instrução AVANÇADA...o básico era no T23. Então, a instrumentação dele era(é) para instrução avançada. O T23 foi até no osso, o T27 na prancheta, é claro que a FAB "rebaixou" o T25 para a básica. Vai comprar 200 novos, ao invés de 100?
![Surprised :o](./images/smilies/icon_surprised.gif)
Mas é até compreensível. O país é carente da estrutura, aparece um modelo da indústria nacional, a tendencia é dar uma "forcinha" mesmo. Não é desonestidade, ou erro, é interesse nacional manter a industria funcionando. Só não é o ideal.
Aí explica-se o Bandeirulha, a compra dos Aero Boero e por aí vai. Rola um boato que a história (ou estória, sabe-se lá se é verdade...
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
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Então, acho que o negócio é torcer para que continuemos a crescer, de maneira que tanto o mercado, quanto a FAB, tenham bala na agulha para impor suas necessidades, e a indústria tenha condição de sobreviver com essas compras.
Abs a ambos!
PS- Brasileiro, ontem fiz um vôo num Sertanejo, até S.José dos campos. Narigão pesado. É um seneca mono, mesmo...
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
O B-52 ja esta voando a 55 anos... Guardando as proporçoes, como eu disse: se cumpre a missão, para que trocar? Se ja existe uma data definida deve existir então um cronograma de desativação, mias proximo devera haver uma concorrencia para definir o subistituto com os parametros exigidos (na minha opnião vai estar o assento lado a lado, pelo menos se perguntarem para os instrutores da AFA).
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Comparar os trabalhos de célula de um B-52 ou mesmo um Tu-95, que são aeronaves que devem completar mais de 70 anos de serviço com o trabalho de célula e o fato de estar servido para treinamento, ou seja, de vez em quando toma umas porradas, não dá!
Quando começarem a quebrar no céu e jovens alunos morrerem vão sentar o pau na FAB.
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Acredito que a manutenção da FAB leve isso em conta, ate porque muito dos aviadores trabalham nela. Sei que ninguem e louco de voar em celula condenada, ainda mais com cadete do lado!!!
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Não há como comparar a durabilidade de uma célula usada por pilotos experientes com as células usadas por cadetes. Veja quantos Xavantes e Tucanos tivemos de comprar para treinar piltos para uma miséria de caças. ![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Por incrivel que pareça as celulas de T-25 sofrem mais desgaste no berço do motor devido ao "pouso" suave durante a instrução basica, mas em vôo sofre muito menos desgaste do que o T-27 (alguns trocaram a asa depois daquele acidente em santos) e o xavante (algums ja se despedaçaram em voo).
Isso ocorre porque apesar dos pilotos serem mais experientes eles colocam a aeronave em uma situação mais agressiva (dai a necessidade da experiencia para voar, ao contrario do T-25).
Em toda a instrução basica acho que não se passa dos 3G, enquanto que no T-27 se chega a 4G e no xavanta a 6G.
Isso ocorre porque apesar dos pilotos serem mais experientes eles colocam a aeronave em uma situação mais agressiva (dai a necessidade da experiencia para voar, ao contrario do T-25).
Em toda a instrução basica acho que não se passa dos 3G, enquanto que no T-27 se chega a 4G e no xavanta a 6G.
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Na minha rápida passagem no 2° EIA, vi quase nenhum encostado. O que havia eram aviões reservados para o treinamento dos cadetes. Acredito que o T25 (carinhosamente chamado de Tangão), vai durar muito, houve uma palestra com o chefe do DEPENS, que ele disse isto, há um plano, mas vai demorar. Os mecânicos fazem horrores lá para deixa-los voando. E voa o dia inteiro, de segunda a sábado.
O limite de carga G dele era de 6g, mas como está "gasto" foi reduzido pra 5g, e o máximo que se atinge em instrução é se não me engano 4g (dei meu manual de procedimentos pra um colega de quarto "enrolado"). O limite negativo é de 3g.
E muito cadete já morreu em instrução, seja por incopetência própria, ou por causa da aeronave. O que eu cansei de escutar era história de pane elétrica geral, trem de pouso que não baixa, todos os rádios das aeronaves não pegam direito, o que dizer dos liquidometros então, mas tudo contornável...Nada é impossível para um cadete da Aeronaútica.![Fogo! [004]](./images/smilies/004.gif)
Só mais uma coisa, se forem comprar outro, não comprem um muito complexo! Cadete já é surubado o dia inteiro, tem que decorar o manual inteiro, página por página, as panes nem se fala, se colocarem até o T27 no 2° ano, mais da metade é desligado! Fica até um aviso pro pessoal que quer entrar, que no começo das férias do final do ano do 1°, não existe mais férias! É a cepa louca!![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
O limite de carga G dele era de 6g, mas como está "gasto" foi reduzido pra 5g, e o máximo que se atinge em instrução é se não me engano 4g (dei meu manual de procedimentos pra um colega de quarto "enrolado"). O limite negativo é de 3g.
E muito cadete já morreu em instrução, seja por incopetência própria, ou por causa da aeronave. O que eu cansei de escutar era história de pane elétrica geral, trem de pouso que não baixa, todos os rádios das aeronaves não pegam direito, o que dizer dos liquidometros então, mas tudo contornável...Nada é impossível para um cadete da Aeronaútica.
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Só mais uma coisa, se forem comprar outro, não comprem um muito complexo! Cadete já é surubado o dia inteiro, tem que decorar o manual inteiro, página por página, as panes nem se fala, se colocarem até o T27 no 2° ano, mais da metade é desligado! Fica até um aviso pro pessoal que quer entrar, que no começo das férias do final do ano do 1°, não existe mais férias! É a cepa louca!
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O inferno é gelado e o diabo se chama catarina!!!
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
brisa,brisa escreveu:Brasileiro, olha este acrobatico feito pela UFMG
http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2 ... erna.shtml
creio que temos um forista fazendo graduação nessa área por lá...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
de volta a Campo Grande - MS.
- joao fernando
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
O papo era converter os motores para alcool, já que a certificação existe. O motor duraria mais, e consumiria menos em $$$
Como ficou essa historia?
Como ficou essa historia?
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
É, negão, palavrinha de consolo? Só vai piorar!!!!traquinas escreveu:Na minha rápida passagem no 2° EIA, vi quase nenhum encostado. O que havia eram aviões reservados para o treinamento dos cadetes. Acredito que o T25 (carinhosamente chamado de Tangão), vai durar muito, houve uma palestra com o chefe do DEPENS, que ele disse isto, há um plano, mas vai demorar. Os mecânicos fazem horrores lá para deixa-los voando. E voa o dia inteiro, de segunda a sábado.
O limite de carga G dele era de 6g, mas como está "gasto" foi reduzido pra 5g, e o máximo que se atinge em instrução é se não me engano 4g (dei meu manual de procedimentos pra um colega de quarto "enrolado"). O limite negativo é de 3g.
E muito cadete já morreu em instrução, seja por incopetência própria, ou por causa da aeronave. O que eu cansei de escutar era história de pane elétrica geral, trem de pouso que não baixa, todos os rádios das aeronaves não pegam direito, o que dizer dos liquidometros então, mas tudo contornável...Nada é impossível para um cadete da Aeronaútica.
Só mais uma coisa, se forem comprar outro, não comprem um muito complexo! Cadete já é surubado o dia inteiro, tem que decorar o manual inteiro, página por página, as panes nem se fala, se colocarem até o T27 no 2° ano, mais da metade é desligado! Fica até um aviso pro pessoal que quer entrar, que no começo das férias do final do ano do 1°, não existe mais férias! É a cepa louca!
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![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
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Brincadeira...Daí para frente, em todas aeronaves mais modernas, notará o seguinte: os caras botaram computador em tudo para facilitar a pilotagem. Beleza...
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![[101]](./images/smilies/101.gif)
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![[033]](./images/smilies/033.gif)
Então, p.ex., um simples ato de frear a aeronave, que num avião básico é pisar "nos travões", como dizem os irmãos tugas, num avião moderno sofisticado voce terá autobrake system, com anti-skid, ligado ao inercial da aeronave, calculando a desaceleração e aplicando o freio necessário, sem derrapar. Piloto só olha...
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
Mas...olha vigiando!!! Cento e varada de nós...No velocímetro, no indicador do autobrake: não acusou desaceleração, pisa manual!! Não deu? Reverso em máximo, desliga o interruptor do antiskid (provoca a troca do sistema hidraulico do freio). Pisa de novo. Não deu? Parking brake curta e sucessivas vezes...até parar, com sorte, dá só troca de cueca...
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![Sad :(](./images/smilies/icon_sad.gif)
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![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
Tem jeito não, cepa até o fim da vida, agora...
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
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![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
Por isso sou favorável, na instrução básica, onde o caso é seleção e adquirir experiencia de vôo, pé e mão, a aviões bem básicos e baratos. Espartano. Baixo custo e facilidade. Tipo o painel do ultimate em acrobacia que o colega postou. Para que, dentro da minha ignorancia, ter EFIS para um garoto que mal consegue voar nivelado?
Aprendeu a fazer conta? Decorou a taboada? Aí pode ter calculadora. O que tenho visto são jovens pilotos, com muita cultura em tecnologia. Mas pega uma pane elétrica em AC, apagou as telas, acabou GPS? Não sabem mais voar...
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
Mas isso sou eu, minha opinião...
abração!
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Tem esse aqui também, o ACS-100 Sora. Mineiro também.brisa escreveu:Brasileiro, olha este acrobatico feito pela UFMG
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Assentos lado a lado, trem de pouso retrátil, pára-quedas balístico, boa capacidade de acrobacia, simples. Da mesma categoria que o T-23 Uirapuru.
abraços]
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
Vi uma foto desse ACS-100 com o Saito... E eu pude conhecer o bichinho numa ida ao campo dos Amarais. Ele é realmente muuuuito pequeno, mas confortável e potente! Bem acrobático!
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Está na hora de substituir os T-25?
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Mas posso estar falando bobagem e os tais EFIS serem baratos e nem fazerem diferença...
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