O EB QUER SABER O QUE PENSAMOS!!!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: O EB QUER SABER O QUE PENSAMOS!!!

#31 Mensagem por rodrigo » Qui Mai 13, 2010 3:03 pm

Hummm, alguém se lembra dos questionários na elaboração do FT2000? 8-]

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6322 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#32 Mensagem por Túlio » Qui Mai 13, 2010 3:06 pm

Nunca vi. 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#33 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 13, 2010 3:14 pm

AlbertoRJ escreveu:Senti dificuldade em opinar sobre a artilharia anti-aérea e poder de fogo.
Nem te preocupa...eu disse que isso é o que menos necessitamos...defesa antiaérea no Brasil se traduz em mais caças espalhados pelo país.. :wink:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#34 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 13, 2010 3:19 pm

FOXTROT escreveu:Já fiz as compras, antiaéreo comprei de tudo... :D
Gastei todo o orçamento em 24 Blackhawks , 8 Mi-6 , 40 mil HK-416/417 , 10 mil MG-4 , 60 M-777 ...

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#35 Mensagem por EDSON » Qui Mai 13, 2010 4:33 pm

Um exército marcha sobre o próprio estômago- Napoleão.

Vale lembrar que todo o impulso da Guerra é feito através dela. Todo o Estado Maior Moderno se contorse sobre as planílhas da logística.

Como diria Euclidades da Cunha na campanha de Canudos onde passavam os comboios de tropeiros com as mulas a caminho do teatro de operações.

- A rebelião foi esmagada pelos cascos deste animal.

A minha resposta foi.

O trem, o Mi26 e 40.000 caminhões Kamaz. :mrgreen:

Editado pela última vez por EDSON em Qui Mai 13, 2010 5:36 pm, em um total de 1 vez.
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1964 vezes
Agradeceram: 2491 vezes

#36 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 13, 2010 5:34 pm

Dieneces escreveu:
FOXTROT escreveu:Já fiz as compras, antiaéreo comprei de tudo... :D
Gastei todo o orçamento em 24 Blackhawks , 8 Mi-6 , 40 mil HK-416/417 , 10 mil MG-4 , 60 M-777 ...
Dieneces,

Tira os seus 8 Mi-6 para sobrar verba para os meus SPYDER, que eu assino embaixo o resto aí.

Nós já estamos na fase de negociação para a compra dos materiais do EB [003] [003]

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1964 vezes
Agradeceram: 2491 vezes

#37 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 13, 2010 5:35 pm

rodrigo escreveu:Hummm, alguém se lembra dos questionários na elaboração do FT2000? 8-]
Foi a mesma coisa? :?

O que vc colocou agora, Rodrigo?

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1961 vezes
Agradeceram: 797 vezes

#38 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mai 13, 2010 11:07 pm

Dieneces escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Senti dificuldade em opinar sobre a artilharia anti-aérea e poder de fogo.
Nem te preocupa...eu disse que isso é o que menos necessitamos...defesa antiaérea no Brasil se traduz em mais caças espalhados pelo país.. :wink:
Eu prefiro a doutrina russa. Não gosto nem um pouco da doutrina americana de privilegiar a defesa aérea em somente caças. Acho que tem de haver um compromisso.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Mai 13, 2010 11:49 pm

Cross escreveu:
Dieneces escreveu:Nem te preocupa...eu disse que isso é o que menos necessitamos...defesa antiaérea no Brasil se traduz em mais caças espalhados pelo país.. :wink:
Eu prefiro a doutrina russa. Não gosto nem um pouco da doutrina americana de privilegiar a defesa aérea em somente caças. Acho que tem de haver um compromisso.
Foi sobre o que acabei escrevendo, em nacionalizar equipamento de médio alcance e doutrina russa.

[]'s

Alberto -
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#40 Mensagem por Bourne » Sex Mai 14, 2010 1:39 am

Francoorp escreveu:Eu jà coloquei a mobilidade em 7, e a defesa anti-aérea em 6, visto todas as ultimas guerras, a defesa anti aérea virou um ponto crucial para a dissuasão ou a vitória, o Comando e controle coloquei em 5 e a Logística coloquei em 4... agora esta questão numero 4 é difícil, talvez porque seja discursiva... aqui também coloquei o comando e controle como tema, te digo depois...
Pô!!! mas o que adianta anti-aérea se a logística não estiver funcionando? OU o que adianta mobilidade e defesa anti-aérea sem um comando e controle?

Coloquei assim: (i) comando e controle por que tudo tem que ser planejado antes de ser feito; (ii) inteligência para dar suporte as decisões através de informações; (iii) logística por que seja o que for é essencial para manter a estrutura funcionando; (iv) mobilidade, contra-mobilidade e proteção nesse ponto começa a pensar como agir na prática de facto com a estrutura, as informações e decisões dos comandantes; (v) manobra por que começa a detalhar as ações; (vi) apoio de fogo por que é a linha de frente e essencial para qualquer coisa; e (vii) defesa anti-aérea por que se existe ataque aéreo o inimigo é "sangue nos zóio" e não foi possível destruí-la, constituindo o último recurso.

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#41 Mensagem por Francoorp » Sex Mai 14, 2010 2:09 am

Cada um com o seu cada um... Comando e controle o Brasil já tem, logística também, o que não tem e está faltando melhorar até o ano de 2030(foi isso que eu entendi), no meu ver é a Anti aérea, pois somos completamente vulneráveis neste tema.

Não entendi que deveríamos marcar como é o atual grau de importância hierarquizado, mas qual dos temas deveríamos melhorar... talvez tenha entendido errado... vou voltar la pra ver , mas amanhã, agora já são 02:15 da madruga em Goiânia!!

Valeu !!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#42 Mensagem por Bourne » Sex Mai 14, 2010 2:29 am

Mesmo assim. A ordem que citei foi por que simplesmente tem que se saber o que fazer, o que é necessário, como manter funcionando e operar no TO. É uma ordem lógica de organização e prioridade.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#43 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Mai 14, 2010 8:00 am

Coloquei:
1º Comando e controle
2º Inteligência
3º Logística
4º Manobra
5º Defesa antiaérea
6º Mobilidade, contramobilidade e proteção
7º Apoio de fogo

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

#44 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 14, 2010 8:28 am

Este tipo de discussões acontecem um pouco por todo o lado. O mais interessante é que há bem pouco tempo numa discussão semelhante a esta num fórum Português um militar QP disse:
Como acabei de ver a série Generation Kill, estou bastante agressivo e vou passar a fazer uma razia:
1º - Implementar a médio prazo um sistema de Comando, Controlo e Comunicações (voz, dados e imagem) que integre de forma interoperável as diversas funções de combate: manobra; apoio de fogos; logística/apoio de serviços, etc. Sem sistema integrado de C3 não vale a pena investir no que quer que seja porque nada será interoperável e portanto coordenável, treinável, ... .
2º - Transformar a BrigMec em Brigada Média com PANDUR (esta é mesmo mázinha :evil: ). Sem Leozinhos e M**** afins.
3º - Exterminar a BrigInt e alguns dos seus Regimentos, como a conhecemos.
4º - Incrementar a importância da BrigRR como a Grande Unidade Ligeira com características expedicionárias. Exterminar os helis no Exército e criar uma capacidade conjunta (inter-ramos) orientada exclusivamente para o apoio aeroterrestre. Incentivar ao nível politico o oferecimento de forças de operações especiais em TO's como o do Afeganistão.
4º - Criar uma Brigada Logística e acabar com umas xafaricas do Comando da Logística que fazem parte da componente operacional do exército.
5º - Implementar a capacidade ISTAR do exército.
6º - Reconhecer que os Comandos são a melhor de combate das forças Armadas da NATO (esta é a brincar) e que o SLB é o melhor clube do mundo (esta é a sério).
7º - Que a LPM seja cumprida :mrgreen:
8º - Que LÁZARO seja o novo patrono do Exército.

EM PERIGOS E GUERRAS ESFORÇADOS
Como vêm a prioridade que ele aponta como mais importante não são as anti-aéreas, não são helis, não são nada disso, mas sim um sistema de Comando, Controlo e Comunicações. Já não é a primeira vez que leio militares QP a dizerem que esta deveria ser a prioridade do Exército. Quem diz do Exército Português, também diz do Exército Brasileiro.

PS: ele é Comando, como já devem ter reparado, por isso dêem algum desconto, ok?! :twisted:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#45 Mensagem por Francoorp » Sex Mai 14, 2010 1:17 pm

Bourne escreveu:Mesmo assim. A ordem que citei foi por que simplesmente tem que se saber o que fazer, o que é necessário, como manter funcionando e operar no TO. É uma ordem lógica de organização e prioridade.

Sim mas repito que o Brasil já tem tudo isso, e o que devemos dar prioridade daqui até 2030, é outra coisa que simplesmente descrever a ordem natural das coisas... esta ordem natural já existe no EB, o que eles querem saber do Povão é onde concentrar recursos nas áreas que estão mais debilitadas, e isso será feito daqui à 2030.

Então este saber o que fazer de agora até la, começa por onde reforçar a instituição, e não creio que se reforça uma instituição investindo mais em Comando e controle, área que alias o EB tem jà operativa, e é relativamente moderna para os parâmetros da A.L.... mas creio que se comece fazendo este reforço por onde a força é mais débil, pela defesa antiaérea a ponto, creio eu, talvez seja a logística a mais débil, ou até a inteligência, mas no meu ponto de vista, a defesa antiaérea merece uma prioridade sobre aquilo que deve ser reforçado de agora até 2030, entre estas alternativas que o EB já possui operativas, como Comando e Controle !!

A pergunta não era por onde devemos começar um exercito do ZERO, mas onde melhorar o que já existe, pelo menos foi o que eu entendi.

Valeu !!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Responder