Fox escreveu:Tái, vez tudo isso e acabou com o Bandeirulha! Por sinal foi isso que eu disse, pois a FAB optou por uma aeronave dentro das suas condições financeiras e que cumpria a suas necessidades do momento!
Tu não entendeu o que eu quis dizer. Eu disse que faltaram opções no mercado, e não disponibilidade financeira.
Fox escreveu:É, mais se não tem B737 MMA, caça com P-99 mesmo!
SE, e apenas SE não tiver o MMA, ou outra aeronave de maior porte a FAB deve comprar o P-99. Aliás, não creio que o MMA seja a única opção.
A Lockheed já deu claros sinais de que deverá colocar o P-7A como produto para quem não pode comprar o MMA, victo que seu preço estimado é de "apenas" US$ 100 Mi. Além disso, ainda temos a provável opção européia. Creio que devemos esgotar todas as opções antes de partir para uma aeronave do porte do P-99.
Fox escreveu:É qual aeronave será superior ao P-99, que terá custo mais barato (aquisição e operação). O B737 MMA?
Não disse isso. Disse que ele não é capaz de cumprir missões de um APM como o MMA, e que ele não é o melhor para o Brasil.
Fox escreveu:O que a Embraer fez com o M-2000? Prometeu colocar alguns sensores do Rafale? Nada de mais! Prometeu construí-lo localmente? Todo mundo sabe que isso não será no primeiro lote! Falou para o governo que o M-2000 era uma aeronave construída em uma empresa Brasileira, então não seria o caso de uma licitação? Também nada de mais!
Agora se Embraer disse poderia fazer o P-99 que atenderia a necessidade do Brasil, bastaria a FAB pedir para testar um protótipo. Ai nós saberíamos se a Embraer está plantando falsas esperanças, o que eu acho que não e o caso!
Sim, mas prometer colcoar alguns sensores do Rafale é dizer que isso deverá encarecer o já salgado preço do M-2000. A Embraer fez uma oferta fincanceira, e se fizer isso, não será capaz de cumprí-la. Quanto ao M-2000 ser uma aeronave "nacional", isso lá é verdade, como afirma a Embraer? A Embraer já lançou vários boatos na imprensa, e o faz também com o P-99.
Me diga, quem pagaria esse protótipo? A Embraer? Gostaria de ver o seguinte: A Embraer faz o protótipo. Se ele atender aos requisitos, a FAB compra um lote do P-99 (junto com o protótipo). Se não, a Embraer endossa o prejuízo. Queria ver a Embraer fazer esse negócio.
Fox escreveu:O que adianta levar varias sonobóias tendo somente 8 aeronave (isso se todas tiverem voando!), sendo que de qualquer jeito será necessário o apoio de outros vetores (navios, C-295, C-130, etc, etc). Deu no mesmo!
Aí você vai mobilizar uma estrutura logística desnecessária.
Fox escreveu:Se fosse assim o EUA não teriam colocado dois motores a mais no P-3 Orion, para que essa aeronave apresentasse uma velocidade máxima de 760 km/h! A velocidade (juntamente com outros fatores) e sim importante para aumentar as chances de sobrevivência de uma aeronave. Falando nisso o R-99A/B tem velocidade maior que a versão civil! Porque será!
Ninguém disse que a velocidade não é importante, mas de nada adianta um APM que não possa chegar ao seu alvo, seja ele supersônico, hipersônico, ou voando à velocidade da luz.
Fox escreveu:Na aquisição, pois na operação ele e uns do melhores (para não dizer o melhor). Sem contar a integração que é compatíveis com os nosso caças (Python 4, Derby, kit e bombas, etc, etc, etc). Agora se você acha que o ideal do ponto de vista financeiro é somente no momento da aquisição, nada posso fazer!
Também não disse que a questão financeira é só no momento da compra. Apenas acho que, no caso do Gripen, ele tem um desempenho incompatível com as necessidades. Se for para cobrir as necessidades, um número menor de, por exemplo, Su-35, pode fazer melhor papel. O Gripen tem um alcance curto (para o Brasil, visto que ele foi projetado para a Suécia, país consideravelmente menor), e portanto não pode alcançar certos pontos do país sem REVO ou com um maior número de bases.
Fox escreveu:O P-99 não era uma plataforma cara! Se nós vamos utilizar uma plataforma mais potente (que hoje eu só vejo uma para o futuro, o B737!), nada mais natural seria a utilização de uma plataforma auxiliar (para patrulha) com motores turbo-hélice e de pequenas dimensões (talvez uma adptação do Brasília). Engraçado, o P-99 e caro para algumas coisa e é barato para outras!
Mas é claro. Dependendo da aplicação, ele pode se tornar caro, ou barato, tendo em vista as possibilidades de emprego.
Se você quiser utilizar ele como um P-3, ele será caro, pois não cumprirá a missão por completo. Agora, se você utilizar ele COMPLEMENTANDO um APM maior, sim, ele terá um custo/benefício melhor. Já se você for usá-lo para substituir o P-95, seu custo será ASTRONÔMICO, victo que, para as funções de Vigilância Marítima e Controle de Tráfego ele é Superdimensionado, e melhor seria outra aeronave mais barata.
Fox escreveu:Que diga o P-3 Orion, que quando a coisa aperta, utiliza os seus 4 motores!
Kra, tu não tá me entendendo. Eu nunca disse que velocidade não é importante, mas, em uma escala de importância o alcance vem primeirodo que a velocidade.
Fox escreveu:De uma certa forma, o futuro do P-99 já começou, com as duas unidades adquiridas pelo México! Lógico como plataforma de patrulha marítima, monitoramento e vigilância (P-99A)!
Já começou, mas só poderemos dizer ao longo do tempo. Seu sucesso ainda não veio. Não quero, com isso, dizer que espero que ele não tenha sucesso, mas só saberemos se ele o terá ao longo do tempo.