PIM 2010

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: PIM 2010

#31 Mensagem por Guerra » Sex Nov 13, 2009 4:23 pm

Você está defendendo interesses particulares.
Acho engraçado o cara falar isso como se fosse um crime. :lol: :lol: Outro dia cheguei na porta do banco e estava fechado. será que o sindicado do bancários estava pensando no coletivo quando decidiu pela greve?

Essa idéia que militar tem que se foder calado e por amor ao Brasil já era. Ou a nação muda ou vai ter um exército de zé das couves em poucos anos.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6706 vezes
Agradeceram: 7016 vezes
Contato:

#32 Mensagem por Túlio » Dom Nov 15, 2009 2:17 am

Verdade! Essa de 'sacerdócio' e 'amor à camiseta' só serve mesmo é para manter as ovelhinhas de cabeça baixa e dando duro...

VAMOS ACORDAR, POWS!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
czarccc
Sênior
Sênior

#33 Mensagem por czarccc » Seg Nov 23, 2009 7:35 am

Senhores, cheguei à discussão um tanto quanto atrasado, discussão que esteve quente. :shock:

Gostaria de expor minha humilde opinião. Acredito que dois fatores são primordiais na determinação de um modelo previdenciário sustentável. Os percentuais de contribuição dos ativos e a expectativa de vida da população. Um modelo sustentável necessita de ajustes de acordo com as mudanças nesses dois fatores. Não sendo assim cria-se um grande sorvedouro de recursos que engessa o estado, impedindo meior progresso de toda a sociedade. Os critérios mundialmente testados e usados são tempo de contribuição e idade mínima, o que é totalmente lógico. Como disse o Guerra, não adianta "apontar a arma" para a testa dos militares, o problema é maior. O regime do serviço público no Brasil (incluindo os militares) é, apesar de alguns ajustes recentes (mini-reforma), absolutamente insustentável e representa um grande peso que todo contribuinte brasileiro carrega. Usando um exemplo para esclarecer, um servidor que se aposente após 30 anos de serviço, tendo 50 anos de idade. Supondo que este não pertence ou pertenceu aos grupos excluidos do Brasil, que tanto abaixam nossos indicadores sociais, é coerente supor que tal servidor tem expectativa de vida acima de 70 anos. Ou seja, terá ele contribuido com 11% durante 30 anos e receberá 100% por mais de 20 anos. É fácil perceber que isso é absolutamente insustentável. Aconta não fecha. Alguém haverá de pagar essa conta. É um regime que considero injusto e que não é condizente com a realidade do país. Considero, nesse aspecto, a França como um bom exemplo. Quem não acompanhou as inúmeras greves gerais que lá ocorreram? Mas houve pulso firme e aprovou-se por lá reforma coerente e necessária. Enfrentar esse assunto de frente é mexer em vespeiro. Poucos governos tem peito pra isso. Lá na França, seguindo coerentemente as mudanças demográficas e o envelhecimento da população, além de corrigir injustiças, trabalhadores do setor público e privado foram equiparados (ponto fundamental de justiça em um modelo previdenciário) e o tempo de contribuição mínimo para aposentadoria integral foi elevado a 40 anos, com previsão de aumento a 41 e 42 anos, no futuro. É claro que lá a expectativa de vida é maior e a população é meis velha. No Brasil esses números seriam menores, mas deveriam igualmente incluir uma previsão de elevação de acordo com a evolução demográfica (aumento da expectativa de vida). Além disso a idade mínima é fundamental para o equilíbrio do modelo.

Enfim, acredito que o modelo previdenciário atual brasileiro é muito injusto e muito pesa ao país. Espero que os servidores públicos, civis ou militares, presentes nessa discussão não interpretem isso como um ataque ou ofensa e reflitam sobre o que é justo ou não. Gostaria de ressaltar que meu pai é servidor público e concorda inteiramente com essa visão que apresentei, aliás, seria mais correto dizer que ele me passou essas idéias.

Saudações

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6706 vezes
Agradeceram: 7016 vezes
Contato:

#34 Mensagem por Túlio » Seg Nov 23, 2009 6:37 pm

Sei lá. O fato é que quanto mais se mantém pessoas trabalhando indefinidamente mais os jovens têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, isso vale para NÓS, na França eu não sei. Cada velho ocupando um cargo está tirando o lugar de um jovem, é assim que penso. A capacidade de criação de empregos é FINITA!

Então, cito um exemplo bem próximo de mim: há uma grande expectativa de que saia de uma vez a tale de Súmula Vinculante, pela qual nós APs nos aposentaremos aos 30 anos de contribuição, sendo pelo menos 25 trabalhados na cadeia. Se vocês forem ver, há uma imensa torcida para que isso aconteça de uma vez pois vai sair uma velharada (eu incluso...heheheheheh). E quem está torcendo? Nós também, claro, mas o grosso da torcida é da gurizada que quer ocupar nossos cargos, bem melhor remunerados que um auxiliar de serviços gerais ou empacotador de mercado, que é a realidade atual da gurizada.

Assim, não é tão simples essa neoliberalice de dizer "vamos aposentar todo mundo na alça do caixão", vai sair mais caro em termos sócio-econômicos do que dar uma chance para quem está chegando e não encontra nada que preste...

Para terem uma idéia, tem um balaio de advogados, economistas, administradores de empresas, contadores e até um dentista cuidando preso comigo e ganhando menos porque são novatos...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder