Re: MiG - 15 vs. F - 86 "Sabre".
Enviado: Ter Jul 28, 2009 3:52 pm
Em todas as guerras, há números a serem revisados.
x2Oziris escreveu:ótima explicação, Pt.
[]'s
Mas, pelos textos colocados nos posts anteriores (e em outros que pesquisei pela internet) não ficou estabelecido que os americanos só passaram a ter vantagem no número de vitórias em combate aéreo depois que os pilotos russos saíram da peleja? O problema então não teria nada a ver com a estrutura de comando, e sim com a menor qualidade dos pilotos chineses e coreanos (muitos dos quais jamais tinham sequer chegado perto de um avião até poucos meses antes de se verem em combate com pilotos americanos veteranos da SGM)?pt escreveu: Não é nada dificil perceber porque eles abateram muito mais aviões que os que perderam.
Cumprimentos
Leandro,LeandroGCard escreveu:Mas, pelos textos colocados nos posts anteriores (e em outros que pesquisei pela internet) não ficou estabelecido que os americanos só passaram a ter vantagem no número de vitórias em combate aéreo depois que os pilotos russos saíram da peleja? O problema então não teria nada a ver com a estrutura de comando, e sim com a menor qualidade dos pilotos chineses e coreanos (muitos dos quais jamais tinham sequer chegado perto de um avião até poucos meses antes de se verem em combate com pilotos americanos veteranos da SGM)?pt escreveu: Não é nada dificil perceber porque eles abateram muito mais aviões que os que perderam.
Cumprimentos
Ou a estrutura de comando no estilo russo também foi embora junto com seus pilotos? Na verdade durante minhas leitura cheguei a ver a declaração de um piloto americano que lutou nesta guerra dizendo que uma das vantagens dos russos no início era justamente a excelente orientação que recebiam dos centros de contrôle de vôo!
Agora fiquei curioso, no início da guerra quando a luta era entre americanos e russos o confronto não foi até equilibrado como estava em todos os outros posts (até com ligeira vantagem russa)?
Leandro G. Card
Pois é, tenho que confessar que eu não tinha muita informação sobre o conflito da Coréia mas desde li este tópico dei uma pesquisada e a impressão que me ficou foi exatamente esta, de que não havia nenhum problema nem com o MIG-15, nem com os pilotos russos e nem com a estrutura de comando russa, muito pelo contrário, tudo funcionava pelo menos tão bem quanto as dos americanos.HIGGINS escreveu:Leandro,
não só os "Honchos" usavam com liberdade a tática do "poleiro", como faziam largo uso de CGI.
Vetorados ganhavam vantagem.
Mas eram habilidosos, principalmente os veteranos da VVS (os da PVO, excetuando alguns veteranos da GGP - Grande Guerra Patriótica, não estavam à mesma altura).
Os russos, no entanto, nunca tiveram vantagem numérica, sendo fantasiosas as concentrações de "1.500" aeronaves do outro lado do "Yalu"...
Na época, por mais que chineses tentassem de tudo, não tinham como formar, de uma hora para outra, 1500 pilotos de jatos. Nem com todas as vacas do vale do Yang-Tzé, tossindo!
Tem-se hoje, que tal "fantasia" nasceu de uma "malandragem" do comando americano: deixando o "bicho" muito mais feio do que ele é, você ganha mais recursos e atenção... Ou seja, não se trava uma guerra apenas contra o inimigo...
Realmente, o Il-2 e sua variante modernizada, o Il-10, não poderia fazer muita coisa: a guerra aérea havia mudado. Já eram outros tempos.
Muitas vezes, temos que tentar olhar para o problema de uma forma mais ampla para conseguir obter todo o quadro.LeandroGcard escreveu:Mas, pelos textos colocados nos posts anteriores (e em outros que pesquisei pela internet) não ficou estabelecido que os americanos só passaram a ter vantagem no número de vitórias em combate aéreo depois que os pilotos russos saíram da peleja?
Não estamos a discutir a superioridade quase miraculosa dos sofisticados, hiper-super-ultra-modernos caças russos ...HIGGINS escreveu:PT,
Muito se fala do "rudimentar sistema de tiro do MiG-15", mas não se fala que Ingleses e Franceses, não tinham uma alça de mira equivalente, na época.
Acho que o que está gerando dúvidas aqui é exatamente o ponto grifado.pt escreveu: As coisas simples têm normalmente uma explicação simples. A razão que explica uma relação de 7:1 no numero de aeronaves abatidas no confronto entre F-86 e MiG-15 é ela também simples.
Cumprimentos
LeandroGCard escreveu:Acho que o que está gerando dúvidas aqui é exatamente o ponto grifado.pt escreveu: As coisas simples têm normalmente uma explicação simples. A razão que explica uma relação de 7:1 no numero de aeronaves abatidas no confronto entre F-86 e MiG-15 é ela também simples.
Cumprimentos
1- Esta relação de 7:1 em vitórias do F-86 sobre o MIG-15 é real? (em um livro americano que tenho sobre caças MIG por exemplo a informações é que o número correto seria entre 4 e 5:1.
2- Qual a relação excluindo abates de pilotos coreanos e chineses, e contando somente os russos?
Leandro G. Card
Bem,Roberto escreveu:vantagem ficou com os valorosos heróis do povo, para desespero dos assassinos fascistas, lacaios do capital.
Me desculpe, mas com comentários como esse cheios de ideologismos, o debate aqui no forum perde muito de sua objetividade e o forum fica na verdade como um meio para se despejar ódios ideológicos contra esse ou aquele país, realmente isso é uma pena.