FAI - Força Aérea Iraquiana em 1990/1991.

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 273 vezes
Agradeceram: 112 vezes

Re: FAI - Força Aérea Iraquiana em 1990/1991.

#31 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 25, 2011 1:57 pm

Na pior das hipóteses a FAI derrubou um F-18 da US Navy, isso é bem mais que cuspir nos rosto.

Imaginem combater contra a maior potência militar do planeta e seus capachos, digo aliados, só dois yanques o número de aviões envolvidos na operação tempestade no deserto chegou a 1800.

A FAI lutou bravamente e consegui bons resultados contra o império.

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 320 vezes
Agradeceram: 562 vezes

#32 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jan 25, 2011 2:03 pm

Algo que é dificilimo de conseguir é relato de como as operações dos iraquianos foram conduzidas. Acho que isso seria interessante discutir, afinal so encontramos relatos e descrições sobre a coalizão.

Sem entrar no mérito dos abates. Discutir doutrina e capacidade.

Um abraço e t+ :D

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#33 Mensagem por suntsé » Ter Jan 25, 2011 2:03 pm

FOXTROT escreveu:Na pior das hipóteses a FAI derrubou um F-18 da US Navy, isso é bem mais que cuspir nos rosto.

Imaginem combater contra a maior potência militar do planeta e seus capachos, digo aliados, só dois yanques o número de aviões envolvidos na operação tempestade no deserto chegou a 1800.

Saudações
Se você considerar a completa e humilhante aniquilação um bom resultado :mrgreen:

FOXTROT
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 25, 2011 2:09 pm

suntsé escreveu:
FOXTROT escreveu:Na pior das hipóteses a FAI derrubou um F-18 da US Navy, isso é bem mais que cuspir nos rosto.

Saudações
Se você considerar a completa e humilhante aniquilação um bom resultado :mrgreen:

Uma perguntinha, o que teria feito a nossa FAB contra esse poderio que o Iraque enfrentou em 1991?

Qual resultado?

Saudações

suntsé
Sênior
Sênior

#35 Mensagem por suntsé » Ter Jan 25, 2011 2:12 pm

FOXTROT escreveu:
suntsé escreveu: Se você considerar a completa e humilhante aniquilação um bom resultado :mrgreen:

Uma perguntinha, o que teria feito a nossa FAB contra esse poderio que o Iraque enfrentou em 1991?

Qual resultado?

Saudações
Comprar a FAI iraquiana com a FAB é covardia :oops: srsrsr

infelizmente, a segurança nacional nunca foi levada a sério aqui no Brasil. Nunca estivemos preparados para enfrentar nem as médias potencias do continente, quanto mais uma grande potencia.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1187 vezes
Agradeceram: 2981 vezes

#36 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 25, 2011 2:30 pm

Aí já é complexo vira-lata TOTAL! :evil:

Vocês querem comparar uma força aérea que mostrou uma completa incapacidade de funcionar como um todo com a FAB? onde é que a FAI tinha pilotos tão bem treinados como os vossos? Onde é que a FAI tinha o vosso sistema de radares que a FAB tem?

Pois, tinha os Mig-29 e já estão todos a terem orgasmos múltiplos, tinham uma carrada de caças dos anos 70...e a FAB também.

Desculpem-me lá qualquer coisinha, mas quando vir os melhores caças da FAB fugirem à guerra desertando para um país que até à bem pouco tempo era o inimigo número 1, aí sim, podem dizer que os Brasileiros eram tão incompetentes como os Iraquianos. :roll:

Os Iraquianos nem sabiam muito bem para o que é que estavam a combater os Aliados. Se eles pensassem metade das coisas que para aqui se diz, dúvido que unidades inteiras se rendessem a jornalistas como aconteceu VÁRIAS vezes.

Já agora, qual foi a última vez que vocês viram militares brasileiros a desertarem em massa? Quando?!

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 320 vezes
Agradeceram: 562 vezes

#37 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jan 25, 2011 2:34 pm

Topico acabou minutos depois de começar... é uma pena! :(

Um abraço e t+ :D

FOXTROT
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 25, 2011 3:34 pm

Cabeça a FAI fez o que podia contra a coalizão, quem foi que disse que a decisão de levar os caças para o Irã foi dos pilotos? O que você esperava que a FAI fizesse contra a avalanche à que foi oposta?

A única força que poderia opor-se a uma coalizão como a que atacou o Iraque, era a Rússia, as demais forças aéreas não fariam melhor que a FAI fez.

Saudações

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 25, 2011 4:08 pm

Ai fariam fariam, a começar pela deficiente formação que os pilotos Iraquianos tinham e isso foi dito vezes e vezes sem conta aqui neste fórum.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#40 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 25, 2011 4:59 pm

Vocês querem comparar uma força aérea que mostrou uma completa incapacidade de funcionar como um todo com a FAB? onde é que a FAI tinha pilotos tão bem treinados como os vossos? Onde é que a FAI tinha o vosso sistema de radares que a FAB tem?
Mas não se trata de um problema de coragem, mas de meios. Se somar os F-15 dos EUA e da Arábia Saudita, tinham mais eagles do que o Brasil tinha de aviões de combate, incluindo tucanos.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
suntsé
Sênior
Sênior

#41 Mensagem por suntsé » Ter Jan 25, 2011 5:39 pm

cabeça de martelo escreveu:Aí já é complexo vira-lata TOTAL! :evil:

Pois, tinha os Mig-29 e já estão todos a terem orgasmos múltiplos, tinham uma carrada de caças dos anos 70...e a FAB também.

Desculpem-me lá qualquer coisinha, mas quando vir os melhores caças da FAB fugirem à guerra desertando para um país que até à bem pouco tempo era o inimigo número 1, aí sim, podem dizer que os Brasileiros eram tão incompetentes como os Iraquianos. :roll:

Os Iraquianos nem sabiam muito bem para o que é que estavam a combater os Aliados. Se eles pensassem metade das coisas que para aqui se diz, dúvido que unidades inteiras se rendessem a jornalistas como aconteceu VÁRIAS vezes.

Já agora, qual foi a última vez que vocês viram militares brasileiros a desertarem em massa? Quando?!
Como disse o meu conterrâneo acima, não é questão de coragem. È questão de Meios e Tecnologia.

No Brasil infelizmente nunca ouve o investimento necessário, para um pais de proposções continentais.

Não duvido da competência dos nossos militare, nem da capacidade tecnica. Mas com os meios escasos que temos, o macximo que nossa força aérea poderia fazer é lutar com bravura (isso se refereindo apenas ao meios aéreos).

Quando ao resto, poderíamos impor pesadas baixas atraves de uma guerra de resistência, explorando os obstáculos geográficos no Brasil. O coisa que o Iraque não pode nem pensar por ser um pais muito plano.

Isso não tem nada haver com viralati-se, porque não é coragem que decide o resultado de uma guerra. principalmente, quando se enfrenta uma força com meios muitos mais abundantes. :roll: :roll: :roll:

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#42 Mensagem por Andre Correa » Qua Jan 26, 2011 7:46 am

Hoje, com o que temos, não agüentaríamos 2 ou 3 dias, pois apenas os F-14 dos anos 90, com a tecnologia da época, seriam capazes de abater todos F-5M, seja pela quantidade, seja pelo armamento e experiência no emprego do mesmo, e assim que as primeiras posições litorâneas fossem conquistadas, chegariam os F-15 para garantir a Superioridade Aérea e expansão no território. Assim, com a chegada dos grandes AWACS ficaria ainda mais difícil para contra-atacar e recuperar o território perdido... Isso com armamento deles da época comparado com o nosso atual. É o que eu penso, por isso desculpem se eu estiver enganado

Audaces Fortuna Iuvat
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 26, 2011 8:06 am

Mas eu não estou a dizer que a FAB conseguiria derrotar os Aliados, eu estou a dizer que a FAB com os pilotos que tinham com os meios que tinham, de certeza que daraim muito mais dores de cabeça que alguma vez a Força Aérea Iraquiana.

FOXTROT
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por FOXTROT » Qua Jan 26, 2011 10:18 am

cabeça de martelo escreveu:Mas eu não estou a dizer que a FAB conseguiria derrotar os Aliados, eu estou a dizer que a FAB com os pilotos que tinham com os meios que tinham, de certeza que daraim muito mais dores de cabeça que alguma vez a Força Aérea Iraquiana.

Discordo totalmente cabeça, acredito que a única vantagem que a FAB tinha em relação à FAI era o melhor treinamento dos pilotos (assim mesmo, ressalvo que os iraquianos tinham experiência em combate real e já havia efetuado o disparo de mísseis em treinamento, o que na FAB conta-se nos dedos os pilotos que já lançaram um míssil) vejamos:

FAB -1 Esquadrão de Mirage III (+ ou - 16 caças)

FAI - 5 Esquadrões de Mirage de todos os modelos, sendo um dedicado a defesa aérea e os demais ao ataque, totalizando + ou - 65 unidades, mísseis magic e Super 530F-1.

FAB - Um punhado de AT-26 Xavante e AT-27 para ataque ao solo.

FAI - MIG-23 ML para interceptação armados com o míssil R-40T, + ou - 35 unidades.

FAB - F-5 E/F armados com AIM-9 Sidewinders.

FAI - MIG-29A, armados com mísseis R-27R e R-60MK e capacidade LDSD, 29 unidades mono e 06 Biplace.

FAI - MIG-25PD, armados com o R-40RD e R-60 19 unidades mono e 03 biplace.

A FAI tinha ainda, dois esquadrões de SU-24 Fencer, alguns Su-25 para ataque ao solo e MIG-21 para defesa aérea de ponto.

Saudações

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 26, 2011 12:05 pm

Eu falo em treino, eu falo em doutrina e vocês continuam a falar de caças...eu acho que nas últimas semanas tenho andado a escrever em mandarim sem perceber. [002]

Responder