Rafale F-1 para a MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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brisa

Re: Rafale F-1 para a MB

#31 Mensagem por brisa » Ter Mai 05, 2009 9:20 am

Túlio escreveu:Tá estranha essa charla aí... :?

E os F/A-18 Canadenses???

Canada’s Hornet Upgrades: ALR-67 RWRs


DID has covered Australia’s ALR 2002 attempt to develop its own radar warning receiver & protection suite for its aircraft, including the RAAF’s F/A-18 Hornets. That failed, forcing Australia to turn to the global standard for Hornets and Super Hornets: Raytheon’s AN/ALR-67(v)3. Canada also has a CF-18 Hornet upgrade program underway, as the current CF-18 fleet is expected to serve until at least 2017. As attacks from Pakistan rise, the government is also looking hard at sending its Hornets into harm’s way in Afghanistan.




Raytheon’s AN/ALR-67v3 is a radar warning receiver that provides visual and audio alerts to F/A-18 aircrew when it detects ground-based, ship-based, or airborne radar emitters. It’s designed to provide accurate identification, azimuth displays, and threat levels for hostile and friendly emitters. It has become the modern standard for F/A-18 E/F Super Hornet aircraft, and has been incorporated into a number of earlier model Hornets flown around the world.

Canada is adding itself to that list, and continues to buy new systems as part of multi-country orders…

In August 2007, Canada’s formal DSCA request involved 59 AN/ALR-67v3 Radar Warning Receivers, 24 AN/ALR-67v3 partial ship-sets, test program sets, adapters, test sets and support equipment, spare and repair parts, personnel training and training equipment, technical assistance, and other related elements of logistics support for its own Hornet fleet. The total value, if all options are exercised, could be as high as $209 million.

The Aug 3/07 DSCA announcement [PDF format] names Raytheon Corporation in Waltham, MA (ALR-67) and Boeing Company in St. Louis, MO (F/A-18) as the contractors, and adds that implementation of this proposed sale will require the assignment of 2 contractor representatives to Canada for 1-week intervals twice annually, in order to participate in technical reviews.




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Re: Rafale F-1 para a MB

#32 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mai 05, 2009 9:21 am

pafuncio escreveu:[
Especulando. O NJ é político curtido, "puta velha", que jamais admitirá o que perguntarei adiante. Mas, em off, com qual das co-irmãs ele tem um melhor e mais próximo relacionamento. Já direciono, excluindo o Exército: Marinha ou Aeronáutica ?
De longe, MB. E tenho dito!




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Re: Rafale F-1 para a MB

#33 Mensagem por Adelphi » Ter Mai 05, 2009 11:57 am

Então ela pega o F/A-18 ou fica sem nada?
abraços

Walterciclone escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Se eu entendi, mesmo dando Gripen na FAB, a MB vai pegar os Rafa M F-1 ?

Se der Gripen, a MB NÃO pega os Rafa M1 nem Fud....




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Re: Rafale F-1 para a MB

#34 Mensagem por Adelphi » Ter Mai 05, 2009 12:11 pm

Olá Lord Nauta,
Vindo por custo residual aí tudo melhora.
Já existe algum estudo para criação de um novo esquadrão ou a idéia é manter os AF-1 e a nova aeronave juntas?

abraços


Lord Nauta escreveu:
jambock01 escreveu:
Prezados Senhores,

Em relação aos Rafale F1 tenho algumas considerações:

1. Estes aviões já foram oferecidos a MB. Ainda não foram adquiridos em função do FX, a MB não vai ''atropelar'' a FAB.
2. No caso do FX for o Gripen NG (avião que existe apenas em projeto) ou o Rafale a vinda dos F1 vai ser praticamente imediata.
3 .No caso do FX for o F 18 E/F (grande possibilidade) o A12 vai receber F18 B/C. Os norte americanos já indicaram esta possibilidades. Estes aviões assim como os Rafale F1 virão por custo residual.
4. Tanto o Rafale como o F18 irão operar no A12 somente em missões ar-ar. A função de ataque vai ser do A4 modernizado. A recalibragem das catapultas do São Paulo tem como objetivo o emprego de uma aeronave na função de defesa da frota (F18 ou Rafale?).

Sds

Lord Nauta




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Re: Rafale F-1 para a MB

#35 Mensagem por Lord Nauta » Ter Mai 05, 2009 12:31 pm

Prezados Senhores

Rafale ou F18? mais A4 no mesmo esquadrão.

Lord Nauta




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Re: Rafale F-1 para a MB

#36 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Mai 05, 2009 12:43 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores

Rafale ou F18? mais A4 no mesmo esquadrão.

Lord Nauta
Prezado Lord,

Na teoria, acho deveriam ser dois esquadrões, um de caça-bombardeiro (AF-1) e outro de interceptação (talvez AF-2?). Mas pela quantidade de aviões, 20 creio, talvez não valha a pena.
Contudo, não deverá ter pilotos especializados em cada tipo?

[]'s




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Re: Rafale F-1 para a MB

#37 Mensagem por Plinio Jr » Ter Mai 05, 2009 12:57 pm

A MB deve optar por F-18A/C ou Rafale F-1, quem for escolhido, vai fazer defesa aérea com A-4Ms fazendo missões de ataque, não creio que irão optar por uma versão naval do Gripen NG, demandará tempo/dinheiro (uma bela bolada por poucas unidades).




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Re: Rafale F-1 para a MB

#38 Mensagem por Sniper » Ter Mai 05, 2009 1:48 pm

Carlos Mathias escreveu:Sim, claro. Mas é que o gasto para desenvolver um Gripen naval seria por demais alto se forem apenas 20 unidades, digamos.
Será que a índia não poderia se interessar por um Gripen naval? Principalmente se o Gripen for bem no MRCA...




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Re: Rafale F-1 para a MB

#39 Mensagem por caixeiro » Ter Mai 05, 2009 2:04 pm

Sniper escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sim, claro. Mas é que o gasto para desenvolver um Gripen naval seria por demais alto se forem apenas 20 unidades, digamos.
Será que a índia não poderia se interessar por um Gripen naval? Principalmente se o Gripen for bem no MRCA...
A india ja tem o Teja Naval, agora esse projetos normalmente comecam pela versao naval e depois as outras, o Gripen NG teria que se desenvolvido pelo naval como F-18 o Rafale o F-35 e outros sera que sera
?

Abracos Elcio Caixeiro




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Re: Rafale F-1 para a MB

#40 Mensagem por gaitero » Ter Mai 05, 2009 2:12 pm

Eu já disse mas vou repetir.... Não é minha opinião, é o que ocorre de fato na MB... :roll:

Rafale F1 na MB se o vencedor na FAB for:

1-Rafale F-3+

2-Gripen NG

Porque?
Resposta: Por mais que o Gripen tenha toda a estrutura, e como disse o CM, os estudos já estão em um nivel avançado..... o Gripen Navalizado é plano para médio prazo, assim como o rafale F3+ Marine....

F/A-18 C/D na MB se o vencedor na FAB for:

1- F/A-18 SH, com um porém, a possibilidade de este vir a ser adquerido ainda não é 100% certa, vai depender de uns estudos avançados que no caso do rafale já estão disponiveis...

Espero ter esclarecido algumas dúvidas que ainda pendurão...




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Re: Rafale F-1 para a MB

#41 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 05, 2009 3:23 pm

O Gripen naval só sairia sob a seguinte conjunção cósmica:

Concretizado o "negócio" Embraer + Saab;

+ Consequentemente, Gripen escolhido para a FAB;

+ Gripen vencedor na Índia;

+ Acordo trilateral costurado;

= Gripen naval para o Brasil e Índia.

Como isso tudo é muita viagem, acho praticamente impossível qualquer eventual Gripen E/F N.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas...




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Re: Rafale F-1 para a MB

#42 Mensagem por gaitero » Ter Mai 05, 2009 3:37 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O Gripen naval só sairia sob a seguinte conjunção cósmica:

Concretizado o "negócio" Embraer + Saab;

+ Consequentemente, Gripen escolhido para a FAB;

+ Gripen vencedor na Índia;

+ Acordo trilateral costurado;

= Gripen naval para o Brasil e Índia.

Como isso tudo é muita viagem, acho praticamente impossível qualquer eventual Gripen E/F N.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas...
Exatamente por esta viagem toda que você citou acima, é que mesmo sendo o gripen NG o vencedor na FAB, os Rafales F1 virão à MB...

Sds....




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Re: Rafale F-1 para a MB

#43 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 05, 2009 4:26 pm

Mas se o Gripen vencer, DESENVOLVEREMOS uma aeronave de 5ª geração.
Creio que ai sim seria viável e inteligente, prepararmos tb uma versão naval.

Ai a MB ficaria com o Rafale F1 e A-4M aguardando a aeronave de 5ª geração, ou a MB se contentaria apenas com os A-4M.




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Rafale F-1 para a MB

#44 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Mai 05, 2009 4:30 pm

Apesar de ter dito desde o início do post que se for Gripen NG ou Rafa f3 vai dar Rafa F-1, vou colocar abaixo 3 coisas que acho que corroboram para que isso de fato aconteça:

1)A reforma na catapulta aumentando a sua potência de arremesso....Pq será??

2)Apesar de termos (em teoria) 23 A-4 Skyhawks, a Embraer só irá reformar de fato 12, deixando os outros como spares......Pq será que diminuiram pela metade se a ala aérea pode ter mais ou menos vinte e poucos aviôes??....Pq será??

3)A armada francesa simplesmente encostou os seus 10 Rafas F-1, e foi a pouquissimo tempo uma comitiva da marinha ao novo Charles De Gaule pra verificar como os Rafas F-3 operavam naquele aeródromo.....Pq será??

Tudo muita coincidência não é??

Só não acontecerá se escolherem o Super Hornet.....o que acho pouco provável conhecendo como pensam o Lula, Jobim e o resto do PT. Acho que ele está na short list só por deferência aos EUA e como forma de pressão por melhores propostas.

Marcos




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Re: Rafale F-1 para a MB

#45 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 05, 2009 7:43 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:Apesar de ter dito desde o início do post que se for Gripen NG ou Rafa f3 vai dar Rafa F-1, vou colocar abaixo 3 coisas que acho que corroboram para que isso de fato aconteça:

1)A reforma na catapulta aumentando a sua potência de arremesso....Pq será??

2)Apesar de termos (em teoria) 23 A-4 Skyhawks, a Embraer só irá reformar de fato 12, deixando os outros como spares......Pq será que diminuiram pela metade se a ala aérea pode ter mais ou menos vinte e poucos aviôes??....Pq será??

3)A armada francesa simplesmente encostou os seus 10 Rafas F-1, e foi a pouquissimo tempo uma comitiva da marinha ao novo Charles De Gaule pra verificar como os Rafas F-3 operavam naquele aeródromo.....Pq será??

Tudo muita coincidência não é??

Só não acontecerá se escolherem o Super Hornet.....o que acho pouco provável conhecendo como pensam o Lula, Jobim e o resto do PT. Acho que ele está na short list só por deferência aos EUA e como forma de pressão por melhores propostas.

Marcos
1- Para poder operar aeronaves de maior porte. Não necessariamente Rafale.

2- Por que a MB nunca teve intenção de operar as 23 aeronaves. Desde o início ela tentou operar apenas 15. Para a modernização chegou ao número de 12 que é suficiente.

3- Eles tinham vários motivos, inclusive financeiros. Com certeza não foi para repassá-los pra MB. Os Mirage 2000C da FAB foram tirados de esquadrões operacionais da Força Aérea Francesa, não precisaria ser diferente com a MB.

Não há nenhuma coincidência, mas também não tem nada relacionado.

E, bom, eu também acho que, se vierem, virão esses Rafales. Mas não acho que seja com base no que você levantou.




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