Trem Bala x Trem convencional

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Alagoano
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Re: Trem Bala x Trem convencional

#31 Mensagem por Alagoano » Qui Jun 04, 2009 12:31 pm

Bolovo escreveu:
usskelvin escreveu:O que acho cretino nessa historia de trem bala, é que não conseguimos nem manter direito as linhas de trem convencionais e queremos pagar de gatinho com trem bala. Isso é ridiculo, se arrumarem o Ferro-anel, e as ferrovias que já existiam, teriamos sucesso em desafogar nosso as estradas tráfego aéreo, etc etc etc.
Concordo. O mais bizarro é que regredimos no quesito ferrovias. Vejam a antiga rede da FEPASA como era.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a3/Mapa_-_Malha_Ferrovi%C3%A1ria_da_FEPASA_-_1987.jpg


Aquelas linhas perto de campinas hoje não funcionam mais. Mas eu dependi delas. Foi num trem que meu pai conheceu minha mãe. :mrgreen:

Nossas atuais linhas

http://www.antf.org.br/imgs/mapa_nacional.jpg


Hoje boa parte da antiga FEPASA ainda é usada, foi privatizada, mas em maioria é para transporte de carga. Esses trens itinerários são fundamentais para desafogar o transito, mais que o tal trem bala, acho. Trem muitas linhas abandonadas por aí. Antigamente dava-se para ir de trem de Sao Paulo para Santos, por exemplo. Dava para recuperar essa linha, colocar um trenzinho bom e morderno e pegar uma boa viagem de trem saindo da Luz, passando pela serra do mar e chegando a Santos. [100] O que não falta é linha abandonada, detonada, mas viavel de recuperação e com demanda para tal.

Trem modernos assim

Imagem
É verdade Bolovo. Em Alagoas aconteceu algo parecido. Antigamente podíamos fazer uma bela viagem pelo estado através do trem. Hoje a maioria das vias férreas estão desativadas e as que operam estão apenas disponíveis para trens de carga. Apenas um pequeno trecho Maceió/Lourenço de Albuquerque está operando com trens de passageiros, mas parece que isso tende a mudar com a necessidade de desafogar o trânsito e dar mais mobilidade à população.

A viagem de trem é muito confortável e tem um apelo turístico grande. É uma pena que só agora estejam investindo nisso. Acho que isso é devido ao fato do meio rodoviário estar um pouco saturado, então o lobby já não é tão forte assim.

Saudações.




João Mendes

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Vinicius Pimenta
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Re: Trem Bala x Trem convencional

#32 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jun 04, 2009 11:26 pm

O trem bala tem uma função diferente desses trens metropolitanos ou intermunicipais. Ele tem a função de ligar com agilidade as duas metrópoles nacionais, numa alternativa à ponte aérea. Tem líquida e certa viabilidade econômica.

Agora, isso não exclui de maneira nenhuma essas linhas que vocês estão dizendo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.




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Re: Trem Bala x Trem convencional

#33 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Set 04, 2009 9:36 pm

Leilão do trem-bala pode sair em janeiro; BNDES financia R$ 20,68 bi

Publicada em 03/09/2009 às 17h44m
Aguinaldo Novo - O Globo
Valor Online

SÃO PAULO - O governo divulgou nesta quinta-feira proposta de modelagem financeira para o Trem de Alta Velocidade (TAV), projeto que prevê a interligação ferroviária entre Rio e São Paulo. Pelo modelo, cerca de 70% do projeto serão financiados com dinheiro público e os 30% restantes deverão sair de empresas privadas. A obra é avaliada em R$ 34,626 bilhões. O grupo vencedor será escolhido em leilão na BM&F=Bovespa, previsto inicialmente para janeiro de 2010. O ganhador será aquele que oferecer o maior valor de capital próprio para aplicar no projeto.

Ao justificar a forte presença do governo no financiamento do trem-bala, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que isso se deve "à preocupação manifestada por vários interessados quanto à imensa dificuldade" de obter crédito junto a outros bancos.

- Estamos vivendo um momento no qual o sistema bancário mundial foi fortemente debilitado e a disposição dos bancos de oferecer grandes empréstimos, especialmente de maior risco, é muito baixa - afirmou ele.

Para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o governo está "dando as condições para que o empreendimento gere o retorno adequado no ambiente privado".

- A iniciativa privada olha o empreendimento sob o ponto de vista de que este é ou não financiável: esse já nasce financiado - completou ele.

Apresentada durante reunião com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a proposta de modelagem financeira prevê a criação no BNDES de uma linha de crédito no valor de R$ 20,68 bilhões, com prazo de 30 anos e juro equivalente à variação da TJLP mais 1% ao ano. As empresas privadas poderão ainda buscar R$ 3,3 bilhões com seus respectivos EximBank para o financiamento de equipamentos e sistemas.

O governo federal colocará ainda mais R$ 3,3 bilhões em participação acionária direta na empresa vencedora do leilão, dinheiro que será considerado como o capital inicial dessa companhia. Desse valor, R$ 2,3 bilhões serão aplicados nas desapropriações de terras ao longo do trajeto da ferrovia e R$ 1 bilhão em participação efetiva no capital.

As empresas vão contar também com a concessão de benefícios fiscais que, por enquanto, somam R$ 6 bilhões. Esse alívio tributário (isenção de ICMS, PIS e Cofins sobre a receita, além da desoneração de impostos sobre investimentos) não inclui o desconto que o governo federal negocia com São Paulo para o ICMS.

Apesar de ainda ter pela frente o desafio da licença ambiental, a expectativa da ANTT é que o leilão seja realizado em janeiro de 2010 e o contrato de concessão seja assinado até junho. A partir de então, o consórcio vencedor terá um prazo máximo de seis anos para a conclusão integral da obra - o que inviabilizaria o início da operação para a Copa do Mundo de 2014.

Figueiredo, da ANTT, afirmou que existe a percepção de que o projeto poderia ser feito em três anos, mas insiste que isso não é o principal.

- Se colocássemos como condição o término do projeto para a Copa, estaríamos carimbando o vencedor, porque alguns investidores acham que daria tempo de fazer o trem-bala até a Copa, outros não - disse ele. - O projeto não é para a Copa, é para o Brasil.

No futuro, informou o executivo, o trem-bala poderá chegar a outros lugares além dos já conhecidos (São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e Belo Horizonte).

Até agora, mostraram interesse efetivo em participar da disputa empresas de seis países: Espanha, Alemanha, França, Itália, Japão e Coreia do Sul. Ficará a cargo dos grupos privados o custeio de valores que eventualmente ultrapassem o orçamento total de R$ 34,5 bilhões.

Tarifa da classe econômica pode chegar a R$ 200

O preço-teto para a classe econômica do TAV foi fixado em R$ 0,60 por quilômetro, independentemente do destino e do horário. O assento na classe executiva do trem-bala deverá ser, no máximo, 75% mais caro. Além disso, pelo menos 60% dos lugares em cada composição do trem deverão pertencer à classe econômica.

Dessa forma, a tarifa seria de R$ 200 na classe econômica em horários de pico para ligar São Paulo e Rio de Janeiro. Fora dos horários mais disputados, o preço cairia para R$ 150,00. Ao ser perguntado se esses valores não seriam superiores a de algumas tarifas promocionais na ponte aérea, Coutinho respondeu que "as tarifas de cento e poucos reais" praticadas por companhias aéreas não seriam sustentáveis.

- A tarifa de referência é competitiva em relação ao avião e ao ônibus. Com o tempo, haverá forte competição (de preços) entre os vários modais - disse Coutinho.

O tempo de viagem do trem-bala é estimado em cerca de uma hora e meia para o trecho Rio (Barão de Mauá)-São Paulo (Campo de Marte) e duas horas e meia para o trecho Rio (Barão de Mauá)-Campinas.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 450908.asp

Detalhes do projeto do Trem-bala

http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 967057.asp
[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Vitor
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Re: Trem Bala x Trem convencional

#34 Mensagem por Vitor » Dom Set 06, 2009 1:11 am

A malha ferroviária do Brasil é ridícula, tipo, em um nível absurdo. Se nossa malha ferroviária fosse proporcional a qualidade do nosso ensino público, seria umas 3x melhor do que é agora, é tão ruim assim mesmo.

Com uma boa malha ferrovirária para carga, as empresas teriam custo menores, mais competividade. Menos caminhões nas estradas o que significa estradas durando muito mais tempo. O dano causado por peso asfalto segue uma progressão geométrica, eu não sei os números exatos, mas é como se um veículo de 10 toneladas causasse 32 vezes mais danos que um de 2 toneladas. Além do mais as estradas ficariam mais seguras.

Eu me lembro quando eu estava andando na periferia norte de Toronto e vi um trem passando, eu resolvi ir contar os vagões, o trem tinha cerca de 100! Um trem só capaz de tirar 100 caminhões ou mais desnecessários da estrada.




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
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