Rússia irá construir pelo menos 3 porta-aviões nucleares

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Rússia irá construir pelo menos 3 porta-aviões nucleares

#31 Mensagem por Enlil » Qui Mar 05, 2009 10:37 pm

Complementando, é bom não esquecer q esses projetos (sua atual fase) são de longo prazo (+ de 10 anos, no mínimo de 15-20); e os recursos para tal? não podemos nos basear pela conjuntura imediata q é de crise (= baixa na demanda por petróleo e gás, principais itens da pauta de exportação russa); provavelmente em 1,5-2 anos as coisas estarão normalizadas (ou quase) e a demanda impulsionará os preços de commodities e fontes de energia fósseis.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#32 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mar 05, 2009 11:19 pm

nukualofa77 escreveu:Acho q pessoal q dúvida da capacidade russa deveria colocar suas barbas de molho.

Tudo é uma questão de prioridade. Já foi salientado pelas autoridades russas q num primeiro momento, "era Putin", foi dada atenção primordial as armas e vetores de dissuasão nuclear (Tu-160, Topol-M/Bulava, dentre outros sistemas de armas, Borei class, infra-estrutura, etc), programas q, salvo se prove ao contrário, estão em processo de finalização de seus andamentos.

Outra: como é sabido, o Su-35BM tem algumas tecnologias de 5ª geração; sendo assim, com um PAK-FA para voar na próxima década, um ou dois lotes pequenos de Su-35 servirão para testar e familiarizar as tripulações com as novas tecnologias.

Outra: se, digo se, a India por ventura não aceitar o Vikramaditya acho q, do mesmo modo q os Mig-29's "argelinos", este será absorvido pela marinha russa.

Enfim, como já salientado por alguns foristas, as tecnologias e capacidades técnicas são russas, ou seja, além de fomentarem seu desenvolvimento, mantém a capacidade instalada e os empregos em território nacional, algo essencial para defesa nacional russa; eles sabem muito bem disso.

Sendo assim, me parece q depois de terem "aparelhado e parelhado" a dissuasão nuclear com seus inimigos potenciais a prioridade agora será a Força Aérea (caças de 5ª G) e a Marinha (NAe's e escoltas).
Nukualofa77 não sei se tu estás por dentro dos últimos acontecimentos, mas a Marinha Russa através do seu porta-voz declarou abertamente que iria/irá adquirir algumas unidades do Mig-29KUB para uso próprio.(consulte Blog do Poder Naval)

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#33 Mensagem por Enlil » Qui Mar 05, 2009 11:37 pm

cicloneprojekt escreveu:
nukualofa77 escreveu:Acho q pessoal q dúvida da capacidade russa deveria colocar suas barbas de molho.

Tudo é uma questão de prioridade. Já foi salientado pelas autoridades russas q num primeiro momento, "era Putin", foi dada atenção primordial as armas e vetores de dissuasão nuclear (Tu-160, Topol-M/Bulava, dentre outros sistemas de armas, Borei class, infra-estrutura, etc), programas q, salvo se prove ao contrário, estão em processo de finalização de seus andamentos.

Outra: como é sabido, o Su-35BM tem algumas tecnologias de 5ª geração; sendo assim, com um PAK-FA para voar na próxima década, um ou dois lotes pequenos de Su-35 servirão para testar e familiarizar as tripulações com as novas tecnologias.

Outra: se, digo se, a India por ventura não aceitar o Vikramaditya acho q, do mesmo modo q os Mig-29's "argelinos", este será absorvido pela marinha russa.

Enfim, como já salientado por alguns foristas, as tecnologias e capacidades técnicas são russas, ou seja, além de fomentarem seu desenvolvimento, mantém a capacidade instalada e os empregos em território nacional, algo essencial para defesa nacional russa; eles sabem muito bem disso.

Sendo assim, me parece q depois de terem "aparelhado e parelhado" a dissuasão nuclear com seus inimigos potenciais a prioridade agora será a Força Aérea (caças de 5ª G) e a Marinha (NAe's e escoltas).
Nukualofa77 não sei se tu estás por dentro dos últimos acontecimentos, mas a Marinha Russa através do seu porta-voz declarou abertamente que iria/irá adquirir algumas unidades do Mig-29KUB para uso próprio.(consulte Blog do Poder Naval)

Sim, inclusive postei notícia referente a estes MiG-29K's no tópico sobre a Marinha Russa. No entanto, a principío, é uma ação para dar "fôlego" a RSK MiG q tem passado por apertos financeiros. Agora SE isso está vinculado uma real possibilidade da marinha russa ficar com o Vikramaditya é uma coisa q eu não tinha cogitado. Talvez seja pura especulação, tanto russa (em incorporar o navio) quanto indiana (de não aceitá-lo); como sabemos são negócios e o preço está sendo motivo de muita controvérsia entre as partes. No entanto, como sabemos, os indianos também irão incorporar os Mig-29K's (contrato q parecem estar andando relativamente bem até agora) e q mesmo se recusarem o futuro Vikramaditya a solução para o problema seria doméstica, um porta-aviões q teve a quilha batida este mês e não estará operacional antes de 2015-2016. Sendo assim, não sei se os indianos se arriscariam a ficar sem um NAe (pelo q sei o atual teve sua baixa adiada e está quase na "capa da gaita") mesmo q a curto prazo.

Responder