Re: Irã diz ter colocado em órbita seu primeiro satélite Omid
Enviado: Sáb Fev 14, 2009 9:48 am
Valeu, Leandro
Mas vamos aos motivos determinantes:
O Irã de fato comprou uma tecnologia de foguetes balísticos de combustível líquido de origem russa (mas pelo que se sabe não foi da Rússia e sim da Coréia do Norte e o preço não deve ter sido tão caro assim). Mas o Japão também começou o desenvolvimento de seus foguetes de combustível líquido comprando o tecnologia americana, e os indianos comprando russa e francesa. Os próprios americanos e russos partiram de tecnologia alemã capturada após a 2GM, portanto partir de tecnologia estrangeira não é nenhum demérito.
Eu não questiono a tecnologia do combustível líquido, ainda estamos adquirindo, mas as outras, você sabe mais que eu, que a Coreia e o Iran não têm, túnel supersônico, laboratórios de teste de grande porte, nem tecnologia de inerciais, sensores e telemetria.
O programa deles continuou com o desenvolvimento local de foguetes cada vez mais potentes e maiores, e chegou agora ao ponto deste pequeno lançador de satélites, que é bem maior e mais potente que o VS-30 (que tem diâmetro de apenas 0,55m, comprimento de 7,43m e peso de lançamento de 1460.), ou mesmo que o VS-40 (diâmetro de 1m, comprimento de 7,39 m e 6.737 Kg de peso). O lançador iraniano mede 22 metros de comprimento, tem um diâmetro de 1,25 metros na base e pesa 26 toneladas no lançamento. O primeiro estágio sozinho pesa quase 13 toneladas, sendo significativamente maior que o motor S-40 do VLS (pouco mais de 8 ton).
Citei o VS30 por ser um foguete homologado e testado exaustivamente porem poderia ser comparado com o Sonda IV de dois estágios e teleguiado e lançado em 1984.
Na verdade, se os iranianos montarem vários destes este motores com a mesma configuração "cluster" usada no VLS o foguete deles poderia ser bem mais "ambicioso" que o brasileiro. Ou poderiam construir um foguete convencional mas utilizando vários destes motores em uma única montagem (algo que não é possível com os motores de combustível sólido do VLS), e fariam algo bem maior que qualquer coisa que tenhamos sequer proposto até agora. Só que eles são pé-no-chão e dão um passo de cada vez, lançando primeiro o foguete mais simples para depois (se acharem necessário) tentar fazer algo maior. Já nós partimos direto para a maior e mais complexa configuração possível, com os resultados conhecidos.
Ok, é verdade mas hoje, pra ser bem sucedido em motores espaciais se faz necessário dominar as duas tecnologias e estamos próximo disso.
Dê uma olhada no link abaixo para conhecer melhor o Safir, o lançador de satélites iraniano.
http://www.b14643.de/Spacerockets_1/Div ... /Safir.htm
Outro detalhe, até o momento os satélites da série CERBS são 66% chineses, nossa participação é minoritária, e nem em sonho podem ser lançados pelo nosso VLS. Eles vão ao espaço em foguetes chineses Longa-Marcha 4.
Aqui sem comentários, poderíamos compara-los com os SCDs ou outros que estamos em processo de fabricação.
Você acha que em breve, coisa de cinco anos, estes Safir-2.......poderiam lançar um CBERS de 1,5 toneladas?
Um abraço,
Mauri[/quote]
Mas vamos aos motivos determinantes:
O Irã de fato comprou uma tecnologia de foguetes balísticos de combustível líquido de origem russa (mas pelo que se sabe não foi da Rússia e sim da Coréia do Norte e o preço não deve ter sido tão caro assim). Mas o Japão também começou o desenvolvimento de seus foguetes de combustível líquido comprando o tecnologia americana, e os indianos comprando russa e francesa. Os próprios americanos e russos partiram de tecnologia alemã capturada após a 2GM, portanto partir de tecnologia estrangeira não é nenhum demérito.
Eu não questiono a tecnologia do combustível líquido, ainda estamos adquirindo, mas as outras, você sabe mais que eu, que a Coreia e o Iran não têm, túnel supersônico, laboratórios de teste de grande porte, nem tecnologia de inerciais, sensores e telemetria.
O programa deles continuou com o desenvolvimento local de foguetes cada vez mais potentes e maiores, e chegou agora ao ponto deste pequeno lançador de satélites, que é bem maior e mais potente que o VS-30 (que tem diâmetro de apenas 0,55m, comprimento de 7,43m e peso de lançamento de 1460.), ou mesmo que o VS-40 (diâmetro de 1m, comprimento de 7,39 m e 6.737 Kg de peso). O lançador iraniano mede 22 metros de comprimento, tem um diâmetro de 1,25 metros na base e pesa 26 toneladas no lançamento. O primeiro estágio sozinho pesa quase 13 toneladas, sendo significativamente maior que o motor S-40 do VLS (pouco mais de 8 ton).
Citei o VS30 por ser um foguete homologado e testado exaustivamente porem poderia ser comparado com o Sonda IV de dois estágios e teleguiado e lançado em 1984.
Na verdade, se os iranianos montarem vários destes este motores com a mesma configuração "cluster" usada no VLS o foguete deles poderia ser bem mais "ambicioso" que o brasileiro. Ou poderiam construir um foguete convencional mas utilizando vários destes motores em uma única montagem (algo que não é possível com os motores de combustível sólido do VLS), e fariam algo bem maior que qualquer coisa que tenhamos sequer proposto até agora. Só que eles são pé-no-chão e dão um passo de cada vez, lançando primeiro o foguete mais simples para depois (se acharem necessário) tentar fazer algo maior. Já nós partimos direto para a maior e mais complexa configuração possível, com os resultados conhecidos.
Ok, é verdade mas hoje, pra ser bem sucedido em motores espaciais se faz necessário dominar as duas tecnologias e estamos próximo disso.
Dê uma olhada no link abaixo para conhecer melhor o Safir, o lançador de satélites iraniano.
http://www.b14643.de/Spacerockets_1/Div ... /Safir.htm
Outro detalhe, até o momento os satélites da série CERBS são 66% chineses, nossa participação é minoritária, e nem em sonho podem ser lançados pelo nosso VLS. Eles vão ao espaço em foguetes chineses Longa-Marcha 4.
Aqui sem comentários, poderíamos compara-los com os SCDs ou outros que estamos em processo de fabricação.
Você acha que em breve, coisa de cinco anos, estes Safir-2.......poderiam lançar um CBERS de 1,5 toneladas?
Um abraço,
Mauri[/quote]